-
a: receptividade
b: creches
c: básica
d: 21% foram adotadas
-
na letra C a palavra milenio não foi acentuada, ficaria milênio
-
Pra mim, o erro da letra D são as vírgulas. Elas não deveriam estar ali:
"Em 2009, os Correios receberam 1.981.000 cartas, de todos os estados brasileiros, sendo que 21% foi adotado e atendido por pessoas que desejavam colaborar para um Natal mais solidário."
Se eu estiver errada, por favor, corrijam-me!!
Bons Estudos!!
-
d) Em 2009, os Correios receberam 1.981.000 cartas, de todos os estados brasileiros, sendo que 21% (das cartas) foram adotadas e atendidas (sem vírgula) por pessoas, que desejavam colaborar para um Natal mais solidário.
Vírgula proibida:
SEPARAR O VERBO DO SEU COMPLEMENTO
A vírgula não pode separar o verbo do seu complemento quando não há outros elementos intercalados entre eles.
-
a- Falso.
“Exemplo de ação de caráter social” – sujeito
“ que envolve os carteiros” – Oração Subordinada Explicativa
“tem tido grande recepitividade”- sujeito (desinencial/ ela), “tem tido”, o que?R. grande receptividade(VTD e OD), escrita correta: receptividade
Obs: Após “receptividade” é necessário colocar uma vírgula, pois o termo anterior está deslocado. Veja:
“Exemplo de ação de caráter social que envolve os carteiros e tem tido grande recepitividade é o Papai Noel nos Correios.”
Ordem direta:
“O Papai Noel nos Correios é exemplo de ação de caráter social que envolve os carteiros e tem tido grande receptividade”.
b- Falso
• Em 2009, dois estados testaram um novo modelo para o projeto, segundo o qual só podem participar crianças que cursam até o último ano da 1.ª etapa do ensino fundamental (ou seja, até o 4.º ou 5.º ano) de instituições de ensino públicas (municipais, estaduais ou federais), além de crexes e abrigos.
Análise sintática:
“Em 2009”- Adjunto adverbial de tempo
“dois estados”- sujeito
“testaram”- VTD
“um novo modelo”- OD
“para o projeto”- Adjunto adverbial de finalidade
“segundo”- conjunção conformativa
“o qual”- pronome relativo na função de OD
“só”- advérbio
“podem participar”- locução verbal
“crianças”- sujeito da locução
“que cursam ate o último ano da 1ª etapa do ensino fundamental de instituições de ensino públicas”- Oração adjetiva restritiva
“(até o 4º ou 5ºano)”- Oração apositiva / Não há necessidade do “ou seja”
“(municipais, estaduais ou federais)”- Aposto explicativo
“além de crexes e abrigos”- Aposto Explicativo (além de- conjunção aditiva/ O intuito é acrescentar mais informações/ Reescritura correta: creches)
c- Falso
“A intenção é contribuir para o alcance do 2.º objetivo de desenvolvimento do milenio da ONU: educação basica de qualidade para todos.”
Análise sintática:
“A intenção”- sujeito
“é”- VL
“contribuir”- predicativo do sujeito
“para o alcance do 2º objetivo de desenvolvimento do milenio da ONU”- Oração Adverbial de finalidade/ Reescritura correta: milênio/ paroxítona termina em ditongo
“educação básica de qualidade para todos”- Aposto explicativo/ Reescritura correta: básica/ toda proparoxítona é acentuada
-
d- Falso
• Em 2009, os Correios receberam 1.981.000 cartas, de todos os estados brasileiros, sendo que 21% foi adotado e atendido, por pessoas, que desejavam colaborar para um Natal mais solidário.
Análise sintática:
“Em 2009”- Adjunto adverbial de tempo
“os Correios”- sujeito
“receberam”- VTD/ quem recebe, recebe algo, recebeu o que? R. 1.981 cartas
“1.981.000 cartas”- OD
“de todos os estados brasileiros”-adjunto adverbial de lugar/ entre virgulas, pois está deslocado
“sendo que”- locução conjuntiva aditiva
“21% das cartas”- sujeito
“foi adotado”- locução verbal (O correto é: foram adotadas/ concorda com cartas)
“e”- conjunção aditiva
“atendido”- locução verbal/ foi atendido
“por pessoas”- adjunto adverbial de meio/ a vírgula está errada neste caso
“que desejavam colaborar para um Natal mais solidário.”- aposto explicativo/ aposto no adjunto adverbial
e- Verdadeira
• ) Os presentes são recebidos nas agências e entregues, em regiões carentes dos grandes centros urbanos, por carteiros ou outros empregados dos Correios, às crianças que escreveram as cartas.
