SóProvas


ID
3725659
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Vilhena - RO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Quando não há indeterminação do sujeito, em qual dos casos abaixo, foi feito o emprego CORRETO do pronome se para formação do tempo verbal presente do indicativo, ao invés de voz passiva sintética?

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: B

     a) Aceitam-se marceneiros → INCORRETO. Temos uma voz passiva sintética, passando para a analítica para ter certeza (=marceneiros são aceitos).
     b) Come-se bem, aqui → CORRETO. Verbo na 3ª pessoa do singular do presente do indicativo, temos um sujeito indeterminado (=quem come? Não se sabe, está indeterminado).
     c) Ensinam-se aulas de piano → INCORRETO. Temos uma voz passiva sintética, passando para a analítica para ter certeza (=aulas de piano são ensinadas).
     d) Fez-se cumprir a palavra → INCORRETO. Temos uma voz passiva sintética, passando para a analítica para ter certeza (=a palavra foi feita cumprida).
     e) Afinam-se violinos e afins → INCORRETO. Temos uma voz passiva sintética, passando para a analítica para ter certeza (=violinos e afins são afinados).

    ➥ FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • O enunciado não pode " quando não há indeterminação do sujeito"????

    Não entendi, alguem pode me ajudar?

  • até agora eu não entendi o enunciado.

  • A questao é confusa no primeiro trecho.

    Mas a única alternativa em que a partícula "SE" é Índice de Indeterminaçao do sujeito (sempre na 3 pessoa do singular e apenas com verbos intransitivos, transitivos indireto ou VTDI) é a letra B,verbo "comer" é intransitivo nessa frase.

    Em todas as outras sao VTD e o verbo concorda com o sujeito, sendo, portanto a partícula "SE" partícula apassivadora e o que seria objeto direto é sujeito da passiva (vem expresso na frase).

  • ACERTEI NA FORÇA DO ÓDIO,PQ ESSE ENUNCIADO...PLMD!

  • LETRA "C" NÃO É IIS. VEJA: AULAS DE PIANO SÃO ENSINADAS (PASSIVA ANALÍTICA). VTDI NÃO É IIS. OUTRO EXEMPLO: ENVIOU-SE AOS CHEFES O DOCUMENTO (O DOCUMENTO FOI ENVIADO AOS CHEFES). DE NOVO, TEMOS UMA PARTÍCULA APASSIVADORA, COM VERBO VTDI.

    IIS - COM VTI - PRECISA-SE DE FUNCIONÁRIOS; com V.L - É-SE FELIZ AQUI OU COM V.I - VIVE-SE BEM AQUI.

    PARA SER A LETRA "B", TEM QUE SER IIS, MAS PRA FALAR A VERDADE, TAMBÉM NÃO ENTENDI A PERGUNTA!!!

  • Gabarito: alternativa B

    Eu realmente não entendi o enunciado completamente, mas como ele pede para identificarmos a formação do tempo verbal presente do indicativo, vejamos:

    A voz passiva sintética é formada por verbo na 3ª pessoa + o pronome apassivador SE, que é o caso da A, da C e da E, logo, nenhuma delas pode ser o gabarito.

    Na alternativa D o verbo FAZER está no pretérito perfeito do indicativo (significa que a ação ocorreu em um tempo passado, tendo início e fim no passado).

    A opção B é a única que mostra o verbo COMER no presente do indicativo (tempo verbal onde a ação ocorre no momento em que se narra a ação).

    Bons estudos.

  • SÓ TENHO A AGRADECER AO ARTHUR , POIS SE NÃO FOSSE ELE EU AINDA NÃO TERIA ENTENDIDO

  • GABARITO B

    GRAÇAS AO ARTHUR EU ENTENDI O QUE FOI PEÇO. MAS MESMO SABENDO A RESPOSTA AINDA LEIO O ENUNCIADO E NÃO COMPREENDO O QUE ESTÁ SENDO PERGUNTADO. DEVE HAVER ALGUM ERRO NA PONTUAÇÃO DA QUESTÃO POIS NÃO FAZ SENTIDO ALGUM...

    Quando não há indeterminação do sujeito, em qual dos casos abaixo, foi feito o emprego CORRETO do pronome se para formação do tempo verbal presente do indicativo, ao invés de voz passiva sintética?

    ACREDITO QUE DEVERIA SER UM QUESTIONAMENTO PARA DEPOIS VIR A PEGUNTA:

    Quando não há indeterminação do sujeito? Em qual dos casos abaixo, foi feito o emprego CORRETO do pronome se para formação do tempo verbal presente do indicativo, ao invés de voz passiva sintética?

    ACHO QUE É ISSO.

  • Perfeito o comentário do colega LeBron concurseiro!!! Sempre colaborando nos comentários.

    Sucesso!!!

  • eu não entendi nem a pergunta nem os comentários , tô voando
  • Nas alternativas "A,C e E" existem índices de indeterminação do sujeito, cuja ocorrência se faz presente quando há VERBOS NA 3º DO PLURAL + SE. Já a alternativa "D" o tempo verbal é PRETÉRITO PERFEITO, FEZ-SE CUMPRIR.

    A alternativa "B" que é correta, podemos DIZER "ELE COME BEM AQUI"

  • Que questão mal formulada!

