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Questões de Produção Gráfica


ID
33853
Banca
FCC
Órgão
TRE-MG
Ano
2005
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Para evitar o efeito moiré, ao imprimir uma quadricromia, é necessário utilizar chapas cujas imagens tenham inclina- ções de retícula em determinados ângulos. Após a seleção de cores, efetua-se a reticulagem de trabalhos em tom contínuo, inclinando-se, para as cores cian, amarelo, magenta e preto, respectivamente, ângulos de

Alternativas
Comentários
  • Resposta e. Porém, acredito que esta questão tenha sido anulada pois os graus são 105°, 90°, 75° e 15°. Além do enunciado perguntar na ordem CYMK - não usual. O correto seria perguntar CMYK (erro ou pega ratão)

  • Pra mim todos os item estão errados. A letra "a", indica todas as inclinações corretas, pórem não na ordem "respectiva" como a questão pedi. Os ângulos de inclinação para se evitar o efeito moiré são: Ciano 15°, Amarelo 90°, Margenta 75° e Preto 45°. Essa questão deveria ser ANULADA.


ID
33856
Banca
FCC
Órgão
TRE-MG
Ano
2005
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

O processo de produção de um material gráfico subdivi- de-se em sete etapas, sendo a primeira a montagem do arquivo eletrônico e a última, o impresso finalizado no acabamento. As cinco etapas intermediárias, na ordem correta de execução, são:

Alternativas

ID
33859
Banca
FCC
Órgão
TRE-MG
Ano
2005
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Na impressão de um trabalho tira-retira, imprime-se um lado da folha e depois o outro lado. Para produzir esse tipo de impresso, deve-se utilizar

Alternativas

ID
33862
Banca
FCC
Órgão
TRE-MG
Ano
2005
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Para imprimir dois trabalhos a cores o impressor recebeu dois jogos de fotolitos: um para imprimir em justaposição e outro para sobreposição. Na sobreposição, as cores são

Alternativas
Comentários
  • A resposta está erradíssima... toda a cor que se insere na impressão entra sobre a outra em fator de soma de cor, por exemplo uso Azul celeste e amarelo eu tenho tons de verde, de azul e também de amarelo. e outra observação: "azul 100" "amarelo 100" = "verde 200" (soma) 


ID
33868
Banca
FCC
Órgão
TRE-MG
Ano
2005
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Um impressor não conseguia obter da impressora a pro- dutividade especificada no manual do fabricante. A deficiência da produtividade poderá ter como causa:

Alternativas

ID
33871
Banca
FCC
Órgão
TRE-MG
Ano
2005
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

O rendimento normal de uma dobradeira pode ser afetado por deficiências técnicas. Entre as facilmente detectadas, estão o corte irregular e a gramatura variada do papel. Além dessas deficiências, o operador do equipamento deve observar se

Alternativas

ID
33874
Banca
FCC
Órgão
TRE-MG
Ano
2005
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Ao regular o aparelho margeador de uma impressora offset monocolor meia-folha, ocorreu a passagem de vá- rias folhas simultaneamente, fato que poderia ter travado a impressora caso estivesse imprimindo. Ao analisar o problema, o impressor efetuou três ajustes na regulagem do grupo emissor do papel. Esses ajustes consistiram em

Alternativas

ID
33877
Banca
FCC
Órgão
TRE-MG
Ano
2005
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Para imprimir um livreto com 16 páginas é necessário elaborar um boneco para impor páginas na montagem dos fotolitos. A figura que apresenta uma imposição de 16 páginas frente-e-verso está em:

Alternativas

ID
33880
Banca
FCC
Órgão
TRE-MG
Ano
2005
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Uma Ordem de Serviço da gráfica do Tribunal, especi- ficava que deveriam ser impressos:

? 100 livretos de 64 páginas cada
? miolo em papel offset 75 g/m
? capa em papel 120 g/m
? 1 × 1 cor, frente-e-verso
? lombada quadrada com uso de cola hot-melt
? formato final A4

Após a impressão, as folhas foram enviadas ao acaba- mento, conforme o seguinte fluxo operacional:

Alternativas
Comentários
  • ALCEAMENTO É O ATÉ DE CONTAR....

     

     

    C

  • Nesse caso alceamento é juntar os cadernos.

    C


ID
33883
Banca
FCC
Órgão
TRE-MG
Ano
2005
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

A especificação para produção de determinada revista do TRE indica acabamento canoa e fixação das folhas utili- zando dois grampos a cavalo. Ao término da impressão do grafismo nas folhas, o impressor encaminhou-as ao aca- bamento para a finalização. Após dobradas, a seqüência operacional para realizar acabamento automatizado é

Alternativas

ID
33886
Banca
FCC
Órgão
TRE-MG
Ano
2005
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Após as etapas de impressão e refile, dois trabalhos devem ter tamanho final em formatos A4 e A5. As medidas desses impressos serão, respectivamente:

Alternativas
Comentários
  • - com 2 formatos em sequência A4 e A5, teremos, convencionalmente, a seguinte proporção: a largura do 1º (A4) será a altura do 2º (A5); e a largura do 2º (A5) será a metade da altura do 1º (A4);
    - somente a alternativa "e" obedece essa proporção

ID
33889
Banca
FCC
Órgão
TRE-MG
Ano
2005
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

O impressor do TRE recebeu uma ordem de serviço para imprimir livretos com a seguinte especificação:

? 200 livretos de 32 páginas
? miolo: 1 × 1 cor, em papel offset 75 g/m
? capa: 4 × 0 cor, em papel couchê mate 120 g/m
? formato final internacional A5

Considerando que o formato máximo do papel utilizado na impressora é A3 (297 × 420 mm), a quantidade de folhas de papel, formato 660 × 960 mm (folha inteira), neces- sária para imprimir o pedido solicitado é

Alternativas
Comentários
  • - com uma folha de 660 x 960, podemos ter 4 folhas de 297 x 420 (A);
    - cada folha de 297 x 420 podemos ter 8 páginas de 148 x 210 (B);  
    - assim, uma folha no formato 660 x 960 pode gerar: A X B = 4 X 8 = 32 páginas
    - 1 livreto => 32 pág.; então, 200 livretos => 200 folhas no formato 660 x 960
    com o cálculo acima já podemos resolver a questão!

ID
33892
Banca
FCC
Órgão
TRE-MG
Ano
2005
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

O Técnico em Artes Gráficas do TRE necessita programar um determinado número de cortes na guilhotina eletrônica.
O papel a ser cortado tem o formato 480 × 660 mm e deste deverão ser obtidas folhas nos seguintes formatos:

- 4 folhas no formato A4
- 4 folhas no formato A5
- 8 folhas no formato A6

Para aproveitamento do mesmo esquadro, e considerando o refile inicial nos quatro lados do papel, o número total de operações de corte programadas na guilhotina será

Alternativas
Comentários
  • O papel a ser cortado deve ter as dimensões BB 960x660mm.
  • Simples essa questão: Começa resolvendo de baixo para cima... O esquema é o seguinte: 1 folha A4 são 2 folhas A5. E vice versa: 2 folhas A4 é uma folha A3. (para memorizar: aumentou o número do formato é metade, diminiu o número do formato é o dobro)

    - 8 folhas no formato A6 = 4 folhas no formato A5 = 2 folhas no formato A4
    - 4 folhas no formato A5 = 2 folhas no formato A4
    - 4 folhas do enunciado + 2 da transformação do A6 + 2 da tranformação do A5 = TOTAL: 8 folhas no formato A4
    O lance dessa questão é que para cortar 8 folhas você não precisa fazer oito cortes e sim 7.
    Pegadinha marota! Espero ter ajudado! Bons estudos! :)

  • Concordo com Rogério, o papel meia folha indicado na questão não comporta tantas folhas A4, A5 e A6, pois é o equivalente a apenas 2 x A3. Creio ter havido falha na questão. Ainda assim, seria preciso considerar os dois refiles iniciais para acertar os quarto lados do papel. Esta questão está muito confusa para mim. Se puderem me esclarecer, agradeço.


ID
33898
Banca
FCC
Órgão
TRE-MG
Ano
2005
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Durante a impressão de um trabalho, o impressor do TRE notou, em determinado pacote de folhas, a formação de rugas na passagem do papel pelos cilindros impressores. Estas rugas ocorrem quando

Alternativas
Comentários
  • As distorções provocadas por desequilíbrio de umidade entre o papel e o ambiente da sala de impressão podem levar a problemas de fora de registro, duplagem, encanoamento e, em condições extremas, rugas.

