SóProvas


ID
3255436
Banca
FCC
Órgão
TRF - 3ª REGIÃO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

1       Existe uma enfermidade moderna que afeta dois terços dos adultos. Seus sintomas incluem falta de apetite, dificuldade para controlar o peso, baixa imunidade, flutuações de humor, entre outros. Essa enfermidade é a privação de sono crônica, que vem crescendo na esteira de dispositivos que emitem luz azul.

2       Por milênios, a luz azul existiu apenas durante o dia. Velas e lenha produziam luz amarelo-avermelhada e não havia iluminação artificial à noite. A luz do fogo não é problema porque o cérebro interpreta a luz vermelha como sinal de que chegou a hora de dormir. Com a luz azul é diferente: ela sinaliza a chegada da manhã.

3       Assim, um dos responsáveis pelo declínio da qualidade do sono nas duas últimas décadas é a luz azulada que emana de aparelhos eletrônicos; mas um dano ainda maior acontece quando estamos acordados, fazendo um malabarismo obsessivo com computadores e smartphones.

4       A maioria das pessoas passam de uma a quatro horas diárias em seus dispositivos eletrônicos - e muitos gastam bem mais que isso. Não é problema de uma minoria. Pesquisadores nos aconselham a usar o celular por menos de uma hora diariamente. Mas o uso excessivo do aparelho é tão predominante que os pesquisadores cunharam o termo “nomofobia" (uma abreviatura da expressão inglesa no-mobile-phobiaj para descrever a fobia de ficar sem celular.

5       O cérebro humano exibe diferentes padrões de atividade para diferentes experiências. Um deles retrata reações cerebrais de um viciado em jogos eletrônicos. “Comportamentos viciantes ativam o centro de recompensa do cérebro", afirma Claire Gillan, neurocientista que estuda comportamentos obsessivos. “Contanto que a conduta acarrete recompensa, o cérebro a tratará da mesma maneira que uma droga".

        (Adaptado de: ALTER, Adam. Irresistível. São Paulo: Objetiva, edição digital)

A respeito da pontuação do texto, afirma-se corretamente:

Alternativas
Comentários
  • A) No trecho Essa enfermidade é a privação de sono crônica, que vem crescendo na esteira de dispositivos, que emitem luz azul (1° parágrafo), uma vírgula pode ser colocada imediatamente após “dispositivos”, sem prejuízo da correção e do sentido.

    ERRADO: O pronome relativo que introduz uma oração subordinada adjetiva restritiva(sem vírgula) e a inserção faria com que tornasse uma oração subordinada adjetiva explicativa, portanto haveria mudança semântica.

    B) No trecho - e muitos gastam bem mais que isso (4° parágrafo), o sinal de travessão introduz uma oposição.

    ERRADO: O travessão da início a um aposto explicativo.

    C) No segmento Por milênios, a luz azul existiu apenas durante o dia (2o parágrafo), a vírgula indica mudança de sujeito.

    ERRADO: A vírgula está marcando um adjunto adverbial deslocado da sua ordem direta, e a vírgula, nesse casso, é facultativa.

    D) Sem prejuízo da correção, no segmento Com a luz azul é diferente: ela sinaliza a chegada da manhã (2° parágrafo), o sinal de dois-pontos pode ser substituído por pois, precedido de vírgula.

    CORRETO: O uso do sinal de dois pontos é apenas para marcar uma explicação e é perfeitamente possível a troca por uma conjunção coordenativa explicativa.

    E) Em Seus sintomas incluem falta de apetite, dificuldade para controlar o peso, baixa imunidade e flutuações de humor (1° parágrafo), as vírgulas isolam um segmento explicativo.

    ERRADO: A vírgula está sendo usada para marcar enumerativos com mesma função sintática.

    Obs: Qualquer erro me comunicar no privado, estou aqui para aprender.

    GABARITO. D

  • GABARITO: LETRA D

    A) No trecho Essa enfermidade é a privação de sono crônica, que vem crescendo na esteira de dispositivos que emitem luz azul (1° parágrafo), uma vírgula pode ser colocada imediatamente após ?dispositivos?, sem prejuízo da correção e do sentido. ? poderia ser colocada, MAS faria com que a oração se tornasse adjetiva explicativa, logo, passaria de restritiva para explicativa, mudança de sentido é alterada.

    B) No trecho - e muitos gastam bem mais que isso (4° parágrafo), o sinal de travessão introduz uma oposição. ? incorreto, a conjunção coordenativa aditiva "e" está marcando uma ideia de adição.

    C) No segmento Por milênios, a luz azul existiu apenas durante o dia (2o parágrafo), a vírgula indica mudança de sujeito. ? incorreto, indica adjunto adverbial de tempo deslocado.

