SóProvas


ID
397603
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Cada vez mais são exigidos do designer gráfico conhecimentos
acerca de cor, tanto pelos aspectos psicológicos e de comunicação
quanto pelas tecnologias de reprodução. Acerca dos fundamentos
e da aplicação da cor em projetos de design, julgue os itens
subsecutivos.

A percepção das cores em um impresso deve ser considerada sempre como uma informação relativa, dado o fenômeno da interação cromática, e, por isso, são necessários e justificáveis os custos de provas de impressão.

Alternativas
Comentários
  • A percepção das cores em um impresso deve ser considerada sempre como uma informação relativa, dado o fenômeno da interação cromática, e, por isso, são necessários e justificáveis os custos de provas de impressão.

    Essas três informações em negrito são peças-chave da questão. A tinta, que produz a cor é uma informação relativa porque é durante a prova de impressão que se detecta problemas como: 
    - P.H. da tinta, que pode alterar a cor vista em meio físico, da cor vista em meio digital (não somente a diferença que acontece na transformação RGB para CMYK. Quem trabalha com impressão normalmente tem um monitor regulado para mostrar as cores da maneira mais próxima possível do formato CMYK).
    - a tinta pode ser demais e vasar/se misturar com as outras matrizes no papel. por exemplo: um detalhe em amarelo em um fundo azul, muito provavelmente vai ficar verde, se não houver a calibragem das cores. 
    -uma impressora desregulada não "casa" as camadas de cada tinta, causando um efeito sem foco quando uma cor requer o uso de 2 ou mais matrizes (C-M-Y-K).
    Por coisas assim, se justifica o gasto de rodar numa máquina de alta tiragem, uma só folha de cada parte do arquivo. O prejuízo de uma página compensa o prejuízo de 1000+ páginas impressas de forma errada.