SóProvas



Prova CESPE - 2011 - Correios - Agente de Correios - Operador de Triagem e Transbordo


ID
359272
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

É responsável pela realização de cálculos matemáticos em um computador o componente de hardware denominado

Alternativas
Comentários
  • Letra C.
    O item da letra A permite a compunicação entre os diversos componentes da placa mãe, apenas transferindo bits entre eles.
    O item B é um dispositivo de entrada de dados, que pode ser conectado pela porta USB, mas nos modelos anteriores, PS/2, DIN e mini-DIN.
    O item D é apenas a construção de 8 bits, oito sinais de energia (ligado ou desligado, zero ou um) para representar um caracter.
    O item E é um dispositivo de armazenamento de dados, de entrada/saída, que deixou de ser fabricado pela SONY em 2010, substituído por pendrives, CDs, DVDs, etc. As letras A e B nos computadores Windows (e FD0, FD1) ainda são reservados para estas unidades removíveis.
  • O processador é o cérebro do micro, encarregado de processar a maior parte das informações. Ele é também o componente onde são usadas as tecnologias de fabricação mais recentes. O processador é o componente mais complexo e freqüentemente o mais caro, mas ele não pode fazer nada sozinho. Como todo cérebro, ele precisa de um corpo, que é formado pelos outros componentes do micro, incluindo memória, HD, placa de vídeo e de rede, monitor, teclado e mouse. 


    processador
  • Byte e teclado não tem nada a vê com o que pede  a questão e muito menos o disquete.O que realiza tal procedimento é o processador.
  • Letra C.

    Resumindo de uma forma mais descomplicada...

    Sabemos que o processador é o componente principal de um sistema de computação; e que ele é responsável por todas as operações de processamento e de controle durante a execução de um programa. Contém circuitos controladores da interpretação e da execução das intruções. E, é dividida em pelo menos duas partes básicas:
    UC - Unidade de Controle -> É responsável pelo gerenciamento de todos os recursos do computador, coordenando todas as suas atividades.  Alguns Exemplos: 1) Buscar a instrução na memoria primária; 2) Estabelecer as operações a serem executadas; 3) Buscar dados na memória para serem processados...
    ULA - Unidade Lógica e Aritmética -> É responsável pela execução de instruções que envolvem operações aritméticas (somas e subtrações) e lógicas (testes e comparações) entre valores. 
  • Olá pessoal!!
    Resposta: letra "C" de casa....

    Só acrescentando mais um pouco aos excelentes comentários, detalharei mais um pouco o processador, podemos ver que há ainda os seguintes componentes:
    REGISTRADORES- Pequenas quantidades de memórias extremamente velozes que armazenam comandos ou valores que são utilizadados no controle e processamento de cada instrução.
    UPF- UNIDADE DE PONTO FLUTUANTE- Ela é responsável pelas instruções matemáticas mais complexas onde são utilizados números inteiros e fracionários.

    Abraço, bons estudos!
  • Prezados,

    O componente do computador responsável pela realização de cálculos matemáticos é o processador.
    O barramento não é responsável por realizar cálculos , teclado é um dispositivo de entrada de dados, byte é uma unidade de medida e disquete é um meio de armazenamento.

    Portanto a alternativa correta é a letra C

  • Acho que se colocasse entre as opções CALCULADORA, um monte de gente ia marcar ela, pq teve gente q marcou disquete kkkkkk

  • Informática para Concursos - 5ª Edição

     O processador é o componente eletrônico que representa a CPU. É como se ele fosse o “cérebro” do computador. O microprocessador é, na verdade, um chip (circuito eletrônico) bastante complexo que possui a capacidade de processar (calcular) as informações que recebe. É função do microprocessador, também, executar os programas (ou seja, as instruções dos softwares são obedecidas pela CPU).

  • O processador realiza cálculos por intermédio da ULA (unidade lógica aritmética).

  • GABARITO: C

    Para concursos,lembre-se de que,PROCESSADOR É O CÉREBRO DA MÁQUINA, é responsável por realizar os cálculos matemáticos.

  • O processador realiza cálculos por intermédio da ULA (unidade lógica aritmética) e é o cérebro do computador.
  • O processador é dividido, basicamente, em três partes:

    >>> Unidade lógica e aritmética (ULA);

    >>> Unidade de controle (UC)

    >>> Registradores

    Os dois primeiros possuem função de efetuar as operações de cálculos. Para que isso se realize, é preciso que os dados sejam armazenados nos registradores, que tem função de armazenamento.

    Ou seja, os registradores são um tipo de memória cache mais rápida do computador, possuindo função de armazenar os dados gerados da ULA.

    Os registradores estão no topo da , sendo assim, é um tipo de memória mais rápida e financeiramente mais custosa.

  • Função da ULA- Unidade Lógica Aritmética
    • PROCESSADOR/UCP/CPU

    É o cérebro/motor do computador. Executa o que está nas memórias (cache, RAM, discos). COMPONENTES:

    a)      Unidade de controle/UC: distribui e organiza os dados;

     

    b)     Unidade lógica e aritmética/ULA/UAL: responsável pelas operações aritméticas e lógicas entre 2 números (0/1). 10010011 + 01101001 = 11111100. Lembrando que: 1 + 0 = 1 e 1 + 1 = 10 (vai 1).

     

    c)      Registrador: memória (tipo de memória RAM) de pequena capacidade, porém a mais rápida que existe dentro de um computador.

    OBS: não confundir com gabinete, que é o invólucro e o processador está dentro.  

    (sou bem sofrida em informática, mas estou compartilhando o que anotei das aulas/questões... qualquer erro, pf, mandar mensagem).


ID
359275
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

A transferência, para um computador local, de arquivos disponibilizados na Internet é possível com a utilização de protocolos. Assinale a opção que apresenta o nome de um dos protocolos comumente utilizados nessa transferência.

Alternativas
Comentários
  • Olá
    Gabarito (b)

    O único protocolo dentre as alternativas é o FTP.
    Pra que serve? Serve para tranferencia de dados entre o usuário e a internet. Exemplos dessas tranferências são o download e upload.
  • FTP significa File Transfer Protocol (Protocolo de Transferência de Arquivos), e é uma forma bastante rápida e versátil de transferir arquivos (também conhecidos como ficheiros), sendo uma das mais usadas na Internet.

    Pode referir-se tanto ao protocolo quanto ao programa que implementa este protocolo (Servidor FTP, neste caso, tradicionalmente aparece em letras minúsculas, por influência do programa de transferência de arquivos do Unix).

    A transferência de dados em redes de computadores envolve normalmente transferência de arquivos e acesso a sistemas de arquivos remotos (com a mesma interface usada nos arquivos locais). O FTP (RFC 959) é baseado no TCP, mas é anterior à pilha de protocolos TCP/IP, sendo posteriormente adaptado para o TCP/IP. É o padrão da pilha TCP/IP para transferir arquivos, é um protocolo genérico independente de hardware e do sistema operacional e transfere arquivos por livre arbítrio, tendo em conta restrições de acesso e propriedades dos mesmos.

  • B

    Transfere arquivos de um computador e para um computador que execute o serviço de servidor protocolo de transferência de arquivo (FTP) como o Internet Information Services.
  • Entre os meios citados o que realiza a função que a questão pede é a letra B, tal é feitopor meio da internet.
  • Não entendi. Não seria: "transferência de arquivos da página da faculdade para o computador do aluno"?
  • A transferência, para um computador local, de arquivos disponibilizados na Internet é FTP (File Transfer Protocol).Ou protocolo de tranferência.FTP.

  • único protocolo que temos ai é o FTP ( protocolo para transferencia de arquivos entre um computador local e um computador remoto e vice versa )

  • Prezados,

    Um protocolo responsável pela transferência de arquivos é o FTP , file transfer protocolo.
    Email é uma forma de comunicação que permite o envio de correios eletrônicos, e não um protocolo. Chat é uma forma de comunicação de troca de mensagens , também não é um protocolo. Orkut era uma rede social. Browser é o navegador.

    Portanto a alternativa correta é a letra B

  • Unico Protocolo ai é o FTP. 

    Se alguem colocou orkut, vamos estudar mais hein... 

  • Esse tipo de questão me faz crer que as vezes a banca sente pena da gente e nos presenteia com UMA questão como está.  
    Rumbora povo arretado, tem muito caminho pela frente, viss?!

  • Quando você faz um download/upload e não dá certo, xinga a mãe de todo mundo (FDP => associe ao protocolo FTP)

  • Ajuda muito decorar os nomes dos protocolos em inglês, muitas perguntas são respondidas com a tradução literal do nome do protocolo.

  • FTP (File Transfer Protocol) ---> protocolo de transferência de arquivo.

    Ou seja, falou em download e upload de arquivos, trata-se do FTP.

  • Minha contribuição.

    FTP (File Transfer Protocol - portas 20 / 21): é responsável pela realização de transferências de arquivos entre um cliente FTP e um servidor FTP. Em suma, é o protocolo de transferência de arquivos entre computadores.

    Fonte: Estratégia

    Abraço!!!

  • Email, chat, Orkut e browser não são protocolos. Na verdade, nas opções só o FTP é protocolo.

    FTP

    Protocolo de transferência de arquivos utilizado para troca de arquivos e pastas (download e upload) entre cliente e servidor, não necessita de programas específicos. Pode ser que se peça senha ou não.

    Trabalha no mínimo duas portas durante uma sessão:

    1. Half-duplex: Controle de conexão, porta 21
    2. Full-duplex: Transferência de dados, porta 20

  • ORKUT deu uma nostalgia agora :(

  • Gab: B

    Alguns protocolos:

    -HTTP – navegação na World Wide Web;

    -FTP – transporte de arquivos;

    -SMTP – envio de e-mail para o provedor e não para a máquina;

    -POP – recebimento de e-mail; (ex:outlook)

    -IMAP - recebimento de e-mail; (ex:yahoo; hotmail;...)

    -SSH – login remoto seguro; Porta 22 = SSH22H

    -DNS – converte nome em IP;

    -WAP – telefonia móvel;

    -UDP – transporte de arquivo de áudio e vídeo;

    -TCP – sistema de entrega confiável.


ID
359281
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Entre os componentes periféricos de um computador, constituem, respectivamente, exemplos de dispositivos de entrada e de saída de dados de um computador

Alternativas
Comentários
  • Olá
    Gabarito (e)

    Copiei o meu comentário da questão Q119190 e fiz algumas modificações.

    Entrada: É todo dispositivo (periférico) capaz de fazer a entrada de informações no computador.
    Periférico >>> Computador.
    teclado e mouse, scanner, microfone, webcam, etc.

    Saída: Todo periférico capaz de fazer a saída de informações:
    Computador >>> Periférico.
    Monitor, impressora, caixas de som, etc.

    Atenção aos periféricos de entrada e saída, pois são capazes de enviar e receber informações.
    Alguns exemplos:
    Mutifuncional (Imprime e escaneia);
    Modem (recebem e enviam informações);
    Placas de modem e rede;
    Monitor touchscreem ;
    Gravador de CD e DVD;
    Drive de disquete.

    Devemos dar um ênfase no monitor TouchScreem. Apesar de ser um monitor, ele é capaz de receber e enviar informações. Quando você toca na tela, você está enviando e recebendo informações ao mesmo tempo.
  • A entrado e a saída de informações e feita por meio do mouse e o monitor LCD,Pergunta muito bem elaborada,mas um pouco de ateção e lógica deixa bem clara a alternativa correta. que só pode ser a letra E.
  • A impressora é passível de discussão pode ser entrada e saída ao meso tempo se consideramos uma multifuncional. Levando o comentário em cosideração a letra C poderia ser dispositivos de entrada e saída.
  • Periféricos são aparelhos ou placas que enviam ou recebem informações do computador. Na informática, o termo "periférico" aplica-se a qualquer equipamento acessório que seja ligado à CPU (unidade central de processamento), ou, num sentido mais amplo, ao computador. O primeiro Periférico criado foi por um cientista chamado Philipe Brusk .Os exemplos de periféricos sao: impressoras, digitalizadores, leitores e ou gravadores de CDs e DVDs, leitores de cartões e disquetes, mouses, teclados, câmeras de vídeo, entre outros.

    Cada periférico tem a sua função definida, desempenhada ao enviar tarefas ao computador, de acordo com sua função periférica.

    Existem vários tipos de periféricos:

    • De entrada: basicamente enviam informação para o computador (teclado, mouse, joystick, digitalizador);
    • De saída: transmitem informação do computador para o utilizador (monitor, impressora, caixa de som);
    • De processamento: processam a informação que a CPU (unidade central de processamento) enviou;
    • De entrada e saída (ou mistos): enviam/recebem informação para/do computador (monitor touchscreen, drive de DVD, modem). Muitos destes periféricos dependem de uma placa específica: no caso das caixas de som, a placa de som.
    • De armazenamento: armazenam informações do computador e para o mesmo (pen drive, disco rígido, cartão de memória, etc).
    • Externos: equipamentos que são adicionados a um computador, equipamentos a parte que enviam e/ou recebem dados, acessórios que se conectam ao computador.

    Outros recursos são adicionados ao computador através de placas próprias: é o caso da Internet, com placa de rede ou modem; televisão, através de uma placa de captura de vídeo, etc...


    Graça e Paz

  • Olá galera,

    Alguém poderia me explicar o motivo da letra d esá errada? 

    Grato,

    Gabriel
  •  é um painel fino usado para exibir informações por via eletrônica, como texto, imagens e vídeos. Seu uso inclui monitores para computadores, televisores, painéis de instrumentos e outros dispositivos, que vão desde cockpit de aeronaves, displays em computadores de bordo de automóveis, a dispositivos de utilização diárias, tais como leitores de vídeo, dispositivos de jogos, relógios, calculadoras e telefones.

    Um LCD consiste de um líquido polarizador da luz, eletricamente controlado, que se encontra comprimido dentro de celas entre duas lâminas transparentes polarizadoras. Os eixos polarizadores das duas lâminas estão alinhados perpendicularmente entre si. Cada cela é provida de contatos eléctricos que permitem que um campo elétrico possa ser aplicado ao líquido no interior.

    Fonte: WiKipédia.
     





  • O mouse é entrada e saída?
  • Ana Alves, se atente para o enunciado da questão, que pede "respectivamente, exemplos de dispositivos de entrada e de saída de dados ". Portanto, a alternativa E informa que o mouse é dispositivo de entrada e o monitor LCD de saída, e não que ambos sejam DE ENTRADA E SAÍDA (HÍBRIDOS).
  • Letra E

    a) mouse - entrada /   teclado - entrada     ERRADO

    b) impressora - saída / microfone - entrada ERRADO - questão pede respectivamente

    c) impressora - saída / monitor LCD - saída ERRADO

    d) teclado - entrada / microfone - entrada ERRADO

    e) mouse - entrada / monitor LCD - saída CERTO

  • Olá pessoal,

    O item D gera uma certa insegurança. Se eu uso um microfone, o mesmo envia informações ao meu receptor e ao mesmo tempo os mesmos dados enviados podem sair via caixas de som. Dispositivo de entrada e saída.

    Romildo

  • Romildo, o som sai pela caixa de som e não pelo microfone. Não pode ser de entrada e saída.

  • Franco Machado, seu comentário foi de grande utilidade, muito obrigada! 

  • Essa questão gerou ambiguidade, visto que, parece ser o E/S, ela deveria especificar.

  • Prezados,

    Os dispositivos periféricos de entrada são responsáveis por enviar dados para o computador, e os dispositivos de saída são responsáveis por enviados dados do computador para fora.
    A alternativa que representa corretamente um exemplo de dispositivo de entrada e outro de saída é o mouse e o monitor.
    A alternativa A está errada pois teclado é um dispositivo de entrada de dados.
    A alternativa B está errada pois a impressora é um dispositivo de saída de dados e o microfone é um dispositivo de entrada de dados.
    A alternativa C está errada pois a impressora é um dispositivo de saída de dados.
    A alternativa D está errada pois o microfone é um dispositivo de entrada de dados.

    Portanto a alternativa correta é a letra E

  • Entrada é aquilo que você utiliza pra ''Enfiar'' no computador o que você deseja. Saída é aquilo que você tem pra ''Retirar'' o que você necessita. 


  • Questão muito subjetiva, a palavra RESPECTIVAMENTE ajudaria muito na compreensão da assertiva.

  • Romullo André,

    você leu a com atenção o enunciado da questão?

    "Entre os componentes periféricos de um computador, constituem, RESPECTIVAMENTE, exemplos de dispositivos de entrada e de saída de dados de um computador".


  • Essa palavra RESPECTIVAMENTE, foi para confundir muito a questão, já que: a letra: B(saída e entrada) não estando na RESPECTIVA ORDEM(entrada e saída). Enfim e uma questão muito confusa.

  • C & E estão corretas.

  • Questão tornou-se desatualizada, Impressoras multi são de entrada e saida, assim como os monitores com touch.

  • Acredito que o respectivamente , mudou a forma de se interpretar ,  ou seja o mouse ( entrada ) e respectivamente ( sequência )  que é a saída (impressora ).

    Se não tivesse a palavra respectivamente , seria a letra C.

  • Em nenhum momento a banca diz que o monitor LCD é touchscreen. Seja simples!!! Gab: E
  • leiam o comentário da Thamires Rocha antes de ler outros comentários:

    ''Ana Alves, se atente para o enunciado da questão, que pede "respectivamente, exemplos de dispositivos de entrada e de saída de dados ". Portanto, a alternativa E informa que o mouse é dispositivo de entrada e o monitor LCD de saída, e não que ambos sejam DE ENTRADA E SAÍDA (HÍBRIDOS)."

  • LETRA E


ID
359290
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

A janela Painel de controle do Windows XP disponibiliza ao usuário aplicativos capazes de auxiliá-lo na realização de tarefas que permitem personalizar o seu computador. Entre essas tarefas inclui-se a de instalar novos dispositivos de entrada e saída no computador, como placa de vídeo, placa de rede e placa de som, cujo assistente pode ser inicializado ao se aplicar clique duplo sobre o ícone

Alternativas
Comentários
  • Letra C.
    No item A a instalação de dispositivos é restrita a impressoras, multifuncionais e aparelhos de fax.
    No item B, a configuração é restrita aos dispositivos de modem e telefone, como código de área, número prefixo para discagem (caso de PABX), etc.
    No item D, a instalação envolve apenas software.
    No item E, a instalação envolve apenas software disponibilizado pelo Windows Update, em 3 configurações selecionáveis (automático, download e instalação manual, nenhum download).
  • Apesar da imagem ruim,a letra que atende ao pedido da questão e que executa todos os mecanismos pedidos pela questão e a letra C.
  • Prezados,

    A ferramenta do painel de controle responsável por instalar novos dispositivos de entrada e saída no computador é o Adicionar Hardware.
    Apesar do item Impressoras e aparelhos de fax permitirem a instalação de impressoras e multifuncionais, que são dispositivos de entrada e saída, o Adicionar Hardware é responsável pela instalação de placas de vídeo, rede e som, conforme informado no enunciado da questão, o que o torna a alternativa correta.

    Portanto a alternativa correta é a letra C.

  • Eduardo Alves Nogueira

    isso daqui não é albo de fotos não, para de reclamar e vai estudar.

    otariano.


ID
359317
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Em uma apresentação que esteja em edição no Microsoft PowerPoint 2007,

Alternativas
Comentários
  • Letra D.
    No item A, a tabela poderá ser criada diretamente no PowerPoint, sem uso do Excel.
    No item B, quando ocultamos um slide durante a apresentação, podemos re-exibi-lo posteriormente. Ele não é deletado.
    No item C, o recurso SmartArt é para inclusão de diagramas, organogramas, etc. A formatação de textos está no controle Formatar/ Textos.
    No item E, existem cliparts que podem estar no computador, como as imagens do usuários. Os cliparts online, disponíveis na Microsoft, serão acessados pela caixa de pesquisa, e caso selecionados, serão transferidos para o computador local, dispensando a criação do link.
  • Acostume-se. A CESPE chama slide de eslaide, site de sítio, hyperlink de ligação, e está correto, porque são sinônimos.
  •  d) é possível inserir, em um eslaide, uma imagem criada a partir do aplicativo Paint, disponibilizado como acessório do Windows XP.

    Resposta Correta..
  • Correto.