    Propriedades do papel de impressão. Autor: Sérgio Rossi


ID
33901
Banca
FCC
Órgão
TRE-MG
Ano
2005
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Sais diazóicos são compostos químicos encontrados nas chapas pré-sensibilizadas usadas em larga escala na indústria gráfica. O primeiro passo para a copiagem das chapas pré-sensibilizadas é a exposição à luz, completan- do-se o fluxo operacional de operações, nessa ordem:

Alternativas

ID
33904
Banca
FCC
Órgão
TRE-MG
Ano
2005
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Durante o trabalho de impressão, o Técnico em Artes Grá- ficas do TRE notou uma deformação mecânica do material a ser impresso e instabilidade da relação blanqueta/papel na zona de impressão. As deformações em caráter per- manente no papel podem ter ocorrido devido

Alternativas

ID
33907
Banca
FCC
Órgão
TRE-MG
Ano
2005
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Falhas de impressão causadas por papéis amassados e corpos estranhos podem ser amenizadas com o uso de blanquetas

Alternativas
Comentários
  • Correta D

    Blanquetas com­pres­sí­veis, com microcélulas fechadas, permitem rápida recuperação de amassamento, fun­cio­nan­do como uma espécie de amortecedor para os impactos. Melhoram a qualidade de impressão e são mais ver­sá­teis na impressão sobre diferentes suportes. Permitem melhor soltura do papel.

    Bom estudo ;)

ID
33910
Banca
FCC
Órgão
TRE-MG
Ano
2005
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Na impressão offset, as maiores variações de tonalidade ocorrem, durante a transferência da imagem da chapa para a blanqueta e desta para o material a ser impresso. Para obtenção de impressos com qualidade, a blanqueta deve possuir as seguintes propriedades:

Alternativas

ID
33913
Banca
FCC
Órgão
TRE-MG
Ano
2005
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

O impressor notou, durante a impressão, que algumas folhas estavam fora de registro. Analisando o fluxo, verifi- cou que o papel chegava atrasado na mesa de margea- ção. Conferiu a pressão e a posição das roldanas condu- toras e todas estavam perfeitas. Neste caso, a causa pro- vável do problema é

Alternativas

ID
33916
Banca
FCC
Órgão
TRE-MG
Ano
2005
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Ao imprimir um papel couché a quatro cores, na seqüência de impressão preto/cian/magenta/amarelo, o Técnico de Artes Gráficas percebeu que o papel rejeitou a tinta cian. Para detectar as causas, o Técnico desligou a terceira e a quarta unidades, porém as manchas da cian continuavam. Sobre essa cor cian, foi impressa uma área na cor amarela, que imprimiu sem problemas. Para teste comparativo, o impressor trocou o tipo do papel, verificando que a cor cian imprimiu sem manchas. Dessa forma, o Técnico percebeu que as manchas na impressão da cor cian foram causadas por excesso de solução de molhagem

Alternativas

ID
33919
Banca
FCC
Órgão
TRE-MG
Ano
2005
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

O impressor do TRE notou, ao imprimir uma área reticula- da, que a tinta estava decalcando na mesa receptora. Analisando o impresso com a lente conta-fio, verificou duplagem do ponto e falha no registro da cor, indicando como provável causa para o problema

Alternativas

ID
33922
Banca
FCC
Órgão
TRE-MG
Ano
2005
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

O Técnico em Artes Gráficas do TRE constatou, durante um trabalho de impressão, os seguintes problemas nos impressos: arrancamento das fibras do papel, duplagem e imagem fora de registro ocasionada pelo aumento dos pontos. Esses problemas têm como causa provável

Alternativas

ID
33925
Banca
FCC
Órgão
TRE-MG
Ano
2005
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Ao retirar o papel da mesa receptora, o Técnico em Artes Gráficas notou que as folhas impressas com verniz calandra haviam aderido umas às outras, ficando blocadas. Para evitar a blocagem, deve-se

Alternativas

ID
33928
Banca
FCC
Órgão
TRE-MG
Ano
2005
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Na ausência do copiador de fotolito, o Técnico em Artes Gráficas do TRE confeccionou um jogo de chapas positivas para impressão. A seqüência correta de operações que o impressor seguiu para fazer a copiagem das chapas foi

Alternativas

ID
33931
Banca
FCC
Órgão
TRE-MG
Ano
2005
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

O Técnico em Artes Gráficas do TRE possui uma impressora folha inteira 66 × 96 cm. A fim de obter maior rendimento de impressos por folha, o Técnico em Artes Gráficas fez uma montagem de fotolitos a traço, no formato final de 148 × 210 mm. Após refile final, a quantidade de impressos obtidos por folha inteira foi

Alternativas
Comentários
  • SImples, é só multiplicar 6 por 3 = 18. Melhor aproveitamento.

    Poderia ser 16 também, mas haveria desperdício de papel.

ID
33934
Banca
FCC
Órgão
TRE-MG
Ano
2005
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

O Técnico em Artes Gráficas constatou que uma chapa apresentava velatura na área de contragrafismo por ter perdido o poder de repelir gordura e aceitar a tinta. Para recuperar seu poder hidrófilo, a chapa deve ser tratada com uma solução ácida branca. O ácido a ser usado e a respectiva porcentagem são:

Alternativas

ID
397528
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Suponha que um profissional da área de design gráfico esteja
trabalhando no setor de design da ECT e que, entre as suas funções,
lhe caiba fazer avaliação e indicação técnica dos projetos
destinados à reprodução gráfica. Considerando essa situação
hipotética, bem como os aspectos técnicos de reprodução gráfica,
julgue os itens a seguir.

Caso desenvolvesse um novo tipo de envelope plástico de segurança para os serviços SEDEX, seria adequado especificar o processo de rotogravura para a sua impressão.

Alternativas
Comentários
  • A Rotogravura atua em três campos definidos que são: Editoria; Embalagens; Diversos; Editoria: A Rotogravura trabalha neste campo mais especificamente no ramo de periódicos (revistas), já que neste tem de cumprir prazos bem restritos. Embalagens: A grande utilização nas embalagens flexíveis, são compostas de substratos, como por exemplo: celofane, plásticos (polietileno, polipropileno, nylon, poliéster…). Neste caso é preciso avaliar que tipo de trabalho será feito, a tiragem, a qualidade do impresso, o tipo do suporte, já que é possível se utilizar de outros processos como por exemplo Flexografia.
  • Uma questão muito difícil por nos levar a pensar logo em flexografia. Se o candidato não souber todo o potencial da tecnologia ele dança nessa.


ID
397531
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Suponha que um profissional da área de design gráfico esteja
trabalhando no setor de design da ECT e que, entre as suas funções,
lhe caiba fazer avaliação e indicação técnica dos projetos
destinados à reprodução gráfica. Considerando essa situação
hipotética, bem como os aspectos técnicos de reprodução gráfica,
julgue os itens a seguir.

Considere que, para a troca de documentação entre o comando das Forças Armadas e das unidades militares, seja projetado um tipo de malote de lona específico e que, na lateral de cada um desses malotes, deva ser impressos seu número de identificação, o brasão da República e os sinais de advertência relativos à segurança da informação. Em face dessa situação hipotética, é correto concluir que todas essas informações nos malotes devem ser impressas por serigrafia.

Alternativas
Comentários
  • CERTO

    A serigrafia é um processo de impressão que permite a impressão em madeira, plástico, papel e TECIDOS.


ID
397534
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Suponha que um profissional da área de design gráfico esteja
trabalhando no setor de design da ECT e que, entre as suas funções,
lhe caiba fazer avaliação e indicação técnica dos projetos
destinados à reprodução gráfica. Considerando essa situação
hipotética, bem como os aspectos técnicos de reprodução gráfica,
julgue os itens a seguir.

A tipografia consiste em um processo de impressão no qual são utilizadas formas em alto relevo para a transferência de imagens e o qual possibilita a realização de impressões de qualidade em imagens com lineaturas acima de 133 linhas/cm. Por essas características, o processo tipográfico poderá ser indicado para a impressão de uma série de selos em 4/0 cores para divulgação de paisagens brasileiras.

Alternativas
Comentários

  • Acredito que quando ele fala "possibilita a  realização de impressões de qualidade em imagens com lineaturas acima de 133 linhas/cm" aí está o erro da questão.

  • Existem diversos processos de impressão. Alguns deles, como o tipográfico, estão, hoje, em desuso. Outros, como o talho-doce, são cada vez mais raros. Atualmente o processo empregado é o offset.

  • O Processo Tipográfico é muito utilizado atualmente para talões e blocos.

    Para a impressão em 4 cores o ideal é o Offset, como afirmou o colega abaixo.

  • impressáo em 4 cores de paisagem através de uma impressáo tipogrfica


ID
397537
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Suponha que a ECT necessite publicar um livro intitulado Correios
do Brasil: perfil da empresa
e que essa publicação especial seja
dirigida a organizações públicas e privadas específicas no Brasil e
no exterior e vise à construção da imagem dos Correios e à
realização de parcerias. Suponha, ainda, que, nessa publicação,
devam constar informações acerca da história e das diversas áreas
de atividade da empresa, com textos e inserções de tabelas,
infográficos e muitas fotografias e ilustrações em cores. Suponha,
por fim, que a tiragem deva ser de mil exemplares e que o tempo
entre projeto e distribuição do livro seja escasso, e que caberia a um
designer, definir e desenvolver este projeto. Com base nessa
situação hipotética, julgue o item a seguir.

Considerando-se a natureza da empresa e os objetivos da publicação, a mancha gráfica deverá deixar as margens grandes, e todos os elementos da composição devem ser valorizados na página de modo harmonioso com os espaços em branco.

