SóProvas



Questões de Processo de Impressão


ID
33853
Banca
FCC
Órgão
TRE-MG
Ano
2005
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Para evitar o efeito moiré, ao imprimir uma quadricromia, é necessário utilizar chapas cujas imagens tenham inclina- ções de retícula em determinados ângulos. Após a seleção de cores, efetua-se a reticulagem de trabalhos em tom contínuo, inclinando-se, para as cores cian, amarelo, magenta e preto, respectivamente, ângulos de

Alternativas
Comentários
  • Resposta e. Porém, acredito que esta questão tenha sido anulada pois os graus são 105°, 90°, 75° e 15°. Além do enunciado perguntar na ordem CYMK - não usual. O correto seria perguntar CMYK (erro ou pega ratão)

  • Pra mim todos os item estão errados. A letra "a", indica todas as inclinações corretas, pórem não na ordem "respectiva" como a questão pedi. Os ângulos de inclinação para se evitar o efeito moiré são: Ciano 15°, Amarelo 90°, Margenta 75° e Preto 45°. Essa questão deveria ser ANULADA.


ID
33856
Banca
FCC
Órgão
TRE-MG
Ano
2005
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

O processo de produção de um material gráfico subdivi- de-se em sete etapas, sendo a primeira a montagem do arquivo eletrônico e a última, o impresso finalizado no acabamento. As cinco etapas intermediárias, na ordem correta de execução, são:

Alternativas

ID
33859
Banca
FCC
Órgão
TRE-MG
Ano
2005
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Na impressão de um trabalho tira-retira, imprime-se um lado da folha e depois o outro lado. Para produzir esse tipo de impresso, deve-se utilizar

Alternativas

ID
33862
Banca
FCC
Órgão
TRE-MG
Ano
2005
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Para imprimir dois trabalhos a cores o impressor recebeu dois jogos de fotolitos: um para imprimir em justaposição e outro para sobreposição. Na sobreposição, as cores são

Alternativas
Comentários
  • A resposta está erradíssima... toda a cor que se insere na impressão entra sobre a outra em fator de soma de cor, por exemplo uso Azul celeste e amarelo eu tenho tons de verde, de azul e também de amarelo. e outra observação: "azul 100" "amarelo 100" = "verde 200" (soma) 


ID
33868
Banca
FCC
Órgão
TRE-MG
Ano
2005
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Um impressor não conseguia obter da impressora a pro- dutividade especificada no manual do fabricante. A deficiência da produtividade poderá ter como causa:

Alternativas

ID
33871
Banca
FCC
Órgão
TRE-MG
Ano
2005
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

O rendimento normal de uma dobradeira pode ser afetado por deficiências técnicas. Entre as facilmente detectadas, estão o corte irregular e a gramatura variada do papel. Além dessas deficiências, o operador do equipamento deve observar se

Alternativas

ID
33874
Banca
FCC
Órgão
TRE-MG
Ano
2005
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Ao regular o aparelho margeador de uma impressora offset monocolor meia-folha, ocorreu a passagem de vá- rias folhas simultaneamente, fato que poderia ter travado a impressora caso estivesse imprimindo. Ao analisar o problema, o impressor efetuou três ajustes na regulagem do grupo emissor do papel. Esses ajustes consistiram em

Alternativas

ID
33883
Banca
FCC
Órgão
TRE-MG
Ano
2005
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

A especificação para produção de determinada revista do TRE indica acabamento canoa e fixação das folhas utili- zando dois grampos a cavalo. Ao término da impressão do grafismo nas folhas, o impressor encaminhou-as ao aca- bamento para a finalização. Após dobradas, a seqüência operacional para realizar acabamento automatizado é

Alternativas

ID
33886
Banca
FCC
Órgão
TRE-MG
Ano
2005
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Após as etapas de impressão e refile, dois trabalhos devem ter tamanho final em formatos A4 e A5. As medidas desses impressos serão, respectivamente:

