SóProvas


ID
3419671
Banca
VUNESP
Órgão
Valiprev - SP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO "B"

    LC 101/200 - LRF

    Art. 55. O relatório conterá:

            I - comparativo com os limites de que trata esta Lei Complementar, dos seguintes montantes:

            a) despesa total com pessoal, distinguindo a com inativos e pensionistas;

  • Porque as outras estão erradas?

  • Marianna, vamos lá:

    A) O BO visa somente a evidenciação das receitas e despesas fixadas com as executadas. Ela demonstra as receitas e despesas orçamentárias pela sua categoria econômica. Só essa informação não basta para saber se uma ação deve ser mantida ou encerrada.

    C) O BF evidencia o resultado financeiro, o que é diferente de dizer que ela evidenciará as entradas e saídas de caixa operacionais (até porque o BF não é dividido dessa forma). Isso cabe à DFC.

    D) Não existe valor Acionado. Além disso, é o Balanço Social que evidencia o resultado social

    E) A DRA demonstra os resultados abrangentes, que são variações do PL que não são considerados Receitas ou Despesas.

    Espero ter ajudado :)

  • GAB.: B

    A) Balanço orçamentário. Demonstrativo contábil em que se confrontam, num dado momento, as receitas e despesas previstas na lei orçamentária com as realizadas.

    B) Relatório de Gestão Fiscal objetiva o controle, o monitoramento e a publicidade do cumprimento, por parte dos entes federativos, dos limites estabelecidos pela LRF: Despesas com Pessoal, Dívida Consolidada Líquida, Concessão de Garantias e Contratação de Operações de Crédito.

    C) Balanço financeiro. Demonstrativo contábil em que se confrontam num dado momento, as receitas e despesas orçamentárias, bem como os recebimentos e os pagamentos de natureza extra orçamentária, conjugados com os saldos em espécie provenientes do exercício anterior, e os que se transferem para o exercício seguinte.

    D) A Demonstração do Valor Adicionado é um demonstrativo contábil que tem por finalidade evidenciar a riqueza que foi gerada pela companhia em um período de tempo e a forma como ela foi distribuída entre diversos setores envolvidos no processo.

    E) Demonstração de Resultado Abrangente (DRA) revela o resultado abrangente, que é aquele que abrange as variações futuras de receitas e despesas que já estão registradas no ativo ou no passivo, mas ainda não afetaram o resultado do exercício.

  • Questão sobre as Demonstrações Contábeis Aplicadas ao Setor Público (DCASP) e a finalidade de cada demonstração.

    O MCASP trata do assunto em sua Parte V, que tem como objetivo padronizar a estrutura e as definições dos elementos que compõem as DCASP. O manual utiliza como fundamento os dispositivos da Lei nº 4.320/1964, a LRF e as NBC TSP, consolidando todas as disposições relevantes.

    Nesse contexto, o MCASP dispõe:
    “Assim, conjugando as disposições legais e aquelas contidas na NBC TSP 11, compõem o conjunto de Demonstrações Contábeis Aplicadas ao Setor Público (DCASP):
    a. Balanço Patrimonial;
    b. Demonstração das Variações Patrimoniais;
    c. Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido;
    d. Demonstração dos Fluxos de Caixa;
    e. Balanço Orçamentário;
    f. Balanço Financeiro;
    g. Notas explicativas, compreendendo a descrição sucinta das principais políticas contábeis e outras informações elucidativas; e
    h. Informação comparativa com o período anterior. "


    Feita a revisão inicial, já podemos começar a analisar as alternativas:

    A) Errado, por meio do BO é possível verificar as receitas arrecadadas e as despesas empenhadas; resultado orçamentário, excesso de arrecadação, economia de despesas, entre outras informações. Não é possível verificar se determinada ação governamental deve ser mantida ou encerrada – objetivo do antigo demonstrativo gerencial Demonstração do Resultado Econômico, estabelecido na NBC T 16.6 (já revogada).

    B) Certo, o Relatório de Gestão Fiscal (RGF) é um importante demonstrativo fiscal, que permite a análise dos limites (pessoal, dívida, etc) estabelecidos pela LRF:

    Seção IV
    Do Relatório de Gestão Fiscal
    Art. 55. O relatório conterá:
    I - comparativo com os limites de que trata esta Lei Complementar, dos seguintes montantes:
    a) despesa total com pessoal, distinguindo a com inativos e pensionistas;
    b) dívidas consolidada e mobiliária;
    c) concessão de garantias;
    d) operações de crédito, inclusive por antecipação de receita;
    e) despesas de que trata o inciso II do art. 4o;
    II - indicação das medidas corretivas adotadas ou a adotar, se ultrapassado qualquer dos limites;


    C) Errado, por meio da Demonstração de Fluxos de Caixa, não do Balanço Financeiro, que é possível verificar as entradas e saídas de caixa operacionais oriundas da prestação de serviços públicos, conforme MCASP:
    "A Demonstração dos Fluxos de Caixa (DFC) apresenta as entradas e saídas de caixa e as classifica em fluxos operacional, de investimento e de financiamento. "

    D) Errado, repare que a Demonstração do Valor Adicionado (DVA) nem faz parte do conjunto de Demonstrações Contábeis Aplicadas ao Setor Público (DCASP). A DVA é obrigatória no Brasil apenas para as sociedades por ações de capital aberto, por força da  Lei n. 6.404/76. A DVA tem como finalidade evidenciar o valor da riqueza gerada pela companhia, a sua distribuição entre os elementos que contribuíram para a geração dessa riqueza, tais como empregados, financiadores, acionistas, governo e outros, bem como a parcela da riqueza não distribuída. Não tem a ver com o resultado social das políticas públicas.

    E) Errado,  repare que a Demonstração do Resultado Abrangente (DRA) também não faz parte do conjunto de Demonstrações Contábeis Aplicadas ao Setor Público (DCASP). A DRA é do que um grupo de contas que complementa a DRE com resultados que alteram o PL, mas não transitam pelo Resultado, por exemplo, ganhos e perdas com investimentos em moeda estrangeira.² Não evidencia o resultado econômico no setor público.

    Gabarito do Professor: Letra B.

    ¹ Paludo, Augustinho Vicente Orçamento público, administração financeira e orçamentária e LRF I Augustinho Vicente Paludo. - 7. ed. rev. e atual.- Rio de Janeiro: Forense; São Paulo: MÉTODO: 2017.

    ² Montoto, Eugenio Contabilidade geral e avançada esquematizado® / Eugenio Montoto – 5. ed. – São Paulo : Saraiva Educação, 2018
  • Letra (b)

    Eu ia de pronto na (c), mas lembrei do esquema básico da RGF e da RREO.

    a) Errado. BO -> de acordo com a L4320, os resultados gerais do exercício (receitas e despesas). Já na NBC T16.6, afirma que o BO evidencia as receitas e despesas orçamentárias, detalhadas em níveis relevanes de análise, confrontando o orçamento inicial e suas alterções com a execução, demonstrando o resultado orçamentário.

    b) Certo.

    c) Errado. BF -> De acordo com a L4320, os restos a pagar serão computados na receita extraorçamentária para compensar sua inclusão na despesa orçamentária.

    d) Errado. DVA -> demonstra a efetiva contribuição da empresa na geração de riqueza da economia na qual está inserida.

    e) Errado. DRA -> tem como objetivo atualizar o que é patrimônio da empresa e o capital dos sócios, para que os investidores consigam fazer esta diferenciação ao analisar os dados do empreendimento.