Alternativas
Comentários
  • Achei um pouco forçado dizer "A mancha gráfica deverá deixar as amrgens grandes"
  • Eu também achei meio estranho, já que este tipo de grid é usado normalmente para produções que tenham bastante texto.

  • é a perguntas mais sem sentido que eu já vi


ID
397540
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Suponha que a ECT necessite publicar um livro intitulado Correios
do Brasil: perfil da empresa
e que essa publicação especial seja
dirigida a organizações públicas e privadas específicas no Brasil e
no exterior e vise à construção da imagem dos Correios e à
realização de parcerias. Suponha, ainda, que, nessa publicação,
devam constar informações acerca da história e das diversas áreas
de atividade da empresa, com textos e inserções de tabelas,
infográficos e muitas fotografias e ilustrações em cores. Suponha,
por fim, que a tiragem deva ser de mil exemplares e que o tempo
entre projeto e distribuição do livro seja escasso, e que caberia a um
designer, definir e desenvolver este projeto. Com base nessa
situação hipotética, julgue o item a seguir.

O texto será adequado à leitura caso seja diagramado com corpo 11, justificado e em duas ou três colunas. Alternativamente, o texto poderá ser alinhado à esquerda, sem que isso altere a diagramação.

Alternativas
Comentários
  • Questão muito estranha. Sem saber o formato da publicação, é difícil dizer com razão o tamanho da font que poderá ser utilizada

  • Há uma contradição entre texto justificado e alinhado a esquerda.

  • O indicado para a Leitura é Fonte 12, Fonte a partir de 14 para idosos e Fonte 24 para crianças em aprendizado.



  • Questao muito abstrata, baseada em "suposicoes" e "imaginacoes". Ok, convencoes existem - corpo 12 eh o mais indicado para leiturabilidade. Mas depende da fonte adotada: uma boa e simples Univers da leitura com corpo 11.

  • Qual familia tipográfica usada?

  • Em um projeto de design é muito importante você manter uma certa coerência na diagramação. Você não pode usar textos justificados e alinhados a esquerda aleatóriamente. E se usa, isso altera o padrão da diagramação.

  • Me confudi no Alternativamente. não entendi que seria usado justificado e alinhado a esquerda no mesmo texto, pensei ele qria dizer que poderia ser uma das duas opções.


ID
397543
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Suponha que a ECT necessite publicar um livro intitulado Correios
do Brasil: perfil da empresa
e que essa publicação especial seja
dirigida a organizações públicas e privadas específicas no Brasil e
no exterior e vise à construção da imagem dos Correios e à
realização de parcerias. Suponha, ainda, que, nessa publicação,
devam constar informações acerca da história e das diversas áreas
de atividade da empresa, com textos e inserções de tabelas,
infográficos e muitas fotografias e ilustrações em cores. Suponha,
por fim, que a tiragem deva ser de mil exemplares e que o tempo
entre projeto e distribuição do livro seja escasso, e que caberia a um
designer, definir e desenvolver este projeto. Com base nessa
situação hipotética, julgue o item a seguir.

Devido ao caráter institucional da publicação, as fontes a serem usadas na composição dos textos e das tabelas devem ser escolhidas dentro de uma mesma família tipográfica, com muitas variações de tipos e pesos, não se misturando fontes diferentes.

Alternativas
Comentários
  •  . . . com poucas variações de tipos e pesos, . . .
  • "mesma família tipográfica" é contraditório a "muitas variações de tipo"


ID
397546
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Suponha que a ECT necessite publicar um livro intitulado Correios
do Brasil: perfil da empresa
e que essa publicação especial seja
dirigida a organizações públicas e privadas específicas no Brasil e
no exterior e vise à construção da imagem dos Correios e à
realização de parcerias. Suponha, ainda, que, nessa publicação,
devam constar informações acerca da história e das diversas áreas
de atividade da empresa, com textos e inserções de tabelas,
infográficos e muitas fotografias e ilustrações em cores. Suponha,
por fim, que a tiragem deva ser de mil exemplares e que o tempo
entre projeto e distribuição do livro seja escasso, e que caberia a um
designer, definir e desenvolver este projeto. Com base nessa
situação hipotética, julgue o item a seguir.

Como se trata de uma publicação com finalidade específica, o projeto gráfico deverá ser orientado aos padrões estéticos predominantes nos mercados aos quais se dirige.

Alternativas

ID
397549
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Suponha que a ECT necessite publicar um livro intitulado Correios
do Brasil: perfil da empresa
e que essa publicação especial seja
dirigida a organizações públicas e privadas específicas no Brasil e
no exterior e vise à construção da imagem dos Correios e à
realização de parcerias. Suponha, ainda, que, nessa publicação,
devam constar informações acerca da história e das diversas áreas
de atividade da empresa, com textos e inserções de tabelas,
infográficos e muitas fotografias e ilustrações em cores. Suponha,
por fim, que a tiragem deva ser de mil exemplares e que o tempo
entre projeto e distribuição do livro seja escasso, e que caberia a um
designer, definir e desenvolver este projeto. Com base nessa
situação hipotética, julgue o item a seguir.

Com o objetivo de agilizar os trabalhos e gerenciar melhor o tempo de projeto, o projeto gráfico da publicação poderá ser desenvolvido à medida que os redatores e os fotógrafos produzirem os textos e as imagens que integrarão o trabalho.

Alternativas
Comentários

  • Projeto Gráfico vem antes de qualquer produção!

  • Essa questão tinha que ser anulada.

  • Na verdade, o erro está em " deve ser aplicada quando o bem sacrificado for de menor valor", quando na verdade o estado de necessidade é aplicado quando o bem sacrificado for de menor OU igual valor que o bem salvo.

    O CP não admite o estado de necessidade exculpante!

  • Na verdade, o erro está em " deve ser aplicada quando o bem sacrificado for de menor valor", quando na verdade o estado de necessidade é aplicado quando o bem sacrificado for de menor OU igual valor que o bem salvo.

    O CP não admite o estado de necessidade exculpante!

  • O §2º do art. 24 não se trata de estado de necessidade exculpante, Natália. Essa situação constitui causa de diminuição de pena, não sendo hipótese de estado de necessidade, ou seja, não se exclui nada (o crime permanece íntegro), apenas diminui a pena.

    O estado de necessidade exculpante somente existe no Código Penal Militar, que adota a teoria diferenciadora.


ID
397552
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Suponha que a ECT necessite publicar um livro intitulado Correios
do Brasil: perfil da empresa
e que essa publicação especial seja
dirigida a organizações públicas e privadas específicas no Brasil e
no exterior e vise à construção da imagem dos Correios e à
realização de parcerias. Suponha, ainda, que, nessa publicação,
devam constar informações acerca da história e das diversas áreas
de atividade da empresa, com textos e inserções de tabelas,
infográficos e muitas fotografias e ilustrações em cores. Suponha,
por fim, que a tiragem deva ser de mil exemplares e que o tempo
entre projeto e distribuição do livro seja escasso, e que caberia a um
designer, definir e desenvolver este projeto. Com base nessa
situação hipotética, julgue o item a seguir.

Dada a natureza especial da publicação, recomenda-se, tanto por questões técnicas quanto estéticas, que os cadernos que comporão o livro sejam costurados e a encadernação seja com capa dura, o que, em termos de diagramação, implicaria definir largas margens internas.

Alternativas
Comentários
  • "Os cadernos que comporão o livro sejam costurados e a encadernação seja com capa dura" não se enquadra muito bem para um tempo que foi definido como escasso.

ID
397555
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Suponha que a ECT necessite publicar um livro intitulado Correios
do Brasil: perfil da empresa
e que essa publicação especial seja
dirigida a organizações públicas e privadas específicas no Brasil e
no exterior e vise à construção da imagem dos Correios e à
realização de parcerias. Suponha, ainda, que, nessa publicação,
devam constar informações acerca da história e das diversas áreas
de atividade da empresa, com textos e inserções de tabelas,
infográficos e muitas fotografias e ilustrações em cores. Suponha,
por fim, que a tiragem deva ser de mil exemplares e que o tempo
entre projeto e distribuição do livro seja escasso, e que caberia a um
designer, definir e desenvolver este projeto. Com base nessa
situação hipotética, julgue o item a seguir.

Esse livro deverá ser impresso pelo processo rotográfico, assegurando-se, assim, a qualidade de reprodução de figuras e o nível de detalhamento dos demais elementos gráficos da publicação.

Alternativas
Comentários
  • Mil exemplares não justificam a rotografia

ID
397558
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Suponha que a ECT necessite publicar um livro intitulado Correios
do Brasil: perfil da empresa
e que essa publicação especial seja
dirigida a organizações públicas e privadas específicas no Brasil e
no exterior e vise à construção da imagem dos Correios e à
realização de parcerias. Suponha, ainda, que, nessa publicação,
devam constar informações acerca da história e das diversas áreas
de atividade da empresa, com textos e inserções de tabelas,
infográficos e muitas fotografias e ilustrações em cores. Suponha,
por fim, que a tiragem deva ser de mil exemplares e que o tempo
entre projeto e distribuição do livro seja escasso, e que caberia a um
designer, definir e desenvolver este projeto. Com base nessa
situação hipotética, julgue o item a seguir.

