SóProvas


ID
379891
Banca
FCC
Órgão
TCE-GO
Ano
2009
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

A respeito do termo etnia

Por etnia entende-se um grupo de pessoas que partilham vários atributos, como espaço geográfico, língua, costumes e valores, e que reivindicam para si o mesmo nome étnico e a mesma ascendência. Mas sempre há nisso grande dose de subjetividade. Daí ser difícil estabelecer fronteiras claras entre as etnias e quantificar os grupos étnicos existentes no planeta. A língua, por exemplo, que parece um critério objetivo, não é suficiente para determinar diversas etnias, se tomada isoladamente, pois muitos grupos étnicos usam o mesmo idioma.

O moderno conceito de etnia desenvolveu-se no século XX, em oposição às teorias racistas que evocavam argumentos de ordem biológica para justificar a dominação de um grupo humano sobre outros. A ciência considera incorreto falar em diferentes raças quando se trata de seres humanos. Todos os homens pertencem ao gênero Homo e à espécie Homo sapiens. Eventuais variações genéticas são mínimas e insuficientes para configurar diferenciações raciais.

Os homens agrupam-se socialmente, e as semelhanças e diferenças que estabelecem entre si decorrem de processos históricos, sempre culturais, jamais naturais. Fundamentalmente, um indivíduo pertence a determinada etnia porque acredita nisso, e tal crença é compartilhada pelos demais indivíduos que compõem o mesmo grupo.

A existência de vários grupos étnicos no interior das mesmas fronteiras nacionais é uma situação comum, pois as populações humanas não são homogêneas, em razão das migrações no decorrer da história. Mas as diferenças étnicas, em diversos casos, são manipuladas para acirrar conflitos de fundo político ou econômico. O próprio conceito de raça humana, há muito não admitido pela antropologia moderna, serviu (e por vezes ainda serve) de pretexto para justificar as mais cruéis manifestações de preconceito,violência e barbárie.

Está correto o emprego do elemento sublinhado na frase:

Alternativas
Comentários
  • a) São vários os atributos a que se pode recorrer para caracterizar um grupo étnico.

    pode recorrer a...

    Dicas: O pronome "cujo": só poderá ser usado quando houver indicação de posse:algo de alguém = alguém cujo algo, ou seja, se houver indicação de posse, coloca-se o pronome cujo entre o elemento possuído e o elemento possuidor. 
  • a) São vários os atributos a que se pode recorrer para caracterizar um grupo étnico.
    Questão CORRETA. Faço meus os fundamentos expostos acima.

    b) Não são claras as fronteiras em cujas se deseja estabelecer uma objetiva distinção entre etnias.
    Elemento correto a ser usado: nas quais.

    c) São mínimas as variações genéticas de que se poderia levar em conta para configurar alguma diferenciação racial.
    Elemento correto a ser usado: que (sem a preposição de).

    d) O fenômeno das migrações é um fator concorrente de que as populações não sejam homogêneas.
    Elemento correto a ser usado: para que.

    e) O próprio conceito de raça humana, de cujo ninguém duvidava, é hoje dado como ultrapassado.
    Elemento correto a ser usado: do qual ou de que.

  • Pela regência podemos elucidar a parte principal da questão:
    a) São vários os atributos a que se pode recorrer para caracterizar um grupo étnico. (QUEM recorre RECORRE A algo) LOGO LETRA A) é a alternativa correta, mas analisemos as demais.

    b) Não são claras as fronteiras em cujas se deseja estabelecer uma objetiva distinção entre etnias.
    (QUEM deseja algo, isto é, verbo transitivo direto, SABIDAMENTE sem preposição. Pode-se usar AS QUAIS em vez de EM CUJAS.)

    c) São mínimas as variações genéticas de que se poderia levar em conta para configurar alguma diferenciação racial. (QUEM leva LEVA algo em conta, então apenas QUE)


    d) O fenômeno das migrações é um fator concorrente de que as populações não sejam homogêneas.
    (AQUI  temos uma relação de causalidade, assim tem-se um conjunção integrante de uma oração subordinada adverbial que caberia perfeitamente em para que.)

    e) O próprio conceito de raça humana, de cujo ninguém duvidava, é hoje dado como ultrapassado.
    (QUEM duvida DUVIDA DE algo, porém duvide sempre do uso “DE CUJO” que não é aceitável, logo o ideal seria do qual ou de que, EVITE de cujo(a)(s) quando indicarem posse, mas fiquem sempre de olho na regência.
  • Na letra A não poderia ser AOS QUAIS SE PODE RECORRER ? Pois achei que deveria concordar com os atributos .
  • Sobre o uso do cujo:
    • Não use artigo após o pronome relativo “cujo”.
    • O pronome relativo “cujo” concorda nominalmente com o substantivo que o segue.
    • Caso a oração que apresente o pronome “cujo” peça preposição, use-a antes do
    • pronome relativo.
  • Concordo com o rafael no que diz respeito ao erro da A.  Eu não achei nenhuma correta...  e acabei errando na tentativa de achá-la...  mas a concordância da A está errada!  Ou será que estamos nós errados?  Alguém sabe justificar  a letra A?
  • Rafael e Andrea,

    A alternativa A também fica correta do jeito que vocês colocaram a frase. Isso porque a palavra "que", nesse caso, é um pronome relativo e pode ser substituída por o qual, a qual, os quais e as quais, concordando com o substantivo que vem antes. Portanto, também estaria correto:

    a) São vários os atributos AOS QUAIS se pode recorrer para caracterizar um grupo étnico.
  • Correta A:
    como indagaram...
    mas por quê?


    Na regência verbal, se consultarmos um dicionário o verbo recorrer é Transitivo Indireto, ou seja, exige uma preposição a, quem recorre, recorre a (algo), então pede um complemento (verbal), no caso um Objeto indireto (por ser regido por preposição).

    São vários os atributos a que se pode recorrer para caracterizar um grupo étnico.

    Dividindo a frase temos:
    São vários os atributos / se pode recorrer a  (vários atributos...)......
    A reposição só se escondeu na primeira oração.

    então pronome relativo que vem acompanhado de "a" por causa da regência do verbo recorrer... (recorrer à polícia, p.ex.)


  • GABARITO: A

    A: São vários os atributos a que se pode recorrer para caracterizar um grupo étnico. – quem recorre, recorre A.

    B: Não são claras as fronteiras em cujas se deseja estabelecer uma objetiva distinção entre etnias. – o cujo vem entre dois nomes; erro de construção sintática. Deveria ser: Não são claras as fronteiras nas quais se deseja estabelecer uma objetiva distinção entre etnias.

    C: São mínimas as variações genéticas que se poderia levar em conta para configurar alguma diferenciação racial. – quem leva em conta, leva em conta alguma coisa (sem preposição).

    D: O fenômeno das migrações é um fator concorrente com que as populações não sejam homogêneas. – o substantivo concorrente exige a preposição com.

    E: O próprio conceito de raça humana, de que ninguém duvidava, é hoje dado como ultrapassado. – mesma razão da B.