  • ALTERNATIVA B)

    Quando não há indeterminação do sujeito, em qual dos casos abaixo, foi feito o emprego CORRETO do pronome se para formação do tempo verbal presente do indicativo, ao invés de voz passiva sintética?

    OBS=> O pronome “se” serve também para indeterminar o sujeito. O sujeito indeterminado é o tipo de sujeito que não se pode identificar.

    1) Na presença de verbo (na 3.ª pessoa do singular) que seja intransitivo, transitivo indireto ou de ligação, acompanhado do pronome "se":

    OBS=> "Se" enquanto partícula apassivadora: tem a função de apassivar o verbo; de torná-lo passivo de forma a indicar que o sujeito sofre/recebe uma ação (voz passiva). 

    OBS=> pergunte ao quem é que? para pessoas / que é que ? para o resto das coisas

    A) Aceitam-se marceneiros => quem é que Aceitam-se? os marceneiros <= sujeito simples / => "se" voz passiva sintética => (marceneiros são aceitos) voz passiva analítica. verbo transitivo / complemento do verbo transitivo direto

    B) Come-se bem, aqui => quem é que Come-se? não se sabe / o "se" é índice de indeterminação do sujeito ( o sujeito não é desinencial / nem oculto / nem indefinido o sujeito é indeterminado) verbo intransitivo / verbo na 3º pessoa do singular.

    C) Ensinam-se aulas de piano => quem é que Ensinam-se? aulas de piano <= sujeito / => "se" voz passiva sintética => (aulas de piano são ensinadas) voz passiva analítica. verbo transitivo / complemento do verbo transitivo direto

    D) Fez-se cumprir a palavra => que é que Fez-se cumprir? a palavra <= sujeito / => "se" voz passiva sintética => (A palavra foi feita para cumprida ) voz passiva analítica. verbo transitivo / complemento do verbo transitivo direto

    E) Afinam-se violinos e afins => que é que Afinam-se? violinos e afins <= sujeito / => "se" voz passiva sintética => (violinos e afins são afinados ) voz passiva analítica. verbo transitivo / complemento do verbo transitivo direto

  • O erro dessa questão está na Banca! Tchau!

  • Eu tentando entender esse enunciado é igual aquele meme da Nazaré;

  • Esse enunciando tá quase pior do que os da QUADRIX.

  • Quando não há indeterminação do sujeito, em qual dos casos abaixo, foi feito o emprego CORRETO do pronome se para formação do tempo verbal presente do indicativo, ao invés de voz passiva sintética?

    Em qual dos casos abaixo, ao invés de voz passiva sintética, foi feito o emprego CORRETO do pronome se para formação do tempo verbal presente do indicativo?

    A) Aceitam-se marceneiros = Marceneiros são aceitos. (E)

    B) Come-se bem, aqui = Ele/Ela come bem aqui. (C) = Presente do indicativo

    C) Ensinam-se aulas de piano = Aulas de piano são ensinadas. (E)

    D) Fez-se cumprir a palavra = A palavra é feita cumprir. (E)

    E ) Afinam-se violinos e afins = Violinos e afins são afinados. (E)

  • O enunciado deveria ser "quando HÁ indeterminação..." ou então "quando não há DEterminação"

  • eu acertei, mas o enunciado é muito confuso!

  • Buguei com essa IBFC =7

  • Redação péssima...

  • Essa questão parece que foi tcha vó quem fez.

    Redator doente, " Quando não há indeterminação do sujeito " Eu já descarto logo essa fucking letra B, pqp

  • relação de amor por essa ibade quando faz questao de portugues...

  • Enunciado meio confuso, mas pede, em síntese, onde há índice de indeterminação do sujeito - IIS.

    b) Come-se bem, aqui. (Que é que se come??? Não há resposta. BEM e AQUI são adjuntos adverbiais de modo e lugar, respectivamente. Portanto, o "se" é IIS e o sujeito é indeterminado.) Nas demais alternativas, "se" é partícula apassivadora e os sujeitos são pacientes (marceneiros, aulas de piano, violinos e afins) sendo que na alternativa D o sujeito é oracional (cumprir a palavra).

    Gabarito: B de bons estudos. :)

  • Quem fez essa questão teve um derrame na hora de redigir...

  • Chutei, porque não entendi foi nada

  • Eu acertei eliminando as que são voz passiva sintética (fui olhando para ver se o verbo era VTD OU VTDI). E sobrou só essa opção.

    Estou notando vários alunos com dificuldade de acertar questões assim e colocando a culpa na falta de comentários dos professores do qconcurso ou na banca, talvez seja o estudo reverso sendo que existem 2 opções: 1) ou você estuda muito bem e com atenção no seu estudo reverso SABENDO QUAL MATÉRIA DEPENDE DE TAL MATÉRIA PORQUE POR EXEMPLO PARA SABER VOZES PRECISA SABER TRANSITIVIDADE VERBAL E REGÊNCIA. ou 2) faz um curso de Português + questões após cada tema para chegar em questões assim e saber o que está acontecendo.

    Eu tentei fazer estudo reverso em Português mas notei que uma matéria puxava a outra e não funcionou para mim que quero gabaritar com a Cespe e FCC. Então pensem bem em como irão lidar com o estudo reverso pois ele pode sim garantir muitas questões de português, mas o nível da sua prova permite errar 1, 2 ou 3 questões?