Caso seja definido que o título do livro deva ser dourado, será necessário incluir, entre as etapas de produção da publicação, o processo relevográfico de impressão térmica denominado hot stamping.

Alternativas
Comentários
  • Correto.
    O processo de Hot Stamping é muito utilizado em trabalhos monográficos, trabalhos escolares, e arquivos. A impressão em Hot Stamping pode ser feita em livros de capa dura, ou mesmo em outro tipo de material, como papelão, calçados, ou artigos de couro.
  • Na verdade pode-se aplicar hot stamping em praticamente tudo hoje em dia


ID
397561
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Considere que a ECT possui diversos tipos de agências que, entre
próprias e franqueadas, somam mais de 12 mil, e que, para a
divulgação de um novo serviço de encomendas rápidas, seja
necessário produzir e enviar para cada uma delas alguns cartazes.
Considere, ainda, que o formato previamente definido dos cartazes
seja A2, e que, além do título, devam constar um pequeno texto
explicativo, a assinatura dos Correios e a marca desse serviço.
Considere, por fim, que, ocupando todo o fundo do cartaz, deva
haver uma fotografia em cores, cujo original é um cromo
(diapositivo) de formato 4 × 5 pol. A partir desses dados e
considerando a finalidade desse serviço, julgue os itens
subsequentes acerca das recomendações técnicas.

A assinatura dos Correios constante no cartaz deverá ser impressa em cores especiais, visto que somente as cores de processo não possibilitam reproduzir corretamente as tonalidades institucionais da marca.

Alternativas
Comentários

  • Amarelo e azul não são cores especiais.

  • Dependendo do amarelo e azul, podem ser sim cores especiais. Acredito que o erro da questão está em limitar as cores processo. O gamut do CMYK é bastante amplo. =)

  • Não há indícios na questão falando se são cores especiais ou não. Pelo que eu saiba não fazemos provas com um escala CMYK na mão. Além do mais consigo imprimir cores aproximada do vermelho da Coca-Cola mesmo sabendo que é uma cor PANTONE especial.

  • Em altas tiragens as cores, mesmo que muito bem ajustadas e calibradas, não ficam 100% iguais. E se a ideia é ter ter as cores institucionais, seria ideal usar cores especiais sim. 

    Ficou bem vaga essa questão.


ID
397564
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Considere que a ECT possui diversos tipos de agências que, entre
próprias e franqueadas, somam mais de 12 mil, e que, para a
divulgação de um novo serviço de encomendas rápidas, seja
necessário produzir e enviar para cada uma delas alguns cartazes.
Considere, ainda, que o formato previamente definido dos cartazes
seja A2, e que, além do título, devam constar um pequeno texto
explicativo, a assinatura dos Correios e a marca desse serviço.
Considere, por fim, que, ocupando todo o fundo do cartaz, deva
haver uma fotografia em cores, cujo original é um cromo
(diapositivo) de formato 4 × 5 pol. A partir desses dados e
considerando a finalidade desse serviço, julgue os itens
subsequentes acerca das recomendações técnicas.

Nessa situação, é adequado especificar que os cartazes devem ser impressos pelo processo ofsete, 4/4 cores.

Alternativas
Comentários
  • Errado

    4/4 Cores significa que seria uma produção "frente e verso" 

    No caso, como é um cartaz, é somente 4/0



ID
397567
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Considere que a ECT possui diversos tipos de agências que, entre
próprias e franqueadas, somam mais de 12 mil, e que, para a
divulgação de um novo serviço de encomendas rápidas, seja
necessário produzir e enviar para cada uma delas alguns cartazes.
Considere, ainda, que o formato previamente definido dos cartazes
seja A2, e que, além do título, devam constar um pequeno texto
explicativo, a assinatura dos Correios e a marca desse serviço.
Considere, por fim, que, ocupando todo o fundo do cartaz, deva
haver uma fotografia em cores, cujo original é um cromo
(diapositivo) de formato 4 × 5 pol. A partir desses dados e
considerando a finalidade desse serviço, julgue os itens
subsequentes acerca das recomendações técnicas.

Os seguintes suportes especificados seriam adequados para a impressão desse cartaz: papel couché L2 230 g/m², papel ofsete L1 120 g/m² e papel monolúcido 95 g/m².

Alternativas
Comentários
  • Papel couché L2 230 g/m² - ok

    Papel offset L1 120 g/m² - ok

    Já o papel monolúcido 95 g/m² é aquele papel branco, de baixa gramatura, brilhante de um lado e fosco do outro. Muito utilizado para embalar produtos alimentícios, principalmente pipoca e cachorro quente. Portanto, não é adequado a impressão de cartazes.

  • Couché L2 é revestido em ambos os lados, imagino que seja um gasto desnecessário uma vez que a impressão será 4x0.

  • Muito bom, parabéns.

  • Show!

  • Aprendi mais uma.


ID
397573
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

O Museu Correios necessita produzir uma pequena cartilha
de divulgação do próprio museu e da filatelia brasileira. Essa
cartilha será destinada à distribuição em escolas de ensino
fundamental de todo o país, e um dos objetivos de sua disseminação
é incitar as crianças a escrever e enviar uma pequena carta à ECT
solicitando uma “semente filatélica”, que consiste em um pequeno
conjunto de selos para as crianças iniciarem sua coleção. Essa
publicação será em formato editorial de gibi, com os conteúdos
expressos por narrativas em quadrinhos coloridos e com os
personagens especialmente criados para a publicação. As histórias
em quadrinhos, já finalizadas pelos ilustradores, compreendem
29 páginas desenhadas. Os originais dos desenhos do miolo estão
em outline P&B e a ilustração da capa já está colorida em
aquarela e nanquim. O formato acabado dessa publicação será de
169 mm × 223 mm e sua tiragem inicial, de dois milhões de gibis.

Com base na situação acima, julgue os próximos itens.

No total, o gibi deverá ter quatro páginas de capa e mais 32 páginas de miolo, sendo necessário desenvolver e diagramar conteúdos para mais três páginas e completar o caderno.

Alternativas
Comentários
  • Alguém pode explicar essa???
  • Ele está dizendo no enunciado que os ilustradores desenvolveram 29 páginas para o miolo. Mas é necessário que o caderno tenha uma quantidade de páginas que seja múltipla de 4. O menor valor será 32, ou seja, será necessário desenvolver mais 3 páginas. Acho que é só isso mesmo.
  • uma dúvida: é necessário DESENVOLVER conteúdo?

    por que não apenas diagramar o que já está feito para que ocupe mais espaço?

  • Não entendi a parte de "4 páginas pra capa".

     

  • RESPOSTA: CERTO

    Revistas, gibis e afins devem ser múltiplos de 4.
    A questão diz que o gibi terá 4 páginas de capa (capa da frente, verso , capa de trás, verso) e mais 32 páginas de miolo. Então, 4 + 32= 36 páginas. Ok, múltiplo de 4.
    Porém, de conteúdo do miolo, o gibi possui apenas 29 pág, precisando de mais 3 páginas para fechar as 32 páginas de miolo. (32 - 29 = 3).
    Acho que o pega da questão está na palavra "gibi".
    Se fosse um livro, seria comum fazer folhas de rosto ou deixar páginas em branco, mas em um gibi é bastante incomum utilizar esta prática (eu não lembro de ter visto um gibi com páginas em branco em toda a minha vida), daí a necessidade de ocupar as 3 páginas restantes com conteúdo.
    Portanto a resposta está correta.


ID
397576
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

O Museu Correios necessita produzir uma pequena cartilha
de divulgação do próprio museu e da filatelia brasileira. Essa
cartilha será destinada à distribuição em escolas de ensino
fundamental de todo o país, e um dos objetivos de sua disseminação
é incitar as crianças a escrever e enviar uma pequena carta à ECT
solicitando uma “semente filatélica”, que consiste em um pequeno
conjunto de selos para as crianças iniciarem sua coleção. Essa
publicação será em formato editorial de gibi, com os conteúdos
expressos por narrativas em quadrinhos coloridos e com os
personagens especialmente criados para a publicação. As histórias
em quadrinhos, já finalizadas pelos ilustradores, compreendem
29 páginas desenhadas. Os originais dos desenhos do miolo estão
em outline P&B e a ilustração da capa já está colorida em
aquarela e nanquim. O formato acabado dessa publicação será de
169 mm × 223 mm e sua tiragem inicial, de dois milhões de gibis.

Com base na situação acima, julgue os próximos itens.

O acabamento do gibi deverá ser do tipo canoa, com dois grampos, e refile trilateral.