Alternativas
Comentários
  • - com 2 formatos em sequência A4 e A5, teremos, convencionalmente, a seguinte proporção: a largura do 1º (A4) será a altura do 2º (A5); e a largura do 2º (A5) será a metade da altura do 1º (A4);
    - somente a alternativa "e" obedece essa proporção

ID
33892
Banca
FCC
Órgão
TRE-MG
Ano
2005
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

O Técnico em Artes Gráficas do TRE necessita programar um determinado número de cortes na guilhotina eletrônica.
O papel a ser cortado tem o formato 480 × 660 mm e deste deverão ser obtidas folhas nos seguintes formatos:

- 4 folhas no formato A4
- 4 folhas no formato A5
- 8 folhas no formato A6

Para aproveitamento do mesmo esquadro, e considerando o refile inicial nos quatro lados do papel, o número total de operações de corte programadas na guilhotina será

Alternativas
Comentários
  • O papel a ser cortado deve ter as dimensões BB 960x660mm.
  • Simples essa questão: Começa resolvendo de baixo para cima... O esquema é o seguinte: 1 folha A4 são 2 folhas A5. E vice versa: 2 folhas A4 é uma folha A3. (para memorizar: aumentou o número do formato é metade, diminiu o número do formato é o dobro)

    - 8 folhas no formato A6 = 4 folhas no formato A5 = 2 folhas no formato A4
    - 4 folhas no formato A5 = 2 folhas no formato A4
    - 4 folhas do enunciado + 2 da transformação do A6 + 2 da tranformação do A5 = TOTAL: 8 folhas no formato A4
    O lance dessa questão é que para cortar 8 folhas você não precisa fazer oito cortes e sim 7.
    Pegadinha marota! Espero ter ajudado! Bons estudos! :)

  • Concordo com Rogério, o papel meia folha indicado na questão não comporta tantas folhas A4, A5 e A6, pois é o equivalente a apenas 2 x A3. Creio ter havido falha na questão. Ainda assim, seria preciso considerar os dois refiles iniciais para acertar os quarto lados do papel. Esta questão está muito confusa para mim. Se puderem me esclarecer, agradeço.


ID
33898
Banca
FCC
Órgão
TRE-MG
Ano
2005
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Durante a impressão de um trabalho, o impressor do TRE notou, em determinado pacote de folhas, a formação de rugas na passagem do papel pelos cilindros impressores. Estas rugas ocorrem quando

Alternativas
Comentários
  • As distorções provocadas por desequilíbrio de umidade entre o papel e o ambiente da sala de impressão podem levar a problemas de fora de registro, duplagem, encanoamento e, em condições extremas, rugas.

    Propriedades do papel de impressão. Autor: Sérgio Rossi


ID
33901
Banca
FCC
Órgão
TRE-MG
Ano
2005
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Sais diazóicos são compostos químicos encontrados nas chapas pré-sensibilizadas usadas em larga escala na indústria gráfica. O primeiro passo para a copiagem das chapas pré-sensibilizadas é a exposição à luz, completan- do-se o fluxo operacional de operações, nessa ordem:

Alternativas

ID
33904
Banca
FCC
Órgão
TRE-MG
Ano
2005
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Durante o trabalho de impressão, o Técnico em Artes Grá- ficas do TRE notou uma deformação mecânica do material a ser impresso e instabilidade da relação blanqueta/papel na zona de impressão. As deformações em caráter per- manente no papel podem ter ocorrido devido

Alternativas

ID
33907
Banca
FCC
Órgão
TRE-MG
Ano
2005
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Falhas de impressão causadas por papéis amassados e corpos estranhos podem ser amenizadas com o uso de blanquetas

Alternativas
Comentários
  • Correta D

    Blanquetas com­pres­sí­veis, com microcélulas fechadas, permitem rápida recuperação de amassamento, fun­cio­nan­do como uma espécie de amortecedor para os impactos. Melhoram a qualidade de impressão e são mais ver­sá­teis na impressão sobre diferentes suportes. Permitem melhor soltura do papel.

