-
Errado
Validade preditiva: os dados de critério são coletados depois das informações sobre o teste.
-
Realmente é depois, mas acho que a parte errada é "especialmente pela rapidez que é possível verificar a relevância...". Uma avaliação rápida e simplista dificilmente tem boa validação preditiva.
Acredito que seria mais realista e cientificamente adequado se estivesse escrito: "especialmente pela dificuldade e tempo necessário para verificar a relevância para as características que se deseja observar."
Por exemplo, se você quer verificar que um indivíduo é pró-ativo no trabalho, ele ser pró-ativo uma vez na situação de teste não é suficiente para afirmar com segurança que ele vai ser assim no trabalho. Eu faria no mínimo três testes diferentes antes de ter segurança em afirmar isso.
-
A Validade Preditiva trata da qualidade com que um teste pode predizer um critérios futuro, portanto, não se "verifica rapidamente". O termo correto é Validade Concorrente, que se refere à qualidade com que a escala pode descrever um critério presente, ou seja, "verifica-se rapidamente".
-
Para enteder o erro dessa questão devemos dividi-la.A parte correta da questão é a seguinte:"A validação preditiva é vital quando se trata de desenvolver testes para um processo seletivo..".Correto, pois quando um critério é avaliado no futuro, fala-se de validade preditiva, e o processo seletivo busca justamente predizer o desempenho(ou habilidade) futuro.Porém, a questão peca quando diz:".. especialmente pela rapidez.. a relevância para as características..".Primeiramnete, validação não tem nada a ver com rapidez de processo avaliativo.A validade pode ser verificada sob diferentes perspectivas, enfocando-se o construto, o conteúdo e/ou o critério.E aí quando fala em relevância para as características, penso que foi o momento que o examinador parou para puxar uma baseado e voltou para finalizar a questão.
-
Encontrei o seguinte:
"[...] o procedimento de validade preditiva é extremamente relevante para mostrar que os testes usados na seleção de pessoal são ferramentas verdadeiramente úteis."
FONTE: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-36872003000200008
Portanto, uma vez que o gabarito está errado, o erro da questão só pode estar na relação da validade preditiva do teste com "rapidez com que é possível verificar a relevância para as características que se deseja observar."
* GABARITO: ERRADO.
Abçs.
-
Livro: Psicodiagnóstico - V
Jurema Alcides Cunha
.
"Validade preditiva: A validade preditiva fara previsões para o futuro. Assim, por exemplo, um teste de depressão poderá ser valiado se os escores altos no teste forem confirmados por diagnóstico clínicos a posteriori. Validade preditiva trata, então, da qualidade com que uma escala pode predizer um critério futuro." Pág. 164