SóProvas


ID
3283696
Banca
Quadrix
Órgão
CRM-PR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

    As grandes redes de informação e comunicação, com seus fluxos “invisíveis”, “imateriais”, formam “territórios abstratos”, que escapam às antigas territorialidades. A lógica pesada das redes imprime sua dinâmica integradora, ao mesmo tempo que produz novas segregações, novas exclusões, novas disparidades.

Armand Mattelart e Michèle Mattelart. História das
teorias da comunicação. 9.ª ed. São Paulo: Loyola,
2006, p. 168-170 (com adaptações).

Tendo a temática abordada no texto como referência inicial, julgue o item subsequente. 

O paradigma sociotécnico da sociedade em rede privilegia aspectos econômicos e políticos, mostrando que o mundo passa a se organizar em torno de redes globais de capital, gerenciamento e informação, pouco vulnerável a reorganizações das relações sociais, econômicas e de poder.

Alternativas
Comentários
  • Errado. A emergência das formas de comunicação instantâneas, via mídias sociais, aumenta a capacidade de mobilização dos indivíduos, podendo vir a abalar as estruturas dominantes da organização social, econômica e política de uma sociedade, vide a primavera árabe em 2010 e, atualmente, a revolta dos estudantes de Hong Kong, que lutam pela manutenção do direito de não serem julgados na China continental, entre outras reivindicações.

  • O texto usado como referência para uma linha pensamento que pode ser uma armadilha. É preciso estar atento ao trecho final: "ao mesmo tempo que produz novas segregações, novas exclusões, novas disparidades"