Análise sintática:
“os presentes”- sujeito
“são recebidos”- locução verbal
“nas agências”- adjunto adverbial de lugar
“e”- conjunção aditiva
“(são)entregues”- VTI, quem entrega, entrega algo à alguém, entregou a quem? R.as crianças
“, em regiões carentes/ dos grandes centros,”- Adjunto adverbial de lugar/ Adjunto Adnominal
“por carteiros ou (por)outros empregados dos Correios”- Adjunto Adverbial de Meio/ Adjunto Adverbial de Meio
“às crianças”- OI
“que escreveram as cartas”- Oração Adjetiva Restritiva
-
A letra "e" também não está correta. A crase foi empregada erroneamente em "...às crianças que escreveram as cartas."
-
A Crase está certo querida Marcia...
Veja que a partícula "às crianças" (apesar de estar bem distante do verbo "entregues" devido às expressões adverbiais) complementa o verbo "ENTREGUES", o qual possui transitividade indireta nesta questão.
Veja a reescritura:
"Os presentes são recebidos nas agências e entregues às crianças que escreveram as cartas."
Espero ter ajudado...
Cristo Reina
-
Acredito que a Márcia fez referência ao termo "às crianças", mencionando que está errado a colocação do acento grave, porque o pronome relativo retoma anaforicamente "às crianças", exercendo função de sujeito da oração subordina adjetiva restritiva "que escreveram as cartas" e, nesse caso, não poderia haver crase já que sujeito não aceita acento grave. MAS o termo " às crianças" está exercendo função sintática de OI DO VERBRO "ENTREGUES" E DE SUJEITO DO VERBO "ESCREVERAM", portanto a questão está correta.
Corrijam- me se estiver errado..
Bons estudos
-
Na c), além de básico também se acentua milênio.
-
não entendi o porquê da vírgula na alternativa e) , às crianças que escreveram as cartas.
alguém me ajude por favor!
Obrigado!
-
eduardo, reescrevendo a assertvia:
"Os presentes são recebidos nas agências e entregues, em regiões carentes dos grandes centros urbanos, por carteiros ou outros empregados dos Correios, às crianças que escreveram as cartas."
Retire o que está entre vírgulas, pois são partes não essenciais da frase. A parte a ser retirada é: ", em regiões carentes dos grandes centros urbanos, por carteiros ou outros empregados dos Correios,"
Ficaria assim: "Os presentes são recebidos nas agências e entregues às crianças que escreveram as cartas."
Quem entrega, entrega algo a alguem. Logo precisa da preposição "a" antes do artigo no plural "as" tornando a crase obrigatória.
Informação adicional: Se não usássemos o artigo "as" (facultativo), poderia ser reescrita a frase somente com a preposição. Assim: "Os presentes são recebidos nas agências e entregues a crianças que escreveram as cartas."
-
) Os presentes são recebidos nas agências e entregues, em regiões carentes dos grandes centros urbanos, por carteiros ou outros empregados dos Correios, às crianças que escreveram as cartas.
Acredito que esta virgula não está bem empregada.
-
Fácil a questão.
Para encontrarmos mais rápido a resposta, basta seguirmos a colocação pronominal
Se alguém tiver interesse em estudarmos juntos via internet, min envia um imail para jmadorador@hotmail.com, para entramos em contato.
Deus abençoe.
-
- Gabarito letra E.
- a) Exemplo de ação de caráter social que envolve os carteiros e tem tido grande recepitividade é o Papai Noel nos Correios. Desde 1997, quando se transformou em projeto corporativo, passou a ser desenvolvido em todas 28 diretorias regionais.
- b) Em 2009, dois estados testaram um novo modelo para o projeto, segundo o qual só podem participar crianças que cursam até o último ano da 1.ª etapa do ensino fundamental (ou seja, até o 4.º ou 5.º ano) de instituições de ensino públicas (municipais, estaduais ou federais), além de crexes e abrigos.
- c) A intenção é contribuir para o alcance do 2.º objetivo de desenvolvimento do milenio da ONU: educação basica de qualidade para todos.
- d) Em 2009, os Correios receberam 1.981.000 cartas, de todos os estados brasileiros, sendo que 21% foi adotado e atendido, por pessoas, que desejavam colaborar para um Natal mais solidário.
-
Gente, "21% foi adotado e atendido" está correto, pois está concordando com a porcentagem, e não com o especificador (cartas). Com porcentagem e fração essa concordância é opcional.
Um
quinto das fortunas foi devolvido/foram devolvidas ao herdeiro.
-
-
intenÇão é diferente de Intensão!
