✅ Gabarito: D
a) A subida até o alto da montanha, deixou o alpinista cansado mas, feliz por poder contemplar a belíssima vista → INCORRETO. Vírgula separando incorretamente o sujeito do verbo, isso não pode ocorrer.
b) Apesar, do Sol de verão faz sempre muito frio, no alto das montanhas → INCORRETO. Vírgula sendo usada indevidamente, o correto seria separar todo o trecho concessivo em destaque por vírgula (=Apesar do Sol de verão,...).
c) Brasília, capital da República foi fundada em 1960 → INCORRETO. Faltou mais uma vírgula para separar o aposto explicativo em destaque. O uso de somente uma vírgula faz com que o sujeito esteja separado incorretamente do verbo.
d) Mercúrio é o planeta mais próximo do Sol, e uma das suas faces é permanentemente voltada para o Astro-Rei → CORRETO. Temos a vírgula sendo usada antes da conjunção coordenativa aditiva "e" para separar orações com sujeitos diferentes.
➥ FORÇA, GUERREIROS(AS)!!
Deve-se inspecionar o uso da vírgula, aplicação obrigatória, facultativa ou proibida, a depender da circunstância. Vejamos:
a) A subida até o alto da montanha, deixou o alpinista cansado mas, feliz por poder contemplar a belíssima vista.
Incorreto. Ambas as vírgulas são inoportunas, tendo em vista que se deve inserir uma imediatamente após o adjetivo "cansado". Correção: "A subida até o alto da montanha deixou o alpinista cansado, mas feliz por poder contemplar (...)";
b) Apesar, do Sol de verão faz sempre muito frio, no alto das montanhas.
Incorreto. A oração subordinada adverbial concessiva (apesar do Sol de verão) precisa ser isolada corretamente, inserindo-se vírgula imediatamente após o substantivo "verão". Correção: "Apesar do Sol de verão, faz sempre muito frio (...)";
c) Brasília, capital da República foi fundada em 1960.
Incorreto. Carece de vírgula para alhear corretamente o aposto (capital da República). Correção: "Brasília, capital da República, foi fundada em 1960";
d) Mercúrio é o planeta mais próximo do Sol, e uma das suas faces é permanentemente voltada para o Astro-Rei.
Correto. A vírgula imediatamente após o substantivo "Sol" separa orações com sujeito distintos. Consoante a Maria Tereza de Queiroz Piacentini, em Só Vírgula — Método Fácil em Vinte Lições, p.47, a virgulação é imprescindível.
Letra D