SóProvas


ID
3345766
Banca
IBADE
Órgão
IF-RO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O TRABALHO ENOBRECE

"Empregada doméstica. Dois anos de experiência em carteira. Para lavar, passar e cozinhar." Roteiro de empregos (num dia qualquer).
    Ela nunca lia os anúncios classificados. Não precisava: casada com um rico empresário, não sabia o que era procurar emprego. Mas um dia em que estava particularmente entediada, caiu-lhe nas mãos aquela seção do jornal e, por pura curiosidade, começou a percorrer os anúncios que pediam empregada doméstica.
    De repente, a surpresa: no meio daquelas frases secas, convencionais, algo lhe chamou a atenção: um número de telefone. Era de sua amiga Zélia. Que estava, ela sabia, sem empregada.
   De imediato, uma ideia lhe ocorreu: oferecer-se para a vaga de doméstica na casa de Zélia. Pegou o telefone e ligou. Ocupado. Claro, com esse desemprego... Pensou em desistir, mas agora que começara, iria até o fim. Continuou discando, até que, por fim, alguém atendeu. "Pronto", disse, do outro lado, uma impaciente Zélia.
    - É aí que estão procurando empregada? - perguntou, disfarçando a voz. Seu prévio treinamento como atriz amadora ajudava, mas mesmo assim estava em dúvida: funcionaria? Funcionou. Sem nada desconfiar, Zélia respondeu que sim, estava procurando doméstica. E começou a fazer perguntas. As perguntas habituais neste caso: "Você tem referências? De quanto tempo? Você cozinha bem? Você é casada? Tem filhos?".
    Ela ia respondendo. No começo, animada, com muita facilidade. Sim, tinha boas referências, vários patrões poderiam dar testemunho de sua conduta irrepreensível. Sim, cozinhava muito bem. Não, não era casada. Não, não tinha filhos (o que era verdade).
    Por alguma razão a conversa se prolongou e, à medida que se prolongava, a angústia dela ia aumentando. Uma angústia inexplicável - afinal, era uma brincadeira - mas avassaladora. Ao mesmo tempo, não conseguia interromper aquele inexorável fluxo de perguntas e respostas. Por alguma misteriosa razão, tinha introjetado o papel. O espírito de alguma doméstica nela se incorporara - e não saía. E quando Zélia perguntou se era branca, começou a chorar e bateu o telefone.
    Chorou por muito tempo. Finalmente levantou-se, enxugou as lágrimas. Tinha tomado uma decisão e a cumpriu: no mesmo dia, despediu a empregada. 
(SCLIAR, Moacyr. Acesso em: https://www1.folha.uol.com.br/fsp/cotidian/ff0105200010.htm)

“'Pronto', disse, DO OUTRO LADO, uma impaciente Zélia.”
O uso das vírgulas para separar o termo em caixa alta é:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

    ? ?'Pronto', disse, DO OUTRO LADO, uma impaciente Zélia.? 

    ? Temos um adjunto adverbial de lugar deslocado de curta extensão (=mas quantas palavras são de curta extensão? Aí é um terreno minado, vai depender da banca e do gramático, há divergências de duas palavras ou três palavras, pelo o quê vejo, a maioria das bancas enxergam como de curta extensão três palavras).

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • Que sacanagem! Eu aprendi que a partir de 3 palavras é adjunto adverbial longo! =(

    Mas por que não é aposto?

  • Realmente, por que não é aposto?

  • Galera, não é aposto porque o papel dele é explicar o termo que o antecede. Por exemplo:

    "João, o mecânico, é meu vizinho"

    O termo "o mecânico" é aposto porque explica quem é João.

    Percebam que neste caso o termo "DO OUTRO LADO" não tem função de explicar. Abraço!

  • Adjunto adverbial de curta extensão... Alguns gramáticos pedem apenas 2 , outros, 3... vai depender

    Gab. C

  • Essa MESMA BANCA CONSIDEROU OBRIGATORIA VIRGULA NO ADJUNTO ADVERBIAL COM UMA PALAVRA (CERTAMENTE) NA

  • QUESTÃO 1342837

  • ABL RESPONDE:

    Prezado consulente, uma locução adverbial com três ou mais palavras

    já não é de curta extensão e demanda obrigatoriamente a utilização da

    vírgula.

  • olá felipe, o termo é um advérbio (que para alguns gramáticos e muitas bancas a saber cespe é considerado grande, porém essa banca considerou como pequeno) mas vc foi longe em pensar em aposto!! bizu pra te ajudar: ☆☆aposto é um termo substantivo que faz referência a um termo substantivo!!! AVANTE PMPR..Não desanimem!!!