    O símbolo : dentro da fórmula de SOMA especifica ATÉ, portanto, ambas as fórmulas efetuam a soma, no mês de janeiro, dos itens água, luz, telefone, aluguel e gasolina.
  • Alternativa C: Para se inserir texto no formato sobrescrito ou subscrito em um eslaide, deve-se utilizar o recurso denominado SmartArt. (ERRADA).

    Este artigo descreve como fazer textos sobrescrito ou subscrito no PowerPoint 2010.

    Selecione o texto que deseja formatar como sobrescrito ou subscrito.

    Na guia Início, vá ao grupo Fonte e clique no Iniciador de Caixa de Diálogo .

    Na caixa de diálogo Fonte, vá até Efeitos e selecione a caixa de seleção Sobrescrito ou Subscrito


    Fonte: https://support.office.com/pt-br/article/Formatar-texto-como-sobrescrito-ou-subscrito-126cc9f9-3501-4757-87ad-81211d34713b


  • Prezados,

    A alternativa A está errada pois podemos criar uma tabela diretamente do PowerPoint.
    A alternativa B está errada pois ocultar um slide não implica necessariamente em sua exclusão.
    A alternativa C está errada pois o recurso SmartArt serve para inserir um elemento gráfico para comunicar informações visualmente, e não para aplicar o formato sobrescrito ou subscrito.
    A alternativa E está errada pois podemos inserir um clip-art sem associar previamente o conteúdo do clip-art a um hiperlink para a internet.
    A alternativa D está correta, é possível sim inserir em um slide uma imagem criada a partir do Paint.

    Portanto a alternativa correta é a letra D.

  • GABARITO D

     

    A alternativa A está errada pois podemos criar uma tabela diretamente do PowerPoint.
    A alternativa B está errada pois ocultar um slide não implica necessariamente em sua exclusão.
    A alternativa C está errada pois o recurso SmartArt serve para inserir um elemento gráfico para comunicar informações visualmente, e não para aplicar o formato sobrescrito ou subscrito.
    A alternativa E está errada pois podemos inserir um clip-art sem associar previamente o conteúdo do clip-art a um hiperlink para a internet.
    A alternativa D está correta, é possível sim inserir em um slide uma imagem criada a partir do Paint.

     


ID
359320
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Com relação a conceitos, tecnologias e serviços associados à Internet, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Letra A.
    O item B fala sobre o gerenciador de banco de dados Microsoft Office Access, que trabalha com arquivos MDBX, CSV, RTF, enquanto que o firewall está no Painel de Controle, no Windows, ou ainda um software de terceiros.
    No item C, o serviço de webmail pode acessar grupos de discussão, e até opções de chat, porém não faz parte da sua definição primária.
    No item D, a conexão do tipo banda larga pode ser por cabo telefônico par trançado RJ-11 (caso do ADSL da Telefônica, onde instalamos um filtro de sinal para separação), via cabo coaxial (caso da internet via cabo de TV, Net, Sky, etc), via cabo de rede (caso de concentrador de sinal de rádio instalado no condomínio), e até por fibra ótica. Como se pode observar, não é exigência o uso de fibra ótica para acesso à banda larga.
    No item E, o protocolo FTP (File Transfer Protocol) é usado para transferência de arquivos, porém, mesmo com criptografia, não dispensa o uso do software antivírus. [corrigido, após lembrete da potteriana]
  • Se a letra D fosse correta...imaginem o quanto seria caro ter banda larga! huahuaha
  • concordar com o amigão ai de cima, se ADSL fosse somente por fibra ótica tava todo mundo @#$%¨&*(
  • Blza, o problema foi que a palavra SITE da alternativa A está escrito SÍTIOS, tem que consertar pra não haver tropeços. obg
  • As intituições utilizam Sites e Sítios (significam a mesma coisa), por isso não está errado!
  • Olá colegas, 

    creio que houve uma confusão nos comentários acima. Diferente do que alguns disseram, o protocolo para transferência de arquivos é o FTP e não o TCP. Creio ser este o principal erro da alternativa E. Toda a sequência da alternativa ("quando se deseja garantir segurança sem o uso de software antivírus.") fica comprometida devido ao erro no nome do protocolo.

    Espero ter ajudado a todos.

    Bons estudos!
  • Conforme nosso colega Cristiano, que está atento às questões comentadas por demais concurseiros, alguns com graves erros que induzem  a erro e,  dessa forma,  a perderemos questões nas provas, existem três grupos de protocolos:
    • Protocolos de rede: IP, ICMP;
    • Protocolos de transporte: TCP e UDP;
    • Protocolos de aplicação: HTTP, FTP, POP, SMPT, IMAP, DHCP, DNS, Telnet.
    Bons estudos a todos e fiquem atentos para possíveis erros nos comentários. Só temos a crescer quando colaboramos com o crescimento das demais pessoas!
  • Só pra complementar o Mozilla Firefox é um navegador livre e multi-plataforma desenvolvido pela Mozilla Foundation (Fundação Mozilla)  
     
  • gabarito A!!

    No item D, a conexão do tipo banda larga pode ser por cabo telefônico par trançado RJ-11 (caso do ADSL da Telefônica, onde instalamos um filtro de sinal para separação), via cabo coaxial (caso da internet via cabo de TV, Net, Sky, etc), via cabo de rede (caso de concentrador de sinal de rádio instalado no condomínio), e até por fibra ótica. Como se pode observar, não é exigência o uso de fibra ótica para acesso à banda larga.

    Importante esclarecer os tipos de cabos utilizados e em qual momento, vejamos:

    1) da placa de rede (meio necessário para usar conexão banda larga) para o usuário >> usa cabo de par-trançado
    2) do provedor da net para a placa de rede >> cabo coaxial
    3) provedor e servidor da net >> usa cabo de fibra ótica

     
  • Colegas, seria excelente se todas as questões  fossem assim. rsrs. você lê a primeira e não perde tempo com  as demais.

    bjs!

    bons estudos!
  • Prezados,

    O Mozilla Firefox, assim como o Internet Explorer e o Google Chrome são browsers, navegadores da internet, que têm como propósito conceder acesso ao conteúdo disponibilizado em páginas da internet.

    Portanto a alternativa correta é a letra A.

  •   b) O Microsoft Office Access é um tipo de firewall que impede que redes de computadores que façam parte da Internet sejam invadidas. 

    ERRADO. o acess é uma ferramenta de banco de dados.

     

      c) Serviços de webmail consistem no uso compartilhado de software de GRUPO DE DISCUSSÃO instalado em computador pertencente a uma rede local (LAN) para uso exclusivo, e em segurança, dos computadores pertencentes a essa LAN.

    ERRADO. webmail o usuário acessa o e-mail via navegadores nao necessitando de instalação.

     

    d) na conexão denominada banda larga, para que usuários residenciais tenham acesso a recursos da Internet, exige-se o uso de cabos ópticos entre as residências dos usuários e seus provedores de Internet.

    ERRADO. Com o advento da banda larga, surgiram diversos tipos de conexão: ADSL, Cabo, Rádio, 3G, Satélite

     

      e) O protocolo TCP/IP é utilizado na Internet para operações de transferência de arquivos quando se deseja garantir segurança sem o uso de software antivírus. ERRADO. transferência de arquivos é pelo protocolo FTP.

  • Minha contribuição.

    Mozilla Firefox

    O Mozilla Firefox é um navegador web que permite o acesso a conteúdo disponibilizado em páginas e sítios da Internet. (Cespe)

    Abraço!!!


ID
359323
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Assinale a opção em que a expressão apresentada possui estrutura correta de endereço de correio eletrônico.

Alternativas
Comentários
  • Letra B.
    Para resolver, basta localizar a opção que tenha o sinal de arroba, obrigatório em e-mails, mas...

    No item A está errado porque falta o sinal de arroba (AT, em), e o uso de dois pontos é para indicar porta de conexão em uma URL.
    No item C, a barra está sendo usada incorretamente, além da ausência do sinal de arroba.
    No itemD, o sinal de # indica uma transferência de opções em uma URL.
    No item E, o sinal de & é para passagem de parâmetros para serem processados em uma página ASP ou PHP, por exemplo.
  • Um comentário mais aprofundado nessa questão seria interessante, já que se todas as alternativas tivessem o símbolo "@" essa teoria apresentada pelos colegas cairia por terra. Sendo assim:

    Como criar um e-mail de forma correta? Observe o exemplo abaixo:    cjsouza@hotmail.com, onde:    jcsouza – é o nome escolhido pelo usuário. Talvez seu nome seja João Carlos Souza, então foi realizado um agrupamento de letras para se chegar a essa palavra;    @ (arroba) – símbolo que identifica o endereço de e-mail e significa que o endereço está hospedado;    Hotmail – nome do provedor;    .com – Tipo de usuário. É necessário que haja um ponto final (.) entre o provedor e o tipo.    Seguem os tipos mais utilizados para:    .com: fins comerciais.     .org: organizações sem fins lucrativos.     .edu: organizações educacionais (universidades, escolas etc.).     .gov: governamental.


    Bons estudos a todos!!

    http://www.fundacaobradesco.org.br/vv-apostilas/Outlook2007/Estrutura%20do%20e-mail%20(Endere%C3%A7o%20Eletr%C3%B4nico).HTM
  • DO LADO ESQUERDO DO SIMBOLO @ FICA  O NOME DO USUARIO (FICTÍCIO) , E DO LADO DIREITO DO SIMBOLO @ FICA O NOME DO SERVIDOR. APOS O  NOME DO SERVIDOR FICA O TIPO DE ATIVIDADE DO SERVIDOR DE E MAIL (.COM .INDU .ONG . GOV ...) E POR UÚLTIMO FICA O PAIS ONDE O USUARIO SE REGISTROU (. BR .JAP ...), SENDO QUE ESTA ULTIMA PARTE NAO E OBRIGATORIA, AO CONTRARIO DAS DEMAIS.

    concursando@yahoo.com.br

    trainee@hotmail.com

  • Questão tão fácil que chega a dar medo! kkkkkkkk
  • Até um menino de 6 anos responde essa questão... rsrs.
  • CURIOSIDADE...

    112 pessoas erraram essa questão! 


    O.O
  • Ate o momento fora 167 erros para essa questão..rs  4200 acertos...
    Logo ainda existe esperança..rsssssss
  • Nem parece questão da  CESPE kkkkkk

  • Prezados,

    A estrutura de um endereço de correio eletrônico é :
    <nome do usuário>@<domínio do servidor>

    A única alternativa que apresenta um endereço de correio eletrônico formatado corretamente é o usuario@servidor.org.br

    Portanto a alternativa correta é a letra B

  • Fernando o .edu não é mais exigência para instituições educacionais ficaadica, bons estudos

  • há seis anos atrás, já hj? vc já sabe!!kkkkkkk

     

  • LETRA B


ID
359329
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Em 2010, entre 2% e 6% da população de uma cidade
com 30.000 habitantes enviaram, por ocasião das festividades
natalinas, cartões de felicitações a parentes e amigos. Sabe-se que
cada habitante enviou, no máximo, um cartão.

Considerando-se que 25% dos referidos cartões tenham sido enviados a moradores de cidades do estado de São Paulo, é correto afirmar que o número que expressa a quantidade de cartões enviada a esse estado está entre

Alternativas
Comentários
  • Olá
    Gabarito (d)

    O total de pessoas que enviaram um cartão está entre 600 e 1800:

    30000 x 2% = 600
    30000 x 6% = 1800

    Mas, 25% dessas pessoas, foram enviados a pessoas que moram em São Paulo.
    Está entre:

    600 x 25% = 150
    1800 x 25% = 450

    Então o valor está entre 100<150 e 500>450.
  • Eu acertei a questão mas os valores foram na minha conta 150 e 450. as respostas é o que estava mais próximo?

  • a media entre 2 e 6 = 4
    4% de 30.000 = 1.200
    25% de 1.200 = 400 cartoes
    letra d)  400 esta entre 100 e 500.

  • Só para constar, 25% de 1.200 é igual a 300, e não igual a 400.
  • População = 30 000

    Cartões enviados entre 2% e 6% da população de 30000 habitantes, sendo que cada habitante enviou 1 cartão no máximo

    30000 x 0,02 = 600

    30000 x0,06 = 1800

    cartões enviados pela população entre 600 e 1800, sendo que 25% foram enviados para SP

    600x 0,25 = 150

    1800x0,25 = 450

    cartões enviados a SP então entre 100 e 500

  • Considerando 30.000 habitantes, e pegando a média entre 2% a 6%, ou seja:

    (2% + 6%) / 2 = 4%

    temos:

    4% de 30.000 = 0,04 x 30.000 = 1.200 cartões.

    25% de 1.200 = 0,25 x 1.200 = 300 cartões.


    Resposta: Alternativa D.
  • Povo complica demais. A questão anterior afirma que 45 cartões eram 5% do total de cartões enviados. Logo, 100% do total seriam 900 cartões enviados. Reafirmando, FORAM 900 CARTÕES ENVIADOS!!!

    Se 25% foram enviados a SP, é só encontrar 25% de 900 cartões enviados, que resultam em 225 cartões.

    Alternativa D contempla isso, pois afirma: que este número está entre 100 e 500, em suma, 225 está aqui.

  • Meus calculos deram a mesma resposta do Boaz Ribeiro, 225

  • Se 2% de 30000 habitantes enviaram cartões, então o número de cartões enviado é:

    Total de cartões = 2% x 30000 = 600 cartões

    Neste caso, se 25% foram para São Paulo, o número de cartões dirigidos a este estado é:

    CartõesSP = 25% x 600 = 150 cartões

    Já se 6% dos habitantes daquela cidade tiverem enviado cartões, o total de cartões enviados é:

    Total de cartões = 6% x 30000 = 1800 cartões

    Assim, se 25% foram para São Paulo, temos que:

    CartõesSP = 25% x 1800 = 450 cartões

    Como podemos ver, o número de cartões enviados para São Paulo está entre 150 e 450. A

    alternativa D contém este intervalo de valores.

    Resposta: D

  • Gabarito, D.

    30.000 ha.

    Encontrei 2% de 30.000 = 600

    Encontrei 6% de 30.000= 1.800

    Por fim, 25% de 600 e 25% de 1.800.

    Equivale respectivamente a, 150 e 450.

    Mais demorado, porém, para quem está iniciando é bom ir treinando passo a passo.

    Bons Estudos,

    Deus Abençoe!

  • Como a questão mencionou "Sabe-se que cada habitante enviou, no máximo, um cartão.", o número não será igual ao resultado (2% = 150 cartões e 6% = 450 cartões), mas estará dentro do intervalo (100 e 500). Foi o que ocorreu no item D.

  • Se cada habitante enviou no máximo 1 cartão e foram 25% dos cartões para SP. Logo, 2%.25%.30.000 = 150 e 6%.25%.30.000 =450. Usa-se a regra da porcentagem da porcentagem (x% de Y% de P é igual a X%.Y%.P).

  • Entre 2% e 6% significa 4%, pois 2+2= 4 e 6-2=4

    30000. 4/100= 1200

    1200.25/100= 300 (valor que fica entre 100 e 500; 300-100=200 e 500-300=200)


ID
359332
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Em 2010, entre 2% e 6% da população de uma cidade
com 30.000 habitantes enviaram, por ocasião das festividades
natalinas, cartões de felicitações a parentes e amigos. Sabe-se que
cada habitante enviou, no máximo, um cartão.

Considerando-se que 45 dos cartões enviados pela população da referida cidade tenham sido devolvidos ao remetente, por erro no endereçamento, e que esse número corresponda a 5% dos cartões enviados, é correto afirmar que a porcentagem de habitantes que enviaram cartões de felicitações é igual a

Alternativas
Comentários
  • Olá
    Gabarito (c)

    Resumindo, a questão fala que 45 cartões, correspondem a 5%, e essa porcentagem foi devolvida. Ela pergunta quantos cartões foram enviados na cidade e a porcentagem sobre o total.

    Regra de três simples:

    45 --- 5%
     x ---- 100%

    x = 900

    Esses 900, foram o total enviados somados com os que foram devolvidos.
    Porcentagem sobre o valor total de cartões enviados:

    Regra de três simples:

    30000 --- 100%
      900 ----- x

    x = 3%
  • Pode  fazer também :

    900/30.000 =0,03


    Logo 3% 
  • desculpem mas de onde tiraram esses 30000 ? 

    não intendi essa ultima regra de três

  • qual é o 100% dos 5% que correspondem os 45 cartões:                         45 cartões _______ 5%                                   

    X cartões ________ 100%                               45 . 100 = 5 x ► x = 900                             quanto corresponde 900 cartões p/ hab. de um total de 30.000 habitantes:                                  900 / 30.000 = 0,03 = 3%                          LETRA C) 3%.
  • Aplicando uma regra de três simples:

    45 →  5% 
     x  →  100%

    x = (45 * 100)/5 = 45*20 = 900 (cartões enviados)

    Então:

    30.000 →  100%
         900 → x%
    x = (900 * 100)/30.000
    x = 3%


    Resposta: Alternativa C.


  • Ok..Ok...3% está entre 2% e 6%. Última forma- OK!

  • Depois que você descobrir quantas pessoas enviaram os cartões = 900  divide pela quantidade de habitantes. e bingo !


    30.000 |  900

    0            0,03

    lembrando que 0,03 é o mesmo que 3%

  • Pessoal, é mais simples fazer assim: 45= 5/100 . X (dado que 45 cartas corresponde a 5% de um total que desconheço e por isso chamei de X). Assim sendo, acho o X, que é 900 (representando o total). Sendo 900 o total de pessoas que enviaram cartas e 30.000 a população total, basta fazer novamente um quociente 900/30.000 = 0,03 = 3%

  • Pessoal, não entendi essa resposta. 900 é o total de cartão referente a toda população(30.000), e ele diz que foram enviados entre 2% e 6%. Os 45 cartoes que voltaram estão baseados entre a quantidade referente a 2% e 6% que dá menos que 900. Se eu estiver equivocada, por favor me digam. Obg

  • 45--------5%

    X---------100%

    REGRA DE 3.

    5X = 4500

    X = 4500/5 = 900 ENVIARAM CARTOES.

    LOGO. 900/ 30.000 = 0,03 = 3%

  • Letra C.

     

    Pensei assim:

     

    1 > 45 cartões foram devolvidos e esse valor é 5% de todos os enviados;

     

    2 > Com a informação acima, nós conseguimos descobrir qual a quantidade de cartões que foram enviados:

     

    - 45 (cartões devolvidos)                           - 5 %

      x (cartões devolvidos e não devolvidos) - 100 %

     

    - 5 * x = 45 * 100

      5x = 4500

      x = 4500 / 5

      x = 900

     

    3 > Portanto, o número de cartões que foram enviados é de 900, sendo que 45 não foram entregues e 855 foram entregues;

     

    4 > O problema quer saber qual a porcentagem de cartões enviados diante da população:

     

    5 > Sabendo que temos 30.000 habitantes e que apenas 900 enviaram cartões, basta : 

     

    - 30.000 - 100% 

           900 -    x %

    x = 900 * 100 / 30.000

    x = 3 %

     

    > Logo, 3 % dos habitantes enviaram cartões.

     

    Jesus no comando, SEMPRE!

  • Fiz igual

    45--------5%

    X---------100%

    REGRA DE 3.

    5X = 4500

    X = 4500/5 = 900 ENVIARAM CARTOES.

    LOGO. 900/ 30.000 = 0,03 = 3%


ID
359335
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Se 4 selos do tipo A e 4 selos do tipo B custam R$ 7,00 e se um selo do tipo A custa 50% a mais que um selo do tipo B, então 8 selos do tipo A custam

Alternativas
Comentários
  • Olá
    Gabarito (e)

    Dados:
    4A + 4B = 7
    A = B + 0,5B

    Equação:
    4A + 4B = 7
    4 (B + 0,5B) + 4B = 7
    4B + 2B + 4B = 7
    B = 0,7

    2ª Equação:
    4A = 4 x 0,7 = 7
    4A = 7 - 2,8
    A = 4,2/4
    A = 1,05

    8 x 1,05 = R$ 8,40
  • Boa questão, porém passível de recurso:

    "...e se UM selo do tipo A custa 50% a mais que UM selo do tipo B...".

    Onde o correto, ao meu ver, seria: "...e se CADA selo do tipo A custa 50% a mais que CADA selo do tipo B...".

    Se falei bobagem me desculpem!

