SóProvas


ID
346030
Banca
ESAF
Órgão
SMF-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Assinale a opção em que, ao ser transcrito, o fragmento do texto adaptado da Revista Veja, de 21 de julho, 2010, desrespeitou a gramática da norma culta.

Alternativas
Comentários
  •  Alternativa  A

    a) Com boa argumentação e dados fartos, alguns autores se dedicam a defenir quais fatores não servem como explicação para o discompasso  dEscompasso no continente: o determinismo geográ? co não Se sustenta sustenta-se; um suposto sistema de dependência comercial, em relação aos Estados Unidos, também é descartado, e o atraso atribuído ao catolicismo, em princípio pouco propenso a absorver a benfica combinação entre fatores capitalistas e democráticos é refutado.

     
    "Não" é partícula atrativa, sendo assim, não se pode usar a próclise ( sustenta-se) e sim a ênclise.
  • Complementando a resposta da colega, logo no início também existe um erro: defEnir.
  • Elza,
     
    Vc está equivocada: o advérbio de negação "não" funciona como partícula atrativa do pronome, tornando obrigatório o uso da PRÓCLISE, onde o pronome vem antes do verbo, e não da ÊNCLISE como vc afirmou.
  •  a) Com boa argumentação e dados fartos, alguns autores se dedicam (dedicam-se; usa-se a ênclise quando não houver elementos para atrair a próclise)) a defenir quais fatores não servem como explicação para o discompasso no continente: o determinismo geográ? co não sustenta-se (não se sustenta, o advérbio "não" atrai o pronome 'se', causando próclise); um suposto sistema de dependência comercial, em relação aos Estados Unidos, também é descartado, e o atraso atribuído ao catolicismo, em princípio pouco propenso a absorver a benfica combinação entre fatores capitalistas e democráticos é refutado.
  • há 3 problemas na alternativa A e a mais gritante é a escrita da palavra "DESCOMPASSO" escrita com "i" pois, afinal, é a forma como falamos (pegadinha).

    Outro problema é a próclise tão mencionada atraída pela palavra de sentido negativo "NÃO" [ Não se sustenta]

    e o ultimo seria um erro de pontuação: Faltou uma virgula após DEMOCRÁTICOS.

    Questão comentada pela professora Claudia Kozlowisk (ponto dos concursos e LFG)
  • Gente, tem um erro na alternativa D:

    :::  d) No ensaio Bandeirantes e Pioneiros, o escritor Vianna Moog demonstrou que os colonos ibéricos estavam mais interessados no extrativismo ou na escravização dos índios, enquanto os ingleses tinham um apego maior à nova terra, que eram obrigados a cultivar por conta própria. Isso deu origem, nos Estados Unidos, a direitos de propriedade e estruturas de governo mais sólidas [mais sólidos - Isso deu origem a direitos de etc e tal mais sólidos] do que no resto do continente.

    Alguém discorda?



  • Ana Feitosa, entendo que a palavra "sólidas" se refere a ESTRUTURAS de governo.  No caso, não ficou no plural masculino por o autor querer se referir somente ao último item, que no caso é "estruturas de governo".
     Bem, esse foi o meu entendimento, mas caso tenha cometido algum equívoco, por favor, corrigem! rs
     
    Bons estudos a todos!
  • Oi Alana Teles , de fato você tem razão o autor quis dar mais ênfase ao gênero estruturas de governo por isso deixou o complemento no feminino.

    Resumindo, as duas formas corretas seriam:

    1- Isso deu origem, nos Estados Unidos, a direitos de propriedade e estruturas de governo mais sólidas do que no resto do continente. [o autor deu ênfase apenas a estruturas de governo – gênero feminino, ou seja, apenas as estruturas de governo são sólidas]

    Ou

    2- Isso deu origem, nos Estados Unidos, a direitos de propriedade e estruturas de governo mais sólidos do que no resto do continente. [Aqui o autor não deu preferência para o gênero feminino receber o complemento, ou seja, mais sólidos vale para direitos de propriedade e para estruturas de governo.
  • Quando encontrei o erro na palavra "defenir" parei por ali. O certo é definir.
  • Prezados,concordo com os erros apontados na alternativa "A",entretanto, na alternativa "E" temos:"disposição da população de respeitar as leis".Essa frase está correta?
  • Os erros que consegui observar, foram:

    Com boa argumentação e dados fartos, alguns autores se dedicam a definir (defenir) quais fatores não servem como explicação para o descompasso (discompasso) no continente: o determinismo geográfico não se sustenta (sustenta-se); um suposto sistema de dependência comercial, em relação aos Estados Unidos, também é descartado, e o atraso atribuído ao catolicismo, em princípio pouco propenso a absorver a benéfica combinação entre fatores capitalistas e democráticos, é refutado.

  • Os erros que consegui observar, foram:

    Com boa argumentação e dados fartos, alguns autores se dedicam a definir (defenir) quais fatores não servem como explicação para o descompasso (discompasso) no continente: o determinismo geográfico não se sustenta (sustenta-se); um suposto sistema de dependência comercial, em relação aos Estados Unidos, também é descartado, e o atraso atribuído ao catolicismo, em princípio pouco propenso a absorver a benéfica combinação entre fatores capitalistas e democráticos, é refutado.

  • Para mim, a palavra "matizes", na letra B, era um substantivo feminino; devido a isso, marquei B. Mas pelo que vi, matizes é um substantivo masculino mesmo. Apenas fiquei chocada.

  • Vi o tamanho das questões é pensei: Vai dar trabalho.
    Comecei a ler e dei de cara com "defenir".

    Marquei e fui pro abraço!

  • Dessa vez a ESAF não judiou tanto, poderia ter sido pior,  pondo esse "defenir" no final do item "e".

  • Defensor - Definir
  • Resposta A

    -----------------------------

    a) Com boa argumentação e dados fartos, alguns autores se dedicam a defenir quais fatores não servem como explicação para o discompasso no continente: o determinismo geográfico não sustenta-se; um suposto sistema de dependência comercial, em relação aos Estados Unidos, também é descartado, e o atraso atribuído ao catolicismo, em princípio pouco propenso a absorver a benfica combinação entre fatores capitalistas e democráticos é refutado.

     

    #sefazal