-
✅ Gabarito: C
✓ “O falar é perigoso para as nossas ilusões.”
➥ A preposição "para" indica um valor de passividade, indique o alvo do falar ser perigoso e não possui valor semântico de finalidade, exemplo: Vou à feira para comprar ovos caipira.
➥ FORÇA, GUERREIROS(AS)!!
-
Essa banca é literalmente um " pé no saco",mas vamos aprender a jogar o jogo, rs ..
Fiz por eliminação..
A) A substantivação acontece quando uma palavra que possui uma determinada classificação , passa a exercer função de substantivo.. geralmente acompanhadas de artigo, Numeral. Exemplo:
O desejar pode fazer mal ao coração.
B) O adjetivo oso é um formador de adjetivos (Flávia neves)
-oso: orgulhoso, estudioso, vergonhoso, majestoso,.
D) Ao dizer sentido Universal temos a noção de que não se trata de algo pessoal , como por exemplo quando eu digo - meu ..meu carro!
Nosso traz um valor mais abrangente.
E) É perigoso para quem? para quem está escrevendo ..
-
Para saber se a preposição "para" tem valor de finalidade é só trocar por " a fim de ..." , se não fizer sentido descarta a possibilidade. Que foi o caso da questão. :)
-
acertei, também por eliminação. FGV é mestre nessas questões.
-
O "para" da questão é uma preposição. A finalidade do perigo não são as ilusões. Parece tão óbvio depois que erramos. Essa banca não é de Deus!!
-
Já percebi que essa banca sempre pergunta algo incorreto, ai eu caio igual um patinho e respondo o que é correto que no final vira uma resposta errada
-
ERRO DA ALTERNATIVA "E"
Quando o autor fala "nossas ilusões" ele se inclui no rol daqueles que acreditam que o "falar é perigoso".
FIM.
Abraço e bons estudos.
-
Quem é perigoso, é perigoso PARA alguém/algo. Então a preposição aí é apenas algo exigido pelo adjetivo. Não tem valor semântico (de finalidade ou qualquer outro), apenas sintático. É a tal da "preposição relacional".
GABARITO LETRA C
-
Preposição Valores Relacionais e Nocionais:
Relacionais: quando algum verbo ou algum nome exige esta preposição. Exemplo.: Gosto de comer. (quem gosta, gosta de alguma coisa. O verbo “gostar” exige a preposição “de”, portanto essa preposição tem valor relacional, pois serve para relacionar o verbo ao seu complemento).
- Tenho admiração por pessoas carismáticas. (a preposição “por” é exigida pelo substantivo “admiração”, portanto tem valor relacional.)
- Bebida alcoólica é impróprio para menores. (a preposição “para” é exigida pelo adjetivo “impróprio”, portanto tem valor relacional.)
- Paralelamente a tudo isso, mantenho minha opinião. (a preposição “a” é exigida pelo advérbio “paralelamente”, portanto tem valor relacional.)
“O falar é perigoso para as nossas ilusões.” = valor relacional
Nocional: quando tem valor semântico dentro do contexto em que está inserida a preposição. Exemplos.:
- Eu fui à casa de Luís. (a preposição “de” não é exigida pelo vocábulo “casa”, portanto não tem valor relacional mas sim nocional, pois tem um sentido, tem um valor semântico, tendo essa preposição, nesse contexto, valor de posse.)
- Sairemos com você amanhã. (a preposição “com” faz parte da loc. adverbial “com você” que dá ideia de companhia. Portanto o valor semântico da preposição “com” é de companhia.)
- Estudo Português no EVP para passar na prova. (a preposição “em” contida na aglutinação “no” dá ideia de lugar. Já a preposição “para” dá ideia de finalidade.)
-
incorreta velho incorreta incorretaa
-
EU CHORO TODA VEZ QUE LEIO UMA QUESTÃO DE PORTUGUÊS DA FGV
-
Para saber se a preposição "para" tem valor de finalidade é só trocar por " a fim de ..." , se não fizer sentido descarta a possibilidade. Que foi o caso da questão.
-
por incrível que pareça essa é uma questão simples...
simplesmente o candidato deve saber a diferença de PREPOSIÇÃO e CONJUNÇÃO.
Pronto, matou a questão.
Preposição = conecta palavras
Conjunção = conecta orações.
LOGO, "PARA AS NOSSAS ILUSÕES" não tem como ter ideia de finalidade porque esse PARA é somente uma preposição e não é conjunção final.
Aquilo que é perigoso é perigoso PARA...
-
FALAR está substantivado por causa do Artigo O que vem antes. Aconselho fazer esse tipo de questão por eliminação.
-
pessoal já erra por medo da banca.
-
Que raiva ! Ignorei o incorreta na questão .