    Abraço e bons estudos!!!
  • gabarito incorreto, pois se 8 selos do tipo A custam 8,40
    cada selo vai custar 1,05.
    porem a questao diz que o selo tipo A custa 50% a mais queo tipo B
    logo cada selo do tipo B custará 0,52 centavos e meio
    que multiplicado por 4 dará 2,10
    2,10 dos 4 selos B + 4,20 dos 4 selos A = 6,30
    e nao 7,00.
  • não rodineli. você calculou errado.
    se cada selo A custa 1,05 o selo B vai custar 0,70, pois 0,70 + 0,35 ( que é 50 %) vai dar 1,05. você dividiu 1,05 por dois o que daria 0,525 e acrescentou 100 %. eu nem precisei de calculo pra resolver.
    usei uma hipotese de que se o selo B fosse 10 o A seria 15:
    4.10=40
    4.15=60
    0u seja o total do selo A corresponde a 60% de 7,00, que vai dar 4,2.
    abraço.
  • interpretação!!! muitas questões tem essa "pegadinha do malandro"!!
    50% A MAIS é 1+0,5= 1,5
    50% de 1 é 0,5 

    se for realizar a conta ela daria decimal e não tem nenhuma que tem o valor exato da questão.
    teriámos 4a+4b=7................4a+2a=7 > 7/6 > A= 1,16666....o que daria 4a= 4,6666 e 4B= 2,3333
    ou seja 8A daria 9,3333 o que caracteriza o erro da questão!!
  • Não tem nenhum erro na questão.
    Gabarito: E

  • Se o selo A é  50% maior que selo B então quer dizer que o selo A vale 1,5 de B.

    4 selos A = 6 selos B.


    então 4 selos A  + 4 selos B = 6b( porque 4 selos A x 1.5 = 6 ) +4b=7,00


    10b=7,00
    b=0,70 centavos.

    Então cada selo B = R$ 0,70

    0,70 + 50%(0,50)= selo A

    logo A= R$ 1,05

  • 4 A + 4 B = 7,00(I)
    A = 0,5B +B  ou  A =1,5B(II)(eu estava enrolada nesta parte porque estava  considerando A=0,5+B, quando a questão diz que A = cinquenta por cento de B + o valor de B)
     
    SUBSTITUINDO-SE (I) em (II):
    4(1,5B)+4B = 7
    6B +4B =7
    10B =7
    B=0,70
     
    A=1,5B
    A=1,5 x0,70
    A=1,05
    A questão quer saber quanto custa 8 selos de A, ou seja, 8xA
    8x1,05=8,40
     

  • o único problema desta questão idiota está na divisão de 4,20 por 4.
    Muita gente chega na resposta de: 4,20/4 = 1,5, mas está errado, o correto é 1,05 , na divisão a maioria das pessoas ignora o zero posto depois da vírgula quanto se tem que adicionar um 0 após o "20" que se acha no final da conta, as pessoas colocam somente um zero no denominador, mas o correto é colocar-se 2 zeros para no final multiplicar 8 por 1.05 e chegar a resposta correta "8.40" mas se ignorarem o zero colocam " 8 x 1.5 " e chegam a 12 o que está errado.

    Na minha opnião a cespe foi muito covarde fazendo essa questão.
  • 4A + 4B=7   A=1,5B

    4*(1,5B) + 4B = 7

    6B + 4B = 7

    10B=7

    B=7/10

    ==========================>>
    B= R$ 0,70

    A = 1,5.B =====>>>>> 1,5* 0,70 == A= R$ 1,05


    SE PEDIRAM 8 SELOS TIPO A, LOGO:

    8*1,05 ====== R$ 8,40

    LETRA E.

    ESPERO TER AJUDADO.
  • Montando a equação, temos:

    Equação 1: 

    4A + 4B = 7

    Equação 2: 

    A = 1,5B (1,5 pois como A custa 50% a mais, então temos 100% + 50% = 150% = 1,5)

    Substituindo A na primeira equação:

    4(1,5B) + 4B = 7

    6B + 4B = 7

    10B = 7

    B = 7/10 = 0,7 centavos.
    A = 1,5(0,7) = 1,05 centavos

    Assim, 8 x 1,05 = 8,40 reais


    Resposta: Alternativa E.
  • Sendo PA o preço do selo do tipo A, e PB o preço do selo do tipo B, o enunciado nos diz que PA = PB + 50%PB, ou seja, PA = 1,5PB. Assim, se 4 selos de cada tipo, juntos, custam 7 reais, podemos dizer que:

    4 x PA + 4 x PB = 7

    4 x (1,5PB) + 4 x PB = 7

    10PB = 7

    PB = 0,7 reais

    Portanto,

    PA = 1,5PB = 1,5 x 0,7 = 1,05 reais

    Logo, 8 selos do tipo A custam 8 x 1,05 = 8,40 reais.

  • Resposta E

    4A= 1,5B

    4A+4B=7

    4.(1,5B)+4B=7

    6B+4B=7

    10B=7 B=10/7 B=0,70

    A= 1,5.0,70, A=1,05, 8.A=8,40

  • Se 4A + 4B = 7 (1) ; A= 1,5B (2); Substituindo (2) em (1) tem-se B=0,7; logo, A= 1,05; Destarte, 8. A = 8,4.

  • https://www.youtube.com/watch?v=wY8x6V1xoWg no min 10:50

  • 4A + 4B = 7

    A = 1,5B

    Resolvendo,

    4(1,5B) + 4B = 7

    10B = 7

    B = 7/10

    A = (1,5 x 7)/10 = 1,05

    Logo,

    8 x 1,05 = 8,40

  • 4A + 4B = 7

    A = 1,5B logo B = A/1,5

    4A + 4(A/1,5) = 7

    4A + 4A/6 = 7

    (24A + 4A)/6 =7

    24A + 4A = 42

    28A = 42

    A = 42/28

    A = 21/14

    A = 3/2

    A = 1,5

    8 x 1,5 = 12

    Olha que doideira!


ID
359338
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Uma empresa confeccionou catálogos dos tipos A e B
para presentear seus clientes. Um catálogo do tipo A pesa 240 g e
um do tipo B, 350 g. Os catálogos foram organizados em pacotes,
contendo cada um deles apenas catálogos de um mesmo tipo.

Com base nas informações do texto, é correto afirmar que, se todos os pacotes tiverem o mesmo peso e se esse peso for inferior a 10 kg, então cada pacote pesará

Alternativas
Comentários
  • Olá
    Gabarito (b)

    Questão simples, basta encontrar o MMC:

    350,240 2
    175 120  2
    175 60   2
    175 30   2
    175 15    5
     35   3    5
      7    3    3
      7    1    7
      1    1         / 24 x 52 x 3 x 7 = 8400g ou 8,4kg
  • 350,240 | 2
    175,120 |2
    175,60   |2
    175,30   |2
    175,15   |3
    175,5     |5
    35   ,1    |5
    7  ,   1    |7
    1  ,   1    -----------
                    8400   =  8,4kg
  • OK, muito objetiva e clara as duas resoluções.

    Mas, alguém poderia me explicar porque devo utilizar o M.M.C e não o M.D.C...não entendi muito bem...


    Desde já agradeço.

  • Serão:
    25 pacotes de 350g = 8400g, e
    35 pacotes de 240g = 8400g.
    o próximo multiplo será:
    50 pacotes de 350g = 16800g, e
    70 pacotes de 240g = 16800g que é maior que 10Kg !!!
  • Como se chegou a conclusão do números de pacotes???

       GRATA.
  • Não entendi porque devo usar M.M.C e não M.D.C. Alguém poderia explicar?
  • Oi galera...serei o mais objetivo possível...

    - Não pode ser MDC por que a questão dexa claro ue o peso deve ser inferior a 10 kg
  • É o seguinte galera, 
    quando se fala de repetições,
    que é o caso desse questão, ficar colocando 240g em um pacote e 350g em outro.
    Se usa o M.M.C
    Se fossemos usar o mdc, seria para dividir os 240 e 350 em partes iguais, mas não é isso que a questão pede.

    E o cara ali em cima falou no número de pacotes,
    mas está errado, pois na verdade CADA pacote vai ter 8400g(8,4kg).
    O cara ali em cima dividiu 8400 por 240 e por 350,
    como se cada pacote tivesse 240g e o outro 350g,
    mas isso está errado, pois CADA pacote vai ter 8400g(8,4kg), 
    não da para saber quantos pacotes serão feitos.
  • Eu particulamente resolvi da seguinte forma, não sei se é certo ou se foi apenas coincidência...
    Fiz assim.

    240 x 350 / 10 = 8400g ou 8,4kg
  • Foi apenas coincidência sua mesmo! rs

  • É só ir somando,é um raciocínio lógico:

    240g+240g+240g+++++++++++++++++++++++++++++++++=8.400g      35*240=8.400g  =8,4kg
    350g+350g+350g+++++++++++++++++++++++++++++++++=8.400g      24*350=8.400g  =8,4kg



    Uma hora irá conscidir o peso dos 2 pacotes,quando acontecer isso será o resultado.
    Bons estudos!!!
  • Problemas desse tipo são facilmente resolvidos utilizando o MMC. Encontrando o MMC de 240, 350, temos:

    240, 350 ! 5
       48, 70  ! 2
       24, 35  ! 5
       24,  7   ! 7
       24, 1    ! 2
       12, 1    ! 2
         6,  1   ! 3
         2,  1   ! 2
          1, 1   !


    Vamos multiplicar todos os fatores primos: 5 x 2 x 5 x 7 x 2 x 2 x 3 x 2 = 8.400

    Então, o menor múltiplo comum entre 240g e 350g é 8.400g. como 1000g = 1kg, basta dividir 8.400 por 1.000, e obtemos 8,4kg.

  • bom vou explicar como eu fiz ::: peguei alguns resultado como exemplo : 8300 e dividi por 240 deu 345 então não era peguei 8400 e dividi por 240 então deu 350 o mesmo do tipo  B questão resolvida. faz um teste e veras o que estou dizendo deu certinho.

  • Um catálogo do tipo A pesa 240 g e um do tipo B, 350 g. Aplicando o MMC, temos:



    240, 350 | 2
    120, 175 | 2
      60, 175 | 2
      30, 175 | 2
      15, 175 | 3
        5, 175 | 5
        1,   35 | 5
        1,     7 | 7
        1,     1 |     =  24 x 3 x 52 x 7 

    MMC(240,350) = 8.400 g = 8,4 Kg

    Resposta: Alternativa B.


  • Olá pessoal!  Essa questão resolvi da seguinte maneira:

    Trasformei gramas em kg . 240g :1000 =0,24 kg  e 350g : 1000 = 0,35 kg. { multiplicando 0,24 x 0,35 = 8,40}

    Resposta: letra B

    Espero ter ajudado.

  • MMC (240,350)= 8400 g ou 8,4 kg.

  • Luziana inacio,

    0,24 x 0,35 = 0,084

    e 240 x 350 = 84.000 ou 84Kg

    em ambos os casos seria necessário saber que deslocando a casa decimal para um maior que 1Kg e menor que 10Kg a relação se manteria.

    O correto neste exercício era fazer o cálculo do MMC.

     

     

  • Obrigada, Vitor. Soh entendi com sua explicação no final.


ID
359341
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Uma empresa confeccionou catálogos dos tipos A e B
para presentear seus clientes. Um catálogo do tipo A pesa 240 g e
um do tipo B, 350 g. Os catálogos foram organizados em pacotes,
contendo cada um deles apenas catálogos de um mesmo tipo.

Se 540 catálogos do tipo A e 340 do tipo B forem separados em lotes, de modo que cada lote contenha catálogos dos dois tipos e a mesma quantidade de catálogos de cada tipo, então a quantidade máxima de lotes em que poderão ser separados esses catálogos será igual a

Alternativas
Comentários
  • Olá
    Gabarito (a)

    Note que a questão pede o máximo: "a quantidade máxima de lotes em que poderão"
    Usaremos então o MDC:

    540 340 2
    270 170 2
    135  85  5
     27   19     / 22 x 5 = 20

    Note também que no MDC, nós paramos o cálculo até não serem mais divisíveis pelo mesmo divisor.
  • 85 divido por 5 é igual a 17 , mas foi uma boa resolução
  • discordo desse gabarito pois a questao pede a quantidade maxima de lotes e nao a quantidade maxima de catalogos por lote, sendo assim se cada lote tiver no maximo 20 catalogos de cada tipo, entao so poderao ser formados no maximo 17 lotes, uma vez que 340/20=17.
  • Utilizando MDC

      A         B
    540    340 I   2
    270    170 I   2
    135     85  I   5
     27      17  I       22 x 5 = 20









    Total de 20 caixas com 44 unidades ( 27 unidades de A e 17 unidades de B).
  • 540,340 | 2*
    270,170 | 2*
    135,85   | 3
    45,85     | 3                                                             Simplismente fazer M.D.C
    15, 85    | 3
    5   ,85    | 5*
    1,  17     | 17
    1,   1


    2x2x5 = 20
  • Esta questão foi anulada.

  • FATORA -SE

    140,80,100 ( ANTES VC SIMPLIFICA PARA GANHAR TEMPO) DIVIDA POR 10 TODOS OS MEMBROS E DEPOIS NO RESULTADO VC MULTIPLICA POR 10 NOVAMENTE

    FICARÁ

    14,8,10/2
    7,4,5/4
    7,1,5/5
    7,1,1/7
    O TERMO QUE DIVIDIU COM TODOS OS MEMBROS FOI O NUMERO 2 ENTÃO MULTIPLIQUE O 2 POR 10 TERÁ O NUMERO 20

    ENTÃO

    140/20= 7
    80/20=4
    100/20=5

    5+7+4= 16

  • "A princípio também fiquei meio perdida nessa questão, mas note que o enunciado diz que eles são eparados no mesmo lote, ou seja, deve haver quantidade iguais de lote (e que ela deve ser a máxima possível). O MDC me dá o maior número que posso dividir tanto a quatidade de catalogos do tipo A, quanto catalogos do tipo B, ou seja o maior numero de lotes, e esse é o número "20", os números 27 e 17 são a quantidade de catalogos do tipo A e b respecitvamente, contidos em cada um desses lotes.


    Ok.. mas no enunciado diz que cada lote deve ter as mesmas quantidades de catálogos A e B. Não pode 1 lote ter 27 A e 17B.
    Estranha essa questão..
  • O MDC (540; 340) = 20.

    Se é divisor comum, divide tanto 540 quanto 340 em partes iguais.

    Catálogo A = 540 / 20 = 27
    Catálogo B = 340 / 20 = 17


    Note que essa divisão permite com que eu divida 
    27 lotes de 20 catálogos do tipoA; e 17 lotes de 20 catálogos do tipo B.

    Se quisermos casar igualmente os catálogos dos dois tipos, teremos 17 lotes de 20 do catálogo A, com 17 lotes de 20 do catálogo B. Sobrarão 10 lotes de 20 do catálogo A.

    Portanto, a quantidade máxima de lotes que posso seperar serão 34: 17 lotes de 20 do catálogo A, mais 17 lotes de 20 do catálogo B.

    letra a) 20
  • Olá, entendo ser MMC e não MDC
  • Prezados, a questao foi anulada.
    Justificativa dada pelo CESPE: "Há duas interpretações possíveis para a expressão "...cada lote contenha catálogos dos dois tipos e a mesma quantidade de catálogos de cada tipo...". A primeira interpretação seria que cada lote deveria ter a mesma quantidade de lotes do tipo A, cada lote contem a mesma quantidade de lotes do tipo B, mas em cada um desses lotes as quantidades de do tipo A e B podem ser diferentes. Nesse caso a quantidade seria dada por MDC (340,540) = 20. A segunda interpretação possível seria que cada lote continha a mesma quantidade do tipo A e do tipo B, o que seria impossível. Por essa razão, opta-se pela anulação da questão."
  • Máximo. Então beleza, Você irá localizar o MDC. 
    Fatorando, quem dividiu todo mundo ao mesmo tempo?  O 10 e o 2. Então esses são os divisores comuns. E o máximo é simplesmente o produto deles:
    540  340 -  10
    54     34      2
    27     17    ...

    10x2= 20

  • Questão totalmente sem nexo, muito bem anulada.

    Vamos ao que ela pede.

    Se 540 catálogos do tipo A e 340 do tipo B forem separados em lotes de modo que cada lote contenha catálogos dos dois tipos (exigência numero 1) e a mesma quantidade de catálogos de cada tipo (exigência numero 2).

    então a quantidade máxima de lotes em que poderão ser separados esses catálogos será igual a ?


    Se eu separar em lotes de 1 unidade de A e 1 unidade de B, terei num mesmo lote os dois tipos de catalogos e a mesma quantidade de catalogos de cada tipo fim da questão.

    Sendo assim, a quantidade máxima de lotes que eu poderia fazer seria 340 lotes. (cada lote tem 1 unidade de A e 1 unidade de B)

    como não tem essa opção no gabarito.

    Questão anulada
  • Como ele pede "...aquantidade máxima de lotes em que poderão ser separados e catálogos..." devemos calcular o MDC de 540 e 340, assim:


    Assim, o MDC (540, 340) = 22 . 5 = 20. Letra A

  • Péssima questão . conceitos misturados

    Mdc 540,340/10

    54,34 /2

    27,17

    2*10=20 gabar. A

  • meu resultado foi 44, já que como mudo a pergunta da questão, é mdc e o resultado será a soma dos elementos da última linha e não resultado do mdc em si.


ID
359344
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Considere que, das correspondências que um carteiro deveria entregar em determinado dia, 5/8 foram entregues pela manhã, 1/5 à tarde e 14 ficaram para ser entregues no dia seguinte. Nessa situação, a quantidade de correspondências entregue pelo carteiro naquele dia foi igual a

Alternativas
Comentários
  • Olá
    Gabarito (d)

    Prefiro resolver transformando tudo em porcentagem.

    5/8 = 0,625 ou 62,5%
    1/5 = 0,2 ou 20%

    Somando tudo dará 82,5%.
    Pronto, já temos a quantidade de cartas entregues, agora precisamos do valor correspondente.

    100% - 82,5% = 17,5%
    17,5% é a quantidade de cartas que sobraram a ser entregues = 14.

    Regra de três simples:
    82,5% ---  x
    17,5% --- 14

    Logo, x = 66
    Ou seja, a quantidade de cartas entregues naquele dia é igual a 66.


  • Vamos chamar o total de cartas de T

    T = 5T/8 + T/5 + 14
          
    depois de achar o mmc dos denominadores, a equação ficará assim;

    40T = 25T + 8T + 560
    40T - 25T - 8T = 560
    7T = 560
    T = 80

    Agora temos q fazer a subtração para descobrir quantas cartas foram entregues em apenas um dia

    80 - 14 = 66
  • Os dois métodos são bons, mas a porcentagem é melhor. Eu entendi mais. 

    Obrigado pela ajuda dos colegas!!
  •  5  +  1     
     8      5

    Tirando o mmc entre 8 e 5, será = 40

     5  +  1  = 25 + 8  =  32  = 0,8*100 = 80
    8/5   5/8     40           40

    80 - 14(as correspondências que ficaram para serem entregue no dia seguinte) = 66


  • Eu consegui fazer de uma maneira fácil...

    1° - Na parte da manhã o carteiro entregou 5/8 do total de cartas pela manhã -> 5/8 * x
    2° - Na parte da tarde o carteiro entregou 1/5 do total de cartas pela tarde -> 1/5 * x
    3° - Ele quer saber quantas correspondências foram entregues naquele dia, então vamos ter que somar as cartas entregue na parte da manhã, tarde e as que serão entrgue no dia seguinte, assim, teremos o total de cartas. Então temos: 5x/8 + 1x/5 + 14 = x (total de cartas).


    5x/8 + 1x/5 + 14 = x                  MMC (5,8) = 40
    25x + 8x + 560 = 40x
    560 = 7x
    x = 560/7
    x = 80


    X é igual a 80 cartas, mas ele quer saber a quantidade de cartas entregue naquele dia. No dia seguite, serão entrege 14 cartas do total de cartas. Então, 80 - 14 = 66 cartas entregue naquele dia.

  • Caminho mais longo, porém correto!!!!!!

