SóProvas


ID
3395908
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de Umuarama - PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                               SERÁ??!!

Clara Braga


      Era uma vez um músico/compositor que, como muitos outros (provavelmente todos), sonhava em ter seu trabalho reconhecido e poder viver da sua própria música.

      Trabalhou duro e um belo dia, nos encontros que a música lhe proporcionava, conheceu uma pessoa e se apaixonou perdidamente. Ficou ainda mais inspirado, compôs várias músicas dedicadas ao seu novo amor e teve ainda mais motivação para acreditar que seu trabalho ganharia o reconhecimento merecido.

      Dito e feito, o tal músico ficou mais famoso do que ele mesmo imaginava ser possível, suas músicas estavam na boca do povo, embalando novos casais, tocando na entrada da noiva e sendo até tema de novela. Não tinha um que não desse um suspiro com suas músicas apaixonadas.

      Porém, um belo dia, o tal músico notou que as coisas já não eram mais como antes, que seu relacionamento trazia mais tristezas do que alegrias e que continuar era um erro. O casal decidiu se separar, e a decepção foi tão grande que cantar as músicas que fez para aquela pessoa que já não estava mais ao seu lado lhe causava muita dor!

      E agora, o que fazer? Mesmo que suas músicas lhe tragam dor e angústia, um mar de gente espera ansiosa e emocionada para ouvir aquelas músicas que, para eles, marcam os momentos mais felizes e importantes de suas vidas.

      Essa história é fictícia, mas me peguei pensando esses dias, será que existem muitos músicos nessa situação? Artistas que a cada apresentação precisam lidar com suas próprias dores para levar alegria a outras pessoas? Acho que nunca mais vou assistir a um show da mesma forma!

Disponível em: http://www.cronicadodia.com.br/2019/10/sera-clara-braga.html. Acesso em: 25 out. 2019.

A expressão destacada em “Mesmo que suas músicas lhe tragam dor e angústia, um mar de gente espera ansiosa e emocionada para ouvir aquelas músicas [...]” poderia ser substituída, sem alteração de sentido, por

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA A

    ? ?Mesmo que suas músicas lhe tragam dor e angústia, um mar de gente espera ansiosa e emocionada para ouvir aquelas músicas [...]?

    ? Temos, em destaque, uma conjunção subordinativa concessiva, a letra "a" apresenta uma conjunção com essa mesma classificação (=embora).

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • Assertiva A

    Mesmo que = subordinativa concessiva

  • Conectivos e conjunções de concessão (Iniciam a oração que contrariam a oração principal sem impedir a ação declarada)

    Que

    Embora

    Mesmo que

    Conquanto

    Ainda que

    mesmo que

    bem que

    Se bem que

    Nem que

    Apesar de que

    Por mais que

    Por menos que

    Ele foi amado, embora não acreditasse que fosse possível.

  • Conjunções subordinativas concessivas

    Embora, muito embora, conquanto, ainda que, mesmo que, posto que, bem que, se bem que, apesar de que, nem que.

  • Mesmo que = Concessão

    Embora = Concessão

    Visto que = Causal

    À medida que = proporção

    Enquanto = Temporal

  • Sempre parece em prova:

    Conquanto = concessivo

    Porquanto = causal

    Bons estudos!

  • Concessivos: Embora, conquanto, não obstante, ainda que, mesmo que, se bem que, posto que, por mais que, por pior que, apesar de que, a despeito de, malgrado, em que pese

    Embora você tenha boas intenções, é impossível acreditar em suas palavras.

    Por mais que eu me esforce, não consigo seguir uma dieta

  • Letra A

    MESMO QUE é uma conjunção concessiva.

    A) embora é Concessiva.

    B) visto que é Causal.

    C) à medida que é proporcional.

    D) enquanto é temporal.

    Obs: demais conjunções concessivas = embora, conquanto, não obstante, ainda que, se bem que, posto que, por mais que, por pior que, apesar de que, a despeito de que, malgrado, em que pese...

    Erros? Mandem msg!!

  • orações subordinada Concessivas: introduzem uma oração que expressa ideia contrária à da principal, sem, no entanto, impedir sua realização. São elas: embora, ainda que, apesar de que, se bem que, mesmo que, por mais que, posto que, conquanto, a despeito de, etc.

     Embora fosse tarde, fomos visitá-lo.

  • À medida que - proporção

    Na medida em que - causal

    À medida em que - não existe.