SóProvas


ID
3523627
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Rio das Antas - SC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Analise as afirmativas abaixo:

1. Na frase: “Ele foi, logo eu fiquei”, se colocarmos a vírgula depois da palavra “logo”, a frase mudará de sentido.
2. Solecismo é um vício de linguagem e esse vício está presente em: “Chegou ao final, naquele campeonato mundial, seleções que não estavam bem cotadas pela análise técnica.
3. Está de acordo com a norma culta a seguinte frase: “Hão de haver ainda outros campeonatos mundiais e o Brasil conseguirá a vitória”.
4. Na frase “Tua vida são essas ilusões”, a concordância verbal está correta.
5. Observe as frases: “Deverá fazer invernos rigorosos” e “Farão invernos rigorosos”. É possível afirmar que as duas frases se equivalem e ambas estão escritas corretamente quando à concordância.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Alternativas
Comentários
  • Arthur, ainda que haja erro na concordância verbal na última alternativa, é possível dizer que as frases se equivalem semanticamente?

    O "deverá" não passa um sentido de probabilidade? Diferente do "Fará" que seria mais um certeza?

  • Diogo comenta aqui também.

  • @arthur saca dos paranauês do português rs

  • GABARITO - D

    1 - Na forma em que está, logo é conjunção coordenativa conclusiva, equivalente a portanto; trocando-se a posição da vírgula tal como diz o enunciado, logo tornar-se-ía advérbio de tempo/adjunto adverbial. AFIRMATIVA CORRETA.

    2 - Solecismo é um termo técnico que se refere aos erros grosseiros; um deles é a discordância verbal. Na frase, temos a discordância verbal chegou seleções. AFIRMATIVA CORRETA.

    3 - A norma culta dita que o correto é há de haver, devido à impessoalidade que haver tem quando exprime sentido de existir. AFIRMATIVA INCORRETA.

    4 - A concordância desta frase, mais visível na ordem direta, é essas ilusões são tua vida. AFIRMATIVA CORRETA.

    5 - Embora estas duas frases estejam escritas corretamente, elas não têm o mesmo sentido. Na primeira frase, não há sujeito, devido à impessoalidade já mencionada; na segunda, deve-se entender que o termo invernos rigorosos é sujeito disposto em hipérbato - em um contexto propício, isto é, que permitisse identificar o sujeito oculto eles, dever-se-ía interpretar o sujeito como oculto; como aqui não há tal contexto, o sujeito é o objeto direto do verbo farão. Mudança de sujeito acarreta mudança de sentido. AFIRMATIVA INCORRETA.

  • Comentaram, quanto ao item 2: o correto é "chegou a final" (=visto que "a final" é o sujeito do verbo "chegar" e não pode haver sujeito preposicionado)

    O correto não seria "chegaram à final ... seleções" ?

  • Hunt, final não é o sujeito da frase, o sujeito é seleções. E tanto faz o final ou a final, tanto que o VOLP registra essa palavra como substantivo de 2 gêneros.

  • Como professor, deixo aqui alguns comentários. Em primeiro lugar, a frase 3 (“Hão de haver ainda outros campeonatos mundiais e o Brasil conseguirá a vitória) tem dois erros. O primeiro é o verbo haver, como apontado acima. O verbo haver principal empresta sua concordância ao verbo auxiliar. Se o verbo haver (impessoal) for o verbo principal, emprestará sua regência ao verbo auxiliar, ainda que este não seja o verbo haver ("tinha havido manifestações" e não "tinham havido manifestações). Em segundo lugar, quando a conjunção e separa sujeitos diferentes, em regra (como é o caso) deve haver uma vírgula separando as duas orações.