    Manhã - 5/8
    tarde - 1/5


    5/8  + 1/5 = 33/40 Total  de   cartas entregues no dia

    restante no dia seguinte - 7/40
     
    Regra de três simples

    14-------------7/40

    x----------------33/40



    462/40 = 7x/40


    x = 66


    O  importante é não perder a questão!!!!!!!!!
  • Montando a equação, onde "x" é a quantidade de cartas a serem entregues:

    (5/8)x + (1/5)x + 14 = x
    5x + (8/5)x + 112 = 8x
    25x + 8x + 560 = 40x
    7x = 560
    x = 560/7
    x = 80 cartas

    Como ele deixou 14 para serem entregues dia seguinte:

    80 - 14 = 66 cartas entregues no dia.


    Resposta: Alternativa D.
  • Eu resolvi assim meio doido mas achei o resultado :::    5/8   e  1/5   tirando o MMC  ficou : 33/40.     então  sobrou 7/40 do total : 40/40 .  se ficou 14 pro outro dia quer dizer então que 14 é igual a 7/40   - preste atenção nisso aqui:  se 7 de 40 é 14 quer dizer que 33 de 40 é 66. ou seja basta multiplicar o valores exemplo 7 x 2 = 14  . 33 x 2= 66.   ja achamos o resultado mas e vc quer saber o total basta somar 66 + 14 que dar 80.

                                      
  • Por que esse 1/5 não deve ser multiplicado por 3/8, afinal é 1/5 do restante. Alguém poderia explicar?

  • 5/8 +1/5 = 33/40, entao o restante 07/40 = 14 que ficou para o outro dia

    Logo, 07/40 = 14/1 >> 80 total - 14 = 66 :D 

     

  • Letra D.

     

    Pensei assim:

     

    1 > x é a quantidade de cartas que ele deveria entregar;

     

    2 > No primeiro dia de manhã, ele entregou 5/8 das cartas, que é igual a :

    5/8 * x

     

    3 > Ainda no primeiro dia, mas agora à tarde, ele entregou 1/5 das cartas, que é igual a :

    1/5 * x

     

    4 > Depois disso, sobrou 14 cartas que ele vai entregar no outro dia;

     

    5 > Portanto, podemos concluir que a soma:

     

    5/8x + 1/5x + 14/1 = x 

    (MMC de 8, 5 e 1)

    25x/40 + 8x/40 + 560/40 = x 

    40x = 33x +560

    40x - 33x = 560

    7x = 560

    x = 560/7 

    x = 80

     

    6 > 80 é o número de cartas que o carteiro tinha que entregar no início do dia;

     

    7 > Como sobrou 14cartas para entregar no segundo dia, significa que no primeiro dia ele entregou :

     

    80 - 14 = 66

     

    8 > Portanto, no primeiro dia, o carteiro entregou 66 cartas.

     

    Jesus no comando, SEMPRE! 

  • Leaonardo Amorim: por que 7/40 = 14/1 equivale ao total, isso não seria apenas o valor do "dia seguinte", já que 14/1 e 7/40 são os valores das ecomendas a serem entragues no dia seguinte, não?

  • Meu raciocínio:

    No primeiro dia foram entregues 1/5 e 5/8 e no dia seguinte restaram 14 correspondências.

    1/5 = 20%

    5/8 = 62,5%

    somando-se os dois, temos 82,5% entregue no primeiro dia. Logo , as 14 correspondências restantes correspondem a 17,5%.

    Agora podemos descobrir o valor total por regra de 3 simples.

    17,5% ----- 14

    100% ----- x

    17,5x = 1400

    x = 1400/17,5

    x = 80.

    Pronto. Encontramos o valor total que é o valor de 80 correspondências.

    Se , das 80 correspondências, 14 foram entregues no dia posterior; no dia anterior foram entregues 66.

  • Seja C o total de correspondências que deveriam ser entregues.

    Sabemos que: Total = entregues de manhã + entregues à tarde + entregues no dia seguinte

    C= 80 correspondências

    Como 14 ficaram para o dia seguinte, então naquele dia foram entregues 80 – 14 = 66 correspondências.

    Resposta: D 

  • 5x/8+ 1x/5+14= X

    MMC de 8,5,1= 40

    25x+8x+560= 40x

    x= 560/7= 80 carta ao todo

    80-14 que ficaram pra o outro dia= 66 entregues no primeiro dia

  • 1/5+5/8= 33/40===>7/40=14 (80)

    80-14=66


ID
359347
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Estima-se que, em uma agência dos Correios, um grupo de 6 funcionários igualmente eficientes atenda 100 clientes em 45 minutos. Nessa situação, se outros 4 funcionários, com a mesma eficiência dos primeiros, forem adicionados ao grupo, então essas 100 pessoas serão atendidas em

Alternativas
Comentários
  • Olá
    Gabarito (a)

    Para facilitar os cáculos, eu simplifiquei as frações
    Quanto mais funcionários, menor o tempo de execução. Então trocamos a posição das frações dos funcionários ou
    do tempo.
    Regra de três composta:
  •      Funcionários          Clientes           Tempo

                 6                        100                     45
                     ↑           *                         =                ↑
    6+4=  10                        100                      X  

        45   =  10   *  100  
         X          6        100

      10X = 45 * 6
      
      10X = 270

        X = 270/10 = 27
  • Na realidade pode ser feita uma regra de 3 simples, usando os dados sobre funcionários e minutos, já que o numero de clientes não se altera. Com grandezas inversamente proporcionais, pois quanto mais funcionários menor é o tempo (minutos). Achei o resultado dessa forma bem mais fácil...
  •                  6             x
    6 + 4 =  10            45       como cliente é igual (100) já suprimimos,   inverte a posição de tempo, pois quanto mais funcionários, menos tempo...    

                                               inversamente ao contrário, daí faz a regra de três simples.

    10 x = 270

    corta os zeros =  27 resposta A
  • Resolvendo pela regra de três

    Func clientes minutos
    6...........100.........45
    10.........100..........X

    Pela técnica do cancelamento eliminamos 100 (clientes)

    Func minutos
    6..........45.
    10........"x"


    Fazemos a comparação da grandeza func com a grandeza da incógnita
    ..6 gastam 45 minutos
    10 gastam menos.

    quando uma grandeza aumenta e a outra diminui ou
    quando uma grandeza diminui e a outra aumenta é inversa.

    Invertemos:

    func minutos
    10......45
    ..6....... "x"

    6 * 45 / 10
    270 / 10
    27

    Resposta 27 minutos , letra a


    Resolvendo pela propriedade da proporção

    6 gastam 45 minutos
    10 gastam menos,  inversa.

    10 / 45 é uma razão

    Duas razões formam uma proporção quando o produto dos extremos é igual ao produto dos meios

    10 / 45 = 6 / x
    x * 10 = 45 * 6
    x * 10 = 270
    x = 270 / 10
    x = 27

    Resposta: 27 minutos, letra a

  • Vamos lá:


    6 Funcionários  atendem 100 clientes em 45 minutos
    10 Funcionários atendem 100 clientes em  x minutos

    Obs.: Regra de três composta,porém notem que podemos simplificar por anularmos as grandezas que forem iguais.
    ,
     6 Funcionários atendem em 45 minutos
    10 Funcionários atendem em  x minutos

    Ou seja, quanto maior o número de funcionários mais rápido o trabalho se realizará. E consequentemente, será poupado mais tempo.

    10 . x = 45 . 6
     x = 270/ 10

    x= 27 minutos serão gastos pelos 10 funcionários.



  • Estamos diante de um problema inversamente proporcional, pois quando adicionamos mais trabalhadores, em menos tempo se realiza o trabalho feito, assim:


    ↑   6 funcionários → 45 min     
    ↑   10 funcionários → x min       

    6/10 = x/45
    10x = 6 * 45
    x = 270/10
    x = 27 minutos

    Resposta: Alternativa A.

  • 06 FUNC. ----- 100 CLIENTES ----- 45 min 

    10 FUNC. ----- 100 CLIENTES -------X min 

    REGRA DE 3 COMPOSTA 

    SIMPLIFICA-SE OS TERMOS IGUAIS 

    06 FUNC. ----- 45 min 

    10 FUNC. ----- X  min

    10 FUNC. * X = 06 FUNC. * 45 min

                       X = 270 FUNC. * min / 10 FUNC.

                       X = 27 min  

  • 6 funcionário - 100 clientes - 45 minutos 
    10 funcionários - 100 clientes - X 


    São grandezas inversamente proporcionais 

    Logo -> 

    10/6 = 45 / x 

    270 / 10 

    x = 27 minutos 

  • Temos 3 grandezas envolvidas: número de funcionários, número de clientes e tempo total de atendimento. Vejamos os valores fornecidos:

    Funcionários Clientes Tempo total

    6 100 45

    6+4 100 T

    Devemos comparar as grandezas Funcionários e Clientes com a grandeza Tempo, para verificar se há proporção direta ou inversa. Repare que quanto mais funcionários, menor o tempo necessário para atendimento. São grandezas inversamente proporcionais. E quanto maior o número de clientes, maior o tempo necessário, o que configura grandezas diretamente proporcionais. Assim, podemos colocar as setas:

  • Com 6 funcionários eu atendo em 45 min

    Com 10 funcionários eu atendo em menos min.

    Logo, um aumentou e o outro diminuiu - Inversamente.

    10/6 = 45/x

    x = 27 min

  • Estima-se que, em uma agência dos Correios, um grupo de 6 funcionários igualmente eficientes atenda 100 clientes em 45 minutos. Nessa situação, se outros 4 funcionários, com a mesma eficiência dos primeiros, forem adicionados ao grupo, então essas 100 pessoas serão atendidas em

    • A
    • 27 minutos.
    • B
    • 30 minutos.
    • C
    • 35 minutos.

    =====================================================

    I ) 6 funcionários---- 45 minutos

    (6 + 4 ) funcionários -- x minutos

    ======================================================

    II ) 6 funcionários---- 45 minutos

    (6 + 4 ) funcionários -- x minutos

    X= 27 MINUTOS

    =========================================================

    LEMBRAR:. o número de funcionários é INVERSAMENTE PROPORCIONAL ao número de minutos.


ID
359350
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Considerando-se que duas caixas, A e B, tenham, ambas, a forma de um paralelepípedo retângulo, que a caixa A tenha arestas que meçam 27 cm, 18 cm e 9 cm, e a caixa B tenha arestas medindo o dobro das arestas da caixa A, é correto afirmar que o volume da caixa B corresponde a

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: 'a'

    Volume A = 27x18x9 = 4374
    Volume B = 54x36x18 = 34992

    34992/4374 = 8

    Resposta: B é 8 vezes maior que A.
  • Sao tres arestas: Ou seja dobra se tres vezes: 2x2x2= 8
    Resposta a letra a


    Obs:Se fose apenas a area de um plano. Dobraria duas vezes:2x2=4
  • Volume de A = largura X altura X comprimento

    Volume de B =  2X(largura de A) X 2X(altura de A) X 2X(comprimento de A) =  

    Como a ordem do fator não altera o produto temos que 

    2 X 2 X 2 X ( largura X altura X comprimento) = 8 X  (largura X altura X comprimento)

    tome X = produto (multiplicação).

  • Volume do paralelepípedo retângulo = largura X altura X comprimento
    a caixa A tem medidas de 27 cm, 18 cm e 9 cm
    a caixa B tem o dobro de medidas da caixa A

    LOGO ENTÃO

    volume da caixa A, = 27*18*9 =  4.374
    volume da caixa B, = 54*36*18 = 34.992

    é correto afirmar que o volume da caixa B
    corresponde a 8 vezes o volume da caixa A.
    POIS, 8*4.374 = 34.992

  • A caixa A possui arestas que meçam 27 cm, 18 cm e 9 cm, assim:

    A1 = 27 cm x 18 cm x 9 cm = 4.374 cm³

    A caixa B possui arestas medindo o dobro das arestas da caixa A:

    A2 = 54 cm x 36 cm x 18 cm = 34.992 cm²

    Logo: 

    A2/A1 = 34.992 cm³/ 4.374 cm³ = 8 vezes o volume da caixa A.


    Resposta: alternativa A.

  • Macete:

    Galera é o seguinte na hora da prova não vamos estar com calculadora então quanto mais puder diminuir os valores melhor. Eu fiz assim;

    CX A; 27.18.9 Simplifiquei por 9 

    CX A; 3.2.1= 6

    CX B; 6.4.2=48....48:6=8

  • Uma sacada, tratando-se de volume, é que cada aumento em uma variável representa um aumento unidimensional. Aumentando duas variáveis, altura e largura por exemplo, aumenta-se bidimensionalmente e assim até a concepção volumétrica. Portanto, quando o aumento é o dobro de uma das medidas, o volume dobra, quando o dobro incide sobre duas medidas, o volume quadruplica e quando incide sobre as três, o volume é aumentado 8 vezes. 

     

  • Não é preciso fazer as contas.

    Volume A:

    x . x . x = x³

    Volume B:

    2x . 2x . 2x = 8x³

    Logo, B é 8 vezes o volume da caixa A.

  • VB/VA = 2*27*2*18*2*9 / 27*18*9 = 2*2*2

    VB = 8*VA

  • Caixa A: Volume: 27 x 18 x 9 = 4.374

    Caixa B: Volume: 54 x 36 x 18 = 34.992

    Gabarito: A) A caixa B corresponde a 8 vezes o volume da caixa A. (34.992/ 4.374 = 8)


ID
359353
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Em convênio firmado com o Banco Postal, uma rede de
lojas autorizou esse estabelecimento a receber pagamentos de
boletos de clientes da rede. Nos termos do referido convênio, o
banco deve cobrar juros simples de 1% a cada dia útil de atraso no
pagamento e usar essa mesma taxa para desconto sobre o valor no
boleto, denominado valor de face, para cada dia útil de pagamento
antecipado.

Com base na situação descrita no texto, é correto afirmar que, se um boleto da referida rede de lojas, com valor de face de R$ 650,00, for pago com 10 dias úteis de atraso, o valor a ser pago será igual a

Alternativas
Comentários
  • Olá
    Gabarito (b)

    Como foi pago com atraso, haverá a incidência de juros sobre o valor atual do título:
    Juros simples:
    M = ?
    C = 650
    i = 0,01 ou 1%
    t = 10

    M = C x (1+it)
    M = 650 x (1 + 0,01 x 10)
    M = 650 x 1,1
    M = R$ 715,00


    Se fosse com antecedência:
    Desconto por fora (comercial) simples:
    N = 650
    A = x
    i = 0,01
    t = 10

    A = N x (1 - it)
    A = 650 x (1 - 0,1)
    A = 650 x 0,9
    A = 585


     
  • Como a questão fala em juros simples, optei por utilizar a fórmula correspondente a esse tipo de juros:

    J = C.i.t

    J?
    C = capital inicial = 650 reais
    i = taxa de juros = 1% = 0,01
    t = tempo = 10 dias

    J = 650.0,01.10 = 65 reais só de juros

    Portanto, 650 + 65 = 715 reais
  • 1% de 650 = 1/100. 650 = R$ 6,50

    Atrasou 10 dias, então;

    10 . R$ 6,50 = R$ 65  só de multa

    O valor do boleto mais a multa será:

    R$ 650 + R$ 65 = R$ 715



  • 1% * 10 = 10%
    650 * 1,1 = 715,00 <---- (Resp.)
    Letra b
  • Reparem,
    i (taxa de juros) = 1% a.d. x 10 dias de atraso => 10% em cima do valor de face que é de R$ 650,00, ou seja,
    10% de 650,00 = R$ 65,00
    650,00+65,00=>715,00
    Resposta: Letra B)


  • Resolvendo pela fórmula:

    Resolvendo pela fórmula trabalhe sempre com taxa anual
    1% a.d  * 360 = 360%a.a.

    Fórmula:J = C * I * D / 36000

    Onde:

    J = juros
    C = capital
    I = taxa
    D = dias
    36000 ( o ano tem 360 dias * 100 da fórmula)

    J = C * I * D / 36000
    J = 650,00 * 360 * 10 / 36000
    J = 234000000 / 36000
    J = 65,00

    650,00 + 65,00 = 715,00

    Resposta: R$ 715,00 letra b


    Resolvendo pela propriedade da proporção.

    1% * 10dias = 10%

    100 / 650,00 é uma razão

    Duas razões formam uma proporção quando o produto dos extremos é igual ao aproduto dos meios.

    100 / 650,00 = 10 / x
    x * 100 = 650,00 * 10
    x * 100 = 650000
    x = 650000 / 100
    x = 65,00

    650,00 + 65,00 = 715,00

    Resposta: 715,00   letra b


    Resolvendo pela regra de três

    1% * 10 dias = 10%

    100% + 10% = 110%

    100% corresponde a 650,00
    110 % corresponderá a "x"

    110 * 650,00 / 100
    7150000 / 100
    715,00

    Resposta: R$ 715,00 letra  b



    OU

    título   + juros  =
    100% + 10%   =  110%

    110% = 110 / 100 = 1,1

    650,00 * 1,1 = 715,00

    Resposta: R$ 715,00 letra  b


  • A Forma mais simples de resolver é pela regra de Três Simples. Veja:

    650 ____ 100%         
     x     ____  1%         
    100x = 650             
    x= 650/100             
    x=6,5                        

    6,5 . 10= 65      


    650 + 65 = 715
          

    Resposta correta = B
  • J= ?
    C= 650
    i=1%
    n=10 dias

    J=c.i.n/100
    J= 650.1.10/100 ( elimina os dois zeros dos 100 e o zero do 650 e 10)
    J= 65,00

    M= C+J
    M= 650+65,00
    M= 715,00     


  • Descobrindo o valor dos juros:

    J = Juros
    C = Capital
    I = Taxa
    T = Tempo


    J = CIT 
           100

    J = 650 * 1 * 10
              100

    J = 6500 / 100

    J = 65 




    Descobrindo o valor do montante

    M = Montante
    J = Juros
    C = Capital


    M = C + J
    M = 650 + 65
    M = 715




    Resposta Letra B


    Bons estudos!
  • Forma prática e sem fórmulas.

    1% de 650 é 6,50

    são 10 dias de atraso, então: 6,50 x 10 = 65

    65 +valor inicial(650)= 715
  • Concurseiro que é guerreiro faz isso de cabeça, sem calcular.

    650,00+65,00 (juro de 1%*10 dias) >>>>>>>>>>>> R$ 715,00
  • Se 1% correponde a um dia de juros , então 10 dias é igual a 10%.
    Então calcula 10/100 * R$650,00 = R$ 65,00
    R$ 650,00 + R$ 65,00 = R$ 715,00
    Resposta item ( b )
  • Aplicando a fórmula do juros simples:

    j = C.n.i

    Onde C = capital, i = taxa e n = período.

    J = 650.10.0,01
    J = 65,00 reais de juros.

    Assim, somando:

    650,00 + 65,00 = 715,00 reais.


    Resposta: Alternativa B.
  • GAB: B

    R$650,00 valor boleto
    1% = R$6,50
    R$6,50 x 10 dias = R$65,00 total juros
    R$650,00 (valor boleto) + R$65,00 (juros) = R$715,00


ID
359356
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Em convênio firmado com o Banco Postal, uma rede de
lojas autorizou esse estabelecimento a receber pagamentos de
boletos de clientes da rede. Nos termos do referido convênio, o
banco deve cobrar juros simples de 1% a cada dia útil de atraso no
pagamento e usar essa mesma taxa para desconto sobre o valor no
boleto, denominado valor de face, para cada dia útil de pagamento
antecipado.

De acordo com as informações do texto, se um boleto com valor de face de R$ 150,00 for pago 6 dias úteis antes do vencimento, o valor a ser pago será igual a

Alternativas
Comentários
  • Resposta (a)

    Desconto comercial simples

    N = 150
    A = ?
    i = 0,01
    t = 6

    A = N x (1 - it)
    A = 150 x (1 - 0,06)
    A = 150 x 0,94
    A = R$ 141,00
  • Em um concurso temos que ser práticos
    i (taxa) = 1% a.d. x 6 (nº de dias) = 6%
    6% de 150,00 = 9
    agora só é subtrair
    150,00 - 9 = 141,00
    Letra a)
  • Resolvendo pela fórmula.

    1 * 6 = 6%

    P = C * I / 100
     
    Onde:

    P = porcentagem
    C = capital
    I = taxa


    P= C * I / 100
    P = 150,00 * 6 / 100
    P = 900,00 / 100
    P = 9,00

    150,00 - 9,00  = 141,00

    Resposta: R$ 141,00 letra a


    Resolvendo pela propriedade da proporção.