-
ALGUNS ERROS:
a) RECEPTIVIDADE
b) CRECHES
c) MILÊNIO/BÁSICA
d) 21% FORAM / SEPARARAM O VERBO DO
COMPLEMENTO COM VÍRGULA
e)
CORRETA
-
Na minha opinião essa questão teria sido anulada pois também na letra e tem uma vírgula fora do lugar, deveria ser: nas agências e entregues nas regiões carentes... sem a vírgula após entregues.
-
gabarito letra E => correto, vírgulas isolam elementos de natureza adverbial:
Os presentes são recebidos nas agências e entregues, (...) , às crianças que escreveram as cartas.
(em regiões carentes dos grandes centros urbanos, por carteiros ou outros empregados dos Correios)
-
Sacanagem aquele RECEPITIVIDADE... esse mísero "i" passou batido e acabei marcando essa ¬¬
-
GABARITO = E
A-)Exemplo de ação de caráter social que envolve os carteiros e tem tido grande recepitividade ( CORRETO = RECEPTIVIDADE) é o Papai Noel nos Correios. Desde 1997, quando se transformou em projeto corporativo, passou a ser desenvolvido em todas 28 (FALTOU O ARTIGO --> CORRETO = TODAS "AS" 28...) diretorias regionais.
B-)Em 2009, dois estados testaram um novo modelo para o projeto, segundo o qual só podem participar crianças que cursam até o último ano da 1.ª etapa do ensino fundamental (ou seja, até o 4.º ou 5.º ano) de instituições de ensino públicas (municipais, estaduais ou federais), além de crexes (CORRETO = CRECHES)e abrigos.
C-)A intenção é contribuir para o alcance do 2.º objetivo de desenvolvimento do milenio (PAROXÍTONA TERMINADA EM DITONGO CRESCENTE --> CORRETO = MILÊNIO) da ONU: educação basica (PROPAROXÍTONA--> CORRETO = BÁSICA) de qualidade para todos.
D-)Em 2009, os Correios receberam 1.981.000 cartas, de todos os estados brasileiros, sendo que 21% (QUANDO NÓS TEMOS UM % DESACOMPANHADO DE SUBSTANTIVO, A CONCORDÂNCIA DEVE SER FEITA COM ESTE NUMERAL. SENDO ASSIM O CORRETO = 21% "FORAM ADOTADOS...)foi adotado e atendido, por pessoas, que desejavam colaborar para um Natal mais solidário.
E-)Os presentes são recebidos nas agências e entregues, em regiões carentes dos grandes centros urbanos, por carteiros ou outros empregados dos Correios, às crianças que escreveram as cartas.
-
tá mais para exame de vista..rss
-
Acho que no item B além de chexe, está errado instituiçoes de ensino publicas, a meu ver seria instituiçoes de ensino PÚBLICO alguém poderia explicar?
-
Acho que no item B além de chexe, está errado instituiçoes de ensino publicas, a meu ver seria instituiçoes de ensino PÚBLICO alguém poderia explicar?
Agora que vc falou também reparei, acho que vc está correto, pois o adjunto adnominal (adjetivo) público concordaria com ensino(que tem gênero masculino e está no singular), por isso público e não públicas, já municipais, estaduais ou federais, concordam com instituições.
-
"RECEPITIVIDADE" e "CREXE" o inimigo querendo agir!!
LETRA E
-
B. Nem cheguei até a palavra "crexe", já parei no erro de regência na letra B:
Em 2009, dois estados testaram um novo modelo para o projeto, DO QUAL (e não "segundo o qual") só podem participar crianças...
Percebam que o verbo participar pede a regência DE: quem participa, participa DE alguma coisa e não SEGUNDO alguma coisa.
Concordam? Vi que esse ponto não foi explorado nos comentários (pelo menos nos que eu li, hehe).
AVANTE, GUERREIROS!
-
a) Exemplo de ação de caráter social que envolve os carteiros e tem tido grande recepitividade é o Papai Noel nos Correios. Desde 1997, quando se transformou em projeto corporativo, passou a ser desenvolvido em todas 28 diretorias regionais.
b) Em 2009, dois estados testaram um novo modelo para o projeto, segundo o qual só podem participar crianças que cursam até o último ano da 1.ª etapa do ensino fundamental (ou seja, até o 4.º ou 5.º ano) de instituições de ensino públicas (municipais, estaduais ou federais), além de crexes e abrigos.
c) A intenção é contribuir para o alcance do 2.º objetivo de desenvolvimento do milenio da ONU: educação basica de qualidade para todos.
d) Em 2009, os Correios receberam 1.981.000 cartas, de todos os estados brasileiros, sendo que 21% foi adotado e atendido (,) por pessoas (,) que desejavam colaborar para um Natal mais solidário.
e) Os presentes são recebidos nas agências e entregues, em regiões carentes dos grandes centros urbanos, por carteiros ou outros empregados dos Correios, às crianças que escreveram as cartas.
