-
errada
-
As variáveis da cultura organizacional merecem total atenção no estabelecimento das ações para recrutamento e seleção. Não raramente, a escolha de uma pessoa de dentro da organização, para o cargo ofertado demonstra-se eficiente no que tange a adaptabilidade e socialização do empregado. Esta pode ser considerada uma estratégia de controle de custos, pois, propicia a manutenção dos colaboradores já treinados, garantindo que a empresa usufrua do investimento realizado no seu preparo. Por outro lado, a indicação cria um sentimento de responsabilidade moral nos colaboradores, de tal forma que eles próprios selecionam, previamente, indivíduos com características mais próximas das desejadas pelos gestores. O fato de não ser necessário desligar-se da empresa para concorrer a uma vaga em outro setor, ou mesmo em outra empresa do grupo, é altamente estimulante, sendo tratada de maneira transparente e apoiada pelas chefias. O colaborador não se sente ameaçado ou constrangido, pelo contrário, ele é incentivado. A política do grupo é aperfeiçoar e valorizar a mão-de-obra que é formada internamente, retendo-a o máximo de tempo possível.
-
AS VARIAVEIS DA CULTURA ORGANIZACIONAL DEVEM SER SEMPRE CONSIDERADAS NAS ACOES PARA RECRUTAMENTO INTERNO E DE SUAS DIRETRIZES.
-
As variáveis da cultura organizacional merecem total atenção no estabelecimento das ações para recrutamento e seleção. Não raramente, a escolha de uma pessoa de dentro da organização, para o cargo ofertado demonstra-se eficiente no que tange a adaptabilidade e socialização do empregado
-
De forma alguma!
Um dos principais objetivos do recrutamento interno, p. ex., é aproveitar o conhecimento e a adaptação que o funcionário já adquiriu em relação à cultura da organização que ele faz parte.
"Segundo Chiavenato (2006) o recrutamento interno é um processamento ou movimentação interna de recursos humanos.
Nesse tipo de recrutamento existem pontos positivos e negativos. Os pontos positivos para a organização são: maior segurança por já conhecer o candidato, melhor adaptação por parte do candidato e da empresa por ambas as partes já conhecerem à cultura organizacional da empresa, processo mais rápido e econômico [...]"
FONTE: Universitári@ - Revista Científica do Unisalesiano – Lins – SP, ano 2, n.4, jul/dez de 2011 in http://www.salesianolins.br/universitaria/artigos/no4/artigo19.pdf
* GABARITO: ERRADA.
Abçs.