SóProvas


ID
3298402
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Palmeirina - PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O QUE SIGNIFICA O PLANEJAMENTO?
O planejamento é o conjunto de processos realizados com o objetivo de definir um rumo e os meios para se alcançar o que se pretende. Para Peter Drucker, um plano é um caminho a ser percorrido. Assim, é correto afirmar que o planejamento é o momento em que são traçados os objetivos, as metas, as atividades e definidos os processos que permitirão à organização alcançar o que deseja.

São questões básicas do planejamento em uma organização:
• O que fazer?
• Para que fazer?
• Como fazer?
• Com que recursos fazer?
• Quando fazer?
• Com quem fazer?

A resposta a essas questões básicas é o objetivo central da função de planejamento, no contexto da Administração, enquanto atividade sistêmica-integrada e que precisa envolver todas as áreas da organização. O planejamento, portanto, enquanto função administrativa possibilita a definição prévia dos planos intermediários e finais.

A função de planejamento é complexa, na medida em que afeta todas as dimensões organizacionais e requer o comprometimento de todos os integrantes para o alcance dos objetivos coletivos. É também uma função dinâmica, pois sua concepção necessita estar em sintonia com a dinamicidade dos ambientes interno e externo da entidade.

As mudanças constantes que ocorrem no ambiente, sejam de natureza demográfica, cultural, política, ambiental, social ou tecnológica, vêm a afetar a realidade organizacional e, consequentemente, o planejamento enquanto processo dinâmico.

Cabe ao gestor da organização estar atento ao processo dinâmico que caracteriza o ambiente e avaliar de que forma os planos elaborados necessitam ser adaptados. Caso contrário, a longevidade organizacional pode ser ameaçada.

A flexibilidade, a dinamicidade e a adaptação continuada às mudanças em curso no meio, são condições básicas para a função do planejamento enquanto processo que determina os objetivos organizacionais.

Enquanto pensamento aplicado à gestão das organizações de produção, o planejamento recebeu a contribuição de inúmeros autores, com destaque para as ideias de Frederick Taylor, Igor Ansoff e Alfred Chandler.

Considerando o pai da Administração Científica, Taylor estudou e aplicou os tempos e movimentos do processo produtivo, em busca da eficiência operacional e do consequente incremento da rentabilidade organizacional, definindo como funções básicas da gestão o planejamento e o controle.

Em sua obra, Taylor dá ênfase ao processo de aplicação de métodos e técnicas racionais para obtenção de melhores resultados no processo produtivo. Embora estejamos em plena sociedade do conhecimento e no cotidiano das organizações de produção ocorra a incorporação progressiva de novas tecnologias de produção, muitos dos princípios e fundamentados sistematizados por Taylor ainda se fazem presentes. Ao iniciar o estudo da Administração, a leitura desta obra clássica é recomendável.

Adaptado: Disponível em: http://bit.ly/2qkyW5S.

Com base no texto 'O QUE SIGNIFICA O PLANEJAMENTO?', leia as afirmativas a seguir:

I. Todos os princípios e fundamentados sistematizados por Taylor se encontram obsoletos em função das novas tecnologias disponíveis nas organizações, de acordo com o autor.
II. O planejamento é o momento em que são traçados os objetivos, as metas, as atividades e definidos os processos que permitirão à organização alcançar o que deseja, conforme pode ser entendido a partir das informações do texto.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C

  • I. Todos os princípios e fundamentados sistematizados por Taylor se encontram obsoletos em função das novas tecnologias disponíveis nas organizações, de acordo com o autor.

    II. O planejamento é o momento em que são traçados os objetivos, as metas, as atividades e definidos os processos que permitirão à organização alcançar o que deseja, conforme pode ser entendido a partir das informações do texto.

    C

  • É um equívoco afirmar que os princípios e fundamentados sistematizados por Taylor se encontram obsoletos, pois, mesmo nos dias atuais é nítido ver que eles ainda vigoram.

    Vejamos:

    Também conhecidos como funções administrativas de Taylor): Planejamento, Preparo, Controle e Execução (PPCE).

    PLANEJAMENTO: Substituir os métodos de trabalho rudimentares e a "improvisação" (cada operário executa de acordo com critérios individuais), por métodos planejados e baseados em estudos científicos.

    PREPARO: Os trabalhadores devem ser selecionados através de métodos científicos, de acordo com suas aptidões, além disso, devem ser preparados e treinados para produzirem da "melhor maneira", de acordo com suas aptidões e de acordo com os métodos planejados.

    CONTROLE: Consiste em controlar o trabalho, para se certificar que ele está sendo executado de acordo com os métodos estabelecidos e planejados. E, ainda, verificar se as metas estabelecidas estão sendo alcançadas.

    EXECUÇÃO: Distribuir as responsabilidades e atribuições de forma planejada, para que a execução da tarefa seja organizada e disciplinada.

    Gab.: C

    Fonte: professor Stefan Fantini, estratégia concurso.

  • A questão pediu para que o texto sobre "planejamento" fosse analisado.

    I. FALSA. Chamar qualquer teoria e suas decorrências de obsoleta é errado. O texto base da questão afirma que "ainda estão presentes". São exemplos de uso das aplicações da escola de Taylor: os fast foods ou uma linha de produção cronoanalisada.

    Vale saber que Taylor desenvolveu quatro princípios de: planejamento, preparo, controle, execução. Chiavenato (2014, pág 67 a 68) detalha da seguinte forma:

    "1. Princípio de planejamento: substituir, no trabalho, o critério individual do operário, a improvisação e a atuação empírico-prática por métodos baseados em procedimentos científicos; substituir a improvisação pela ciência por meio do planejamento do método de trabalho. 2. Princípio de preparo: selecionar cientificamente os trabalhadores de acordo com suas aptidões e prepará-los e treiná-los para produzirem mais e melhor, de acordo com o método planejado; preparar máquinas e equipamentos em um arranjo físico e disposição racional. 3. Princípio do controle: controlar o trabalho para se certificar de que está sendo executado de acordo com os métodos estabelecidos e segundo o plano previsto. A gerência deve cooperar com os trabalhadores para que a execução seja a melhor possível. 4. Princípio da execução: distribuir atribuições e responsabilidades para que a execução do trabalho seja disciplinada."

    II. VERDADEIRA. Além de confirmar a informação dita no texto, podemos acrescentar que o PLANEJAMENTO é a função administrativa que precede as demais em que estabelecem objetivos e os meios para alcança-los. São atividades do planejamento: Definir missão; formular objetivos; Definir planos e Programar atividades. De acordo com Chiavenato (2014, pág 175).

    Fonte: CHIAVENATO, Idalberto. "Introdução à Teoria Geral da Administração". 9ª ed. Manole. 2014.

    GABARITO: LETRA C.