Alternativas

ID
397582
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

O Museu Correios necessita produzir uma pequena cartilha
de divulgação do próprio museu e da filatelia brasileira. Essa
cartilha será destinada à distribuição em escolas de ensino
fundamental de todo o país, e um dos objetivos de sua disseminação
é incitar as crianças a escrever e enviar uma pequena carta à ECT
solicitando uma “semente filatélica”, que consiste em um pequeno
conjunto de selos para as crianças iniciarem sua coleção. Essa
publicação será em formato editorial de gibi, com os conteúdos
expressos por narrativas em quadrinhos coloridos e com os
personagens especialmente criados para a publicação. As histórias
em quadrinhos, já finalizadas pelos ilustradores, compreendem
29 páginas desenhadas. Os originais dos desenhos do miolo estão
em outline P&B e a ilustração da capa já está colorida em
aquarela e nanquim. O formato acabado dessa publicação será de
169 mm × 223 mm e sua tiragem inicial, de dois milhões de gibis.

Com base na situação acima, julgue os próximos itens.

O original da ilustração da capa deverá ser submetido ao processo de seleção de cores para ser montado com as demais informações da capa, antes da geração das matrizes de impressão.

Alternativas
Comentários
  • Correta!!! Exatamente o que deve ser feito!!!

    Os processos de impressão que registram tintas sobre um suporte, a partir de uma
    matriz montada numa máquina impressora, são classificados de acordo com as características da matriz de impressão.
      � matriz de impressão é a superfície mediadora entre o registro da chapa e o suporte (papel, tecido, etc.)As matrizes se caracterizam por apresentarem duas superfícies distintas: � (1) aquelas que depositam a tinta sobre o suporte e são denominadas áreas de grafismo e
    (2) aquelas que permanecem vazias (sem tinta) e são denominadas áreas de contra-grafismo.

ID
397585
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

O Museu Correios necessita produzir uma pequena cartilha
de divulgação do próprio museu e da filatelia brasileira. Essa
cartilha será destinada à distribuição em escolas de ensino
fundamental de todo o país, e um dos objetivos de sua disseminação
é incitar as crianças a escrever e enviar uma pequena carta à ECT
solicitando uma “semente filatélica”, que consiste em um pequeno
conjunto de selos para as crianças iniciarem sua coleção. Essa
publicação será em formato editorial de gibi, com os conteúdos
expressos por narrativas em quadrinhos coloridos e com os
personagens especialmente criados para a publicação. As histórias
em quadrinhos, já finalizadas pelos ilustradores, compreendem
29 páginas desenhadas. Os originais dos desenhos do miolo estão
em outline P&B e a ilustração da capa já está colorida em
aquarela e nanquim. O formato acabado dessa publicação será de
169 mm × 223 mm e sua tiragem inicial, de dois milhões de gibis.

Com base na situação acima, julgue os próximos itens.

No caso da ilustração em aquarela, o original deve ser avaliado, especialmente nas áreas de baixas densidades, que podem ocasionar problemas para impressão das retículas de menor tamanho de ponto. Caso seja necessário, deve ser solicitado ao ilustrador que refaça a ilustração, utilizando tonalidades menos aguadas.

Alternativas

ID
397588
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

O Museu Correios necessita produzir uma pequena cartilha
de divulgação do próprio museu e da filatelia brasileira. Essa
cartilha será destinada à distribuição em escolas de ensino
fundamental de todo o país, e um dos objetivos de sua disseminação
é incitar as crianças a escrever e enviar uma pequena carta à ECT
solicitando uma “semente filatélica”, que consiste em um pequeno
conjunto de selos para as crianças iniciarem sua coleção. Essa
publicação será em formato editorial de gibi, com os conteúdos
expressos por narrativas em quadrinhos coloridos e com os
personagens especialmente criados para a publicação. As histórias
em quadrinhos, já finalizadas pelos ilustradores, compreendem
29 páginas desenhadas. Os originais dos desenhos do miolo estão
em outline P&B e a ilustração da capa já está colorida em
aquarela e nanquim. O formato acabado dessa publicação será de
169 mm × 223 mm e sua tiragem inicial, de dois milhões de gibis.

Com base na situação acima, julgue os próximos itens.

Para imprimir esse gibi, é adequada a utilização do processo rotográfico, que, contudo, exige alguns cuidados no projeto, como não utilizar textos em corpo menor que dez e evitar usar textos em tonalidades compostas por cores CMYK.

Alternativas
Comentários
  • Errado.

    A rotogravura é um processo encavográfico que origina resultados de alta qualidade para grandes tiragens. Posso perfeitamente imprimir fontes pequenas e mesmo meio tom (retícula) através deste processo. É um processo uniforme, ótimo em vários suportes, como impressão em latinhas de  perecíveis (rótulos), revistas coloridas, displays plásticos, livros de alta tiragem, edições de luxo, etc.

ID
397591
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Considere que, em um projeto gráfico de um livro volumoso, no
qual haja somente textos, sejam feitas as seguintes recomendações:
as fontes devem ser escolhidas com o objetivo de proporcionar
conforto ao leitor no momento da leitura; e os textos devem ser
acomodados de modo que a composição resulte em uma página
agradável e confortável ao leitor, o que exige coerência no projeto
gráfico. Com base nessas informações, julgue os itens seguintes a
respeito de fontes tipográficas e diagramação de páginas de livros.

No projeto gráfico do livro, devem ser considerados diversos aspectos para que se garanta a legibilidade do texto da publicação; entre esses aspectos, incluem-se a fonte escolhida, o tamanho do corpo, o tipo de alinhamento, o espaço de entrelinhamento, o comprimento das linhas, a largura das colunas, a cor do papel e as condições de iluminação.

Alternativas
Comentários
  • Tudo está correto em relação ao que se garante a legibilidade do texto da publicação, exceto as condições de ilmuninação.
  • como a pessoa acima falou, as condições de iluminação tornam o ítem errado. Não se pode prever se todos os leitores do volumoso livro o lerão no escuro, ou mesmo se ele será lido sob um sol de meio dia numa praia do Ceará.

ID
397603
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Cada vez mais são exigidos do designer gráfico conhecimentos
acerca de cor, tanto pelos aspectos psicológicos e de comunicação
quanto pelas tecnologias de reprodução. Acerca dos fundamentos
e da aplicação da cor em projetos de design, julgue os itens
subsecutivos.

A percepção das cores em um impresso deve ser considerada sempre como uma informação relativa, dado o fenômeno da interação cromática, e, por isso, são necessários e justificáveis os custos de provas de impressão.

Alternativas
Comentários
  • A percepção das cores em um impresso deve ser considerada sempre como uma informação relativa, dado o fenômeno da interação cromática, e, por isso, são necessários e justificáveis os custos de provas de impressão.

    Essas três informações em negrito são peças-chave da questão. A tinta, que produz a cor é uma informação relativa porque é durante a prova de impressão que se detecta problemas como: 
    - P.H. da tinta, que pode alterar a cor vista em meio físico, da cor vista em meio digital (não somente a diferença que acontece na transformação RGB para CMYK. Quem trabalha com impressão normalmente tem um monitor regulado para mostrar as cores da maneira mais próxima possível do formato CMYK).
    - a tinta pode ser demais e vasar/se misturar com as outras matrizes no papel. por exemplo: um detalhe em amarelo em um fundo azul, muito provavelmente vai ficar verde, se não houver a calibragem das cores. 
    -uma impressora desregulada não "casa" as camadas de cada tinta, causando um efeito sem foco quando uma cor requer o uso de 2 ou mais matrizes (C-M-Y-K).
    Por coisas assim, se justifica o gasto de rodar numa máquina de alta tiragem, uma só folha de cada parte do arquivo. O prejuízo de uma página compensa o prejuízo de 1000+ páginas impressas de forma errada.

ID
397615
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Cada vez mais são exigidos do designer gráfico conhecimentos
acerca de cor, tanto pelos aspectos psicológicos e de comunicação
quanto pelas tecnologias de reprodução. Acerca dos fundamentos
e da aplicação da cor em projetos de design, julgue os itens
subsecutivos.

Caso haja, na diagramação dos elementos de um impresso, curvas em cores de processo e curvas em cores especiais, estas poderão ser editadas e montadas pelo mesmo programa.

Alternativas

ID
397624
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

O fechamento de arquivos para impressão demanda bom
conhecimento técnico sobre o fluxo de trabalho gráfico, a fim de
que possam ser configurados corretamente os parâmetros que
orientarão todos os sistemas do fluxo. A respeito do fechamento de
arquivos, julgue os itens a seguir.

Considere a seguinte situação hipotética.

A capa de um livro teria, além das cores de processo, a impressão de mais duas cores especiais; entretanto, o arquivo que havia sido convertido conforme o padrão PDF/X-1a foi recusado pela gráfica, que, por incompatibilidade com os equipamentos, exigiu o padrão PDF/X-3. Nessa situação, será necessário redefinir o leiaute da capa, excluindo-se as cores especiais (spot colors), não suportadas pelo padrão PDF/X-3.

Alternativas
Comentários
  • Tanto no padrão PDF/X-1 quanto no X-3 são permitas cores spot. Elas simplesmente são impressas como cores adicionais às cores de seleção.
  • Acredito que a única forma de um arquivo ser incompatível, cor causa de cor, no formato PDF/X-1a, seria a presença de imagem/cor no sistema RGB. Até o momento foi a única diferença entre os formatos PDF/X-1a e PDF/X-3 que encontrei. é por isso que a questão se torna errada. o formato X-1a ACEITA cores especiais/spot, assim como o formato X-3. 

