SóProvas


ID
3405130
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia com atenção a reportagem abaixo para responder à questão.

    Adaptado
   A terceira edição da pesquisa Nossa Escola em (Re)Construção ouviu estudantes dos ensinos fundamental e médio e mostrou que 64% deles "consideram importante" ter psicólogo na escola para atendê-los.
    Os jovens querem profissionais de psicologia na escola "tanto no apoio para lidar com sentimentos, quanto para orientar sobre o que venham a fazer no futuro".
    "Há uma preocupação entre os alunos de que as escolas apoiem no desenho do futuro deles", destaca Tatiana Klix, diretora da Porvir, uma plataforma que produz conteúdos de apoio a educadores, que também esteve à frente da pesquisa.
    A atuação permanente de psicólogos nas escolas está prevista em projeto de lei (PL) aprovado pelo Congresso Nacional.
    A pesquisa ouviu 258.680 estudantes, de 11 a 21 anos, de todo o Brasil. A maior participação na pesquisa foi de estudantes da Região Sudeste (63,5%). A maioria passou a maior parte da vida escolar em escolas públicas (93,4%), tinha de 15 a 17 anos (58%), é formada de meninas (52%) e se define de cor parda (42%).
Fonte: https://www.metrojornal.com.br/foco/2019/11/30/maioriaestudantes-psicologo-escolas.html

A partir da interpretação do texto acima, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

    a) Trata-se de uma reportagem baseada em estatísticas internacionais e que sustenta os argumentos necessários para a aprovação do PL pelo Congresso Nacional ? incorreto, temos dados nacionais (= pesquisa ouviu 258.680 estudantes, de 11 a 21 anos, de todo o Brasil).
     b) A demanda dos estudantes por profissionais da educação se deve a uma necessidade tanto de saúde emocional como de orientação vocacional ? incorreto, trata-se de psicólogos (=profissionais da saúde).
     c) Por tratar-se de uma pesquisa feita tanto com alunos do ensino fundamental como do ensino médio nada podemos inferir sobre a necessidade de profissionais da saúde mental para aluno da primeira infância ? CORRETO!
     d) O resultado da pesquisa sustenta-se, majoritariamente, na demanda de estudantes de escolas da rede pública e dividi-se igualmente pela escuta de pessoas do sexo feminino e do sexo masculino ? incorreto (=A maioria passou a maior parte da vida escolar em escolas públicas (93,4%), tinha de 15 a 17 anos (58%), é formada de meninas (52%) e se define de cor parda (42%)).
     e) Sabemos pelo texto que a pesquisa não ouviu estudantes da rede de ensino privado por compreender que a maior necessidade por auxílio psíquico advém das pessoas que não podem pagar pelo ensino ? incorreto (=A pesquisa ouviu 258.680 estudantes, de 11 a 21 anos, de todo o Brasil. A maior participação na pesquisa foi de estudantes da Região Sudeste (63,5%). A maioria passou a maior parte da vida escolar em escolas públicas (93,4%), tinha de 15 a 17 anos (58%), é formada de meninas (52%) e se define de cor parda (42%)); ou seja, inferimos que há sim estudantes de escolas privadas.

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  •   B também é correta.

    Tem correção da prova com um professor.

     b) A demanda dos estudantes por profissionais da educação se deve a uma necessidade tanto de saúde emocional como de orientação vocacional.

    Os jovens querem profissionais de psicologia na escola "tanto no apoio para lidar com sentimentos, quanto para orientar sobre o que venham a fazer no futuro".

        "Há uma preocupação entre os alunos de que as escolas apoiem no desenho do futuro deles",

  • O que torna a B incorreta ao meu ver é afirmar que a demanda dos estudantes por profissionais da educação se deva a uma necessidade de saúde emocional.

    Como se sabe, o exercício da atividade que estuda os processos fisiológicos ligados ao comportamento e à cognição está restrito aos profissionais da ciência da saúde, como médicos, psicólogos e terapeutas ocupacionais. Aqui não entra a categoria dos educadores; a estes cabe, legalmente, a atividade educacional e não o aconselhamento psicológico.

    Não fosse por esse detalhe, a assertiva estaria correta.

    Gabarito, letra C.

  • Boa,Arthur Carvalho!!

  • Que questão maldosa. Somente pela palavra educação, na letra B. Psicólogos não são profissionais da educação. 

  • Ótima questão para os desavisados. Caramba (eufemismo).

  • FUI direto na B kkkkkkkkkk.

    a pegadinha é que psicólogos= profissionais da saúde!!!!!!

    letra C por eliminação

  • pegadinha é de las car

  • A IBFC sabe ser maldosa, quando quer... KKK