SóProvas


ID
3394366
Banca
IBFC
Órgão
MGS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o texto abaixo para responder à questão.

Quer viver mais? Adote um cachorro, diz estudo


   A presença do animal em casa ajuda a reduzir os níveis de stress, pressão arterial e colesterol, além de promover melhor saúde mental. [...] Agora, pesquisadores descobriram que ter um cachorro pode diminuir em 24% o risco de morte prematura por qualquer causa. Os benefícios podem ser ainda maiores para pacientes que já tiveram um ataque cardíaco (até 33%) e AVC (27%). Os achados foram publicados, nesta manhã, na revista Circulation.

  “Sabemos que a solidão e o estilo de vida sedentário são importantes fatores de risco para morte prematura. Os cães são uma excelente motivação para seus donos saírem ao ar livre ao levá-los para passear”, explicou Tove Fall, da Universidade de Uppsala, na Suécia, ao NBC News. [...] A companhia de um cachorro pode reduzir os níveis de cortisol, conhecido como hormônio do stress. “Quando o stress é ativado com muita frequência, leva à degradação no corpo em geral”, disse Neda Gould, da Faculdade de Medicina Johns Hopkins, nos Estados Unidos, à NBC News.

    Estudos anteriores sugerem que a presença do bichinho de estimação melhora os níveis de colesterol e da pressão arterial. “Um estudo, o meu favorito, descobriu que apenas o efeito de acariciar um cão pode reduzir sua pressão arterial tanto quanto um medicamento”, contou Caroline K., da Univ. de Toronto, no Canadá, à CNN. Outra possível explicação para o fenômeno é a prática do cuidado com o outro. “As pessoas não adotam um cachorro para ter benefícios de saúde, elas o adotam para beneficiar o animal. Este altruísmo traz inúmeros benefícios à saúde mental”, completou Haider W., da E. Medicina de Harvard (EUA), à NBC News.

(Fonte: Redação. Publicado em 8 out 2019/ adaptado.)

Analise as afirmativas e valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

(   )
A palavra em destaque no último parágrafo apresenta o mesmo sentido de egotismo.
(   )As palavras níveis e possívelsão proparoxítonas. Isto justifica o uso de acento agudo.
(  
)As palavras saúde e saíremsão paroxítonas que possuem vogal tônica (i ou u) em hiato.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

    (F) A palavra em destaque no último parágrafo apresenta o mesmo sentido de ?egotismo? ? incorreto, "egotismo" está relacionado ao culto ao próprio ego, já "altruísmo" é uma qualidade daquele que faz o bem aos outros, ações benéficas ao próximo.

    (F) As palavras ?níveis? e ?possível?são proparoxítonas. Isto justifica o uso de acento agudo ? ambas palavras são paroxítonas.

    (V) As palavras ?saúde? e ?saírem? são paroxítonas que possuem vogal tônica (i ou u) em hiato.

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • F) As palavras “níveis” e “possível”são proparoxítonas. Isto justifica o uso de acento agudo → ambas palavras são paroxítonas sendo uma terminada em ditongo e a outra terminada em "L"

    (V) As palavras “saúde” e “saírem” são paroxítonas que possuem vogal tônica (i ou u) como segunda vogal em hiato.

  • como assim SAÚDE é paroxítona? até onde eu sei, ela está na regra dos hiatos.

  • A posição da acentuação é a penúltima sílaba, portanto em POSIÇÃO DE PAROXÍTONA.

  • Elano, a palavra saúde é acentuada por causa da regra do hiato, porém a sílaba mais forte dela é a penúltima então por isso que é considera paroxítona
  • A questão é sobre semântica e fonologia e quer que analisemos as afirmativas abaixo. Vejamos:

     .

    ( ) A palavra em destaque no último parágrafo (altruísmo) apresenta o mesmo sentido de “egotismo”.

    Falso. Não são palavras sinônimas.

    Altruísmo: dedicação desinteressada ao próximo; filantropia.

    Egotismo: excesso de apreço, de amor por si mesmo; egolatria; egomania. Sentimento exagerado da própria personalidade, com escassa consideração pelos sentimentos e opiniões alheias.

     .

    ( ) As palavras “níveis” e “possível” são proparoxítonas. Isto justifica o uso de acento agudo.

    Falso. "Ní-veis" é acentuada por ser uma paroxítona terminada em ditongo crescente. "Pos-sí-vel" é acentuada por ser uma paroxítona terminada em "l".

    Paroxítonas: a sílaba tônica é a penúltima. Acentuam-se as paroxítonas terminadas em l, n, r, x, i(s), u(s), ps, ã(s), ão(s), ei(s), en, om, ons, um, uns, ditongo (crescente ou decrescente), seguido ou não de "s".

     .

    ( ) As palavras “saúde” e “saírem” são paroxítonas que possuem vogal tônica (i ou u) em hiato.

    Verdadeiro. "Sa-ú-de" e "sa-í-rem" são paroxítonas e possuem hiato.

    Hiato é o encontro entre duas vogais que pertencem a sílabas diferentes. Devemos acentuar as vogais "i" e "u" tônicas dos hiatos, quando aparecem sozinhas na sílaba ou acompanhadas por "s". Ex.: sa-í-da, pa-ís, sa-ú-de, ba-ús.

     .

    Gabarito: Letra C