ID
397687
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Considerando que o processo de impressão ofsete, preponderante
nas indústrias gráficas desde a metade do século XX, é fundamental
que o designer domine a aplicação das artes gráficas nos processos
de reprodução. Julgue os itens a seguir a respeito da produção
gráfica no processo de impressão ofsete.

As quatro cores primárias na impressão ofsete por seleção de cores são o amarelo, o ciano, o vermelho e o preto.

Alternativas
Comentários
  • As cores usadas no método de impressão do tipo offset são ciano magenta , amarelo mais o preto, mais conhecido como CMYK.
  • É isso mesmo, designerson, lembrando que as cores CMYK também podem aperecer como escala Europa.
    CMYK é a denominação dessa escala nos programas de origem norte-americana.
  • Errado! Preto não é uma cor primária. As impressões offset são feitas pelas cores primárias, ciano, magenta e amarelo + o preto que é para criar tons mais escuros e criar profundidade e sombra. O preto quase n é considerado cor.


ID
397690
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Considerando que o processo de impressão ofsete, preponderante
nas indústrias gráficas desde a metade do século XX, é fundamental
que o designer domine a aplicação das artes gráficas nos processos
de reprodução. Julgue os itens a seguir a respeito da produção
gráfica no processo de impressão ofsete.

Nas reproduções de meio tom em quadricromia, os ângulos corretos de aplicação das retículas do amarelo, do ciano, do magenta e do preto são, respectivamente, 90º, 45º, 75º e 105º.

Alternativas
Comentários
  • Os ângulos corretos são:

    Preto - 45°
    Magenta - 75°
    Amarelo - 90° ou 0º
    Ciano - 15°
  • O wikipedia diz o seguinte: Quando duas telas de pontos são sobrepostas, é possível que ocorra o fenômeno conhecido como moiré, produzindo efeitos visuais indesejáveis na impressão final. Para que isso seja evitado, variações de inclinação são aplicadas às telas de meio-tom, desalinhando os pontos de uma cor em relação aos de outra. Essas inclinações são indicadas em graus conforme a tabela ao lado.

    C 75° 15° 105°
    M 15° 45° 75°
    Y 90°
    K 45° 75° 15°
    Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/CMYK

ID
397693
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Considerando que o processo de impressão ofsete, preponderante
nas indústrias gráficas desde a metade do século XX, é fundamental
que o designer domine a aplicação das artes gráficas nos processos
de reprodução. Julgue os itens a seguir a respeito da produção
gráfica no processo de impressão ofsete.

Original a traço é qualquer original — um elemento gráfico ou uma ilustração — que seja preto chapado, sem gradação de tom.

Alternativas
Comentários
  • Correta!!!!!

    Original à traço sem gradação de tons, em preto e branco absolutos, a diferença de tons se obtém variando a extensão das superfícies desenhadas através de traços mais ou menos largos, mais ou menos afastados

ID
397699
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Ainda considerando o sistema ofsete e o processo de impressão,
julgue os próximos itens.

Ao se realizar reproduções a cores, deve-se considerar que os papéis ásperos tendem a espalhar a luz e a distorcer a cor.

Alternativas
Comentários
  • Correto!!!!


    Neste caso o melhor é papel cuchê.
  • RESPOSTA: CORRETO

    No papel áspero a luz vai bater nos vários poros de direções diferentes e a luz vai sair difusa. No papel liso a luz bate na superfície plana e volta perfeitamente.

    CURIOSIDADE: se trocasse a palavra "luz" por "tinta" ou "pigmento", a resposta estaria errada. Papéis ásperos tem melhor absorção em relação aos lisos.


ID
397702
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Acerca do desenvolvimento de projetos de design e comunicação,
julgue os itens que se seguem.

Em design gráfico, a abordagem conceitual e a busca de soluções são universais, permanecendo as mesmas independentemente das mídias utilizadas.

Alternativas

ID
397705
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Acerca do desenvolvimento de projetos de design e comunicação,
julgue os itens que se seguem.

O conceito de leiturabilidade, que se refere a conforto e eficiência de leitura, está relacionado ao design de fontes tipográficas.

Alternativas
Comentários
  • O que está relacionado ao design das fontes tipográficas é a legibilidade, que é "a clareza em identificar cada tipo em conjunto, palavra ou frase", enquanto a leiturabilidade é "a facilidade e fluência de conjunto de tipos, palavra ou frase"a lidade e fluência de um conjunto de tipos, palavra ou frase aa tyt
  • Questão anulada pela banca por permitir dupla interpretação.

    fonte: http://www.cespe.unb.br/concursos/correios2011/arquivos/CORREIOS_NS_NM_JUSTIFICATIVAS_DE_ALTERA____ES_DE_GABARITO_FINAL.PDF

ID
397708
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Acerca do desenvolvimento de projetos de design e comunicação,
julgue os itens que se seguem.

O designer gráfico deve subordinar os seus interesses individuais aos definidos em razão da natureza do projeto.

Alternativas
Comentários
  • São feitos estudos que apontam as direções a serem seguidas para alcançar um objetivo determinado para o projeto.

ID
397735
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

A incorporação da tecnologia digital na produção gráfica
no início dos anos 90 do século passado resultou em alterações
radicais nos modos produtivos. Objetos como compasso, régua T,
tira-linhas, canetas, bigodes, pincel e água destilada deixaram de
fazer parte do dia a dia do programador visual (designer gráfico),
sendo substituídos pelo computador pessoal e seus periféricos.

Considerando o uso da computação gráfica no desenvolvimento de
projetos e produtos, julgue os próximos itens.

O designer que esteja desenvolvendo a arte-final de livro ou revista em aplicativos editoriais como o QuarkXPress ou o Adobe InDesign deve converter previamente imagens do tipo Bitmap a traço em EPS trabalhado com recorte do fundo (clipping path).

Alternativas
Comentários
  • Os arquivos de imagem não precisam ser convertidos previamente como diz a questão para induzir a erro.
    O que deve ser convertido é o arquivo da arte diagramada no formato EPS para fechamento e envio para gráfica.
    Questão errada.

ID
406930
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

A leiturabilidade, ou conforto e eficiência de leitura, é um fator essencial na diagramação de textos, tanto na mídia impressa quanto na eletrônica, apesar das diferenças técnicas, estéticas e
funcionais relativas a cada uma dessas mídias.
A respeito da diagramação de textos nos meios impressos e na Web, julgue os itens que se seguem.

Em termos gerais, a largura ideal da linha de texto em uma composição varia entre 45 e 75 toques, considerando-se os caracteres e os espaços.

Alternativas

ID
406942
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

A leiturabilidade, ou conforto e eficiência de leitura, é um fator essencial na diagramação de textos, tanto na mídia impressa quanto na eletrônica, apesar das diferenças técnicas, estéticas e
funcionais relativas a cada uma dessas mídias.
A respeito da diagramação de textos nos meios impressos e na Web, julgue os itens que se seguem.

De maneira geral, é correto afirmar que um texto composto com letras claras sobre fundo escuro é mais legível que o oposto.

Alternativas
Comentários
  • Fundo Claro que Letras escuras tem melhor legibilidade.

  • Por mais que seja usado no modo noturno de muitas páginas essa composição causa uma fadiga visual maior que seu oposto.


ID
406960
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Do ponto de vista do design, pode-se dizer que a dinâmica que sustenta os processos projetual e teórico baseia-se na dilalética da forma e da função, que se expressa nas qualidades de beleza e eficiência. Assim, um objeto qualquer de design, seja ele um produto ou uma peça de comunicação visual, para ser completo, deve ser bonito e funcionar bem. Ao mesmo tempo, funcionar bem é também uma forma de beleza, considerando-se que o mau funcionamento é algo que incomoda e interfere negativamente nas sensações de um usuário. A dialética entre forma e função define também a atividade do design gráfico. Ao lidar com comunicação visual, o programador visual, ou designer
gráfico, precisa enviar sua informação de forma eficiente ou atrair a atenção do leitor/usuário por meio de imagens, letras e cores. Os requerimentos funcionais são alcançados por meio dos vários
níveis de eficiência em que a mensagem é transmitida. Facilidade de leitura, legibilidade, visibilidade e congenialidade entre forma e conteúdo são alguns dos elementos que definem a percepção
visual do design gráfico.

Tendo o texto acima como referência, julgue os próximos itens.

A programação visual é uma atividade-meio, isto é, não tem um fim em si mesma.

Alternativas

ID
406963
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Do ponto de vista do design, pode-se dizer que a dinâmica que sustenta os processos projetual e teórico baseia-se na dilalética da forma e da função, que se expressa nas qualidades de beleza e eficiência. Assim, um objeto qualquer de design, seja ele um produto ou uma peça de comunicação visual, para ser completo, deve ser bonito e funcionar bem. Ao mesmo tempo, funcionar bem é também uma forma de beleza, considerando-se que o mau funcionamento é algo que incomoda e interfere negativamente nas sensações de um usuário. A dialética entre forma e função define também a atividade do design gráfico. Ao lidar com comunicação visual, o programador visual, ou designer
gráfico, precisa enviar sua informação de forma eficiente ou atrair a atenção do leitor/usuário por meio de imagens, letras e cores. Os requerimentos funcionais são alcançados por meio dos vários
níveis de eficiência em que a mensagem é transmitida. Facilidade de leitura, legibilidade, visibilidade e congenialidade entre forma e conteúdo são alguns dos elementos que definem a percepção
visual do design gráfico.

