SóProvas


ID
3754888
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Caraguatatuba - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

      Em 1999, a Assembleia Geral da ONU convocou um Movimento Global para uma Cultura de Paz, com o intuito de estancar a escalada da violência no mundo. Para a ONU, o conceito de cultura de paz parte do princípio de que a paz e a violência não são inerentes à humanidade. Por isso, a paz precisa ser ensinada e estimulada, para forjar um mundo mais digno, justo e harmonioso.

      Dois conceitos são importantes para essa aprendizagem. O primeiro afirma que a cultura de paz é uma escolha e uma ação que se deseja concretizar. Portanto, não adianta falar apenas que a violência é algo que não se deseja, porque isso não vai resolver o problema. O outro conceito é o de que a construção da paz é um processo educativo: as pessoas precisam vivenciar, debater e concretizar ações, partindo do princípio de que, quando agimos apenas de acordo com nossa vontade, nossas ações afetam o outro. Achar que só as nossas vontades têm de prevalecer prejudica nossas relações com o outro. Daí a importância do diálogo, da tolerância e do acolhimento.

      Se a paz é decisiva no nível do indivíduo, muito mais no nível coletivo. Por isso, os agentes da administração pública, da segurança, os da educação e da justiça são figuras imprescindíveis, para que o processo de paz se concretize na sociedade em geral. Não é difícil pôr em prática algumas ações que sustentam a paz, entre elas:

1. Respeitar a vida, sem discriminar nem prejudicar ninguém.

2. Rejeitar a violência em todas as suas formas, buscando proteger os mais fracos, como crianças, idosos e pessoas vulneráveis.

3. Ouvir para compreender, privilegiando a escuta e o diálogo, sem ceder ao fanatismo nem à maledicência.

4. Preservar o planeta promovendo um consumo responsável, protegendo todas as formas de vida e o equilíbrio dos recursos naturais do planeta.

5. Redescobrir a solidariedade, a partir do respeito aos princípios democráticos, com o fim de criar modos mais fraternos de convívio entre as pessoas.

(http://www.comitepaz.org.br. Adaptado, acesso em 11.11.2019)

Alterando-se a frase em destaque em – A paz precisa ser ensinada e estimulada, para forjar um mundo mais digno e harmonioso. – obtém-se versão correta, de acordo com o sentido e a colocação pronominal, em:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C

     A paz precisa ser ensinada e estimulada, para forjar um mundo mais digno e harmonioso ➥ Temos, em destaque, uma oração subordinada adverbial final reduzida do infinitivo, queremos essa mesma ideia de finalidade:

     a) ... a fim de que forje-se → INCORRETO. Temos uma ideia de finalidade, porém, o "que" atrai o pronome oblíquo átono, o correto é a colocação pronominal em próclise (antes do verbo: a fim de que se forje).
     b) ... por mais que forje-se → INCORRETO. Temos, em destaque, uma conjunção subordinativa concessiva, queremos uma ideia de finalidade e não de concessão.
     c) ... para que se forje → CORRETO. Conjunção subordinativa final "para que" e colocação pronominal correta. 
     d) ... embora se forje → INCORRETO. Temos, em destaque, uma conjunção subordinativa concessiva, queremos uma ideia de finalidade e não de concessão.
     e) ... logo que forje-se → INCORRETO. Temos, em destaque, uma conjunção coordenativa conclusiva, queremos uma ideia de finalidade e não de conclusão.

    ➥ FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • Assertiva C

    colocação pronominal =  para que se forje ...

  • Para indica finalidade;

    "para que se forje" é o correto pois, dentro da regra de colocação pronominal, o que é palavra atrativa de próclise. Logo, o pronome se, deve ser colocado antes do verbo forjar.

  • ... a fim de que se forje-se ...

    ... por mais que se forje-se ...

    ... para que se forje ... FINALIDADE ( CORRETA )

    ... embora se forje ... CONSESSIVO

    ... logo que se forje-se ...

  • Preposição PARA + VERBO NO INFINITIVO = FINALIDADE ( então temos que procurar a alternativa que o conectivo indique finalidade )

    O '' que '' nesse caso cumpre o papel de conjunção integrante, no entanto, ele atrai a colocação pronominal.

  • GAB. C)

    para que se forje ...

  • Finais= para que , afim de que ,de modo ,forma ,maneira, sorte que

  • a fim de que forje-se ...

    ... por mais que forje-se ...

    ... para que se forje ...

    ... embora se forje ...

    ... logo que forje-se ...

    Todos os "que" marcados atraem para si o pronome, tornando proibido o uso da enclise.

    A unica alternativa restante seria o embora, mas altera completamente o sentido do trecho

  • "QUE" atrai o "SE".

  • Alterando-se a frase em destaque em – A paz precisa ser ensinada e estimulada, para forjar um mundo mais digno e harmonioso. – obtém-se versão correta, de acordo com o sentido e a colocação pronominal, em:

     para que se forje ...

    comentário: é um caso de próclise.