    1% * 6 = 6%
    100 - 6 = 94%

    100 / 150,00 é uma razão

    Duas razões formam uma proporção quando o produto dos extremos é igual ao produto dos meios.

    100 / 150,00 = 94 / x
    x * 100  = 150,00 * 94
    x * 100 = 1410000
    x = 1410000 / 100
    x = 141,00

    Resposta:  R$ 141,00 letra a



    Resolvendo pela regra e três

    1% * 6 = 6%
    100% - 6% = 94%

    100% corresponde a 150,00
    94% corresponderá a "x"
    94 * 150,00 / 100
    1410000 / 100
    141,00

    Resposta:  R$ 141,00  letra a



    OU

    100%  - 6% = 94%
    94% = 94 / 100 =  0,94

    150,00 * 0,94 = 141,00

    Resposta:  R$ 141,00   letra a


  • Eu fiz assim:
    6% de 150= 9
    150-9=141 
  • Dá para fazer como se fosse juros simples.

    Descobrindo o valor dos juros:



    J = Juros

    C = Capital

    I = Taxa

    T = Tempo





    J = CIT 

           100



    J = 150 * 1 * 6

              100



    J = 900 / 100



    J = 9 


    R$ 150,00 - R$ 9,00 = R$ 141,00


    Resposta Letra A





    Bons estudos!

  • Se para cada dia de desconto ou juros a pagar por atraso é de 1%,então se o cliente pagou com 6 dias de antecedencia , ele terá 6% de desconto do valor total , pois:

    6% de R$ 150,00 = R$ 9,00
    R$ 150,00 - R$ 9,00 = R$ 141,00
    Resposta item ( a )
  • R$150,00

    desconto 6%

    Usando o fator de redução de 6% = 0,94

    150*0,94=141,00

  • 1% de 150,00 = 1,5 

    1,5 . 6 (antecipação)= 9 (desconto)

    logo o valor do boleto R$  150,00 - 9  que é o valor do desconto por antecipação 

    150-9= 141  O VALOR A SER PAGO É R$ 141,00      LETRA  .A.

  • Aplicando a fórmula do juros simples:

    j = C.n.i

    Onde C = capital, i = taxa e n = período.

    J = 150.6.0,01
    J = 9,00 reais de juros.

    Descontando em cima do valor principal:

    150,00  - 9,00 = 141,00 reais.


    Resposta: Alternativa A.



ID
359368
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Em determinado dia, todas as correspondências recebidas na agência dos Correios da cidade Alfa destinavam-se apenas a moradores dos bairros X, Y e Z. Ao bairro X foi destinada metade das correspondências recebidas na agência menos 30 correspondências; ao bairro Y foi destinada a terça parte das correspondências restantes, isto é, depois de retiradas as do bairro X, e mais 70 correspondências; o bairro Z recebeu 180 correspondências.

O total de correspondências recebidas, nesse dia, na agência dos Correios da cidade Alfa foi

Alternativas
Comentários
  • x, y e z é a quantidade de cartas para cada bairro e T o total de cartas

      x = T - 30
            2

      y = 1 [ T - ( T - 30 ) ] + 70
            3           2

      Z = 180

    Assim temos;

    T = x + y + z

    Agora substituimos os valores das incógnitas, deixando apenas o valor de T

    T = T - 30 + 1 [ T - ( T - 30 ) ] + 70 + 180
           2            3           2

    T = T - 30 + 1 [ T - ( T -60 )] + 250
           2            3              2

    T = T - 30 + 1[ 2T - T + 60 ] + 250
           2            3          2

    T = T - 30 + 1[ T + 60 ] + 250
           2            3      2

    T = T - 30 + T + 60 + 250
           2                6

    T = T + T + 60 + 250 -30
           2        6

    6T = 3T + T + 60 + 6(220)
    6T - 4T = 60 + 1320
    2T = 1380
      T = 690


    ou seja, um valor entre 680 e 700
  • Não entendi o cálculo acima!
  • Por que [T-(T/2-30)] virou repentinamente [T-(T/2-60)]?
  • existe a possibilidade de fazer escolhendo os resultados.
    a) coloque um valor intermediario. 690
    690 /2 = 345 - 30 = 315
    x= 315
    315 - 690 = 375...divide por tres e soma mais 70 como informado
    y = 195

    x+y= 510 - 690 = 180.
    certim!!
    espero ter ajudado!!
  • Só vou explicar o que a Jozy fez, e seguimos com o mesmo raciocínio dela!

    Veja bem, você tem todas as informações de que precisa:

    Vamos chamar de “C” as correspondências.

    1°) Ao bairro X foi destinada metade das correspondências recebidas na agência menos 30 correspondências. Transformando na linguagem matemática: a agência de correspondências entregou metade do total de correspondências é o mesmo que  c/2 menos 30, ou seja, c/2 – 30;

    2°) ao bairro Y foi destinada a terça parte das correspondências restantes, isto é, depois de retiradas as do bairro X, e mais 70 correspondências. Veja bem:
    Tem um total de correspondências = C
    Desse total de correspondências você tira o que foi enviado ao bairro X (c/2 – 30). Então você tem um total de C menos o que foi entregue ao bairro X, ou seja, c – (c/2 – 30), mas foi entregue a 1/3 parte das correspondencias restantes (o resto será o mesmo que o total de cartas inicial menos as cartas que foram entregue ao bairro x), o que já mudaria para 1/3 [c – (c/2 – 30)]. Além disso foram entregues mais 70 correspondências, então teremos 1/3 [ c – (c-2/30)] + 70

    3°) ao bairro z foram entregue 180 correspondências.

    Se o examinador quer saber o total de correspondências é só somar tudo:
    C (total de cartas) = c/2 – 30 [ c – (c/2 – 30)] + 70 + 180

    E é o mesmo calculo que a Jozy fez. 
  • Montando a equação abaixo de acordo com o enunciado, onde C (de cartas) será nossa variável:


    Então, O total de correspondências recebidas, nesse dia, na agência dos Correios da cidade Alfa foi 690.


    Letra A.










  • Z = 180

    X + Y + Z = C

    X = C/2 - 30; então Y + Z = C/2 + 30

    Ou seja, após retirar X restou C/2 + 30

    Y = 1/3.(C/2+30) + 70

    Então, substituindo os valores de Y e Z na expressão destacada, temos:

    1/3.(C/2+30) + 70 + 180 = C/2 + 30

    C/6 + 10 + 250 = C/2 +30

    C/2 - C/6 = 230

    2C/6 = 230

    2C = 1380

    C = 690

  • T = T - 30 + 1 [ T - ( T -60 )] + 250

          2           3             2

    T = - 30 + 12T - T + 60 ] + 250

          2           3         2

    Não entendi essa parte da resolução da Josy

  • X = [ C/2 - 30]

    Y = [C - (C/2 - 30)]/3 + 70

    Z = 180

    C = X + Y + Z

    C = (C/2 - 30) + (C/3 - C/6 +10 + 70) + 180

    C - C/2 - C/3 + C/6 = 230

    (7C - 5C)/6 = 230

    2C = 6 x 230

    C = 690


ID
359371
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Na compra de 2 frascos de tira-manchas, cada um deles ao custo de R$ 9,00; 6 frascos de limpador multiuso, cada um deles ao custo de R$ 2,00; 4 litros de desinfetante, cada um deles ao custo de R$ 1,50; e de 6 unidades de esponja dupla face, cada uma delas ao custo de R$ 2,00; um cliente pagou com 3 notas de R$ 20,00, tendo recebido R$ 19,20 de troco.

Nesse caso, o cliente recebeu desconto de

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: item 'c'

    Quantidade / Valor da unidade / Total (R$)
     2                         9                      18
    6                          2                      12
    4                         1,5                      6
    6                          2                      12

    Total das compras: 18+12+6+12 = 48 reais
    Pagamento = 60 reais
    Troco: 60-48= 12 reais
    Porém, o troco recebido foi de 19,20 reais. Então subtrimos 19,20 de 12 para saber em reais o valor do desconto: 19,20-12= 7,20 reais de desconto

    Agora faz-se uma regra de tres simples para descobrir a porcentagem:
    48 reais - 100%
    7,2 reais - ?    = 15%

  • 2 * 9,00 = 18,00
    6 * 2,00 = 12,00
    4 * 1,50 =  6,00
    6 * 2,00 = 12,00

    Total: 48,00

    60,00 - 19,20 = 40,80
    40,80/48,00 = 0,85 ou 15% <---- (Resp.)

    Letra c.
  • 2 * 9,00 = 18,00
    6 * ......2 = 12,00
    4 * 1,50 = ...6,00
    6 * ......2 = 12,00
    __________________
    total............48,00


    3 cédulas de R$ 20,00 = 60,00
    troco................R$ 19,20

    60,00 - 19,20 = 40,80

    40,80 / 48,00 = 0,85

    0,85 * 100 = 85%

    100% - 85% = 15%

    Resposta: 15% letra   c
  • 2 * 9,00 = 18,00
    6 * ......2 = 12,00
    4 * 1,50 = ...6,00
    6 * ......2 = 12,00
    __________________
    total............48,00


    3 cédulas de R$ 20,00 = 60,00
    troco................R$ 19,20

    60,00 - 19,20 = 40,80

    48,00 -------------40,80-----------desconto de R$7,20

    FAZ  REGRA DE 3

    48----------100%

    7,2-----------X

    X= 15%


  •  Não seria 12%?

  • Somando o valor de todas as compras:

    2 x 9,00 + 6 x 2,00 + 4 x 1,50 + 6 x 2,00 = 48,00 reais.

    O cliente pagou com 3 notas de R$ 20,00 (60,00 reais), tendo recebido R$ 19,20 de troco.

    60 - 19,20 = 40,80 (valor pago)
    Então, o desconto foi de:

    48,00 - 40,80 = 7,20

    Assim:

    48,00 → 100%
      7,20 → x

    48x = 7,2 * 100
    48x = 720
    x = 720/48
    x = 15%


    Resposta: Alternativa C.
  • TOTAL QUE DEVERIA SER GASTO (SEM DESCONTO): R$48,00
    TOTAL QUE ELE GASTOU: R$60 - R$19,20 = R$40,80

    ENTÃO O VALOR DO DESCONTO FOI: R$48,00 - R$40,80 = R$7,20

    REGRA DE TRÊS SIMPLES:

    48------100%
    7,20----X

    X= 15%

  • Letra C.

     

    > Somar tudo que ele gastou :

    2*9 + 6*2 + 4*1,5 + 6* 2 = 48

     

    > O valor a pagar deveria ser R$48, e como ele pagou com R$60, o troco deveria ser R$12, contudo teve de troco R$19,20;

     

    > Conclui-se que em vez de pagar 48 ele pagou 40,80, pois teve de troco R$19,20

     

    > 48 = 100 %

       40,80 = x %

       x = 4080 / 48 

       x = 85

     

    > Ou seja, o valor que ele pagou é equivalente a 85% do que deveria pagar, logo, ele teve 15% de desconto.

     

    Jesus no comando, SEMPRE! 

  • Vejamos qual foi o custo total da compra, multiplicando as quantidades compradas pelos preços

    unitários de cada mercadoria:

    Custo = 2 x 9,00 + 6 x 2,00 + 4 x 1,50 + 6 x 2,00 = 48 reais

    Como o cliente pagou com 3 notas de 20 reais e recebeu 19,20 como troco, o valor efetivamente

    pago foi:

    Pagamento = 3 x 20 – 19,20 = 40,80 reais

    Observe que o cliente pagou menos do que o custo das mercadorias, ou seja, recebeu um desconto

    de 48 – 40,80 = 7,20 reais. Vejamos quanto este desconto representa, percentualmente, em relação

    ao custo total:

    Desconto% = 7,20

    -------- = 15%

    48

    Resposta: C

  • SOMEI TUDO E FIZ REGRA DE 3

  • Resposta C

    2 Tira manchas= 18

    6 Limpador multiuso= 12

    4 Litros de desinfetante= 6

    6 Esponjas= 12

    Total sem desconto= 48

    Total com desconto= 40,80

    Percentual do Desconto= 7,2/48= 0,15 ou 15%

  • Reduzir um valor em X% é igual a multiplicá-lo por (1- x%). Se eu pago 40,8 quando, em verdade, deveria ter pago 48, obtivera, assim, um desconto de 7,2 reais. Logo, 48 (1 - x%) = 40,8; destarte, X = 15%.

  • Somando todos os valores dá 48, e a questão diz que ele pagou com 3 notas de 20. Entao, 60- 48= 12 Agora pegue o troco de 19.20 + 12 = 7,20

    Fazendo isso agora aplique a regra de 3 simples

    7,2 x 100= 720

    720 dividido por 48 vai ser 15%

  • 1)A soma de tudo é 48 e o valor pago pelo cliente é 60 reais

    2)Sem o desconto o resultado seria 12, mas com ele é 19,20

    3)Precisamos fazer a diferença entre 12 e 19,20 para saber o desconto em reais. O resultado é 7,20

    4)Agora é preciso fazer a porcentagem. O valor usado como referência precisa ser o 48, pois ele é o total das compras

    5)Regra de 3

    48----100%

    7,20--x

    x= 15%


ID
359374
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Vários jornais e revistas anunciaram, nos últimos meses, que o preço do quilo de picanha, corte preferido para o preparo de um bom churrasco, subiu 42%.

Nesse caso, se um consumidor de picanha decidir manter o mesmo gasto mensal com a compra desse alimento, ele deverá diminuir o consumo em

Alternativas
Comentários
  • Preço da carne antes do reajuste  =  V

    Depois do reajuste 

    V + 0,42V = 1,42 V

    Hoje 1kg custa 1,42V

    quero continuar pagando V, então quanto posso levar pra casa?

    vamos fazer uma regra de 3

    1kg     -  1,42V
      x               V


    1,42x = 1

    x = 0,704kg

    Posso levar pra casa com mesmo valor apenas 704g de picanha

    100% - 70,4% = 29,6%

    houve uma diminuição de 29,6% no meu consumo de picanha
  • Supondo que o Kilo da picanha seja = R$ 10,00
    Esse kilo sofreu um aumento de 42%, ou seja, passou de R$ 10,00 para R$ 14,20, porém quero continuar pagando os R$ 10,00
    Aplicando-se regra de 3, teremos:

    1KG ---------- 14,20
      
      X    ---------- 10,00

    14,2X = 10

    X = 10/ 14,2

    X = 0,704 Kg

    1KG - 0,704KG = 0,296KG * 100 = 29,6%

    De acordo com as opções a resposta corresponde a letra C
  • Pra que tanto sofrimento, galera?

    O que sobe 25%, deve descer 20%, pois 0,25/1,25 = 0,2 = 20%.
    Logo, apliquem o método para esta questão:

    0,42 / 1,42 = 0,29577 = 29,58%

    Alternativa C)
  • Nossa essa é regra de 3 simples e a galera "quebrando" a cabeça ai.

    imaginem.... suponha que antes do preço subir o valor do kg da picanha fosse 10,00, ai quando subiu 42% ficou 14,20...

    agora o valor da picanha é 14,20 = 100%

    então agora é só fazer a regra de 3:

    se 14,20 é 100% ----> 10 é x% =

    14,20x = 1000

    x = 1000/14,20

    x = 70,42

    ai é só diminuir 100% por 70,42 = 29,58% que se encaixa na letra C

    Vlw galera, raciocinio neles!
  • Dando valores ao problema, suponhamos que 200g de picanha custem agora 142% (100% + 42%). Queremos manter o mesmo gasto, ou seja, continuar a pagar o preço antigo (100% do preço anterior), assim: 

    200g = 142% 
           x =100% 

    142x = 200 * 100 
    x = 20.000/142
    x = 140,8g


    Então:


    200g = 100%
    140,8 = y

    y = (140,8 * 100)/200
    y = 70,4%


    Assim, 100% - 70,4% = 29,6% 



    Resposta: Alternativa C.
  • Hoje 1kg---------------> 1,42

              x---------------> 100

    1,42x=100*1

          x=100/1,42

          x=70,42

    100-70,42=29,58%

    ________________________________________________

    Tem que reduzir 29,58% no consumo para continuar pagando o mesmo valor de antes.

    Se antes ele consumia 1000kg com a redução vai ficar: (1000*29,58)=295,8

    De 1000kg - 295,8kg=704,2kg agora só vai poder consumir 704,2kg

  • Gab: C

    Pensei em um aumento de 42% (antes o valor era 100 e agora ficou 142)
    Se eu quero seguir gastando o mesmo valor, preciso reduzir o consumo. Para saber o valor é só fazer uma regra de 3 simples.

    100 (% de carne) - 142 
     x (% de carne) - 100
    142x = 100*100
    x = 10000/142
    x = 70,... (não completei o cálculo com mais casas pois pelas alternativas dá para perceber que não precisa ser exato)

    100 (de carne que comia antes) - 70 (que vai passar a comer agora) = 30 (teve que diminuir 30% o consumo de carne para seguir gastando o mesmo valor)

    c) 
    mais de 28% e menos de 32%.

  • Seja P o preço inicial do quilo da picanha, e Q a quantidade comprada inicialmente. Foi dito que o preço subiu 42%, ou seja, passou a ser 1,42P. Assim, vejamos qual é a nova quantidade:

    Preço do quilo Quantidade comprada

    P Q

    1,42P X

    Observe que quanto maior o preço do quilo, menor a quantidade comprada. Temos grandezas inversamente proporcionais. Assim, vamos inverter uma das colunas:

    Preço do quilo Quantidade comprada

    1,42P Q

    P X

    Portanto,

    A quantidade comprada reduziu de Q para 0,704Q. Isto é, houve uma redução de 0,296Q, ou 29,6% de Q. Este valor encontra-se no intervalo da alternativa C.

    Resposta: C

  • alguem entendeu o calculo que o professor fez nessa questão?

  • Se eu gastava 100 reais pra comprar um Kg, agora gasto 142 reais para comprar um Kg.

    Como quero manter o mesmo gasto de 100 reais, então basta dividi-lo pelo preço atual da carne: 100/142 = 0,704 Kg

    Se eu comprava 1 Kg e agora compro 0,704 Kg com 100 reais, então meu consumo diminuiu 29,6%, pois 1 - 0,704 = 0,296 = 29,6%

    Abraços e bons estudos!

  • Eu fiz o cálculo da seguinte maneira:

    1kg anunciado pelos jornais e revistas = x + 42%

    1 kg que o consumidor gasta mensamente = x

    x + x + 42 = 100

    2x = 100 - 42

    2x = 58

    x = 58/2

    x = 29

    Gabarito: C) mais de 28% e menos de 32%.

    "Estudar é um privilégio e, só o seu esforço pessoal te levará a conhecer pessoas e mundos que os acomodados jamais conhecerão!"

    "Deus ajuda quem senta e estuda."

    "O conhecimento é a única coisa que ninguém pode tirar de você. Comece a estudar hoje para vencer amanhã."

  • Aqui é uma brincadeirinha lógica.

    Você nunca pode esquecer:

    Subir X% de P é (1 + X%)P.

    Reduzir X% de P é (1 - X%)P.

    Exemplo: Subiu 42% em relação a P → (1 + 42%)P = (1 + 0,42)P= 1,42P.

      Reduziu 29,6% em relação a P = (1 - 29,6%)P = (1 - 0,296)P = 0,704P.

    Aqui ele trabalhou com duas variáveis:

     

    Preço – P

    Consumo – C

     

    Qual a ideia do consumidor? “Ele quer manter o mesmo gasto e ver o tanto que ele compra de picanha com esse novo aumento. Exemplo: ele pagava 100 reais e levava 2 quilos. Agora, ele vai continuar pagando os mesmos 100 reais e ver quantos quilos ele leva pra casa.

    Intuitivamente, ele irá levar menos. A pergunta do examinador é: Quanto quilos ele leva?

    Observe que o examinador não deu esse exemplo fechadinho, ele deu apenas as variáveis e o aumento. Ou seja, o examinador não vale nada.

     

    Veja,

     

    Eu pagava P e obtinha X quilos.

    Agora, eu pago 1,42P. Será que eu levo quantos quilos? Menos, por conseguinte, são variáveis inversamente proporcionais (lembre-se de inverter na regra de três). Vamos chamar o novo X de X’.