    Bom estudo ;)

ID
33910
Banca
FCC
Órgão
TRE-MG
Ano
2005
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Na impressão offset, as maiores variações de tonalidade ocorrem, durante a transferência da imagem da chapa para a blanqueta e desta para o material a ser impresso. Para obtenção de impressos com qualidade, a blanqueta deve possuir as seguintes propriedades:

Alternativas

ID
33913
Banca
FCC
Órgão
TRE-MG
Ano
2005
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

O impressor notou, durante a impressão, que algumas folhas estavam fora de registro. Analisando o fluxo, verifi- cou que o papel chegava atrasado na mesa de margea- ção. Conferiu a pressão e a posição das roldanas condu- toras e todas estavam perfeitas. Neste caso, a causa pro- vável do problema é

Alternativas

ID
33916
Banca
FCC
Órgão
TRE-MG
Ano
2005
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Ao imprimir um papel couché a quatro cores, na seqüência de impressão preto/cian/magenta/amarelo, o Técnico de Artes Gráficas percebeu que o papel rejeitou a tinta cian. Para detectar as causas, o Técnico desligou a terceira e a quarta unidades, porém as manchas da cian continuavam. Sobre essa cor cian, foi impressa uma área na cor amarela, que imprimiu sem problemas. Para teste comparativo, o impressor trocou o tipo do papel, verificando que a cor cian imprimiu sem manchas. Dessa forma, o Técnico percebeu que as manchas na impressão da cor cian foram causadas por excesso de solução de molhagem

Alternativas

ID
33919
Banca
FCC
Órgão
TRE-MG
Ano
2005
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

O impressor do TRE notou, ao imprimir uma área reticula- da, que a tinta estava decalcando na mesa receptora. Analisando o impresso com a lente conta-fio, verificou duplagem do ponto e falha no registro da cor, indicando como provável causa para o problema

Alternativas

ID
33922
Banca
FCC
Órgão
TRE-MG
Ano
2005
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

O Técnico em Artes Gráficas do TRE constatou, durante um trabalho de impressão, os seguintes problemas nos impressos: arrancamento das fibras do papel, duplagem e imagem fora de registro ocasionada pelo aumento dos pontos. Esses problemas têm como causa provável

Alternativas

ID
33925
Banca
FCC
Órgão
TRE-MG
Ano
2005
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Ao retirar o papel da mesa receptora, o Técnico em Artes Gráficas notou que as folhas impressas com verniz calandra haviam aderido umas às outras, ficando blocadas. Para evitar a blocagem, deve-se

Alternativas

ID
33928
Banca
FCC
Órgão
TRE-MG
Ano
2005
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Na ausência do copiador de fotolito, o Técnico em Artes Gráficas do TRE confeccionou um jogo de chapas positivas para impressão. A seqüência correta de operações que o impressor seguiu para fazer a copiagem das chapas foi

Alternativas

ID
33931
Banca
FCC
Órgão
TRE-MG
Ano
2005
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

O Técnico em Artes Gráficas do TRE possui uma impressora folha inteira 66 × 96 cm. A fim de obter maior rendimento de impressos por folha, o Técnico em Artes Gráficas fez uma montagem de fotolitos a traço, no formato final de 148 × 210 mm. Após refile final, a quantidade de impressos obtidos por folha inteira foi

Alternativas
Comentários
  • SImples, é só multiplicar 6 por 3 = 18. Melhor aproveitamento.

    Poderia ser 16 também, mas haveria desperdício de papel.

