-
Gabarito: A
-
Benchmarking como ferramenta de controle????
-
Galera, vamos pedir comentário do professor!!
-
Essas questões não estão fazendo o menor sentido. Benchmarking instrumento de controle????
-
Benchmarking controle financeiro??? o.o'
-
A questão solicitou que marcássemos a alternativa correta.
A alternativa A está CORRETA.
Observe: Podem ser mencionados, dentre os instrumentos de controle de desempenho organizacional, o controle financeiro, o Benchmarking e o Balanced Scorecard.
Por que o Benchmarking?
"O Benchmarking é um processo de investigação em que uma empresa determina, de forma sistemática, quão competitivos são seus processos frente aos dos concorrentes, através da comparação com outras empresas, integrantes do mesmo ambiente em que ela está incluída". Fonte: sobreadministração.com
Agora pensemos.
Se os instrumentos de controle organizacional tem como fundamento a comparação entre um estado que se deseja alcançar versus o estado atual (comparação interna) é totalmente possível a utilização da comparação externa (Benchmarking) como forma de controle organizacional.
Se isso não fosse possível seria como dizer algo do tipo: A PEPSI NUNCA SE COMPAROU COM A COCA-COLA.
É claro que existe esta comparação entre empresas como forma de controle objetivando melhorar o desempenho organizacional.
-
Como o benchmarking é considerado um tipo de controle?
-
Instrumentos de controle do desempenho organizacional
Controle financeiro: tem como objetivo medir os impactos financeiros das atividades econômicas de uma organização. Seus principais instrumentos de controle são: demonstrativo financeiro, análise de índices e orçamentos;
Sistema de informações gerencial: são sistemas computadorizados que processam os dados e disponibilizam informações aos gestores, de forma regular e contínua. Sua principal função é transformar os dados em informações disponíveis ao gestor, de forma regular e sempre que necessária. Além de monitorar as informações e selecionar as mais relevantes;
Auditoria: exame pericial sistemático e independente que tem como objetivo avaliar a eficiência e a eficácia dos vários sistemas de uma organização. Podem ser internas (realizado pela própria empresa) ou externas (realizadas por uma equipe externa);
Balanced scorecard: controla o desempenho organizacional abrangente que procura integrar várias dimensões de controle, equilibrando as tradicionais medidas de desempenho financeiro com parâmetros focados nos fatores críticos de sucesso de uma organização. Procura alinhar a estratégia e as atividades operacionais de forma a garantir que os objetivos estratégicos sejam alcançados. Abrange quatro dimensões de negócio: financeira, clientes, processos internos e aprendizado e crescimento;
Benchmarking: processo continuo e sistemático que busca comparar práticas e métodos de trabalho de uma organização com os de outras empresas, identificando fatores que conduzam a um desempenho superior. Existem três modalidades de benchmarking: o organizacional, o de desempenho e o de processo.
FONTE: https://admfuncoes.wordpress.com/2017/10/22/controle/
-
Peçam comentário dos professores!!!
-
o benchmarking pode sim ser um instrumento de controle, comparando processos e práticas organizacionais.
-
qual o erro da E?
-
Comentário PROFESSOR (TEC)
a) Podem ser mencionados, dentre os instrumentos de controle de desempenho organizacional, o controle financeiro, o Benchmarking e o Balanced Scorecard.
CERTA. O controle financeiro baseia-se avaliação da condição financeira da empresa e na coordenação das atividades para essa finalidade. Benchmarking é um processo contínuo de comparação de produtos, serviços e práticas organizacionais entre os mais fortes concorrentes ou empresas reconhecidas como líderes. É uma das formais mais rápidas e baratas de se obter inspiração para melhorar a qualidade em serviços. Já o BSC permite uma gestão do desempenho organizacional, baseando-se na visão da estratégia da empresa e traduzindo-se em indicadores de desempenho.
b) A auditoria, sistema de controle organizacional, visa à avaliação da eficiência e eficácia dos demonstrativos contáveis e financeiros, evitando fraudes e desvios.