     

    Então,

     

    P/1,42P = X’/X

    X’ = (1/1,42)X

    X’ ± 0,704X ( ou seja, reduziu ± 29,6%)


ID
359377
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Considere que, em um investimento em caderneta de poupança, a taxa de juros seja de 0,6% ao mês. Nesse caso, se uma pessoa depositar R$ 1.000,00 em uma conta de poupança no dia 1º/6/2011 e não fizer nenhuma retirada, o montante, no aniversário de dois meses desse depósito, será

Alternativas
Comentários
  • Juros Compostos:

    C: Capital Inicial ( Principal )
    i: taxa unitária de juros
    O tempo referido na taxa será o príodo de capitalização, ou seja, o prazo de aplicação do fator  f , relativo à taxa  i  de acréscimo
    n: número de períodos de capitalização
    M: Montante

    M = C * ( 1 + i )n ou M = C x fn

    C = 1000
    i = 0,6%am  fatorado ficará: 1,006
    n = 2m
    M = ?

    M = C * fn
    M = 1000 * 1,0062 
    M = 1000 *  1,012036
    M = 1012,036

    De acordo com as opções será inferior a R$ 1013,00
  • Achei mais fácil responder essa questão assim:

    1000 x 0.6 = 600/100 = 6 reais por mês

    Já que são 2 meses: 6 x 2 = 12

    Soma tudo: 1000 + 12 =  R$ 1012,00  

    Resposta portanto é a letra "D"
  • i (taxa) = 0,6% : 100 =>0,006%
    C = 1000,00
    T = 2
    Usando a Fórmula do Montante,
    M = C(1+i x t)
    M = 1000 (1+ 0,006 x 2)
    M = 1000 (1+ 0,012)
    M = 1000 (1,012)
    M = 1012,00
     
  •  Thulio essa formula é para juros simples,cuidado para não se confundir com as questões.
  • Eu fiz assim:

    A taxa é de 0,6% ao mês. Portanto, em dois meses a taxa será de 1,2%.
    Assim, a poupança irá render R$ 12,00:
    1.000 - 100%
       x      - 1,2%
    x =12

    Desta forma, ao final dos dois meses ele terá R$1.012,00
  • Juros Simples:

    1000,00 * (1+0,006*2) = 1012,00    portanto, o valor final é inferior a 1013,00, letra d)

  • Como sei se a questão me pede juros simples ou composto???
  • Rendimento da poupança refere-se a capitalização composta Marcela. Portanto, juros compostos.
    att
  • JUROS COMPOSTOS

    C = 1000  
    i = 0,6% a.m. ou 0,006
    T = 2 meses
    M = ?

    M = C x ( 1+i )^T
    M = 1000 x ( 1 + 0,006)^2
    M = 1000 x ( 1,006)^2
    M = 1000 x  1,012036
    M = 1012,032


    R$ 1.013,00 > R$: 1012,032 Letra D
  • Eu queria muito saber por que vcs acham que deveria ser calculado por Juros Compostos se a questao nao veio especificando, resolvendo dos 2 modos se encontra a resposta. Obrigado!
  • A questão é fácil, porém é preciso ter atenção na taxa de juros i. Percebam que ela já está em decimal (0,6%), devido a isso muitas pessoas pensam que não precisa transformá-la em "decimal de cálculo".

    JUROS COMPOSTOS
     

    C= 1000
    i = 0,6% a.m = 0,6/100 = 0,006
    n = 2 meses


    M = C * (1+ i)^n


    M = 1000 x ( 1 + 0,006)^2
    M = 1000 x ( 1,006)^2
    M = 1000 x  1,012036
    M = 1012,032

    LETRA D
  • Foi só eu ou alguem mais acha que o enunciado dizer 0,6% ao mês, quer dizer 60%?????
    visto que, por exemplo, 100x0,6 = 60.... ou seja 60%!!!!


     
  • Luis alberto,

    Fosse para converter o número decimal 0,6 em porcentagem, aí sim seria 60%, porém note,observando o sinal de porcentagem, 
    que não precisa converter nada: 0,6% são 0,6%. Simples assim.
  • Respondendo ao Luís Souza o porque usa-se juros compostos nessa questão é pelo simples fato de que os valores depositados na caderneta de poupança rendem a juros compostos.

  • PESSOAL A FORMULA PARA JUROS SIMPLES É ESSA "M = C(1+i x t)" É MANEIRA DE FAZER DIRETO A CONTA,MAS ALGUNS PREFEREM CALCULAR O JUROS PRIMEIRO.

    M = C(1+i x t)
    M = 1000 (1+ 0,006 x 2)
    M = 1000 (1+ 0,012)
    M = 1000 (1,012)
    M = 1012,00

    LETRA D

    OBS:NÃO TEM JUROS COMPOSTOS AQUI, OS QUE FIZERAM JUROS COMPOSTOS ACERTARAM POR COINCIDÊNCIA, PROVA DISSO EXEMPLO:(1+7)ELEVADO A 2 = 64 ENQUANTO QUE (1+7*2) =15 

  • Como o problema não fala se é juros simples ou composto, trataremos o mesmo como simples, assim:

    M = P . ( 1 + ( i . n ) )

    Onde:

    J = juros
    P = principal (capital)
    i = taxa de juros
    n = número de períodos


    Assim:


    M = 1000.(1 + (2.0,6/100))
    M = 1000.1,012
    M = 1012,00 reais


    Resposta: Alternativa D.
  • 0,6% = 0,006. 

    1 000 X 0,006 = 6 reais.

    6 reais X 2 ( dois meses ) =12.
    Total : 1 012 reais.

  • Gab: D

    Questão fácil, me enrolei com o 0,6%
    0,6% = 0,6/100!!!! então na verdade 0,6% = 0,006

    Ai fica tudo tranquilo
    1000x0,006 = 6 x 2meses = R$12,00
    1000 + 12 = R$1012,00

    d) inferior a R$ 1.013,00.

  • J = C. i/100. t 
    J = 1000. 0,6/100. 2
    J = 1000. 0,006. 2
    J = 12

    M = C + J
    M = 1000 + 12
    M = 1012

  • De início fiquei com essa dúvida tbm (juros simples ou compostos)... mas fiz por juros compostos pensando que o enunciado falou num investimento de "poupança", o qual é remunerado por juros compostos.


ID
359380
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Considere que sejam cobrados R$ 5,00 para o envio de uma carta comercial simples e uma carta comercial registrada, ambas de até 20 g, e R$ 11,10 para o envio de 3 cartas comerciais simples e 2 registradas, todas de até 20 g. Nessa situação, a diferença entre o preço cobrado para o envio de uma carta comercial registrada e o cobrado para o envio de uma carta comercial simples, ambas de até 20 g, é de

Alternativas
Comentários
  • carta simples =X       carta registrada = Y
    X + Y = 5    ( carta simples e registrada 5,00 )
    3X + 2Y = 11,10   ( 3 cartas simples e 2 registradas 11,10 )

    resolvendo equação do primeiro grau : multiplico a primeira eq. por (-2)

    -2X -2Y = -10
    3X + 2Y = 11,10      +
    ____________
    X = 1,10       preço carta simples

    X + Y = 5  :.  Y = 5 - X
    Y = 5 - 1,10 = 3,90   preço carta registrada

    diferença = 3,90 - 1,10 = 2,80       
  • CS = Carta Simples
    CR = Carta Registrada

    1CS + 1CR = 5,00     *(-2)
    3CS + 2CR = 11,10

    -2CS -  2CR = -10,00
     3CS + 2CR =   11,10 
       CS = 1,10

    3CS + 2CR = 11,10
    3*1,10 + 2CR = 11,10
    2CR = 11,10 - 3,30
    2CR = 7,80
    CR = 7,80/2
    CR = 3,90

    CR - CS
    3,90 - 1,10 =
    2,80 

    De acordo com as opções: resposta letra C
  • Vedracov, deixa de ser mala!


    A resposta correta é a letra C.

    Esta questão pode ser respondida por meio de lógica. Geralmente todas as questões semelhantes podem ser respondidas por lógica.

    S - Carta Simples;
    R - Carta Registrada.


    1S+1R=5
    3S+2R=11,10

    2S+1R= (11,10-5), ou seja, 6,10. 
    Notem que foi diminuído o valor na segunda equação pelos valores da primeira, pois sabemos que 1 carta simples e 1 registrada custam 5 reais.

    Faça esse processo mais uma vez (diminuir 5,00) e chegará ao valor de uma carta simples (foi a que sobrou), que é R$ 1,10.
    Agora, se 1 carta simples + 1 carta registrada custam 5,00 e sabemos que a simples é 1,10; por óbvio que a registrada custa 3,90.

    Desta forma a diferença (3,90 - 1,10) entre as cartas é R$ 2,80.

    Espero ter ajudado,
    Até mais. 
  • EU NÃO ENTENDO QUAL É A FUNÇÃO DO PESO GRAMAS NA QUESTÃO.SE ALGUÉM PUDER ME EXPLICAR,chirleioi@gmail.com 
  • x = carta simples
    y = carta registrada

    x + y = 5          3x + 2y = 11,10              
    x = 5 - y            3.(5 - y) + 2y = 11,10
    x = 5 - 3,90      15 - 3y + 2y = 11,10
    x = 1,10                            -y = 11,10 - 15 . (-1)
                                               y = 3,90  


    3,90 - 1,10 = 2,80    resposta letra C
  • para enviar 3 cartas simples pagariamos 15,00 e para enviar 2 cartas registras pagariamos 10,00
    como a questão disse que para enviar 3 cartas simples pagariamos 11,10 e para enviar 2 cartas registradas pagariamos 11,10, então:
     carta simples: 15,00 - 11,10= 3,90
    carta registrada: 11,10 - 10,00= 1,10
     
    A diferença é  3,90 -1,10 = 2,80
     letra C

  • O peso, nesta questão não tem a menor importancia.
  • Chirlei Machado,

    O peso neste exercício é só para confundir. Colocaram apenas para, na leitura do problema, vc achar que tem de utilizá-lo em algum lugar da conta.


    Bons estudos pessoal!

  • Pelo enunciado tiramos a seguinte conclusão que formam duas equações do 1º grau:

    Cs + Cr = 5
    3Cs+2Cr=11,10

    Ele quer saber a diferença de preço entre os dois tipos de Cartas:
    Cr-Cs=?

    Multiplo a primeira equação por -3 para podermos achar o valor da Carta Registrada, ficando

    -3Cs - 3Cr = -15
    3Cs+2Cr=11,10

    Cancelamos o Cs das equações e ficamos com:
    -Cr=11,10-15
    -Cr=-3,90 => Cr= 3,90

    Se Cs+Cr=5, logo 
    Cs=5-3,90 => 1,10

    Como ele quer a diferença de um com o outro, temos:
    Cr-Cs= 3,90-1,10= R$2,80 (Alternativa C)
  • Supondo-se que a carta simples custe x reais e a carta registrada custe y reais, o enunciado nos dá o seguinte sistema: x + y = 5, 3x + 2y = 11,1. Multiplicando-se a 1ª equação por 3 e subtraindo a 2ª temos 3y – 2y = 15 – 11,1 => y = 3,9, donde concluímos também que x = 1,1, e portanto que y – x =3,9 – 1,1 = 2,8.
  • Se: 1CS + 1CR=R$5 

    Se: 3CS + 2R= R$11,10
    Então pagamos o 3CS + 2R= R$11,10 e desfraguimentamos para chegar no mesmo valor 

    1CS + 1CR=R$5

    1CS + 1CR=R$5 

    1CS + 1CR=R$5 

    1CS= R$=1,10        R$5 - R$1,10= 3,90

    ENTÃO TEREMOS R$3,90 - R$1,10= R$ R$2.80
  • R$ 11,10 = 3 caixas simples + 2 registradas

    R$ 5,00 = 1 caixa simples + 1 caixa registrada

    2 caixas Simples + 2 registradas = 11,10 - 10,00= R$1,10          5,00 - 1,10= R$ 3,90           3,90-1,10 = R$ 2,80 letra C

  • 1cs + 1cr = 5        (multiplico por 3 p eliminar cs)

    3cs + 2cr = 11,10  (multiplico por -1 p subtrair)

     

    3cs + 3cr = 15

    -3cs - 2cr = -11,10

    1cr = 3,90

    1cs = 1,10

    gab 2,80

  • Seja S o preço de uma carta simples e R o preço de uma carta registrada. Ao enviar uma carta de cada, o valor pago é de 5 reais, ou seja,

    S + R = 5

    R = 5 – S

    Como o custo de 3 cartas simples e 2 registradas é 11,10 reais, então:

    3S + 2R = 11,10

    Como R = 5 – S, podemos substituir R por 5 – S na equação acima, obtendo:

    3S + 2 (5 – S) = 11,10

    3S + 10 – 2S = 11,10

    S = 11,10 – 10

    S = 1,10 real

    Portanto, R = 5 – 1,10 = 3,90 reais. Logo, a diferença entre o custo das duas cartas é de 3,90 – 1,10 = 2,80 reais.

    Resposta: C

  • Se: 1CS + 1CR=R$5 

    Se: 3CS + 2R= R$11,10

    Se desmembrar ficaria:

    1CS + 1CR=R$ 5,00 

    1CS + 1CR=R$ 5,00

    1CS + 1CR=R$ 5,00

    ------------------------------

    3CS + 3CR = R$ 15,00

    logo 1CR seria 15,00 - 11,10 = 3,90

    logo 1CS seria 1,90

    logo a diferença seria de 2,80

  • Anotando: fiz equação de 2º grau método da substituição

  •    5 = S + R   x(-2) →multiplica por (-2) e soma as duas.

    11,1 = 3S + 2R

      -10 = -2S - 2R

    11,1 = 3S + 2R

     1,1 = S

    Logo,

    R = 5 – 1,1

    R= 3,9

    Portanto,

    3,9 – 1,1 = 2,8


ID
359386
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

As remunerações brutas mensais — isto é, sem qualquer desconto — dos empregados de determinada empresa são calculadas com base na soma das seguintes quantidades:

- salário fixo, no valor de R$ 2.400,00, correspondente a 160 horas trabalhadas no mês;

- horas extras, definidas como a remuneração correspondente à quantidade de horas e(ou) fração de hora que ultrapassar as 160 horas exigidas, multiplicada pelo valor de cada hora completa, que é igual a R$ 15,00.

Com base nessa situação hipotética e considerando-se que, em determinado mês, a remuneração bruta de um empregado dessa empresa foi igual a R$ 2.750,00, é correto afirmar que, nesse mês, esse empregado trabalhou durante 183 horas e

Alternativas
Comentários
  • R$ 2.400,00, correspondem à 160h

    R$ 2.750,00, correspondem à 183h e ? min.

    Cada hora ultrapassada de 160h = R$ 15,00 a hora

    183h - 160h = passaram 23h e ? min.

    23 * 15,00 = R$ 345,00

    R$ 2.750,00 - R$ 345,00 = R$ 2405,00

    R$ 2.405,00 - R$ 2400,00 = R$ 5,00, esses cinco reias que sobram são exatamente a quantidade de minutos que devemos calcular com uma regra de três:

    1h --------- R$ 15,00

    Xh --------- R$ 5,00

    Transformo 1h em minutos, pois o meu resultado estará em minutos.
    1h = 60 minutos

    60min ---------- R$ 15,00

     Xmin  ---------- R$ 5,00

    15X = 60*5

    15X = 300

    X = 300/15

    X = 20 minutos 

    De acordo com as alternativas a resposta será a letra A
  • 2750 - 2400 = 350
    350 / 15 = 23,33 = 23 horas e 1/3 de hora.

    Assim, 1/3 de hora = resposta A)
  • Remuneração = Fixo + Extra 
    R = 2400 + 15t 
    2750 = 2400 + 15t                     
    350/15 = t                                  
    t = 70/3     

    160h + 70h /3 =    
    550h/3 =
    183h e 20 min.
         
    550/3 = 183, 3 (60/3 = 20)                        
  • Não entendi o final, 550/3 dá dízima (183,333), pode simplesmente pegar e dividir 60 pelo período (3)?
  • 2400/160 = 15

    2750-2400 = 350

    350/15 = 23,33  --> AQUI temos 23horas + 0,33h (transformo isso em min).

    0,33h*60min= 19,8min
  • 2750 (remuneração total do mês) / (15 - valor da hora trabalhada) : 183,333 ( Acho quantas horas trabalhou) 

    Aqui é só saber a regra de trasnformação de hora em min : 183 - correspondem as horas;  0,33 - (dizima periódica não é só multiplicar por 60 como nos números inteiros)  

    MACETE PARA MULTIPLICAR DIZIMA PERIÓDICA: TEM QUE TRANSFORMÁ-LA EM FRAÇÃO - 
    1 - Coloque o número q se repete como numerador e SEMPRE COLOCAR O 9 como denominador conforme a quantidade de números que se repetem, no caso, só o 3 se repete, então coloca-se só um  9:  3/9  *

    Agora é só fazer regra de três:  1h ---- 60 min
                                                             3/9 -----x  =        x= 180/9   ; x= 20 minutos


    * Caso a dízima fosse: 0,13131313  : a fração seria 13/99 ( 13 o número que se repete e 99 pq são dois números que se repetem)

    portanto o trabalho foi de 183 h e 20 minutos.

    Vlew
  • Fiz de maneira bem simples:

    Salário fixo = 2.400
    Horas trabalhadas = 160
    Hora Extra = 15,00
    Salario Funcionário = 2.750

    Diferença entre Salário Fixo e Salário Funcionário = 350

    350 / 15 (valor da hora) = 23,33 horas

    160(horas semanais) + 23,33 horas extra = 183,33 horas.

    Resposta: 183h e ....., 0,33 horas equivale a 1/3 de 1h(60 min), logo 1/3 de 60 min são 20 min.

    Letra A

  • O número de horas extras N é dado pela diferença entre a remuneração e o salário (d = 2750 – 2400 = 350) dividida pelo valor de cada hora extra (h = 15). Temos então N = d/h = 350/15 = 345/15 + 5/15 = 23 + 1/3 = 23,3333... , ou seja, N = 23 horas e 20 minutos. Somando-se N as horas regulamentares, temos 183 horas e 20 minutos.
  • 2400-2750=350
    183-160=23.15=345-350=5
    15/5=3/60=20


  • Basta fazer 183 horas vezes 15,00 reais que vai nos dá exatamente um salário de 2745,00 reais, mas se observarmos o  salário pago foi de 2750,00 reais. Assim, fazendo a diferença 2750,00 - 2745,00 = 5,00 reais. Logo, basta fazer uma regra de três simples, levando em conta que 1 hora são exatos 60 minutos e que por esses 60 minutos são pagos 15,00 reais. Teremos

                           60 min__________ 15,00 reais

                           x         __________   5,00 reais


           Fazendo 15,00 . x = 60 . 5

                           15 x = 300

                            x = 300/ 15

                            x = 20 min alternativa   A

  • R = 2400 + (H - 160) * 15

    R = 2400 + 15H - 2400

    R = 15H

    2750 = 15 H

    H = 183 h e 20 m

  • parabens Wagner Nascimento! Excelente explicação.

  • Gostaria de ver esta resposta feita usando derivada.... 

  • Jaqueline Silva:

    Neste caso não precisa de derivada, acredito que fica mais demorado e complexo, acompanhe o raciocínio.

    Salário fixo = 2400

    Adicional por hora exta: 15 reais por hora realizada

    Horas realizadas 183 - Horas obrigatórias a serem realizadas 160 = 23 horas extras realizadas.

    23 horas extras realizadas vezes 15 reais por hora = 345 reais

    15 reais por hora igual a 5 reais a cada 20 minutos

    Resposta 20 min letra A de "Amor" kkk

     

  • Letra A.

     

    Pensei assim:

     

    1 >   2400 reais = 160 horas

            2750 reais = x horas

          

    2 > Resolve a regra de 3:

            2400 * x = 2750 * 160

            x = 440.000 / 2400 (corta os zeros)

            x = 4400 / 24 

            x = 183,333333...

     

    3 > Isso significa que ele trabalhou 183 horas mais 0,333333 hora;

     

    4 > 0,333333.... é uma dizima periódica que é igual a 3 / 9;

     

    5 > Precisamos saber qual o valor em minutos dessa dízima:

     

    - 3 / 9 horas = x minutos

      1 horas      = 60 minutos

    - x = 60 * 3 / 9 

      x = 20 minutos

     

    6 > Portanto, ele trabalhou esse mês 183 horas e 20 minutos.

     

    Jesus no comando, sempre!!!!