ID
33934
Banca
FCC
Órgão
TRE-MG
Ano
2005
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

O Técnico em Artes Gráficas constatou que uma chapa apresentava velatura na área de contragrafismo por ter perdido o poder de repelir gordura e aceitar a tinta. Para recuperar seu poder hidrófilo, a chapa deve ser tratada com uma solução ácida branca. O ácido a ser usado e a respectiva porcentagem são:

Alternativas

ID
397528
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Suponha que um profissional da área de design gráfico esteja
trabalhando no setor de design da ECT e que, entre as suas funções,
lhe caiba fazer avaliação e indicação técnica dos projetos
destinados à reprodução gráfica. Considerando essa situação
hipotética, bem como os aspectos técnicos de reprodução gráfica,
julgue os itens a seguir.

Caso desenvolvesse um novo tipo de envelope plástico de segurança para os serviços SEDEX, seria adequado especificar o processo de rotogravura para a sua impressão.

Alternativas
Comentários
  • A Rotogravura atua em três campos definidos que são: Editoria; Embalagens; Diversos; Editoria: A Rotogravura trabalha neste campo mais especificamente no ramo de periódicos (revistas), já que neste tem de cumprir prazos bem restritos. Embalagens: A grande utilização nas embalagens flexíveis, são compostas de substratos, como por exemplo: celofane, plásticos (polietileno, polipropileno, nylon, poliéster…). Neste caso é preciso avaliar que tipo de trabalho será feito, a tiragem, a qualidade do impresso, o tipo do suporte, já que é possível se utilizar de outros processos como por exemplo Flexografia.
  • Uma questão muito difícil por nos levar a pensar logo em flexografia. Se o candidato não souber todo o potencial da tecnologia ele dança nessa.


ID
397531
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Suponha que um profissional da área de design gráfico esteja
trabalhando no setor de design da ECT e que, entre as suas funções,
lhe caiba fazer avaliação e indicação técnica dos projetos
destinados à reprodução gráfica. Considerando essa situação
hipotética, bem como os aspectos técnicos de reprodução gráfica,
julgue os itens a seguir.

Considere que, para a troca de documentação entre o comando das Forças Armadas e das unidades militares, seja projetado um tipo de malote de lona específico e que, na lateral de cada um desses malotes, deva ser impressos seu número de identificação, o brasão da República e os sinais de advertência relativos à segurança da informação. Em face dessa situação hipotética, é correto concluir que todas essas informações nos malotes devem ser impressas por serigrafia.

Alternativas
Comentários
  • CERTO

    A serigrafia é um processo de impressão que permite a impressão em madeira, plástico, papel e TECIDOS.


ID
397534
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Suponha que um profissional da área de design gráfico esteja
trabalhando no setor de design da ECT e que, entre as suas funções,
lhe caiba fazer avaliação e indicação técnica dos projetos
destinados à reprodução gráfica. Considerando essa situação
hipotética, bem como os aspectos técnicos de reprodução gráfica,
julgue os itens a seguir.

A tipografia consiste em um processo de impressão no qual são utilizadas formas em alto relevo para a transferência de imagens e o qual possibilita a realização de impressões de qualidade em imagens com lineaturas acima de 133 linhas/cm. Por essas características, o processo tipográfico poderá ser indicado para a impressão de uma série de selos em 4/0 cores para divulgação de paisagens brasileiras.

Alternativas
Comentários

  • Acredito que quando ele fala "possibilita a  realização de impressões de qualidade em imagens com lineaturas acima de 133 linhas/cm" aí está o erro da questão.

  • Existem diversos processos de impressão. Alguns deles, como o tipográfico, estão, hoje, em desuso. Outros, como o talho-doce, são cada vez mais raros. Atualmente o processo empregado é o offset.

  • O Processo Tipográfico é muito utilizado atualmente para talões e blocos.

    Para a impressão em 4 cores o ideal é o Offset, como afirmou o colega abaixo.