ERRADA. O foco da auditoria é promover a eficiência que é a capacidade de realizar atividades com perdas mínimas, com melhor aproveitamento dos recursos.
c) A orientação da função controle pode ser direcionado para o mercado, quando parâmetros como preços e lucros são acionados para monitorar o desempenho organizacional; burocrático, quando normas, regras e procedimentos administrativos norteiam a verificação; controle de hordas, quando é assegurado pelo monitoramento de nichos de mercado.
ERRADA. Quanto mais normas e regras nortearem os procedimentos administrativos, mais difícil o controle e menos assegurado o monitoramento de nichos de mercado.
d) A função controle, por ser relacionada ao planejamento, é exercida sempre antes que as atividades operacionais sejam executadas, o que é conhecida como controle preventivo.
ERRADA. Com base no estágio, o controle pode ser classificado como: Controle prévio que se refere a atividades de controle efetuado antes da ocorrência do fato que se pretende controlar. Controle concomitante aquele que a atividade de controle ocorre ao mesmo tempo do fato. Já o controle posterior ou de feedback refere-se a atividades de controle efetuadas após a ocorrência do fato.
e) O nível de controle organizacional pode ocorrer em três níveis: estratégico, quando os objetivos estratégicos, missão, visão e rotinas operacionais são monitorados; tático, quando as áreas funcionárias são monitoradas e operacional, quando os processos de produção e operação são verificados.
ERRADA. O controle estratégico não monitora as rotinas operacionais
-
A) Podem ser mencionados, dentre os instrumentos de controle de desempenho organizacional, o controle financeiro, o Benchmarking e o Balanced Scorecard.
sim:
Controle financeiro:
medir impactos financeiros -> atv. econômica org.
principais instrumentos: demonstrativo financeiro, análise de índices e orçamentos
Sistema de informações gerencial:
sistemas computadorizados
processam dados + informações gestores -> forma regular/contínua.
transformar os dados -> informações gestor, de forma regular/necessária.
monitorar informações -> selecionar relevantes;
Balanced scorecard:
desempenho organizacional
várias dimensões de controle
equilíbrio tradicionais medidas de desempenho financeiro
parâmetros fatores críticos sucesso/organização.
a estratégia/atividades operacionais -> estratégicos alcançados
dimensões negócio: financeira, clientes, processos internos e aprendizado e crescimento;
Benchmarking:
continuo/sistemático
comparar práticas/métodos de trabalho -> organização/empresas
identificando fatores desempenho -> superior.
modalidades de benchmarking: o organizacional, o de desempenho e o de processo.
B) A auditoria, sistema de controle organizacional, visa à avaliação da eficiência e eficácia dos demonstrativos contáveis e financeiros, evitando fraudes e desvios.
Auditoria:
exame pericial sistemático/independente
avaliar a eficiência e a eficácia dos vários sistemas de uma organização
internas (empresa)
externas (realizadas por uma equipe externa);
C) A orientação da função controle pode ser direcionado para o mercado, quando parâmetros como preços e lucros são acionados para monitorar o desempenho organizacional; burocrático, quando normas, regras e procedimentos administrativos norteiam a verificação; controle de hordas, quando é assegurado pelo monitoramento de nichos de mercado.
controle é um processo avaliativo não normativo
D) A função controle, por ser relacionada ao planejamento, é exercida sempre antes que as atividades operacionais sejam executadas, o que é conhecida como controle preventivo.
o controle é exercido por ultimo, o tipo de controle é exercido primeiro
E) O nível de controle organizacional pode ocorrer em três níveis: estratégico, quando os objetivos estratégicos, missão, visão e rotinas operacionais são monitorados; tático, quando as áreas funcionárias são monitoradas e operacional, quando os processos de produção e operação são verificados.
rotinas operacionais = nível operacional