Tendo o texto acima como referência, julgue os próximos itens.

O estilo do programador visual é que estabelece as características de um projeto gráfico.

Alternativas
Comentários
  • As características do projeto gráfico são alheias ao programador visual. São estabelecidas em outra ordem, ele executa.


ID
406966
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Do ponto de vista do design, pode-se dizer que a dinâmica que sustenta os processos projetual e teórico baseia-se na dilalética da forma e da função, que se expressa nas qualidades de beleza e eficiência. Assim, um objeto qualquer de design, seja ele um produto ou uma peça de comunicação visual, para ser completo, deve ser bonito e funcionar bem. Ao mesmo tempo, funcionar bem é também uma forma de beleza, considerando-se que o mau funcionamento é algo que incomoda e interfere negativamente nas sensações de um usuário. A dialética entre forma e função define também a atividade do design gráfico. Ao lidar com comunicação visual, o programador visual, ou designer
gráfico, precisa enviar sua informação de forma eficiente ou atrair a atenção do leitor/usuário por meio de imagens, letras e cores. Os requerimentos funcionais são alcançados por meio dos vários
níveis de eficiência em que a mensagem é transmitida. Facilidade de leitura, legibilidade, visibilidade e congenialidade entre forma e conteúdo são alguns dos elementos que definem a percepção
visual do design gráfico.

Tendo o texto acima como referência, julgue os próximos itens.

O design gráfico e a programação visual são atividades semelhantes, mas não exatamente iguais.

Alternativas
Comentários
  • Essa eu não entendi...

  • No trecho "Ao lidar com comunicação visual, o programador visual, ou designer gráfico, precisa [...]" do texto acima, o Cespe/UnB os considera como sinônimos. Logo, são atividades iguais, não apenas semelhantes, mas idênticas.


ID
406969
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Julgue os itens a seguir, a respeito da programação visual na
Web.

Existem diferenças na prática profissional da programação visual no que se refere às mídias eletrônica e impressa.

Alternativas

ID
406975
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Julgue os itens a seguir, a respeito da programação visual na
Web.

A resolução básica da tela de um computador é de 72 dpi.

Alternativas
Comentários
  • Correto. A resolução para uma qualidade mediana é 150 dpi. E para boa qualidade, 300 dpi. Aparelhos como iPad tela retina, iPhone, Galaxy Tab, possuem densidade de pontos muito superior, e consequentemente, maior qualidade na exibição das imagens


ID
406981
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Julgue os itens a seguir, a respeito da programação visual na
Web.

DreamWeaver, Golive e Frontpage são aplicativos para edição visual HTML.

Alternativas
Comentários
  • O Dreamweaver e o GoLive são editores HTML da Adobe. Já o Frontpage é um editor HTML da Microsoft. Todos são WYSIWYG, acrônimo da expressão em inglês "What You See Is What You Get", cuja tradução remete a algo como "O que você vê é o que você obtém" [Wikipedia], (teoricamente) permitindo ao programador visualizar o código HTML como renderizado pelo navegador.


ID
406987
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

No que concerne a diagramação na Web, julgue os próximos itens.

Ao se projetar texto para a Web, é melhor especificar as medidas tipográficas em pontos que em pixels.

Alternativas
Comentários
  • Para a Web é melhor especificar em Pixels, e tem uma nova  medida chamada " EM" que está sendo muito utilizada também para o design responsivo, que se adapta as varias resoluções de tela, é bom da uma olhada também.

    Que o Sucesso seja alcançado por todo aquele que o Procura! 


ID
406993
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

No que concerne a diagramação na Web, julgue os próximos itens.

O texto composto todo em caixa-alta aumenta a eficiência e o conforto de leitura.

Alternativas
Comentários
  • Esse assunto de texto em caixa-alta já caiu mais de uma vez em provas de designer gráfico/ programador visual feitas pelo Cespe.

    Texto em caixa alta dimunui a legibilidade, ou seja, o conforto de leitura. Desta forma, diminui a eficiência, porque o recurso (tipografia) não foi utilizado de maneira adequada.

    Eficiência: Usar os recursos de maneira adequada. [Chiavenato, 2008]


ID
407008
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Quanto a processos de impressão nas artes gráficas, julgue os itens subsequentes.

O processo offset é denominado impressão em relevo.

Alternativas
Comentários
  • A Impressão Offset é uma impressão planográfica, formada da impulsão entre água e gordura, em um processo indireto!

    Que o Sucesso seja alcançado por todo aquele que o Procura! 

  • GAB: E

    A impressão calcográfica, também conhecida como talho doce, é um dos principais métodos de impressão de documentos de identificação do mundo. Isso da-se ao fato devido o processo necessitar de um aquecimento entre 40ºC e 50ºC para garantir o preenchimento dos grafismos da forma de impressão. Seu método de produção capacita um relevo característico.

    Calcografia

    Elemento gráfico de segurança de primeiro nível (identificação pelo público), obtido por meio da impressão direta da tinta sobre um substrato de polímero ou papel, utilizando chapa impressora (matriz), contendo a arte (grafismo) em cavidade, com profundidades de até 100 µm. A arte é desenvolvida em linhas e o resultado final da impressão apresenta a sensação tátil de relevo na área impressa.

    Offset

    Processo gráfico de impressão indireta que utiliza matrizes planas ou cilíndricas, ou seja, a matriz entintadora transfere a tinta para outra matriz, com revestimento de borracha, que recebe a imagem (arte) a ser impressa sobre substrato de papel ou plástico. O processo offset pode ser “seco” ou “úmido”, sendo diferenciado pelas matrizes. No offset seco a matriz possui camadas poliméricas de alturas variadas e a entintagem se localiza no topo do grafismo. No offset úmido a impressão se caracteriza pela matriz sem relevo, utilizando solução de molha (água), em que na área sem grafismo ocorre a expulsão da tinta, permanecendo depositada apenas na área do grafismo, a qual é transferida para o substrato de papel ou plástico.

    Fonte: https://www.casadamoeda.gov.br/relatorio-de-sustentabilidade/2015-2016/pt/glossario.html


ID
407011
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Quanto a processos de impressão nas artes gráficas, julgue os itens subsequentes.

Flexografia é uma forma de impressão com chapa em relevo feita de borracha ou plástico macio.

Alternativas
Comentários
  • Definição perfeita da Flexografia, a Flexografia utiliza uma matriz relevográfica, é como se fosse um carimbo, muito utilizada para impressão em sacolas plasticas. 


ID
407014
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Quanto a processos de impressão nas artes gráficas, julgue os itens subsequentes.

O processo de impressão serigráfico não é indicado para a impressão de sinalização de rua, cartazes, placas e papéis de parede.

Alternativas
Comentários
  • A Serigrafia é um processo Empermeográfico, muito utilizado em camisas atualmente, mais pode ser utilizado em todos esses exemplos da questão.


    Que o Sucesso seja alcançado por todo aquele que o Procura! 


ID
407017
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Quanto a processos de impressão nas artes gráficas, julgue os itens subsequentes.

Nas artes gráficas, para reproduzir similarmente um original de tom contínuo, é necessário transformá-lo em uma imagem de meio-tom.

Alternativas
Comentários
  • Esses meios tons são chamadas de Retículas. (rede de pontos que decompõe  o original em tom continuo em numerosos pontos de tamanhos variados )


ID
407020
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Quanto a processos de impressão nas artes gráficas, julgue os itens subsequentes.

O papel cuchê é apropriado para impressão em cores.

Alternativas

ID
407065
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Com relação à diagramação de texto e imagem, julgue os itens seguintes.

Livros e revistas devem ser projetados como páginas duplas, que constituem a unidade básica do projeto gráfico.

Alternativas

ID
407068
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Com relação à diagramação de texto e imagem, julgue os itens seguintes.

Não é recomendável diagramar o texto alinhado à esquerda, principalmente no design para a Web.

Alternativas
Comentários
  • Ao Contrario Textos Alinhados a esquerda ajudam a leitura, assim como o Justificado.


ID
407071
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Com relação à diagramação de texto e imagem, julgue os itens seguintes.

A impressão em cores pode ser dividida em cor aplicada e quadricromia por seleção de cores.

Alternativas

ID
407074
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Com relação à diagramação de texto e imagem, julgue os itens seguintes.

O resultado da mistura de magenta 100% e ciano 100% sobre um fundo branco é a cor preta.

Alternativas
Comentários
  • Não entendi porque a resposta está errada. A cor é Preta

  • 100% + 100% = Azul. Para ser preto deveria ser acrescentado 100% amarelo.