    D) Sem prejuízo da correção, no segmento Com a luz azul é diferente: ela sinaliza a chegada da manhã (2° parágrafo), o sinal de dois-pontos pode ser substituído por pois, precedido de vírgula. ? correto, observa-se que a relação estabelecida é de explicação e a conjunção coordenativa explicativa "pois" precedida de vírgula estaria plenamente correta.

    E) Em Seus sintomas incluem falta de apetite, dificuldade para controlar o peso, baixa imunidade e flutuações de humor (1° parágrafo), as vírgulas isolam um segmento explicativo. ? incluem o quê? todos os termos sublinhados, as vírgulas estão sendo usadas para enumerar termos com a mesma função sintática (objeto direto).

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • A) No trecho Essa enfermidade é a privação de sono crônica, que vem crescendo na esteira de dispositivos que emitem luz azul (1° parágrafo), uma vírgula pode ser colocada imediatamente após “dispositivos”, sem prejuízo da correção e do sentido.

    Fiquei na dúvida em relação aos comentários dos colegas de que poderia ser colocada a vírgula nesse trecho. Falo isso considerando duas regras:

    1) Toda oração subordinada adjetiva exerce função de adjunto adnominal

    2) Não se separa por vírgula única o substantivo de seu adjunto adnominal.

    Alguém sabe dizer se essas regras estão corretas? No caso, haveria também incorreção gramatical além da mudança de sentido?

  • Quanto à dúvida do colega Vinícius França:

    As orações subordinadas adjetivas podem funcionar como aposto ou adjunto adnominal:

    Oração Subordinada Adjetiva Explicativa: vem entre vírgulas e funcionam como aposto.

    Oração Subordinada Adjetiva Restritiva: não vem entre vírgulas e funcionam como adjunto adnominal

  • legal

  • Dica preciosa:

    Os dois pontos podem substituir conjunções subtendidas . (P &Spadoto, 390)

    Guarde isso!

    Disse que não viria: Veio.

    Sucesso, Bons estudos, Nãodesista!

  • A) No trecho Essa enfermidade é a privação de sono crônica, que vem crescendo na esteira de dispositivos que emitem luz azul (1° parágrafo), uma vírgula pode ser colocada imediatamente após “dispositivos”, sem prejuízo da correção e do sentido. → poderia ser colocada, MAS faria com que a oração se tornasse adjetiva explicativa, logo, passaria de restritiva para explicativa, mudança de sentido é alterada.

    B) No trecho - e muitos gastam bem mais que isso (4° parágrafo), o sinal de travessão introduz uma oposição. → incorreto, a conjunção coordenativa aditiva "e" está marcando uma ideia de adição.

    C) No segmento Por milênios, a luz azul existiu apenas durante o dia (2o parágrafo), a vírgula indica mudança de sujeito. → incorreto, indica adjunto adverbial de tempo deslocado.

    D) Sem prejuízo da correção, no segmento Com a luz azul é diferente: ela sinaliza a chegada da manhã (2° parágrafo), o sinal de dois-pontos pode ser substituído por pois, precedido de vírgula. → correto, observa-se que a relação estabelecida é de explicação e a conjunção coordenativa explicativa "pois" precedida de vírgula estaria plenamente correta.

    E) Em Seus sintomas incluem falta de apetite, dificuldade para controlar o peso, baixa imunidade e flutuações de humor (1° parágrafo), as vírgulas isolam um segmento explicativo. → incluem o quê? todos os termos sublinhados, as vírgulas estão sendo usadas para enumerar termos com a mesma função sintática (objeto direto).

    Baixe a Planilha de Gestã

  • Depois de uma bateria de 10 questões sobre pontuação, essa foi a mais trabalhosa. É ótimo quando as questões vem de forma perfeita e a gente atinge aqueles tão sonhados 100%!

    Enfim, gabarito letra D. Neste caso o POIS É EXPLICATIVO.

    UM BIZU QUE USO É O SEGUINTE:

    O POIS DEPOIS DO VERBO CONCLUÍ;

    O POIS ANTES DO VERBO OU EXPLICA OU É CAUSA.

    Abraços e bons estudos!

  • POIS EXPLICATIVO OU CAUSAL ===> ANTES DO VERBO + VÍRGULA ANTES

    POIS CONCLUSIVO =============> DEPOIS DO VERBO + VÍRGULA ANTES E DEPOIS

    EXPLICAÇÃO x CAUSA

    1 = DEPOIS DE ORDEM OU DESEJO = EXPLICATIVA

    2 = CAUSA OU CONSEQUÊNCIA = CAUSAL OU EXPLICATIVA

    3 = DEDUÇÃO DE AFIRMAÇÃO = EXPLICATIVA

    ________________________

    Com a luz azul é diferente: ela sinaliza a chegada da manhã.

    Com a luz azul é diferente, POIS ela sinaliza a chegada da manhã.

    ________________________

    ANÁLISE

    1 = A ORAÇÃO SUBORDINADA É ANTECEDIDA POR ORDEM OU DESEJO?