ID
359389
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Quem observa a trajetória dos Correios brasileiros há de notar dois movimentos de sentidos opostos que se completam entre si: um de reforma, outro de preservação; um conectado aos vertiginosos avanços das comunicações do mundo globalizado; outro voltado para a conservação da memória nacional e do valioso patrimônio arquitetônico e cultural que lhes serve de suporte. Afinal, não é toda empresa que tem atrás de si um passado de mais de três séculos e meio de história.

A preocupação dos Correios em preservar um patrimônio histórico, que é de todo o povo brasileiro, revela-se por meio da restauração e reforma de seus prédios em diversas capitais brasileiras, transformando-os em importantes centros de preservação e promoção cultural.
Internet: (com adaptações).

Depreende-se das ideias do texto que os Correios brasileiros

Alternativas
Comentários
  • a) preenchem a lacuna deixada pelo povo brasileiro, que não se importa com a conservação dos prédios de seu país.
    " preocupação dos Correios em preservar um patrimônio histórico, que é de todo o povo brasileiro"

    b) ignoram os avanços das comunicações do mundo globalizado.
    "conectado aos vertiginosos avanços das comunicações do mundo globalizado"

    c) procuram constante substituição do seu patrimônio arquitetônico por prédios mais modernos. (nada disso tem no texto)

    d) têm uma história de mais de 350 anos. (corretíssima)
    "Afinal, não é toda empresa que tem atrás de si um passado de mais de três séculos e meio de história."

    e) efetuam dois movimentos contraditórios: conservação da memória e promoção cultural.
    "há de notar dois movimentos de sentidos opostos que se completam entre si"


  • Independente de qualquer análise, na prova 3 séculos e meio são 350 anos. Nem perder tempo com as outras alternativas
  • Não prestei atenção e calculei 35 anos e meio ¬¬


ID
359398
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Nas opções a seguir, são apresentados trechos adaptados de texto extraído do sítio dos Correios na Internet. Assinale a opção em que o trecho está gramaticalmente correto.

Alternativas
Comentários
  •  O erro da letra D) está na palavra "afim" que é adjetivo, equivalendo a igual, semelhante: EX. Temos gostos afins.
    O correto seria "a fim de"  que é locução prepositiva e indica finalidade. Pode equivaler a para. EX: Tudo fez a fim de chamar nossa atenção.

  • Além dos erros apontados pelos colegas, entendo que:

    * Na alternativa "b" o verbo REPORTAR deve ficar na 3ª pessoa do plural para concordar com o núcleo do sujeito = PRIMÓRDIOS. -----"...Os PRIMÓRDIOS dos serviços postais no Brasil Colônia REPORTAM...".

    * Na alternativa "c" o termo "FOSSE INSTITUÍDO"  deve concordar com o termo "OS CORREIOS MARITÍMOS" .------- "...Assim, a dificuldade na comunicação entre Portugal e o então Brasil Colônia fez com que FOSSEM INSTITUÍDOS, definitiva e oficialmente, em 1978, os CORREIOS MARÍTIMOS..."
    • a) Com a chegada de Pedro Álvares Cabral ao Brasil, em 1500, surgiu a primeira correspondência oficial ligada ao país. Nessa carta, Pero Vaz de Caminha relatava ao rei de Portugal, com notório entusiasmo, o descortinar de uma nova terra. Com esse acontecimento, eternizado na história brasileira, estava sendo escrita a primeira página da história do correio no Brasil.
    • b) Os primórdios dos serviços postais no Brasil Colônia reportam ao correio de Portugal e à sua atuação nesse novo território. Durante os primeiros tempos da colonização, os portugueses não dispunham de um sistema postal bem organizado, tendo, às vezes, que recorrer ao de nações vizinhas.
    • c) Nem a criação do Correio-Mor das Cartas do Mar, em 1673, resolveu o problema de ligação postal entre a nova terra com a metrópole. Assim, a dificuldade na comunicação entre Portugal e o então Brasil Colônia fez com que fossem instituído, definitiva e oficialmente, em 1798, os Correios Marítimos. Anos depois, surgiu a necessidade de se promover a expansão desses serviços para o interior da Colônia.
    • d) O progresso comercial advindo da chegada da família real no novo mundo abriu caminhos a fim de que que o serviço postal se desenvolvesse. Esse fato permitiu/ a elaboração do primeiro Regulamento Postal do Brasil, o funcionamento regular dos Correios Marítimos e a emissão de novos decretos/ que criasse os Correios Interiores. (permitiu que criasse)
    • e) Com o retorno de D. João VI, a Portugal, houve (= existir) períodos bastantes conturbados, que culminaram com a independência do Brasil em 1822, quando os Correios desempenharam o importante papel de trazer informações do Velho Mundo e aglutinar aqui as forças em prol do rompimento com Portugal.
  • Com a chegada de Pedro Álvares Cabral ao Brasil, em 1500, surgiu a primeira correspondência oficial ligada ao país. Nessa carta, Pero Vaz de Caminha relatava ao rei de Portugal, com notório entusiasmo, o descortinar de uma nova terra. Com esse acontecimento, eternizado na história brasileira, estava sendo escrita a primeira página da história do correio no Brasil.

    Analise sintática:

    “Com a chegada de Pedro Álvares Cabral ao Brasil”- Adjunto Adverbial de companhia
    “em 1500”- Aposto Explicativo
    “surgiu”-VI
    “a primeira correspondência oficial ligada ao país”-Suj
    “Nessa carta”- Adjunto adverbial de lugar
    “Pero Vaz de Caminha”-suj
    “relatava”- quem relata, relata algo à alguém, relatou o que?R. “o descortinar de uma nova terra. A quem? R. ao rei de Portugal/ VTDI
    “ao rei de Portugal”- OI
    “com notório entusiasmo”- Aposto Explicativo
    “o descortinar de uma nova terra”- OD
    “Com esse acontecimento”- Adjunto adverbial de tempo
    “eternizado na história brasileira”- Aposto Explicativo
    “estava sendo escrita”- locução verbal/ VTD
    “a primeira página”- OD
    “da historia”- adjunto adnominal
    “do correio”- adjunto adnominal
    “no Brasil”- Ajunto Adverbial de Lugar

    Não vi erros.

    b) Os primórdios dos serviços postais no Brasil Colônia reporta ao correio de Portugal e à sua atuação nesse novo território. Durante os primeiros tempos da colonização, os portugueses não dispunha de um sistema postal bem organizado, tendo, às vezes, que recorrer ao de nações vizinhas.

    Analisemos:

    “Os primórdios dos serviços postais no Brasil Colônia”- suj (núcleo: primórdios)
    “reporta”- quem reporta, reporta algo à alguém, reporta o que? R. sua atuação nesse novo território, a quem? R. ao correio de Portugal.
    “ao correio de Portugal”- OI
    “e”- conjunção aditiva
    “à sua atuação nesse novo território”- OD (não há crase/ Regência verbal incorreta)
    “Durante os primeiros tempos da colonização”- Adjunto Adverbial de tempo
    “os portugueses”-suj
    “não”-advérbio de negação
    “dispunha”- quem dispõe, dispõe de algo, do que? R de um sistema postal bem organizado (verbo dispor no sentido de possuir tem preposição “de”, já no sentido de “organizar” não há preposição)
    “de um sistema postal bem organizado”- OD
    “tendo que”- está colocado de forma incorreta/ “ter que”, usa-se no sentido de ter algo, alguma coisa, não é o caso. O certo seria “ter de”, pois expressa o sentido de dever que é o caso. “tendo de recorrer...”
    “recorrer”- VTDI, quem recorre, recorre a algo ou alguém, recorreu a que? R. ao sistema postal
    “de nações vizinhas”- Adjunto adnominal

    Existem alguns erros, próximo...

  • c) Nem a criação do Correio-Mor das Cartas do Mar, em 1673, resolveram o problema de ligação postal entre a nova terra com a metrópole. Assim, a dificuldade na comunicação entre Portugal e o então Brasil Colônia fez com que fosse instituído, definitiva e oficialmente, em 1798, os Correios Marítimos. Anos depois, surgiu a necessidade de se promover a expansão desses serviços para o interior da Colônia.

    “Nem a criação do Correio-Mor das Caras do Mar”- suj
    “resolveram”- VTD, quem resolve, resolve algo para alguém, resolveu o que? R. o problema/ O certo é resolveu e não resolveram, concorda com Correio-Mor que é o núcleo do suj
    “o problema”- OD
    “de ligação postal”- adjunto adnominal
    “entre a nova terra com a metrópole”- Acredito ser dois adjuntos adverbiais de lugar, porém não tenho certeza, alguém se habilita a tirar essa dúvida?
    “Assim”-conjunção
    “a dificuldade”-suj
    “na comunicação”- complemento nominal
    “entre Portugal e o Brasil Colônia”- sentido de comparação, como na oração anterior acredito ser um adjunto adverbial de lugar (alguém poderia tirar essa dúvida?)/ Não há necessidade da conjunção”então”
    “fez com que”- VTD, excesso de conjunção para que duas?/ Fez que? R.isso
    “fosse instituído os Correios Marítimos”- OD
    “definitiva e oficialmente”- Aposto explicativo
    “em 1798”- aposto explicativo
    “Anos depois”- Adjunto adverbial de tempo
    “surgiu”-VTD
    “necessidade de se promover a expansão desses serviços para o interior da Colônia”-suj

    Existem erros também

    d) O progresso comercial advindo da chegada da família real no novo mundo abriu caminhos afim de que o serviço postal se desenvolvesse. Esse fato permitiu a elaboração do primeiro Regulamento Postal do Brasil, o funcionamento regular dos Correios Marítimos e a emissão de novos decretos que criassem os Correios Interiores.

    “O progresso comercial”- suj
    “advindo da chegada da família real”- Oração adjetiva restritiva reduzida gerúndio
    “no novo mundo”- adjunto adverbial de lugar
    “abriu”-VTD
    “caminhos”-OD
    “afim de que o serviço postal desenvolvesse”- errado, não expressa a idéia de finalidade/ correto: a fim de que/Oração adverbial final
    “Esse fato”- suj
    “permitiu”- VTD
    “a elaboração”-OD
    “do primeiro regulamento postal do Brasil”- complemento nominal
    “o funcionamento regular dos Correios Marítimos”-OD do verbo permitir
    “e”- conjunção aditiva
    “a emissão de novos decretos”- OD do verbo permitir
    “que criassem os Correios Interiores”- Oração Adjetiva restritiva

    Existem também alguns erros...

  • e) Com o retorno de D. João VI, a Portugal, houveram períodos bastantes conturbados, que culminou com a independência do Brasil em 1822, quando os Correios desempenhou o importante papel de trazerem informações do Velho Mundo e aglutinarem aqui as forças em prol do rompimento com Portugal.

    “Com o retorno de D.João VI, a Portugal”- Não se separa o verbo do seu objeto, devido a isso, a vírgula está equivocada
    “houveram”- VTD
    “períodos bastantes conturbados”- OD
    “que culminou com a independência do Brasil”- Oração adjetiva explicativa
    “em 1822”- Ajunto adverbial de tempo
    “quando os correios desempenhou o importante papel de trazerem informações do Velho Mundo”- Oração Adverbial temporal
    “e aglutinarem aqui as forças em prol do rompimento com Portugal”- Oração Coordenada sindética aditiva

    Bem também há erros

  • acredito que outro erro da alternativa "d" seja o seguinte: O progresso comercial advindo da chegada da família real no novo mundo. Quem chega, chega a algum lugar (VTI) , logo, o corrreto ficaria " da chegada da família real ao novo mundo". 
  • d) O progresso comercial advindo da chegada da família real no (ao) novo mundo abriu caminhos afim de que o serviço postal se desenvolvesse. Esse fato permitiu a elaboração do primeiro Regulamento Postal do Brasil, o funcionamento regular dos Correios Marítimos e a emissão de novos decretos que criassem os Correios Interiores. (fiquei na dúvida...creio que ficou faltando uma vírgula no final , e a emissão de novos decretos).
  • Errei esta, pois não me atentei quanto a conjugação do verbo "resolveram", no plural, porém no item "a" achei que a escrita do "correio" em minúsculo no final da frase a tornasse errada, pois sempre vem em maiúsculo. O que acham?
  • Adelson: Será escrito em maiúsculo quando referir-se à Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos.Quando for ao serviço postal, em minúsculo.
    Abraço e firmeza nos estudos!
  • Lembrando que a palavra (bastante) usada como (advérbio>> não varia).

    Ex: Estava bastante cansada.

    e) Com o retorno de D. João VI, a Portugal, houveram períodos bastantes conturbados ..

  • ALGUNS PONTOS QUE JUSTIFICAM A RESPOSTA:


    a)  CORRETA

    b)  REPORTAM

    c)  RESOLVEU

    d)  Caminhos AFINS

    e)  HOUVE/BASTANTE


    Corrijam-me se encontrarem algum erro no meu comentário, pois pode prejudicar alguém. Abraço!

  • Letra D) Quem chega, chega à...

  • Gabarito: A


    * Erro da letra D: "houve" períodos "bastante" conturbados.

    HAVER no sentido de EXISTIR não vai para o plural. 

    BASTANTE no sentido de MUITO - advérbio - (e não muitos - pronome), também não vai para o plural.

  • AFIM = Parente por afinidade

    A FIM = Com  finalidade de

  • Resumo retratando erros primários.

    A) Correto

    B) Os primórdios dos serviços postais no Brasil Colônia reportaM (...) [ Falta de flexão]

    C) Nem a criação do Correio-Mor das Cartas do Mar, em 1673, resolveU o problema (...) [ Flexão que n deveria existir]

    D) O progresso comercial advindo da chegada da família real no novo mundo abriu caminhos a fim de que (...) [ A FIM = Com  finalidade de]

    E) Com o retorno de D. João VI, a Portugal, houve períodos bastantes conturbados, (...) [ Haver Sentido Exister- Não Flexiona]

     

    Good Luck! And Don't Fuck it up.

  • Marquei o gabarito por exclusão. Penso que o demonstrativo "essa" não serve para se referir a acontecimentos tão remotos. Aprendi que o correto seria utilizar "aquela".

  • GRATIDÃO!


ID
359413
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

As opções a seguir contêm trechos adaptados de texto extraído do sítio dos Correios na Internet. Assinale a opção em que o trecho apresentado está gramaticalmente correto.

Alternativas
Comentários
  • a: receptividade

    b: creches

    c: básica

    d: 21% foram adotadas
  •  na letra C a palavra milenio não foi acentuada, ficaria milênio
     

  • Pra mim, o erro da letra D são as vírgulas. Elas não deveriam estar ali:
    "Em 2009, os Correios receberam 1.981.000 cartas, de todos os estados brasileiros, sendo que 21% foi adotado e atendido por pessoas que desejavam colaborar para um Natal mais solidário."
    Se eu estiver errada, por favor, corrijam-me!!
    Bons Estudos!!
  • d) Em 2009, os Correios receberam 1.981.000 cartas, de todos os estados brasileiros, sendo que 21% (das cartas) foram adotadas e atendidas (sem vírgula)  por pessoas, que desejavam colaborar para um Natal mais solidário.

    Vírgula proibida:

    SEPARAR O VERBO DO SEU COMPLEMENTO 

    A vírgula não pode separar o verbo do seu complemento quando não há outros elementos intercalados entre eles. 
  • a- Falso.

    “Exemplo de ação de caráter social” – sujeito
    “ que envolve os carteiros” – Oração Subordinada Explicativa
    “tem tido grande recepitividade”- sujeito (desinencial/ ela), “tem tido”, o que?R. grande receptividade(VTD e OD), escrita correta: receptividade
    Obs: Após “receptividade” é necessário colocar uma vírgula, pois o termo anterior está deslocado. Veja:
    “Exemplo de ação de caráter social que envolve os carteiros e tem tido grande recepitividade é o Papai Noel nos Correios.”
    Ordem direta:
    “O Papai Noel nos Correios é exemplo de ação de caráter social que envolve os carteiros e tem tido grande receptividade”.

    b- Falso


    • Em 2009, dois estados testaram um novo modelo para o projeto, segundo o qual só podem participar crianças que cursam até o último ano da 1.ª etapa do ensino fundamental (ou seja, até o 4.º ou 5.º ano) de instituições de ensino públicas (municipais, estaduais ou federais), além de crexes e abrigos.
    Análise sintática:
    “Em 2009”- Adjunto adverbial de tempo
    “dois estados”- sujeito
    “testaram”- VTD
    “um novo modelo”- OD
    “para o projeto”- Adjunto adverbial de finalidade
    “segundo”- conjunção conformativa
    “o qual”- pronome relativo na função de OD
    “só”- advérbio
    “podem participar”- locução verbal
    “crianças”- sujeito da locução
    “que cursam ate o último ano da 1ª etapa do ensino fundamental de instituições de ensino públicas”- Oração adjetiva restritiva
    “(até o 4º ou 5ºano)”- Oração apositiva / Não há necessidade do “ou seja”
    “(municipais, estaduais ou federais)”- Aposto explicativo
    “além de crexes e abrigos”- Aposto Explicativo (além de- conjunção aditiva/ O intuito é acrescentar mais informações/ Reescritura correta: creches)

    c- Falso

    “A intenção é contribuir para o alcance do 2.º objetivo de desenvolvimento do milenio da ONU: educação basica de qualidade para todos.”

    Análise sintática:

    “A intenção”- sujeito
    “é”- VL
    “contribuir”- predicativo do sujeito
    “para o alcance do 2º objetivo de desenvolvimento do milenio da ONU”- Oração Adverbial de finalidade/ Reescritura correta: milênio/ paroxítona termina em ditongo
    “educação básica de qualidade para todos”- Aposto explicativo/ Reescritura correta: básica/ toda proparoxítona é acentuada


  • d- Falso

    • Em 2009, os Correios receberam 1.981.000 cartas, de todos os estados brasileiros, sendo que 21% foi adotado e atendido, por pessoas, que desejavam colaborar para um Natal mais solidário.

    Análise sintática:
    “Em 2009”- Adjunto adverbial de tempo
    “os Correios”- sujeito
    “receberam”- VTD/ quem recebe, recebe algo, recebeu o que? R. 1.981 cartas
    “1.981.000 cartas”- OD
    “de todos os estados brasileiros”-adjunto adverbial de lugar/ entre virgulas, pois está deslocado
    “sendo que”- locução conjuntiva aditiva
    “21% das cartas”- sujeito
    “foi adotado”- locução verbal (O correto é: foram adotadas/ concorda com cartas)
    “e”- conjunção aditiva
    “atendido”- locução verbal/ foi atendido
    “por pessoas”- adjunto adverbial de meio/ a vírgula está errada neste caso
    “que desejavam colaborar para um Natal mais solidário.”- aposto explicativo/ aposto no adjunto adverbial

    e- Verdadeira

    • ) Os presentes são recebidos nas agências e entregues, em regiões carentes dos grandes centros urbanos, por carteiros ou outros empregados dos Correios, às crianças que escreveram as cartas.
    Análise sintática:
    “os presentes”- sujeito
    “são recebidos”- locução verbal
    “nas agências”- adjunto adverbial de lugar
    “e”- conjunção aditiva
    “(são)entregues”- VTI, quem entrega, entrega algo à alguém, entregou a quem? R.as crianças
    “, em regiões carentes/ dos grandes centros,”- Adjunto adverbial de lugar/ Adjunto Adnominal
    “por carteiros ou (por)outros empregados dos Correios”- Adjunto Adverbial de Meio/ Adjunto Adverbial de Meio
    “às crianças”- OI
    “que escreveram as cartas”- Oração Adjetiva Restritiva

  • A letra "e" também não está correta. A crase foi empregada erroneamente em  "...às crianças que escreveram as cartas."
  • A Crase está certo querida Marcia...

    Veja que a partícula "às crianças" (apesar de estar bem distante do verbo "entregues" devido às expressões adverbiais) complementa o verbo "ENTREGUES", o qual possui transitividade indireta nesta questão.

    Veja a reescritura:

    "Os presentes são recebidos nas agências e entregues às crianças que escreveram as cartas."


    Espero ter ajudado... 

