SóProvas


ID
3473941
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
IBGE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

A NBC TSP – Estrutura Conceitual – não propõe uma única base de mensuração (ou a combinação de bases de mensuração) para todas as transações, eventos e condições. Sobre as bases de mensuração dos ativos segundo o MCASP (8ª ed.), o valor presente, para a entidade, do potencial de serviços ou da capacidade de gerar benefícios econômicos remanescentes do ativo, caso este continue a ser utilizado, e do valor líquido que a entidade receberá pela sua alienação ao final da sua vida útil, refere-se ao

Alternativas
Comentários
  • Conforme o MCASP 8, Pág. 157, trata-se de mensuração que consiste em determinar os valores pelos quais os elementos das demonstrações contábeis devem ser reconhecidos e apresentados nas demonstrações contábeis.

    Ativo:

    → Custo histórico;

    → Valor de mercado (quando o mercado é aberto, ativo e organizado);

    → Valor de mercado (em mercado inativo);

    → Custo de reposição ou substituição; 

    → Preço líquido de venda;

    Valor em uso: valor presente, para a entidade, do potencial de serviços ou da capacidade de gerar benefícios econômicos remanescentes do ativo, caso este continue a ser utilizado, e do valor líquido que a entidade receberá pela sua alienação ao final da sua vida útil.

    Obs.: É valor de saída, não observável e específica para a entidade.

    Resolução: a definição se refere refere-se ao Valor em uso.

    Gabarito: Letra C.

  • Valor em uso é o valor presente, para a entidade, do potencial de serviços ou da capacidade de gerar benefícios econômicos remanescentes do ativo, caso este continue a ser utilizado, e do valor líquido que a entidade receberá pela sua alienação ao final de sua vida útil.

    Fonte: NBC TSP ESTRUTURA CONCEITUAL

    item 7.58

  • Outras informações sobre o valor de uso:

    Ele é um valor de Saída;

    Não é observável no mercado; e

    Específico para a entidade.

  • Valor em uso

    7.58 Valor em uso é o valor presente, para a entidade, do potencial de serviços ou da capacidade de gerar benefícios econômicos remanescentes do ativo, caso este continue a ser utilizado, e do valor líquido que a entidade receberá pela sua alienação ao final da sua vida útil.

  • Valor em uso:

    Descrição: Valor presente, para a entidade, do potencial de serviços ou da capacidade de gerar benefícios econômicos remanescentes do ativo, caso este continue a ser utilizado, e do valor líquido que a entidade receberá pela sua alienação ao final da sua vida útil

    Entrada ou saída: Saída

    Observavel ou nao no mercado: Nao observavel

    Especifica ou nao, a entidade: Especifica para entidade