SóProvas


ID
3947473
Banca
FCC
Órgão
AL-AP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Twitter não mede bem a opinião pública, revela pesquisa:

[...] Para se ter uma ideia do que determinada faixa etária ou região do planeta pensa sobre um assunto, o Twitter pode parecer inicialmente um bom começo. Porém, quem depende somente do sistema de microblogs para ver a reação a assuntos delicados pode estar obtendo uma versão deturpada da opinião pública em geral.
Segundo uma pesquisa feita pelo Pew Research Center, as opiniões divulgadas no site diferem muito daquelas expressas em outros meios. O relatório mostra que quem participa do serviço tende a ser mais liberal do que a média − exemplo disso foi a última eleição presidencial norte-americana, na qual Barack Obama aparecia de forma mais positiva no Twitter do que em outros veículos.
(Tecmundo, 5 de março de 2013. Disponível em: <https://www.tecmundo.com. br)

A aparente inviabilidade de medição da opinião pública pelas tendências apresentadas numa rede social como o Twitter, no momento em que a matéria acima foi escrita, é:

Alternativas
Comentários
  • Twitter é uma rede social e um servidor para microblogging lançada em 2006 nos EUA. Permite aos usuários enviar e receber atualizações pessoais de outros contatos ("tweets"), em formato de texto com até 280 caracteres, por meio do website do serviço, por SMS e por softwares específicos de gerenciamento. As atualizações são exibidas no perfil do usuário em tempo real e também enviadas a outros usuários seguidores que tenham assinado para recebê-las.

    Com mais de 180 milhões de usuários no mundo, o twitter pode ser usado para análise da opinião das pessoas sobre os mais diversos assuntos. Assim como ocorre em outras comunidades virtuais, no entanto, o twitter tem características específicas como público usuário, objetivos (seguir e/ou ser seguido), formas de interagir, etc. Isso, por si só, já é um filtro que impossibilita inferências e projeções, mesmo entre usuários dessa rede social.

    Gabarito do professor: Letra A.
  • Gab.: "A". O acesso já se constituía num filtro etário e socioeconômico, fazendo com que apenas uma parcela da população fosse verificada.

    B) Embora todas as parcelas da população se façam representar proporcionalmente, os usuários constroem personagens de si. (Não há constatação, nem na assertiva nem em outra fonte, em que todas se fazem representar.)

    C) As necessidades em termos de capacidades cognitivas e fluência em uso das tecnologias digitais favorecem os liberais. (Essa concepção é arbitrária e contraditória. Nas redes sociais as capacidades de congnição estão à disposição de todos, independente de orientação política liberal ou conservadora. Do contrário, o que explica o forte apoio virtual do Trump, nos EUA?).

    D) O algoritmo usado por redes sociais impulsiona propositalmente as posições políticas liberais, cerceando as conservadoras. (Enunciado com a mesma pressima arbitrária e contraditória do ítem "C". O algoritmo "tende" a impulsionar o que tem maior engajamento. Seja liberal ou conservador).

    E) Apenas visões de mundo compartilhadas por pessoas e instituições economicamente poderosas se difundem nas redes sociais. (Mais uma vez o enunciado tenta confundir utilizando de uma concepção arbitrária)

  • Quer saber mais sobre os conteúdos da área de Comunicação Social que são cobrados pelas bancas em concursos? Acesse o canal no YouTube Jornalista Concurseiro: https://www.youtube.com/channel/UCcsmvFXbLH3cY7JJ1Q-hffQ