SóProvas


ID
3862249
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Concórdia - SC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto  O que é uma língua?

A escola e, em geral, o consenso da sociedade ainda se ressentem das heranças deixadas por uma perspectiva de estudo do fenômeno linguístico cujo objeto de exploração era a língua enquanto conjunto potencial de signos, desvinculada de suas condições de uso e centrada na palavra e na frase isoladas. Nessa visão reduzida de língua, o foco das atenções se restringia ao domínio da morfossintaxe, com ênfase no rol das classificações e de suas respectivas nomenclaturas. Os efeitos de sentido pretendidos pelos interlocutores e as finalidades comunicativas presumidas para os eventos verbais quase nada importavam. Mas a integração da Linguística com outras ciências e a abertura das pesquisas sobre os fatos da linguagem a perspectivas mais amplas provocaram o paulatino surgimento de novas concepções.

A língua, por um lado, é provida de uma dimensão imanente, aquela própria do sistema em si mesmo, algo pronto para ser ativado pelos sujeitos, quando necessário. Por outro lado, a língua comporta a dimensão de sistema em uso, de sistema preso à realidade histórico-social do povo. Pela ótica dessa última dimensão, a língua passa a definir-se como um fenômeno social, como uma prática de atuação interativa, dependente da cultura de seus usuários, no sentido amplo da palavra. Assim, a língua assume um caráter político, um caráter histórico e sociocultural, que ultrapassa em muito o conjunto de suas determinações internas, ainda que consistentes e sistemáticas. Dessa forma, todas as questões que envolvem o uso da língua não podem ser resolvidas somente com um livro de gramática ou à luz do que prescrevem os comandos de alguns manuais de redação.

ANTUNES, Irandé. Língua, texto e ensino: outra escola possível. São Paulo: Parábola, 2009. p.20-21. Adaptado.

Considere as frases abaixo em seu contexto (texto).

1. A escola e, em geral, o consenso da sociedade ainda se ressentem das heranças deixadas por uma perspectiva de estudo do fenômeno linguístico cujo objeto de exploração era a língua enquanto conjunto potencial de signos, desvinculada de suas condições de uso e centrada na palavra e na frase isoladas. (1º parágrafo)
2. Assim, a língua assume um caráter político, um caráter histórico e sociocultural, que ultrapassa em muito o conjunto de suas determinações internas, ainda que consistentes e sistemáticas. (2º parágrafo)
3. Dessa forma, todas as questões que envolvem o uso da língua não podem ser resolvidas somente com um livro de gramática ou à luz do que prescrevem os comandos de alguns manuais de redação. (2º parágrafo)

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C

    ✓ Em 2, “o conjunto de suas determinações internas” e em 3, “os comandos de alguns manuais de redação” são termos que funcionam como objeto direto do verbo ultrapassar e sujeito do verbo prescrever, respectivamente ➥ CORRETO:

    2. Assim, a língua assume um caráter político, um caráter histórico e sociocultural, que ultrapassa em muito o conjunto de suas determinações internas, ainda que consistentes e sistemáticas → Ultrapassa alguma coisa (verbo transitivo direto. Ele pede um complemento que não seja iniciado por preposição; pede um objeto direto: o conjunto de suas determinações internas).

    3. Dessa forma, todas as questões que envolvem o uso da língua não podem ser resolvidas somente com um livro de gramática ou à luz do que prescrevem os comandos de alguns manuais de redação  → Prescrevem alguma coisa (verbo transitivo direto. Ele pede um complemento que não seja iniciado por preposição; pede um objeto direto: os comandos de alguns manuais de redação).

    ➥ FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • a 2 parte pede o sujeito e não o objeto direto, Arthur.

  • Se alguém puder explicar a alternativa "B", achei que a conjunção "ENQUANTO" nessa construção fosse de valor TEMPORAL, não consigo ver ela de outra forma, alguém poderia explicar então qual é sua definição?

  • "O pronome relativo cujo, que expressa a idéia posse, estabelece essa relação ligando dois elementos distintos: o possuidor (termo antecedente) e a coisa possuída (termo subseqüente).

    Ao contrário de outros relativos, o pronome cujo estabelece a concordância com o termo subseqüente."

    Fonte: http://www.nilc.icmc.usp.br/