SóProvas


ID
325801
Banca
FUMARC
Órgão
CEMIG-TELECOM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Assinale a alternativa que NÃO apresenta incorreção.

Alternativas
Comentários
  •  

    a) As sessões de pôsteres organizar-se-ão em um formato interativo e analiSar- se-ão pesquisas e/ou a implementação e aplicação das metodologias ativas de aprendizagem na educação básica ou superior. b) Considerando-se a inter-relação entre conhecimento e informação, poder-se- á considerar, despretensiosamente, que adentramos a Era da Revolução Pedagógica. (Quando o prefixo termina em consoante, usa-se hífen se o segundo elemento começar pela mesma consoante) c) Procedeu-se, à época, ao reassentamento das famílias de agricultores afetados pela construção da represa. (Proceder: Verbo Transitivo Indireto) d) Quanto a suas fotografias, não se lembrava de haver mencionado-as em nenhuma dos encontros a que estivera presente. (Não se usa crase, uma vez que não há o determinante)

     

  • Resposta: Letra B

    "Considerando-se a inter-relação entre conhecimento e informação, poder-se- á considerar, despretensiosamente, que adentramos a Era da Revolução Pedagógica."

    Uma das pegadinhas desta alternativa foi o uso do verbo ADENTRAR que, em algumas situações, pode ser encarado como Verbo Transitivo Direto e, consequentemente, exigir Objeto Direto (Ex.: "Ele adentrou a casa."); em outras, como Verbo Transitivo Indireto e consequentemente, exigir Objeto Indireto (Ex.: "O povo adentrou-se na casa.").

    Apesar de parecidos, os verbos ADENTRAR e ENTRAR possuem regências diferentes.
  • Essa mesóclise esta errada, nao?! 

  • Adentrar: VTD ou VTI (tanto faz). Os caçadores adentraram a/na floresta. Porém: adentrar-se em. Adentraram-se na floresta.

    Na A também seria SEÇÕES.


  • Gabarito: B

    a) - Errado - Analisar escrito com Z. Creio que a maior dúvida seja quanto a mesóclise que no caso está corretamente empregada. Mesóclise só ocorre com os verbos conjugados no futuro do presente ou futuro do pretérito do modo indicativo.

    Organizar-se-ão

    Infinitivo       +       present. Indic. V.Haver = Futuro do presente (indicativo)

       Organizar                               Hão                               Organizarão   

    Portanto:hão de organizar -- organizar-se-ão.

    B - Correta - Inter-relação (Hiper, super e Inter + R gera utilização do Hífen).

                       - Poder-se-á está conjugado no futuro do presente (poder + há = há de poder - poderá). Mesma regra indicada acima. 

                       - Adentrar pode ser utilizado com ou sem a preposição em (adentramos a/na Era da Revolução Pedagógica). Mas se utilizada a sua forma pronominal será preposicionado (adentraram-se na).

    c) - Proceder é verbo transitivo indireto (exige preposição). Procedeu-se, à época, ao reassentamento.

    d) - Diante de pronomes possessivos femininos quando o verbo exigir preposição será caso facultativo de crase. Porém não poderá utilizar crase diante de a no singular com palavra posposta no plural. Quanto a/às suas fotografias

  • Alguém pode me explicar porque esse a craseado antes de considerar na letra b está correto?

     

     

  • Cristlaine Resende, não é crase, é acento agudo.

  • Alguém poderia me explicar a mesóclise na letra B? Para mim está errada

  • Em A, estão grafadas incorretamente as palavras "sessões" e "analizar-se-ão", sendo as formas corretas "seções" (departamento, parte de um conjunto) e "analisar-se-ão".

     

    Em B, não há desvios gramaticais. O verbo "adentrar" é transitivo direto, portanto, a construção "adentramos a era da revolução pedagógica" está em conformidade com as prescrições gramaticais.

     

    Em C, o verbo proceder, com sentido de iniciar, é transitivo indireto. Logo, o correto seria "procedeu-se ao reassentamento das famílias".

     

    Em D, a crase empregada antes de "suas" está inadequada, pois não se usa crase antes de palavra plural. A forma "mencionado-as" está inadequada, pois não se usa ênclise com particípio. Ainda, a construção "nenhuma dos encontros" apresenta erro de flexão de gênero e, por fim, a expressão "a que estivera presente" apresenta erro de regência, sendo o correto "em que estivera presente".

     


    Em E, o verbo "haver" está empregado com valor existencial, portanto deveria permanecer na terceira pessoa do singular.

     

    Resposta correta: Letra B.