    NÃO. A ORAÇÃO PRINCIPAL É UMA AFIRMAÇÃO.

    2 = A ORAÇÃO SUBORDINADA TEM RELAÇÃO DE CAUSA OU CONSEQUÊNCIA?

    NÃO. A MANHÃ E A LUZ AZUL VÊM NO MESMO INSTANTE

    3 = A ORAÇÃO SUBORDINADA É UMA DEDUÇÃO DA ORAÇÃO PRINCIPAL?

    SIM. AO VER A LUZ AZUL, ENTENDO QUE A MANHÃ CHEGOU.

  • Assertiva D

    Sem prejuízo da correção, no segmento Com a luz azul é diferente: ela sinaliza a chegada da manhã (2° parágrafo), o sinal de dois-pontos pode ser substituído por pois, precedido de vírgula.

  • O pessoal que comenta aqui nas questões, tem ajudado bastante os meus estudos. Gratidão a todos!!

  • A - Essa enfermidade é a privação de sono crônica, que vem crescendo na esteira de dispositivos que emitem luz azul AQUI TEMOS UM PRONOME RELATIVO SEM VÍRGULA INDICANDO ORAÇÃO ADJETIVA RESTRITIVA. SE COLOCARMOS VÍRGULA TORNA-SE EXPLICATIVA. AQUI A VÍRGULA ALTERA O SENTIDO.

  • nesse tipo de questão veja as virgulas e se suas supressões alterariam o sentido e análise do texto.

    veja se a frase é restritiva ou explicativa....

  • GABARITO D.

    Algum erro corrijam-me.

    Bem rápido aqui:

    A) O "que" após "dispositivos" é um pronome relativo que retoma "dispositivos", logo precedido de vírgula, manteria a correção, porém o sentido seria mudado, já que pronome relativo isolado por vírgula torna uma frase adjetiva explicativa e sem a vírgula adjetiva restritiva.

    B) O sinal de travessão indica uma adição e não oposição, como diz na alternativa.

    C) A vírgula isola um adjunto adverbial de tempo no início de frase.

    D) CERTO, os dois pontos podem sim, serem substituídos por "pois" precedido de vírgula, visto que os mesmos estão em sentido de explicação.

    E) As vírgulas separam enumerações

    Não existe isso de: "não posso", "não consigo", "não dá", mas sim: "eu posso", "eu consigo", "trabalhando duro chego lá".

    "A escalada é longa, mas no final estaremos no topo"

    Josué 1:9 Sejam Fortes e Corajosos.

  • Esta é uma questão que exige conhecimento de pontuação e capacidade de interpretação textual. Sobre as assertivas, é preciso indicar qual alternativa está correta na proposição de substituição ou justificativa. 

    Vejamos:

    A) No trecho Essa enfermidade é a privação de sono crônica, que vem crescendo na esteira de dispositivos que emitem luz azul (1° parágrafo), uma vírgula pode ser colocada imediatamente após “dispositivos", sem prejuízo da correção e do sentido. 
    Incorreto, com a inclusão da vírgula, haveria uma oração subordinada adjetiva explicativa. Em termos sintáticos, a alternativa estaria correta, mas em termos de sentido haveria uma alteração.

    B) No trecho - e muitos gastam bem mais que isso (4° parágrafo), o sinal de travessão introduz uma oposição.
    Incorreto, o sinal de travessão denota uma pausa mais acentuada, chamando atenção para o fato apresentado. Segundo o texto, muitas pessoas passam de uma a quatro horas diárias nos dispositivos eletrônicos e muitas gastam mais tempo ainda. Há, na verdade, uma confirmação da informação anterior, não sua oposição.

    C) No segmento Por milênios, a luz azul existiu apenas durante o dia (2o parágrafo), a vírgula indica mudança de sujeito.
    Incorreto, a vírgula serve para marcar o adjunto adverbial antecipado. Com a ordem direta, a frase seria “A luz azul existiu apenas durante o dia por milênios".

    D) Sem prejuízo da correção, no segmento Com a luz azul é diferente: ela sinaliza a chegada da manhã (2° parágrafo), o sinal de dois -pontos pode ser substituído por pois, precedido de vírgula.
    Correto, o sinal de dois -pontos pode ser empregado para anunciar um esclarecimento. Nesse caso, o pois, uma conjunção explicativa, manteria o significado do texto.

    E) Em Seus sintomas incluem falta de apetite, dificuldade para controlar o peso, baixa imunidade e flutuações de humor (1° parágrafo), as vírgulas isolam um segmento explicativo.
    Incorreto, a vírgula serve para separar elementos com a mesma função sintática. 

    Gabarito do Professor: Letra D.
  • O "pois" daria ali ,a mesma ideia de um "porque" explicativo

  • A FCC adora isso. Dá quase pra ir cego na alternativa que cita a possibilidade de trocar os dois pontos por pois precedido de vígula.