    Cristo Reina

  • Acredito que a Márcia fez referência ao termo "às crianças", mencionando que está errado a colocação do acento grave, porque o pronome relativo retoma anaforicamente "às crianças", exercendo função de sujeito da oração subordina adjetiva restritiva "que escreveram as cartas" e, nesse caso, não poderia haver crase já que sujeito não aceita acento grave. MAS o termo " às crianças" está exercendo função sintática de OI DO  VERBRO "ENTREGUES" E DE SUJEITO DO VERBO "ESCREVERAM", portanto a questão está correta.

    Corrijam- me se estiver errado..

    Bons estudos
  • Na c), além de básico também se acentua milênio.
  • não entendi o porquê da vírgula na alternativa e)  , às crianças que escreveram as cartas.


    alguém me ajude por favor!

    Obrigado!

  • eduardo, reescrevendo a assertvia:

    "Os presentes são recebidos nas agências e entregues, em regiões carentes dos grandes centros urbanos, por carteiros ou outros empregados dos Correios, às crianças que escreveram as cartas."

    Retire o que está entre vírgulas, pois são partes não essenciais da frase. A parte a ser retirada é: ", em regiões carentes dos grandes centros urbanos, por carteiros ou outros empregados dos Correios,"

    Ficaria assim: "Os presentes são recebidos nas agências e entregues às crianças que escreveram as cartas."

    Quem entrega, entrega algo a alguem. Logo precisa da preposição "a" antes do artigo no plural "as" tornando a crase obrigatória. 

    Informação adicional: Se não usássemos o artigo "as" (facultativo), poderia ser reescrita a frase somente com a preposição. Assim: "Os presentes são recebidos nas agências e entregues a crianças que escreveram as cartas."
  • ) Os presentes são recebidos nas agências e entregues, em regiões carentes dos grandes centros urbanos, por carteiros ou outros empregados dos Correios, às crianças que escreveram as cartas.
    Acredito que esta virgula não está bem empregada.
  • Fácil a questão.

    Para encontrarmos mais rápido a resposta, basta seguirmos a colocação pronominal

    Se alguém tiver interesse em estudarmos juntos via internet, min envia um imail para jmadorador@hotmail.com, para entramos em contato.

    Deus abençoe.
    • Gabarito letra E. 

    •  a) Exemplo de ação de caráter social que envolve os carteiros e tem tido grande recepitividade é o Papai Noel nos Correios. Desde 1997, quando se transformou em projeto corporativo, passou a ser desenvolvido em todas 28 diretorias regionais.

    • b) Em 2009, dois estados testaram um novo modelo para o projeto, segundo o qual só podem participar crianças que cursam até o último ano da 1.ª etapa do ensino fundamental (ou seja, até o 4.º ou 5.º ano) de instituições de ensino públicas (municipais, estaduais ou federais), além de crexes e abrigos.

    • c) A intenção é contribuir para o alcance do 2.º objetivo de desenvolvimento do milenio da ONU: educação basica de qualidade para todos.

    • d) Em 2009, os Correios receberam 1.981.000 cartas, de todos os estados brasileiros, sendo que 21% foi adotado e atendido, por pessoas, que desejavam colaborar para um Natal mais solidário.


  • Gente, "21% foi adotado e atendido" está correto, pois está concordando com a porcentagem, e não com o especificador (cartas). Com porcentagem e fração essa concordância é opcional. 

    Um quinto das fortunas foi devolvido/foram devolvidas ao herdeiro. 

  • intenÇão é diferente de Intensão! 

  • ALGUNS ERROS:


    a)  RECEPTIVIDADE

    b)  CRECHES

    c)  MILÊNIO/BÁSICA

    d)  21% FORAM / SEPARARAM O VERBO DO COMPLEMENTO COM VÍRGULA

    e)  CORRETA

  • Na minha opinião essa questão teria sido anulada pois também na letra e tem uma vírgula fora do lugar, deveria ser: nas agências e entregues nas regiões carentes... sem a vírgula após entregues.

  • gabarito letra E => correto, vírgulas isolam elementos de natureza adverbial:
    Os presentes são recebidos nas agências e entregues, (...) , às crianças que escreveram as cartas.
    (em regiões carentes dos grandes centros urbanos, por carteiros ou outros empregados dos Correios)

  • Sacanagem aquele RECEPITIVIDADE... esse mísero "i" passou batido e acabei marcando essa ¬¬

  • GABARITO = E


    A-)Exemplo de ação de caráter social que envolve os carteiros e tem tido grande recepitividade ( CORRETO = RECEPTIVIDADE) é o Papai Noel nos Correios. Desde 1997, quando se transformou em projeto corporativo, passou a ser desenvolvido em todas 28 (FALTOU O ARTIGO --> CORRETO = TODAS "AS" 28...) diretorias regionais.
    B-)Em 2009, dois estados testaram um novo modelo para o projeto, segundo o qual só podem participar crianças que cursam até o último ano da 1.ª etapa do ensino fundamental (ou seja, até o 4.º ou 5.º ano) de instituições de ensino públicas (municipais, estaduais ou federais), além de crexes (CORRETO = CRECHES)e abrigos.
    C-)A intenção é contribuir para o alcance do 2.º objetivo de desenvolvimento do milenio (PAROXÍTONA TERMINADA EM DITONGO CRESCENTE --> CORRETO = MILÊNIO) da ONU: educação basica (PROPAROXÍTONA--> CORRETO = BÁSICA) de qualidade para todos.
    D-)Em 2009, os Correios receberam 1.981.000 cartas, de todos os estados brasileiros, sendo que 21% (QUANDO NÓS TEMOS UM % DESACOMPANHADO DE SUBSTANTIVO, A CONCORDÂNCIA DEVE SER FEITA COM ESTE NUMERAL. SENDO ASSIM O CORRETO = 21% "FORAM ADOTADOS...)foi adotado e atendido, por pessoas, que desejavam colaborar para um Natal mais solidário.
    E-)Os presentes são recebidos nas agências e entregues, em regiões carentes dos grandes centros urbanos, por carteiros ou outros empregados dos Correios, às crianças que escreveram as cartas.

     

  • tá mais para exame de vista..rss

  • Acho que no item B além de chexe, está errado instituiçoes de ensino publicas, a meu ver seria instituiçoes de ensino PÚBLICO alguém poderia explicar?
  • Acho que no item B além de chexe, está errado instituiçoes de ensino publicas, a meu ver seria instituiçoes de ensino PÚBLICO alguém poderia explicar?

     

    Agora que vc falou também reparei, acho que vc está correto, pois o adjunto adnominal (adjetivo) público concordaria com ensino(que tem gênero masculino e está no singular), por isso público e não públicas, já municipais, estaduais ou federais, concordam com instituições.

  • "RECEPITIVIDADE" e "CREXE"  o inimigo querendo agir!!

    LETRA E

  • B. Nem cheguei até a palavra "crexe", já parei no erro de regência na letra B:

    Em 2009, dois estados testaram um novo modelo para o projeto, DO QUAL (e não "segundo o qual") só podem participar crianças...

    Percebam que o verbo participar pede a regência DE: quem participa, participa DE alguma coisa e não SEGUNDO alguma coisa.

    Concordam? Vi que esse ponto não foi explorado nos comentários (pelo menos nos que eu li, hehe).

    AVANTE, GUERREIROS!

     

  • a) Exemplo de ação de caráter social que envolve os carteiros e tem tido grande recepitividade é o Papai Noel nos Correios. Desde 1997, quando se transformou em projeto corporativo, passou a ser desenvolvido em todas 28 diretorias regionais.

     

     b) Em 2009, dois estados testaram um novo modelo para o projeto, segundo o qual só podem participar crianças que cursam até o último ano da 1.ª etapa do ensino fundamental (ou seja, até o 4.º ou 5.º ano) de instituições de ensino públicas (municipais, estaduais ou federais), além de crexes e abrigos.

     

    c) A intenção é contribuir para o alcance do 2.º objetivo de desenvolvimento do milenio da ONU: educação basica de qualidade para todos.

     

     d) Em 2009, os Correios receberam 1.981.000 cartas, de todos os estados brasileiros, sendo que 21% foi adotado e atendido (,) por pessoas (,) que desejavam colaborar para um Natal mais solidário.

     

     e) Os presentes são recebidos nas agências e entregues, em regiões carentes dos grandes centros urbanos, por carteiros ou outros empregados dos Correios, às crianças que escreveram as cartas.

  • POXA QUESTÃO CHATA MAIS CONSEGUIR OBTER EXITO GAB LETRA E

  • O problema do enunciado dessa questão é que ela pede uma alternativa que gramaticamente está correta. Mas o engraçado que se a questão tem um erro ortográfico ela automaticamente se torna errada para banca cespe, o que não deveria ser. Pelo que eu vi, fazendo algumas questões, que ela mudou seu modo de cobrança atualmente, ou seja, GRAMATICAL é GRAMATICAL e ORTOGRÁFICO é ORTOGRÁFICO.

    ERRO ORTOGRÁFICO: A ortografia dita as regras para a correta grafia das palavras. Por exemplo: abacaxi é com “x”. Ao redigir “abacachi”, há, portanto, um erro ortográfico. 

    ERRO GRAMATICAL: "Eles comeu o bolo." Aqui há um problema de concordância, logo resulta em ERRO GRAMATICAL.

  • GABARITO = E

    A-)Exemplo de ação de caráter social que envolve os carteiros e tem tido grande recepitividade ( CORRETO = RECEPTIVIDADE) é o Papai Noel nos Correios. Desde 1997, quando se transformou em projeto corporativo, passou a ser desenvolvido em todas 28 (FALTOU O ARTIGO --> CORRETO = TODAS "AS" 28...) diretorias regionais.

    B-)Em 2009, dois estados testaram um novo modelo para o projeto, segundo o qual só podem participar crianças que cursam até o último ano da 1.ª etapa do ensino fundamental (ou seja, até o 4.º ou 5.º ano) de instituições de ensino públicas (municipais, estaduais ou federais), além de crexes (CORRETO = CRECHES)e abrigos.

    C-)A intenção é contribuir para o alcance do 2.º objetivo de desenvolvimento do milenio (PAROXÍTONA TERMINADA EM DITONGO CRESCENTE --> CORRETO = MILÊNIO) da ONU: educação basica (PROPAROXÍTONA--> CORRETO = BÁSICA) de qualidade para todos.

    D-)Em 2009, os Correios receberam 1.981.000 cartas, de todos os estados brasileiros, sendo que 21% (QUANDO NÓS TEMOS UM % DESACOMPANHADO DE SUBSTANTIVO, A CONCORDÂNCIA DEVE SER FEITA COM ESTE NUMERAL. SENDO ASSIM O CORRETO = 21% "FORAM ADOTADOS...)foi adotado e atendido, por pessoas, que desejavam colaborar para um Natal mais solidário.

    E-)Os presentes são recebidos nas agências e entregues, em regiões carentes dos grandes centros urbanos, por carteiros ou outros empregados dos Correios, às crianças que escreveram as cartas.

    Juliane Goya

  • LETRA E

  • Os presentes são recebidos nas agências e entregues, em regiões carentes dos grandes centros urbanos, por carteiros ou outros empregados dos Correios, às crianças que escreveram as cartas.O trecho apresentado está gramaticalmente correto.

  • A

    Exemplo de ação de caráter social que envolve os carteiros e tem tido grande recepitividade é o Papai Noel nos Correios. Desde 1997, quando se transformou em projeto corporativo, passou a ser desenvolvido em todas 28 diretorias

    regionais.

    1. RECEPTIVIDADE= P ``MUDO``

    B

    Em 2009, dois estados testaram um novo modelo para o projeto, segundo o qual só podem participar crianças que cursam até o último ano da 1.ª etapa do ensino fundamental (ou seja, até o 4.º ou 5.º ano) de instituições de ensino públicas (municipais, estaduais ou federais), além de crexes e abrigos.

    1. CRECHES= COM ``CH``

    C

    A intenção é contribuir para o alcance do 2.º objetivo de desenvolvimento do milenio da ONU: educação basica de qualidade para todos.

    1. MILENIO= ACENTO CIRCUNFLEXO NO ``E`` ( meu teclado está bugado)
    2. BÁSICA= PROPARAOXÍTONA

    D

    Em 2009, os Correios receberam 1.981.000 cartas, de todos os estados brasileiros, sendo que 21% foi adotado e atendido, por pessoas, que desejavam colaborar para um Natal mais solidário.

    FORAM ADOTADAS= CONCORDANCIA VERBAL COM 21%

    E

    Os presentes são recebidos nas agências e entregues, em regiões carentes dos grandes centros urbanos, por carteiros ou outros empregados dos Correios, às crianças que escreveram as cartas.

  • "Crexe" eu ri altoooo


ID
359416
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Com o desenvolvimento dos setores produtivos do Brasil na década de 60 do século XX, tornou-se necessária a reorganização do serviço postal por meio de um modelo mais moderno que o do Departamento de Correios e Telégrafos, subordinado ao Ministério da Viação e Obras Públicas, que não apresentava infraestrutura compatível com as necessidades dos usuários.
Idem, ibidem.

Assinale a opção em que o trecho apresentado constitui continuação coerente e gramaticalmente correta para o trecho acima.

Alternativas
Comentários
  • Pense em uma questão impossível de acertar.
  • Novo modelo de prova do Cespe, ERRADO ou ERRADO...rsrsrsrs...
  • Cadê a alternativa E da questão??? Quem conseguiu a proeza de acertar divulga ai pra gente!!!!
  •  Achei que era eu que estava ficando doida. Não tem resposta correta. Tudo errado.
  • Impossível de acertar meus caros amigos, mas por favor, continuem comentando as questões, pois vocês sabem muito.
  • Cadê a letra e???
    Assim fica difícil né....

  • Como pode a questao 5 diz ser a resposta correta a alternativa E ,sendo que vai somente ate a D...
  • Para ajudar a nossa ferramenta de estudo, existe a opção “Encontrou algum erro?”. Nela é que devemos apontar problemas encontrados. Vamos colaborar!

    “O gabarito é a letra E, mas ela não está sendo exibida para marcação, impossibilitando, dessa forma, resolver a questão corretamente.”

     
    No entanto, enquanto a opção não é disponibilizada...
     
    "No sentido de alcançar essa reorganização, foi criada, em 20 de março de 1969, pela Lei n.º 509, a ECT, empresa pública vinculada ao Ministério das Comunicações" (Letra E - Gabarito)
  • A) Mesmo assim, nesse período a ECT consolidava , (sem vírgula) seu papel como importante agente da ação social do governo, atuando no pagamento de pensões e aposentadorias; na distribuição de livros escolares; no transporte de doações em casos de calamidade.   B) Apesar disso, o surgimento da ECT correspondia à (sem crase) uma nova postura por parte dos poderes públicos, com relação a importância das comunicações e, particularmente, (entre vígulas)  os serviços postais e telegráficos, para o desenvolvimento do pais (sem sentido).
      C)  Portanto , paralelamente, (entre vírgulas)  a partir de 1980, se intensificavam a preocupação com a ação cultural e o desenvolvimento de ações voltado a preservação do patrimônio cultural do Brasil, sobretudo no que referia-se a memória postal.
      D)  Entretanto, esse ciclo de desenvolvimento correspondeu as novas necessidades de uma clientela que pouco a pouco ,  (sem vírgula) viram as distâncias ser (serem?) encurtadas e percorridas graças ao serviço postal, que se estruturou e passou a desenvolver e oferecer produtos e serviços, de acordo com a realidade do mercado e as necessidades de sua clientela.
      E) No sentido de alcançar essa reorganização, foi criada, em 20 de março de 1969, pela Lei n.º 509, a ECT, empresa pública vinculada ao Ministério das Comunicações. (correta)

    Bons estudos! 
  • Essa mulher de cima só pode ser a filha do dono do site.

    Quanto às questões, meus amigos, era possível sim acertar, por eliminação, já que as alternativas de "a" a "d" continham erros crassos, aliás, mais de um erro por alternativa.

    Assinalei "e" mesmo sem saber o que estava escrito
  • Prezados,

    Eu sinceramente não entendo o por que desses comentários. Esse site é uma ajuda para estudarmos e compartilharmos nossos conhecimentos. Então, os comentários deveriam somar algo, e não tonar aqui uma sala de bate-papo. A questão não tem nada de impossível, bastava percebe que as conjunções diante das alternativas A,B,C e D não tinham nada haver com a afirmação. Elas na maioria adversativas tornam incoerentes a afirmação ou não tem a menor ligação com a afirmação.

    a) Mesmo assim, nesse período a ECT consolidava, seu papel como importante agente da ação social do governo, atuando no pagamento de pensões e aposentadorias; na distribuição de livros escolares; no transporte de doações em casos de calamidade.
     
     O que tem haver com a afirmação o fato de o governo pagar pensão ? nenhuma.

    O mesmo raciocinio deve ser usado nas outras opções.

  • Olá, parceiros de estudos.
    Não entendi tanto questionamentos, pois a alternativa´E está na questão.
    Como disse o colega acima, ao observar as conjunções no início das sentenças A,B,C e D dá para exclui-las facilmente. Outra observação a ser feita é o termo que retoma a frase anterior (reorganização) dá continuidade ao que foi dito no parágrafo iniciante.
    Boa sorte a todos nós.
  • "Olá, parceiros de estudos.
    Não entendi tanto questionamentos, pois a alternativa´E está na questão."

    Está agora, mas antes não estava.
    Se ligou?

  • Boa questão.

    Para termos uma boa interpretação de texto, temos que ter o máximo de atenção, pois uma acentuação no texto ou na palavra, faz com que a questão esteje errada.

    Alternativa E pessoal.

    Quem tiver interesse de estudarmos juntos via internet, só enviar um imail para jmadorador@hotmail.com para entrarmos em contato.

    Deus abençoe.
    • Com o desenvolvimento dos setores produtivos do Brasil na década de 60 do século XX, tornou-se necessária a reorganização do serviço postal por meio de um modelo mais moderno que o do Departamento de Correios e Telégrafos, subordinado ao Ministério da Viação e Obras Públicas, que não apresentava infraestrutura compatível com as necessidades dos usuários. Idem, ibidem. 

    ==============================================================

    Assinale a opção em que o trecho apresentado constitui continuação coerente e gramaticalmente correta para o trecho acima.

    ==============================================================

    • A
    • Mesmo assim, nesse período a ECT consolidava( O QUE) , seu papel como importante agente da ação social do governo, atuando no pagamento de pensões e aposentadorias; na distribuição de livros escolares; no transporte de doações em casos de calamidade.

    --> QUEM CONSOLIDA, CONSOLIDA ALGUMA COISA. NAO SEPARAR VERBO DO COMPLEMENTO

    • B
    • Apesar disso, o surgimento da ECT correspondia à uma nova postura por parte dos poderes públicos, com relação a importância das comunicações e, particularmente os serviços postais e telegráficos, para o desenvolvimento do pais.
    1. O PRIMEIRO ``A`` NAO DEVERIA TER CRASE, POIS COM PALAVRA INDEFINIDA A CRASE NAO É COLOCADA.
    2. O SEGUNDO ERRO É A FALTA DE CRASE NO SEGUNDO ``A``
    3. O TERCEIRO ERRO É O SUBSTANTIVO PAÍS NAO ESTAR ACENTUADO

    • C
    • Portanto paralelamente, a partir de 1980, se intensificavam a preocupação com a ação cultural e o desenvolvimento de ações voltado a preservação do patrimônio cultural do Brasil, sobretudo no que referia-se a memória postal.
    1. PARALALEMANTE ROMPE A COESAO
    2. DEVERIA HAVER CRASE NO SEGUNDO `` A``
    3. QUE É UMA PALAVRA ATRATIVA. EXIGE PROCLISE
    4. NO ÚLTIMO `` A`` ESTÁ SEM CRASE, INCIDINDO EM ERRO TAMBÉM

    • D
    • Entretanto, esse ciclo de desenvolvimento correspondeu as novas necessidades de uma clientela que pouco a pouco, viram as distâncias ser encurtadas e percorridas graças ao serviço postal, que se estruturou e passou a desenvolver e oferecer produtos e serviços, de acordo com a realidade do mercado e as necessidades de sua clientela.

    1. VIRAM= ERRADO
    2. VIU=CERTO= CONCORDA COM CLIENTELA

    E

    No sentido de alcançar essa reorganização, foi criada, em 20 de março de 1969, pela Lei n.º 509, a ECT, empresa pública vinculada ao Ministério das Comunicações.

    ==================================================================

    EU TINHA MARCADO LETRA D). N me atentei em buscar a correção gramatical, pensei que era so para ver qual se encaixava melhor