SóProvas


ID
3460513
Banca
Instituto UniFil
Órgão
Prefeitura de Ângulo - PR
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Cuidados com excesso de peso previnem problemas

mentais

Mais de um quinto da população brasileira é obesa,

segundo dados do Ministério da Saúde



        Janeiro é considerado o mês de conscientização e prevenção da Saúde Mental. Transtornos psíquicos, como a depressão, a bipolaridade e a esquizofrenia, podem estar relacionados a problemas digestivos, como a obesidade, doença que afeta 23,2% dos brasileiros, segundo a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Para especialistas, políticas públicas e conscientização devem enfocar a prevenção e o tratamento adequado.

        “A obesidade - quando a divisão do peso do indivíduo pelo quadro de sua altura é igual ou superior a 30 - é um fator de risco para diversas doenças, como hipertensão, diabetes e diversos tipos de câncer, e tem ligação com transtornos psíquicos, como a depressão”, explica a Drª Elaine Moreira, médica da Federação Brasileira de Gastroenterologia (FBG).

        Segundo o Dr. Adriano Segal, médico psiquiatra, da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica (ABESO), a relação entre os transtornos psíquicos e os problemas digestivos é complexa, envolvendo características não apenas de saúde, mas morais, simbólicas, históricas, sociais e políticas.

        “Hoje podemos dizer que, em alguns casos, há aspectos causadores comuns, como estados inflamatórios e problemas de microbiota intestinal. Mas, em outros casos, há quadros mais associados ao excesso de peso, como os transtornos alimentares, e ao tratá-los, existe uma melhora psiquiátrica”, detalha Segal.

        Para a médica gastroenterologista, ter bons hábitos de vida e gerenciar o estresse é fundamental. “Desde a gestação se pode prevenir a obesidade. Há pesquisas que mostram que quando tem um familiar obeso a chance de a criança se tornar obesa é de 40%. E quando ela tem dois familiares, aumenta para 80%. Por isso, é importante prestar atenção nos alimentos que se leva para dentro de casa e na forma como se relaciona com a comida”.

        “Quando for necessário, vale procurar tratamento, pelo qual se busca uma redução racional do peso. A modificação dos hábitos de vida, como a mudança na alimentação e a prática de atividades físicas, não beber em excesso e não fumar são modos de prevenir a obesidade e as doenças relacionadas”, complementa o médico da ABESO.


Disponível em https://www.noticiasaominuto.com.br/lifestyle/1216892/cuida dos-com-excesso-de-peso-previnem-problemas-mentais

No segundo parágrafo, explica-se quem é Eliane Moreira, por meio de um

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D

    ? Segundo o texto:  ?A obesidade - quando a divisão do peso do indivíduo pelo quadro de sua altura é igual ou superior a 30 - é um fator de risco para diversas doenças, como hipertensão, diabetes e diversos tipos de câncer, e tem ligação com transtornos psíquicos, como a depressão?, explica a Drª Elaine Moreira, médica da Federação Brasileira de Gastroenterologia (FBG).

    ? Temos, em destaque, um aposto explicativo (traz uma explicação adicional acerca da Drª Elaine Moreira).

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • Requereu-se o tipo de aposto presente no segundo parágrafo. Sabe que essa função sintática tem como precípuo objetivo a caracterização de um substantivo. Vejamos o fragmento:

     (...) explica a Drª Elaine Moreira, médica da Federação Brasileira de Gastroenterologia (FBG)."

    Veja que o termo sublinhado caracteriza o substantivo Elaine Moreira, conferindo-lhe explicação. Logo, trata-se de aposto.

    a) Pronome.

    Incorreto. O segmento não é pronome de nenhuma natureza e sequer poderia sê-lo;

    b) Artigo.

    Incorreto. O artigo tem função, mormente, de definir ou indefinir um substantivo;

    c) Locução adverbial.

    Incorreto. As locuções adverbiais alteram sentido de verbos, advérbios ou adjetivos;

    d) Aposto.

    Correto. Vide acima.

    Letra D

  • Aposto tem como núcleo, em regra, o substantivo (nalguns casos, o pronome). O vocábulo "médica" é um substantivo que exerce a função de núcleo do aposto e possui mesma identificação semântica ao termo que se relaciona (Drª Elaine Moreira).

    Sendo "médica", ademais, uma substantivo concreto, "da Federação Brasileira de Gastroenterologia (FBG)" exerce a função de adjunto adnominal.

  • Correta, D

    Um dica que vi aqui no QC e que me ajuda bastante:

    Geralmente, o APOSTO vem inserido entre vírgulas.

    Em questões mais complexas esse bizu é de grande ajuda.

  • Cuidado! Aposto nem sempre aparece entre vírgulas..

    Veja: Cidade de fortaleza.

    Poderia dizer qual qual a função sintática do termo "de fortaleza"?

    Aposto - Especificativo.

    Tome nota: Um bom meio de identificar apostos sem incorrer em erros é "sacar" que é possível a substituição do termo (que pode aparecer entre vírgulas) pelo nome..como assim? veja:

    Drª Elaine Moreira, médica da Federação Brasileira de Gastroenterologia (FBG).

    Eu posso substituir o termo "médica da Federação Brasileira de Gastroenterologia (FBG)." por "Drª Elaine Moreira".

    Bons estudos!

  • [GABARITO: LETRA D]

    “A obesidade - quando a divisão do peso do indivíduo pelo quadro de sua altura é igual ou superior a 30 - é um fator de risco para diversas doenças, como hipertensão, diabetes e diversos tipos de câncer, e tem ligação com transtornos psíquicos, como a depressão”, explica a Drª Elaine Moreira, médica da Federação Brasileira de Gastroenterologia (FBG).

    APOSTO à é o termo que se junta a outro de valor substantivo ou pronominal, acrescentando-lhe uma nova informação. Em regra, vem demarcado na oração através dos sinais de pontuação (vírgula, dois-pontos ou travessão).

    Porém, em alguns casos especificativos, poderá vir solto na oração, não demarcado por pontuação.

    O aposto se classifica de acordo com a relação estabelecida com o termo ao qual se refere. Essa classificação é autoexplicativa. Algumas classificações: explicativo, enumerativo, resumidor, comparativo, distributivo, aposto da oração, especificativo etc.

    *Aposto especificativo individualiza um substantivo de sentido genérico. Como não aparece demarcado por nenhum sinal de pontuação, pode ser confundido com o adjunto adnominal.

    Ex: Os vinhos de Pernambuco ganham cada vez mais apreciadores.

    A expressão “de Pernambuco” é uma locução adjetiva e qualifica o substantivo vinhos, exercendo função de adjunto adnominal. Pode-se dizer que “Os vinhos pernambucanos ganham cada vez mais apreciadores”.

    Ex: A atriz Fernanda Montenegro foi premiada com o Emmy Internacional.

    Agora, o termo Fernanda Montenegro é um aposto especificativo, já que individualiza o substantivo genérico atriz, inclusive pode substituí-lo na frase.

    Ao contrário do exemplo anterior, poderíamos suprimir “A atriz” e apenas dizer “Fernanda Montenegro foi premiada...”. Isso é possível porque a expressão Fernanda Montenegro, na qualidade de aposto especificativo, equivale ao termo ao qual se refere.

    OBS: O aposto de oração difere de todos os outros, uma vez que a referência é estabelecida em relação a toda uma oração, e não a um termo especifico.

    FONTE: PORTUGUÊS PARA CONCURSOS - GRAMATICA ESQUEMATIZADA, INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS E QUESTÕES COMENTADAS.