SóProvas


ID
3727546
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Rio das Antas - SC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: E

     a) Nas frases: “Interessou-se por medicina ortomolecular” e “Comprou os medicamentos necessários”, temos exemplos de verbos transitivos indiretos → INCORRETO. Comprou alguma coisa (=verbo transitivo direto, trata-se daquele verbo que não pede um complemento iniciado por preposição).
     b) Está de acordo com a norma culta a seguinte frase: “O profissional referiu-se aquela autoridade de modo cortês” → INCORRETO. Referiu-se a alguma coisa (=preposição "a") + pronome demonstrativo (aquela)= crase, o correto seria "àquela".
     c) Está correta a pontuação em: “O médico, com toda a competência de seu cargo receitou o remédio adequado à paciente, que estava aflita.” → INCORRETO. A vírgula está separando incorretamente o sujeito do verbo.
     d) A frase: “O médico afirmou categoricamente que a dor de ouvido do paciente era motivada por cera incrustrada” não apresenta vício de linguagem; está, pois, correta → INCORRETO. Temos presença de pleonasmo, visto que, se é uma afirmação, já é categórica. 
     e) Nas frases: “Escorreguei” e “Ela saiu desesperada”, os verbos apresentam sentido completo, ou seja, ambos não precisam de complemento e, nas duas frases, eles não o têm. São, dessa forma, chamados intransitivos → CORRETO. Ambos verbos são intransitivos (=apresentam sentido completo). Vale ressaltar que o termo "desesperada" é um adjetivo com função de predicativo do sujeito. 

    ➥ FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • A julgar pelos itens, a questão requer análise sintática, que é a função de palavras ou segmentos dentro da estrutura, crase (aglutinação entre a + a), transitividade de verbo, que pode ser transitivo (direto, indireto ou transitivo direto e indireto), intransitivo (não apresenta complementos verbais) ou de ligação, e ortografia, a correta grafia dos vocábulos. Inspecionemos:

    a) Nas frases: “Interessou-se por medicina ortomolecular” e “Comprou os medicamentos necessários”, temos exemplos de verbos transitivos indiretos.

    Incorreto. O primeiro verbo (interessar-se) é mesmo transitivo indireto, ao passo que o "comprar", não. Este é transitivo direto;

    b) Está de acordo com a norma culta a seguinte frase: “O profissional referiu-se aquela autoridade de modo cortês”.

    Incorreto. Em virtude da transitividade do verbo "referir-se", transitivo indireto que rege preposição "a" e funde-se ao pronome "aquele", deve-se marcar o fenômeno crásico: (...) referiu-se àquela (a + aquela) autoridade (...)";

    c) Está correta a pontuação em: “O médico, com toda a competência de seu cargo receitou o remédio adequado à paciente, que estava aflita.”

    Incorreto. Deve-se inserir outra vírgula imediatamente após o substantivo "cargo" a fim de se isolar corretamente o adjunto;

    d) A frase: “O médico afirmou categoricamente que a dor de ouvido do paciente era motivada por cera incrustrada” não apresenta vício de linguagem; está, pois, correta.

    Incorreto. Apresenta erro de ortografia em "incrustrada". Grafa-se "incrustada";

    e) Nas frases: “Escorreguei” e “Ela saiu desesperada”, os verbos apresentam sentido completo, ou seja, ambos não precisam de complemento e, nas duas frases, eles não o têm. São, dessa forma, chamados intransitivos.

    Correto. Grosso modo, verbos intransitivos não apresentam complementos verbais, ou seja, objetos (direto, indireto ou os dois concomitantemente). Ambos os verbos eduzidos do texto repelem-nos. Em boa hora, cita-se que "desesperada" é o predicativo do sujeito da estrutura "ela saiu desesperada". Logo, são por certo intransitivos.

    Letra E

  • Grata por justificar melhor a alternativa D!

  • Não é "incrustrada".

    Grafa-se "incrustada";

  • O médico afirmou, categoricamente, que a dor de ouvido do paciente era motivada por cera incrustrada.

    A frase está fora da ordem natural (sujeito, verbo, complemento).

    não seria este o erro da D?

  • ✅ Gabarito: E

     a) Nas frases: “Interessou-se por medicina ortomolecular” e “Comprou os medicamentos necessários”, temos exemplos de verbos transitivos indiretos → INCORRETO. Comprou alguma coisa (=verbo transitivo direto, trata-se daquele verbo que não pede um complemento iniciado por preposição).

     b) Está de acordo com a norma culta a seguinte frase: “O profissional referiu-se aquela autoridade de modo cortês” → INCORRETO. Referiu-se a alguma coisa (=preposição "a") + pronome demonstrativo (aquela)= crase, o correto seria "àquela".

     c) Está correta a pontuação em: “O médico, com toda a competência de seu cargo receitou o remédio adequado à paciente, que estava aflita.” → INCORRETO. A vírgula está separando incorretamente o sujeito do verbo.

     d) A frase: “O médico afirmou categoricamente que a dor de ouvido do paciente era motivada por cera incrustrada” não apresenta vício de linguagem; está, pois, correta → INCORRETO. Temos presença de pleonasmo, visto que, se é uma afirmação, já é categórica. 

     e) Nas frases: “Escorreguei” e “Ela saiu desesperada”, os verbos apresentam sentido completo, ou seja, ambos não precisam de complemento e, nas duas frases, eles não o têm. São, dessa forma, chamados intransitivos → CORRETO. Ambos verbos são intransitivos (=apresentam sentido completo). Vale ressaltar que o termo "desesperada" é um adjetivo com função de predicativo do sujeito. 

  • Para os colegas que tiveram dúvidas sobre a predicação:

    E) Nas frases: “Escorreguei” e “Ela saiu desesperada”, os verbos apresentam sentido completo, ou seja, ambos não precisam de complemento e, nas duas frases, eles não o têm. São, dessa forma, chamados intransitivos.

    Ela saiu desesperada = predicado verbo nominal.

    Insira um ( e estava ) desesperada.