-
POXA QUESTÃO CHATA MAIS CONSEGUIR OBTER EXITO GAB LETRA E
-
O problema do enunciado dessa questão é que ela pede uma alternativa que gramaticamente está correta. Mas o engraçado que se a questão tem um erro ortográfico ela automaticamente se torna errada para banca cespe, o que não deveria ser. Pelo que eu vi, fazendo algumas questões, que ela mudou seu modo de cobrança atualmente, ou seja, GRAMATICAL é GRAMATICAL e ORTOGRÁFICO é ORTOGRÁFICO.
ERRO ORTOGRÁFICO: A ortografia dita as regras para a correta grafia das palavras. Por exemplo: abacaxi é com “x”. Ao redigir “abacachi”, há, portanto, um erro ortográfico.
ERRO GRAMATICAL: "Eles comeu o bolo." Aqui há um problema de concordância, logo resulta em ERRO GRAMATICAL.
-
GABARITO = E
A-)Exemplo de ação de caráter social que envolve os carteiros e tem tido grande recepitividade ( CORRETO = RECEPTIVIDADE) é o Papai Noel nos Correios. Desde 1997, quando se transformou em projeto corporativo, passou a ser desenvolvido em todas 28 (FALTOU O ARTIGO --> CORRETO = TODAS "AS" 28...) diretorias regionais.
B-)Em 2009, dois estados testaram um novo modelo para o projeto, segundo o qual só podem participar crianças que cursam até o último ano da 1.ª etapa do ensino fundamental (ou seja, até o 4.º ou 5.º ano) de instituições de ensino públicas (municipais, estaduais ou federais), além de crexes (CORRETO = CRECHES)e abrigos.
C-)A intenção é contribuir para o alcance do 2.º objetivo de desenvolvimento do milenio (PAROXÍTONA TERMINADA EM DITONGO CRESCENTE --> CORRETO = MILÊNIO) da ONU: educação basica (PROPAROXÍTONA--> CORRETO = BÁSICA) de qualidade para todos.
D-)Em 2009, os Correios receberam 1.981.000 cartas, de todos os estados brasileiros, sendo que 21% (QUANDO NÓS TEMOS UM % DESACOMPANHADO DE SUBSTANTIVO, A CONCORDÂNCIA DEVE SER FEITA COM ESTE NUMERAL. SENDO ASSIM O CORRETO = 21% "FORAM ADOTADOS...)foi adotado e atendido, por pessoas, que desejavam colaborar para um Natal mais solidário.
E-)Os presentes são recebidos nas agências e entregues, em regiões carentes dos grandes centros urbanos, por carteiros ou outros empregados dos Correios, às crianças que escreveram as cartas.
Juliane Goya
-
LETRA E
-
Os presentes são recebidos nas agências e entregues, em regiões carentes dos grandes centros urbanos, por carteiros ou outros empregados dos Correios, às crianças que escreveram as cartas.O trecho apresentado está gramaticalmente correto.
-
A
Exemplo de ação de caráter social que envolve os carteiros e tem tido grande recepitividade é o Papai Noel nos Correios. Desde 1997, quando se transformou em projeto corporativo, passou a ser desenvolvido em todas 28 diretorias
regionais.
- RECEPTIVIDADE= P ``MUDO``
B
Em 2009, dois estados testaram um novo modelo para o projeto, segundo o qual só podem participar crianças que cursam até o último ano da 1.ª etapa do ensino fundamental (ou seja, até o 4.º ou 5.º ano) de instituições de ensino públicas (municipais, estaduais ou federais), além de crexes e abrigos.
- CRECHES= COM ``CH``
C
A intenção é contribuir para o alcance do 2.º objetivo de desenvolvimento do milenio da ONU: educação basica de qualidade para todos.
- MILENIO= ACENTO CIRCUNFLEXO NO ``E`` ( meu teclado está bugado)
- BÁSICA= PROPARAOXÍTONA
D
Em 2009, os Correios receberam 1.981.000 cartas, de todos os estados brasileiros, sendo que 21% foi adotado e atendido, por pessoas, que desejavam colaborar para um Natal mais solidário.
FORAM ADOTADAS= CONCORDANCIA VERBAL COM 21%
E
Os presentes são recebidos nas agências e entregues, em regiões carentes dos grandes centros urbanos, por carteiros ou outros empregados dos Correios, às crianças que escreveram as cartas.
-
"Crexe" eu ri altoooo