  • Em que pese seu entendimento, com todo respeito tenho a discordar, pois o motivo de não ser menor pontecial ofensivo, não é pelo fato de não aplicar os institutos despenalizados, mas sim pelo fato da pena máxima cominada ser superior a 2 anos, conforme o art.61, da Lei 9.099/95


ID
407077
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Com relação à diagramação de texto e imagem, julgue os itens seguintes.

Na composição de títulos em tamanho grande, com 60 pontos ou mais, é recomendado ajustar o kerning da composição.

Alternativas
Comentários
  • kerning ´é o afastamento entre as fontes.


ID
463771
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HEMOBRÁS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Acerca do software Dreamweaver 8 e de produção de páginas
web, julgue os seguintes itens.

Uma biblioteca, no software Dreamweaver, é utilizada para controlar elementos de projetos específicos como um logotipo, enquanto um modelo permite controlar uma área maior.

Alternativas

ID
698995
Banca
FCC
Órgão
TRE-SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

A gráfica do TRE irá imprimir 300.000 embalagens com fechamento manual em papel cartão. Para um melhor aproveitamento do papel, a montagem das embalagens na folha, deve ser feita da seguinte forma:

Alternativas

ID
698998
Banca
FCC
Órgão
TRE-SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

A gráfica do TRE precisou produzir um livro de 320 páginas cuja capa seria impressa em 4 × 0 cores, com lombada quadrada e acabamento em verniz UV brilho. Após o serviço concluído, notou-se que a capa estava com problemas no verniz na região da lombada. Este problema ocorreu porque

Alternativas

ID
699001
Banca
FCC
Órgão
TRE-SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

A gráfica do TRE recebeu um pedido para a confecção de embalagem cartotécnica para um produto alimentício destinado aos seus funcionários e que terá contato direto com o alimento. Levando em consideração que será aplicada uma camada de verniz de proteção no suporte, o melhor papel a ser utilizado é o ,

Alternativas
Comentários
  • O papel cartão Triplex é utilizado principalmente em embalagens para segmentos alimentícios.

  • embalagem cartotécnica para um produto alimentício

    Acabamento cartotécnico é o processo de pós-impressão realizado em substratos cartonados, que confere ao produto estruturas vazadas ou tridimensionais. Os processos que envolvem esse tipo de acabamento incluem o corte e vinco, a dobra e a colagem. 

  • Couché não pode ser usado para alimentos e duplex não pode ser envernizado no lado não-revestido.
    Existe triplex reciclado!?

ID
699007
Banca
FCC
Órgão
TRE-SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Sabendo-se que cada papel possui sua característica de printabilidade, a gráfica do TRE utilizou papel cartão Duplex e uma tinta Amarela Especial na impressão de uma embalagem. Porém, o impressor notou que o resultado estava mais escuro em relação à tiragem anterior, ainda que tenha mantido as mesmas condições de impressão. Esse problema está associado

Alternativas
Comentários
  • Eu não entendi, se foi mantida as mesmas condições de impressão, só poderia haver o problema caso o impressor não regulou a tinta corretamente ou houve alterações que afetem a qualidade do papel como mudança de fornecedor do duplex ou estocagem do papel.

  • O cartão duplex possui um revestimento branco (face onde se supõe a impressão) e seu verso de coloração marrom: "à iInterferência do verso do cartão que transpassa pela camada de cobertura do cartão" simplesmente não acontece.


ID
699013
Banca
FCC
Órgão
TRE-SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

A gráfica do TRE decidiu que uma revista em 4 × 4 cores, sem sangria, será impressa em uma máquina 8 cores com reversão na 4ª unidade. Com relação às pinças do trabalho, deve-se

Alternativas
Comentários
  • Alguém pode esclarecer essa questão?


  • não entendi também 


ID
699016
Banca
FCC
Órgão
TRE-SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Atualmente, os equipamentos possuem diversos recursos de controle que ajudam a manter a fiel reprodução de um impresso, como é o caso do pré-registro. Esse recurso apresenta ao impressor a seguinte praticidade, com relação à furação das chapas:

Alternativas

ID
699019
Banca
FCC
Órgão
TRE-SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Na confecção de um trabalho impresso, o cliente poderá solicitar provas de como será produzido o seu produto, bem como a gráfica poderá utilizar-se delas como orientação durante seu processo. Assinale a alternativa que define, respectivamente, as Provas Contratuais, Provas de Cor e Boneco. ,

Alternativas

ID
699022
Banca
FCC
Órgão
TRE-SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Durante a impressão de um folheto a 4 cores, o técnico judiciário percebeu que há perda de detalhes nas imagens e nas áreas de textos. Levando em consideração que a fôrma é positiva, a medida que deve ser tomada na gravação para solucionar o problema será a de

Alternativas

ID
699025
Banca
FCC
Órgão
TRE-SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Em um trabalho de impressão de um folder a 4 cores, que está sendo produzido em uma máquina a 5 cores, o técnico judiciário notou que está ocorrendo o arrancamento de partículas da superfície do papel e, consequentemente, acumulando na blanqueta, causando pontos (caroços) no impresso.

A medida que auxilia na solução desse problema, de modo que não prejudique a produção é,

Alternativas

ID
699028
Banca
FCC
Órgão
TRE-SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Um cliente solicitou à gráfica do TRE a confecção de 1000 malas diretas com personalização contendo dados dos destinatários. Sabendo-se que na impressão digital é possível imprimir dados variáveis, o processo de fechamento dos arquivos para serem impressos ocorre quando

Alternativas

ID
699034
Banca
FCC
Órgão
TRE-SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Um trabalho reticulado foi impresso em uma máquina a 4 cores. Nas áreas de maior reticulado houve uma perda de detalhes fazendo com que se tornassem áreas de máxima. Após trocar de máquina para executar o trabalho e manter os mesmos insumos, o problema não ocorreu. A causa deste problema é

Alternativas

ID
699037
Banca
FCC
Órgão
TRE-SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Em trabalhos de alta tiragem, como uma revista grampeada a cavalo (canoa), muitas vezes a gráfica do TRE opta para que sejam produzidos em Duplo-Paralelo. Isto significa que o trabalho será

Alternativas

ID
699040
Banca
FCC
Órgão
TRE-SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Na impressão offset, é importante manter o equilíbrio entre água e tinta para obter uma impressão mais fiel. Nas atuais impressoras são utilizadas soluções de molhagem com álcool isopropílico como aditivo, pois o álcool tem a função de

Alternativas

ID
699043
Banca
FCC
Órgão
TRE-SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Ao confeccionar um orçamento de um trabalho 4 × 4 cores, a gráfica do TRE dispõe de três impressoras com características de formatos e velocidade de produção semelhantes, sendo uma 4 cores, uma 8 cores e uma 10 cores. A melhor opção para esta produção é imprimir em

Alternativas

ID
699046
Banca
FCC
Órgão
TRE-SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Em uma fôrma de corte e vinco, existem alguns componentes que auxiliam na impressão do corte, como por exemplo, pequenas borrachas expulsoras próximas às lâminas e pequenos picotes no fio de corte da lâmina de corte. O objetivo destes componentes no corte e vinco é

Alternativas

ID
699052
Banca
FCC
Órgão
TRE-SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Para imprimir um trabalho que receberá verniz UV reserva com aplicação em máquina, a blanqueta de verniz deverá ser recortada conforme a área que receberá o verniz UV. O posicionamento da imagem sobre a blanqueta que receberá o corte para a reserva do verniz deve ser

Alternativas

ID
699061
Banca
FCC
Órgão
TRE-SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Para um melhor rendimento da máquina impressora, é importante que sejam feitas as devidas regulagens de acordo com o fabricante. No conjunto impressor, com relação ao conjunto de entintagem, a regulagem é feita verificando a faixa de contato de cilindro para cilindro. Os possíveis problemas relacionados à má regulagem do conjunto de entintagem são:

Alternativas

ID
699064
Banca
FCC
Órgão
TRE-SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Atualmente existem máquinas de impressão offset com sistemas de molhagem convencional e sistemas de molhagem a álcool. Assinale a alternativa que melhor define as diferenças do sistema a álcool com relação ao sistema convencional:

Alternativas

ID
699067
Banca
FCC
Órgão
TRE-SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Durante a produção de um trabalho, acidentalmente a blanqueta ficou amassada. Após a troca da blanqueta, ao continuar o trabalho, o técnico judiciário notou que a impressão estava saindo com duplagem porque

Alternativas

ID
699070
Banca
FCC
Órgão
TRE-SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Um dos pontos a serem ajustados na guilhotina é a pressão do balancim para evitar o deslocamento e esmagamento das folhas. Os fatores que devem ser considerados para este ajuste são:

Alternativas

ID
699073
Banca
FCC
Órgão
TRE-SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Em um trabalho 4 cores frente que está sendo impresso em uma máquina 4 cores, notou-se um problema nas áreas de retícula com aspecto de uma cruz, conhecido por Moiré. Esse problema está associado à

Alternativas

ID
699076
Banca
FCC
Órgão
TRE-SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Durante a impressão de um folder 4 × 0 cores em uma máquina quatro cores, quando o operador estava acertando o registro da última cor, o registro encaixava na pinça mas não na contra-pinça. Esse problema ocorre porque

Alternativas