Sobre Passivos e Ativos CONTINGENTES, tem um detalhe que as vezes passa despercebido:
1) Quando falamos em PASSIVO CONTINGENTE, falamos de uma obrigação POSSÍVEL
2) Quando falamos em ATIVO CONTINGENTE, falamos em benefícios PROVÁVEIS.
Há obrigação possível ou obrigação presente que pode requerer, mas provavelmente não irá requerer, uma saída de recursos. ----------------> Nenhuma provisão é reconhecida e Divulgação é exigida para o passivo contingente
A entrada de benefícios econômicos é provável, mas não praticamente certa. ------> Nenhum ativo é reconhecido e Divulgação é exigida
GABARITO: LETRA C
A. Contas a pagar são passivos relacionados a bens ou serviços que foram recebidos ou prestados, mas que não tenham sido pagos, faturados ou formalmente acordados com o fornecedor.
**Contas a pagar são passivos relacionados a bens ou serviços que foram entregues ou prestados e que tenham sido faturados ou formalmente acordados com o fornecedor.
B. Ativos contingentes devem ser reconhecidos nas demonstrações contábeis, mesmo que resultem no reconhecimento de receitas que nunca virão a ser realizadas.
**A entidade não deve reconhecer ativos contingentes.
C. GABARITO.
D. Os riscos e incertezas que inevitavelmente estejam relacionados a eventos e circunstâncias não devem ser levados em consideração ao procurar obter a melhor estimativa da provisão.
**Os riscos e incertezas que inevitavelmente estejam relacionados a eventos e circunstâncias devem ser levados em consideração ao procurar obter a melhor estimativa da provisão.
FONTE: NBCTSP03 PROVISÕES, PASSIVOS E ATIVOS CONTINGENTES.