SóProvas


ID
3423526
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Cerquilho - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o texto para responder à questão.



           Em primeiro lugar, a Educação trata de conhecimento, mas é preciso fazer a pergunta: o que significa conhecer? Porque conhecer pode ser uma armadilha, que guarda ilusões, equívocos, erros. Devemos ensinar aos jovens todas as dificuldades do conhecimento, todas as possibilidades de erro. Por exemplo, uma percepção visual não é uma fotografia, é uma reconstrução com os olhos. As pessoas que estão longe de mim parecem pequenas aos meus olhos, mas na minha mente estão normais, ou seja, todo conhecimento é uma tradução e uma reconstrução. E, em cada tradução, há possibilidade de erro. É muito importante ensinar a enfrentar o erro.
          O segundo problema da Educação é a compreensão humana. Não se ensina a compreender o outro. Quando falo do outro, não falo de estrangeiros, de pessoas que falam outra língua ou que são de outro país. Falo de quem está ao seu lado. É muito importante para a vida compreender esse outro. Então, tem a questão da crise. A crise é um momento de muito mais incertezas que em tempos normais. Há angústias e dificuldades. Na Educação, em tempos ditos normais, ensinam-se certezas, e não incertezas. Por exemplo, quando a França era um país ocupado pelos alemães, havia uma situação de incerteza, e era preciso encontrar possibilidades de enfrentar isso. Resistir à incerteza é importante.



(Edgar Morin, Qual é o papel da Educação hoje?
Depoimento para Audrey Furlaneto, 07.06.2019 – O Globo. Adaptado)

Leia as frases a seguir:


•  … a Educação trata de conhecimento, mas é preciso fazer a pergunta: o que significa conhecer?


•  Porque conhecer pode ser uma armadilha, que guarda ilusões, equívocos, erros.


•  As pessoas que estão longe de mim parecem pequenas aos meus olhos, mas na minha mente estão normais…


•  …, ou seja, todo conhecimento é uma tradução e uma reconstrução.



Os termos em destaque estabelecem, respectivamente, as seguintes relações de sentido com os demais elementos:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D

    ? ? a Educação trata de conhecimento, mas é preciso fazer a pergunta: o que significa conhecer? ? conjunção coordenativa adversativa (=traz valor semântico restritivo).

    Porque conhecer pode ser uma armadilha, que guarda ilusões, equívocos, erros ? conjunção subordinativa causal (=expressa a causa que faz com que devamos ensinar aos jovens todas as dificuldades do conhecimento, todas as possibilidades de erro).

    ? As pessoas que estão longe de mim parecem pequenas aos meus olhos, mas na minha mente estão normais ? conjunção coordenativa adversativa, ela está trazendo valor semântico de contraposição, oposição, adversidade.

    ? ?, ou seja, todo conhecimento é uma tradução e uma reconstrução ? expressão que traz uma explicação, ela equivale ao fato de trazer uma ideia mais clara (=isto é ? mesmo valor).

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • Assertiva D

    restrição, causa, oposição, explicação.

  • ⇉ A Educação trata de conhecimento, mas é preciso fazer a pergunta: o que significa conhecer? "valor restritivo"

    Conjunção adversativa

    Porque conhecer pode ser uma armadilha, que guarda ilusões, equívocos, erros.

    Porque = Como

    Conjunção valor de causal

    ⇉ As pessoas que estão longe de mim parecem pequenas aos meus olhos, CONTUDO na minha mente estão normais…

    Valor de oposição

    Ou seja, todo conhecimento é uma tradução e uma reconstrução.

    "Ou seja" tem mesmo valor de explicação de una ação executada anteriormente

  • Percebi que em algumas questões a VUNESP considera o "mas" como contraste e em outras como "restrição", deem uma olhadinha nas questões: Q1012639 e Q1355095.

  • Essa é uma questão que trata de interpretação textual através dos conectivos utilizados para unir as ideias do texto. Nesse sentido, devemos analisar o enunciado da questão para respondê-la.

    No primeiro trecho a ser analisado, temos a conjunção “mas" que, por excelência, sendo a principal das adversativas, estabelece relação de oposição, mas também de restrição com o que foi dito anteriormente, e é justamente com o tino de restringir que ela é utilizada na frase, já que se começa o texto dizendo que a educação trata de conhecimento, porém é necessário restringir o que significa conhecer, já que esse processo, conforme o primeiro parágrafo do texto, pode conter diversas dificuldades e possibilidades de erros que devem ser esclarecidas aos alunos.

    Já a segunda frase contida no enunciado é de mais fácil resolução, já que a conjunção “porque" escrita de maneira uniforme e sem acento tem sentido estritamente causal e sempre aparecerá indicando motivo, razão de algo, causa de alguma coisa. Nesse caso, está sendo esclarecido o motivo pelo qual se deve fazer a pergunta que termina o primeiro período do texto (o que significa conhecer?). Recapitulando, já temos um “mas" com sentido restritivo e a conjunção “porque" com valor causal. Continuemos!

    No terceiro trecho a ser analisado, a preposição “mas" assume seu principal sentido, que é o de estabelecer oposição, adversidade com o que foi dito anteriormente. No caso do texto, fica claro que há uma oposição entre o que faz perceber a percepção visual do autor (que, de longe, as pessoas parecem ser pequenas) e o que a sua mente lhe diz (que, na verdade, elas têm tamanho normal e que o sentido da visão pode gerar certas ilusões). Essa oposição é acionada pela conjunção “mas".

    Finalmente, para explicar essa contradição entre a percepção visual gerando uma ilusão e o que o conhecimento faz perceber como verdade na mente, o autor se utiliza do conectivo “ou seja", para introduzir a máxima de que “todo conhecimento é uma tradução e uma reconstrução".

    Resumindo, temos, a princípio, a conjunção “mas" com sentido de restrição e, logo sem seguida, o conectivo “porque" exercendo uma função causal. Adiante, tem-se um “mas" com valor opositivo e, por fim, “ou seja" é utilizado para iniciar uma explicação. Sendo assim, conclui-se que a alternativa correta é a letra D.

      Gabarito do Professor: Letra D.