SóProvas


ID
3865351
Banca
Instituto UniFil
Órgão
Prefeitura de Santo Antônio do Sudoeste - PR
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Estes passatempos podem aumentar sua inteligência,

segundo a ciência

Sim, é possível ficar mais inteligente! E você pode começar agora

com uma destas cinco atividades:

Por Da Redação


      Está buscando formas para melhorar a si mesmo e seu bem-estar? Se for escolher um novo passatempo ou aprender uma nova habilidade no próximo ano, algumas experiências podem aumentar sua inteligência.

      Certas atividades ajudam a melhorar a memória, concentração e a capacidade de resolução de problemas, por exemplo. E tudo comprovado por pesquisas científicas, de acordo com artigo do portal Business Insider.

      Meditação

      Estudo mostrou que pode ser possível controlar suas ondas cerebrais por meio da prática da meditação, assim um profissional poderia melhorar sua concentração e trabalhar sua confiança por meio da prática.

      Jogos

      Jogar videogames ou resolver as palavras cruzadas do jornal são formas de treinar seu cérebro e aumentar sua plasticidade. As atividades ajudam a criar novas ligações neurais, o que ajuda na habilidade de pensar em soluções inovadoras e encontrar relações e padrões com mais facilidade.

      Aprender novas línguas

      As aulas de inglês e espanhol podem ter uma vantagem além de aumentar as oportunidades no mercado de trabalho. Segundo estudo com crianças bilíngues, quem fala mais línguas tem facilidade para resolver quebra-cabeças. Esse aprendizado também pode melhorar sua capacidade de planejamento e de entender seu entorno.

      Leitura

       É prazeroso, reduz o estresse e aumenta três tipos de inteligência: fluída, cristalizada e emocional. Não importa o tipo de leitura ou o gênero de sua escolha, ler regularmente ajuda a memória, o aprendizado, interpretação e empatia.

      Tocar instrumentos musicais

      Quando uma pessoa toca um instrumento, são tantas áreas do cérebro se exercitando que cientistas apontam novas formas de conexões entre os dois hemisférios se formam. Isso é ótimo para a memória, na execução de funções diferentes e solução de problemas.

Disponível em https://exame.abril.com.br/carreira/estes-passatempos-podem-aumentar-sua-inteligencia-segundo-a-ciencia/ 

Ainda sobre a oração da questão 4, assinale a alternativa que classifica o pronome “estes”.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C

    ✓ Estes passatempos podem aumentar sua inteligência, segundo a ciência [...].

    ➥ Temos, em destaque, um pronome demonstrativo com caráter catafórico; refere-se a algo que ainda será mencionado no texto.

    ➥ FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • A questão quer saber a classificação do pronome "estes". Vejamos:

    A) Possessivo.

    Pronomes possessivos: indicam posse em relação às três pessoas do discurso. São eles: meu, minha, teu, tua, seu sua, nosso, nossa, vosso e vossa.

     .

    B) Pessoal.

    Pronomes pessoais: são palavras que substituem os substantivos e representam as pessoas do discurso. São eles: 1ª pessoa: eu (singular), nós (plural); 2ª pessoa: tu (singular), vós (plural); 3ª pessoa: ele, ela (singular), eles, elas (plural).

     .

    C) Demonstrativo.

    Pronomes demonstrativos: indicam o lugar, a posição ou a identidade dos seres em relação às pessoas do discurso. São eles: este(s), esta(s), isto, esse(s), essa(s), isso, aquele(s), aquela(s), aquilo, mesmo(s), mesma(s), próprio(s), própria(s), tal, tais, semelhante(s).

     .

    D) Reflexivo.

    Pronomes reflexivos: indicam que o sujeito pratica uma ação verbal sobre si mesmo. São eles: me, te, se, si, consigo, nos, vos.

     .

    Gabarito: Letra C

  • "Ainda sobre a oração da questão 4, assinale a alternativa ..."

    Tá certo?! Mas como vou saber qual é a oração da questão 4? e qual seria a questão 4??

  • GAB C

    EX. ESTES BRINQUEDOS------DEMONSTRATIVO

  • CATAFÓRICO.

  • O gabarito comentado do site deveria se direcionar a questões mais complexas e não as mais fáceis, como fazem agora.

  • Concordo, tem natureza preclusiva.