-
GABARITO: LETRA C
? ?[...] a justificativa apresentada preocupou-me.? (TRANSITIVO INDIRETO).
Preocupou alguém (=temos um verbo transitivo direto, ele está pedindo um complemento verbal sem preposição).
Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3
? FORÇA, GUERREIROS(AS)!!
-
A transitividade verbal é a relação estabelecida entre o verbo e os outros termos da oração.
Podem ser classificados em:
1.Transitivo Direto-> O verbo precisa da presença de complemento para completar seu sentido, porém não há a necessidade de preposição entre o verbo e o sue complemento. O complemento desse tipo de verbo é chamado de objeto direto.
2.Transitivo Indireto -> O verbo precisa da presença de um complemento para completar o seu sentido, e haverá haverá nessecidade de preposição entre o verbo e o seu complemento. o complemento desse tipo de verbo é chamado de objeto indireto.
3.Transitivo Direto e Indireto (Bitransitivo)-> O verbo necessita de complementos para a compreensão do seu sentido, um dos quais sem preposição obrigátoria (objeto direto) e o outro com preposição obrigatória (objeto indireto)
4.Intransitivo - > A intransitividade verbal indica que os verbos têm sentindo completo, não necessitando de complemento para a compreensão do seu sentido.
-
Gab: C
A) CORRETA: “Causou-me certa irritação ler um folheto [...]” (BITRANSITIVO) >> Quem causa, causa algo a alguém > verbo pede complemento direto e indireto, portanto, é bitransitivo;
B) CORRETA: “[...] genes que favorecem a resistência.” (TRANSITIVO DIRETO) >> Quem favorece, favorece algo ou alguém >> pede apenas um complemento verbal sem preposição, logo, direto;
C) ERRADA: “[...] a justificativa apresentada preocupou-me.” (TRANSITIVO INDIRETO) >> quem preocupa, preocupa alguém. O verbo pede um complemento sem preposição, logo, é direto;
D) CORRETA: “[...] alertando sobre o perigo de parar de tomar comprimidos [...]” (TRANSITIVO INDIRETO) >> Alertando sobre algo, rege a preposição "sobre", logo, é transitivo indireto.
-
Assertiva C
“[...] a justificativa apresentada preocupou-me.” (TRANSITIVO INDIRETO).
-
Os pronomes oblíquos me, te, se, nos, vos podem ser objeto direto ou indireto.
Para determinar sua função sintática, podemos substituir esses pronomes por um substantivo: se o uso da preposição for obrigatório, então se trata de um objeto indireto; caso contrário, de objeto direto.
"... a justificativa apresentada preocupou-me (os pais)". Temos, nesse caso, o pronome oblíquo "me" exercendo função sintática de objeto direto.
Agora, veja:
"A senhora apresentou-me os documentos". Substituindo por um substantivo temos: "A senhora apresentou ao policial os documentos".
Nesse caso, o pronome oblíquo "me" exerce função sintática de objeto indireto.
Vale lembrar que os pronomes o, a, os, as, lo, la, los, las, no, na, nos, nas sempre serão objeto direto. Os pronomes lhe, lhes sempre serão objeto indireto.
-
A) CORRETA: “Causou(o quê? e a quem?)-me certa irritação ler um folheto [...]” (BITRANSITIVO)
B) CORRETA: “[...] genes que favorecem (o quê?) a resistência.” (TRANSITIVO DIRETO)
C) ERRADA: “[...] a justificativa apresentada preocupou(o quê?)-me.” ( O CORRETO É: TRANSITIVO DIRETO)
D) CORRETA: “[...] alertando (de quê?) sobre o perigo de parar de tomar comprimidos [...]” (TRANSITIVO INDIRETO)
-
“[...] a justificativa apresentada preocupou-me.” (TRANSITIVO INDIRETO).
Errado porque o pronome obliquio ''me'' não é uma preposição. Ele está substituindo um objeto direto. No caso ele está substituindo o ''eu'' (Preocupou EU)
-
Letra C
Os pronomes me,te,se,nos,vos são curingas. Assim, podem ser tanto objeto direto como indireto, dependendo apenas da regência do verbo.
-
preocupou-me
O me é pronome reflexivo.
Alguns comentários abaixo estão equivocados.
-
O se é pronome reflexivo quando o sujeito pratica e sofre a ação verbal, o que não ocorre na letra C. Então não pode ser pronome reflexivo, não?
-
O pronome oblíquo átono ''me'', usado no termo ''causou-me'', desempenha um papel de objeto indireto. Cansou é bitransitivo: ''Cansou irritação ler um folheto (objeto direto) me (objeto indireto).''
-
Não entendi pq a regência do verbo " preocupou-me" é direto.. . Fiz uma pesquisa e o verbo " preocupar" é transitivo indireto ( COM , EM ou DE).
-
Preocupar
Causar preocupação a; tornar apreensivo; desassossegar, inquietar, perturbar: “Chegou a preocupar as negras da casa, os parentes e aderentes, que nunca imaginaram como ele ia sentir a morte do pai, levando dias seguidos em silêncio, ensimesmado, ausente, distraído, sempre trancado em seu quarto ou sentado à escrivaninha do gabinete […]”
vtd
Prender a atenção: Problemas espirituais não o preocupam.
vtd
Devemos fazer a pergunta antes: O que me preocupou?------A justificativa apresentada
-
Errei achando que alertar é bi-transitivo - Quem alerta alerta alguém sobre alguma coisa
-
preocupar
transitivo direto e pronominal