-
NÃO PODERIA MAIS ORDENAR A MAQUINA PUBLICA DO PAÍS
-
O modelo adotado por Vargas, com a criação do DASP, foi o modelo burocrático, que substituiu o patrimonialista.
O modelo burocrático é que foi idealizado por Max Weber, e possui como características, dentre outras: corte de gastos, racionalização administrativa, definição de regras para a ocupação de cargos públicos, impessoalidade.
-
ERRADO
Pelo contrário, a chamada "Era Vargas", na década de 30", passou a adotar o modelo burocrático de administração pública, visando dar fim ao modelo patrimonialista, ao nepotismo e a corrupção.
É, inclusive, o modelo adotado da Constituição Federal de 1988, como forma de retrocesso e muito criticada nesse ponto. O modelo gerencial de administração pública é o predominante hoje, dando flexibilidade ao modelo burocrático, mas isso não quer dizer que este foi revogado ou deixou de existir.
Sofremos também resquícios do modelo patrimonialista até hoje, como exemplo disso podemos observar a alta corrupção e até mesmo a prática do nepotismo, mesmo mascarado sobre cargos políticos não eleitos, como é o caso dos Secretários de Estado. Recentemente, o Governador do DF, Ibaneis, nomeou sua esposa ao cargo de Secretária Distrital de determinada pasta e apesar de não configurar nepotismo, não ser uma nomeação ilegal, como já decidiu o STF, é no mínimo imoral (aumenta e muito a renda familiar do Governador).
-
ERRADO
Getúlio Vargas --> criação do DASP --> modelo burocrático
-
Errado
Dasp criado no Governo Getúlio Vargas.
O DASP foi criado na década de 1930 e representou a primeira
reforma administrativa do país.
Reforma burocrática da déc. de 30
Era Vargas(1930-1945)
-
O Governo Getúlio Vargas realmente criou o DASP com o objetivo de implantar o modelo burocrático no Brasil, modelo idealizado por Weber. Entretanto, o enunciado apresenta incorretamente características do modelo burocrático, por isso está errado.
A Burocracia tem caráter formal e possui um forte apego à hierarquia. Se quiser relembrar mais características desse modelo, veja o esquema a seguir:
Gabarito: Errado
-
A questão
em análise nos apresenta uma afirmação que envolve o modelo patrimonialista de
Administração Pública. Cabe destacar que esse modelo de administração perdurou
no Brasil até a criação do Departamento
Administrativo do Serviço Público (DASP), pelo decreto-lei nº 579/1938, durante
o governo de Getúlio Vargas (1930 a 1945). O DASP tinha por finalidade introduzir
uma cultura voltada à Administração Burocrática proposta por Max Weber.
Cabe
destacar que, na Administração Patrimonialista, o Estado funciona como uma extensão
do poder do soberano e os seus auxiliares, servidores, possuem status de
nobreza real. Os cargos são considerados prebendas. A res publica não é
diferenciada das res principis. Em consequência, a corrupção e o
nepotismo são inerentes a esse tipo de administração.
Em face do
exposto, podemos afirmar que a questão em análise está errada, pois o DASP acreditava
que a Burocracia seria o modelo responsável por ordenar a máquina pública, e não
o Patrimonialismo.
GABARITO DO PROFESSOR: “ERRADO".
-
GAB ERRADO
" A implantação do Dasp foi um marco na introdução do modelo clássico ou racional - legal na administração pública, caracterizado pelos princípios do tipo ideal de burocracia de Max Weber: a impessoalidade, a centralização, o formalismo, o sistema e mérito e a profissionalização, a ideia de carreira, a hierarquia funcional e a separação entre público e o privado."
Tirei do livro da Elisabete Abreu e Lima -Adm Geral e Pública - pág 45.
Erro, chama no privado.
-
ERRADO
"Vargas, ao implantar o DASP," - CORRETO (Vargas implantou DASP na decáda de 30)
--
"referenciou‐se no modelo idealizado por Weber", - CORRETO (O modelo idealizado por weber foi usado como referencia para modelo de burocracia usado no Brasil)
--
acreditando que o patrimonialismo, devido a seu caráter flexível e sem hierarquias, poderia ordenar a máquina administrativa no País. - ERRADO (Justificativa: esta errada)
---
Patrimonialismo:
¹ Possuia hierarquias; Autoritarismo; poderes quase que absolutos
² Não havia diferenças entre o público e o privado perante as autoridades: desde o Período Colonial (1500–1822), perpassando pelo Período Imperial (1822–1889) e chegando mesmo à República Velha (1889–1930)
³ Por fim, esse modelo não era o idealizado por Vargas para ordenar a maquina administrativa, inclusive a instalação do modelo Burocratico (decáda de 30) tinha por objetivo acabar com patrimonialismo. (Objetivo não atingido, por ainda haver resquícios do patrimonilismo presentes).
-
acredito que estaria errada a letra C caso viesse afirmaando que o sistema da exasperação É o mais benéfico, daí fatalmente estaria errado pelos fundamento apresentados por vc, no entanto a assertiva foi genérica, dizendo que esse sistema é benéfico, o que não deixa de ser verdade