-
✅ Gabarito: E
I. Na frase “Ela trabalha de segunda à sexta-feira”, está correto o emprego do acento indicativo de crase, porque sempre ocorre crase antes de dias da semana → INCORRETO. Aqui não foi observado o paralelismo sintático, primeiro foi usado somente a preposição "de", logo, somente a preposição "a" deve ser usada (=de segunda a sexta-feira) OU com preposição "de" + artigo "a" (=da segunda à sexta-feira).
II. Na frase “A construção das pirâmides egípcias envolveram milhares de trabalhadores e técnicas sofisticadas”, há erro quanto à concordância verbal, porque o verbo envolver deveria estar na terceira pessoa do singular → CORRETO. O correto é "envolveu" (=concorda com o núcleo do sujeito simples no singular= construção).
III. Tanto na palavra saúde quanto na palavra açaí, o acento gráfico sinaliza a existência de hiato → CORRETO. SA-Ú-DE; A-ÇA-Í (=ambas palavras acentuadas devido à regra dos hiatos).
IV. Na frase “A primeira cirurgia, transcorreu sem maiores problemas”, está correta a pontuação, uma vez que se deve separar com vírgula o sujeito do verbo → INCORRETO. Não se deve separar com vírgula o sujeito do verbo.
V. Está correta a concordância nominal na frase “Ela comprou óculos e bolsa caríssimos”, porque o adjetivo se refere a ambos os substantivos → CORRETO. Temos um referente masculino e um feminino, concordância feita no plural e masculino concordando com ambos termos.
➥ FORÇA, GUERREIROS(AS)!!
-
Assertiva E
Somente II, III e V
II. Na frase “A construção das pirâmides egípcias envolveram milhares de trabalhadores e técnicas sofisticadas”, há erro quanto à concordância verbal, porque o verbo envolver deveria estar na terceira pessoa do singular.
III. Tanto na palavra saúde quanto na palavra açaí, o acento gráfico sinaliza a existência de hiato.
V. Está correta a concordância nominal na frase “Ela comprou óculos e bolsa caríssimos”, porque o adjetivo se refere a ambos os substantivos.
-
GABARITO "E"
Observe: "Ela trabalha de segunda à sexta-feira”, está incorreto o emprego do acento indicativo de crase / , porque sempre ocorre crase antes de dias da semana > essa sentença esta errada > EXPLICAÇÃO: Antes de "sexta-feira" temos, somente a preposição "a" sem o uso do artigo (a)" e não resultando em crase obedecendo o paralelismo. Antes de “segunda” por paralelismo, deveríamos ter também preposição "da" isto é a junção de (de + a = da), resultando em “da”. Logo,
"Ela trabalha de segunda a sexta-feira” RESPEITANDO O PARALELISMO NÃO OCORRE CRASE.
OBSERVAÇÃO: o termo > "de" só tem preposição sem artigo logo o segundo termo tem que obedecer o primeiro termo somente a preposição "a" também sem o artigo logo por paralelismo não ocorre crase.
OBSERVAÇÃO: > só ocorreria crase obedecendo o paralelismo se o termo "da" preposição "de" + o artigo "a"
"Ela trabalha da segunda à sexta-feira” "da" com crase
-
Macete simples e fácil para crase:
se tiver DE, será A
se tiver DA, será À
se tiver DAS, será À