SóProvas


ID
3780625
Banca
FEPESE
Órgão
VISAN - SC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o texto.

Fome e subdesenvolvimento

A fome é, de longe, o sintoma mais grave e mais geral do subdesenvolvimento. Resulta de todo um conjunto de causas e provoca toda uma gama de consequências. Sendo a alimentação a necessidade primeira do homem e a busca da alimentação tendo sido, durante milênios, uma preocupação quase obsessiva, a fome é, entre as características do subdesenvolvimento, aquela que mais profundamente choca a opinião dos países ricos. É a manifestação mais flagrante da miséria, a expressão das privações que não é possível eludir: admite-se que os homens fiquem nus (é, diz-se, “a tradição”), que se alojem em cabanas (à primeira vista é “pitoresco”), que sejam doentios (não existe a doença nos países desenvolvidos?), que não tenham trabalho (“certamente não gostam de se cansar”), etc., mas não é possível admitir a fome. Sua denúncia é, de fato, o único meio de levar a opinião pública dos países desenvolvidos a tomar consciência dos problemas do subdesenvolvimento. (…)

Yves Lacoste. Geografia do subdesenvolvimento.

Avalie as afirmativas feitas de acordo com o texto.

1. A denúncia da fome é a única maneira de o mundo prestar atenção ao problema do subdesenvolvimento.
2. O uso de aspas em: “a tradição”, “é pitoresco” e “não gostam de se cansar” infere uma ironia que busca retratar uma forma de suavizar a realidade retratada.
3. A expressão “que não se pode eludir” pode ser corretamente substituída por “que não se pode esquivar ardilosamente”.
4. A fome é apenas uma das características do subdesenvolvimento.
5. A frase: “É a manifestação mais flagrante da miséria” pode ser substituída por: “É a manifestação mais recôndita da miséria”.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: E

    1. A denúncia da fome é a única maneira de o mundo prestar atenção ao problema do subdesenvolvimento → INCORRETO. É apenas uma das maneiras, mas não é a única.

    2. O uso de aspas em: “a tradição”, “é pitoresco” e “não gostam de se cansar” infere uma ironia que busca retratar uma forma de suavizar a realidade retratada → CORRETO. A ironia consiste em declarar o oposto do que realmente se pensa ou do que é, com tom de deboche, normalmente.

    3. A expressão “que não se pode eludir” pode ser corretamente substituída por “que não se pode esquivar ardilosamente” → CORRETO. 

    4. A fome é apenas uma das características do subdesenvolvimento → CORRETO. Segundo o texto: [...] a fome é, entre as características do subdesenvolvimento, aquela que mais profundamente choca a opinião dos países ricos. É a manifestação mais flagrante da miséria, a expressão das privações que não é possível eludir [...].

    5. A frase: “É a manifestação mais flagrante da miséria” pode ser substituída por: “É a manifestação mais recôndita da miséria” → INCORRETO. Há mudança semântica na frase, o adjetivo "flagrante" marca aquilo que está à vista, à mostra, escancarado; já o adjetivo "recôndita" possui significado contrário: aquilo que está encoberto, escondido.

    ➥ FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • Correta, E

    Ao meu ver, outro erro no item 1:

    O texto retrata que "Sua denúncia é, de fato, o único meio de levar a opinião pública dos países desenvolvidos a tomar consciência dos problemas do subdesenvolvimento".

    Todavia, a assertiva 1 aponta que "A denúncia da fome é a única maneira de o mundo prestar atenção ao problema do subdesenvolvimento".

    Ao meu ver, países desenvolvidos não são a mesma coisa que "MUNDO", pois o mundo engloba tanto países desenvolvidos quanto subdesenvolvidos.