-
Conforme o MCASP 8, Pág. 157, trata-se de mensuração que consiste em determinar os valores pelos quais os elementos das demonstrações contábeis devem ser reconhecidos e apresentados nas demonstrações contábeis.
➤ Ativo:
→ Custo histórico;
→ Valor de mercado (quando o mercado é aberto, ativo e organizado);
→ Valor de mercado (em mercado inativo);
→ Custo de reposição ou substituição;
→ Preço líquido de venda;
→ Valor em uso: valor presente, para a entidade, do potencial de serviços ou da capacidade de gerar benefícios econômicos remanescentes do ativo, caso este continue a ser utilizado, e do valor líquido que a entidade receberá pela sua alienação ao final da sua vida útil.
Obs.: É valor de saída, não observável e específica para a entidade.
Resolução: a definição se refere refere-se ao Valor em uso.
Gabarito: Letra C.
-
Valor em uso é o valor presente, para a entidade, do potencial de serviços ou da capacidade de gerar benefícios econômicos remanescentes do ativo, caso este continue a ser utilizado, e do valor líquido que a entidade receberá pela sua alienação ao final de sua vida útil.
Fonte: NBC TSP ESTRUTURA CONCEITUAL
item 7.58
-
Outras informações sobre o valor de uso:
Ele é um valor de Saída;
Não é observável no mercado; e
Específico para a entidade.
-
Valor em uso
7.58 Valor em uso é o valor presente, para a entidade, do potencial de serviços ou da capacidade de gerar benefícios econômicos remanescentes do ativo, caso este continue a ser utilizado, e do valor líquido que a entidade receberá pela sua alienação ao final da sua vida útil.
-
Valor em uso:
Descrição: Valor presente, para a entidade, do potencial de serviços ou da capacidade de gerar benefícios econômicos remanescentes do ativo, caso este continue a ser utilizado, e do valor líquido que a entidade receberá pela sua alienação ao final da sua vida útil
Entrada ou saída: Saída
Observavel ou nao no mercado: Nao observavel
Especifica ou nao, a entidade: Especifica para entidade