  • impressáo em 4 cores de paisagem através de uma impressáo tipogrfica


ID
397537
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Suponha que a ECT necessite publicar um livro intitulado Correios
do Brasil: perfil da empresa
e que essa publicação especial seja
dirigida a organizações públicas e privadas específicas no Brasil e
no exterior e vise à construção da imagem dos Correios e à
realização de parcerias. Suponha, ainda, que, nessa publicação,
devam constar informações acerca da história e das diversas áreas
de atividade da empresa, com textos e inserções de tabelas,
infográficos e muitas fotografias e ilustrações em cores. Suponha,
por fim, que a tiragem deva ser de mil exemplares e que o tempo
entre projeto e distribuição do livro seja escasso, e que caberia a um
designer, definir e desenvolver este projeto. Com base nessa
situação hipotética, julgue o item a seguir.

Considerando-se a natureza da empresa e os objetivos da publicação, a mancha gráfica deverá deixar as margens grandes, e todos os elementos da composição devem ser valorizados na página de modo harmonioso com os espaços em branco.

Alternativas
Comentários
  • Achei um pouco forçado dizer "A mancha gráfica deverá deixar as amrgens grandes"
  • Eu também achei meio estranho, já que este tipo de grid é usado normalmente para produções que tenham bastante texto.

  • é a perguntas mais sem sentido que eu já vi


ID
397552
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Suponha que a ECT necessite publicar um livro intitulado Correios
do Brasil: perfil da empresa
e que essa publicação especial seja
dirigida a organizações públicas e privadas específicas no Brasil e
no exterior e vise à construção da imagem dos Correios e à
realização de parcerias. Suponha, ainda, que, nessa publicação,
devam constar informações acerca da história e das diversas áreas
de atividade da empresa, com textos e inserções de tabelas,
infográficos e muitas fotografias e ilustrações em cores. Suponha,
por fim, que a tiragem deva ser de mil exemplares e que o tempo
entre projeto e distribuição do livro seja escasso, e que caberia a um
designer, definir e desenvolver este projeto. Com base nessa
situação hipotética, julgue o item a seguir.

Dada a natureza especial da publicação, recomenda-se, tanto por questões técnicas quanto estéticas, que os cadernos que comporão o livro sejam costurados e a encadernação seja com capa dura, o que, em termos de diagramação, implicaria definir largas margens internas.

Alternativas
Comentários
  • "Os cadernos que comporão o livro sejam costurados e a encadernação seja com capa dura" não se enquadra muito bem para um tempo que foi definido como escasso.

ID
397555
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Suponha que a ECT necessite publicar um livro intitulado Correios
do Brasil: perfil da empresa
e que essa publicação especial seja
dirigida a organizações públicas e privadas específicas no Brasil e
no exterior e vise à construção da imagem dos Correios e à
realização de parcerias. Suponha, ainda, que, nessa publicação,
devam constar informações acerca da história e das diversas áreas
de atividade da empresa, com textos e inserções de tabelas,
infográficos e muitas fotografias e ilustrações em cores. Suponha,
por fim, que a tiragem deva ser de mil exemplares e que o tempo
entre projeto e distribuição do livro seja escasso, e que caberia a um
designer, definir e desenvolver este projeto. Com base nessa
situação hipotética, julgue o item a seguir.

Esse livro deverá ser impresso pelo processo rotográfico, assegurando-se, assim, a qualidade de reprodução de figuras e o nível de detalhamento dos demais elementos gráficos da publicação.

Alternativas
Comentários
  • Mil exemplares não justificam a rotografia

ID
397558
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Suponha que a ECT necessite publicar um livro intitulado Correios
do Brasil: perfil da empresa
e que essa publicação especial seja
dirigida a organizações públicas e privadas específicas no Brasil e
no exterior e vise à construção da imagem dos Correios e à
realização de parcerias. Suponha, ainda, que, nessa publicação,
devam constar informações acerca da história e das diversas áreas
de atividade da empresa, com textos e inserções de tabelas,
infográficos e muitas fotografias e ilustrações em cores. Suponha,
por fim, que a tiragem deva ser de mil exemplares e que o tempo
entre projeto e distribuição do livro seja escasso, e que caberia a um
designer, definir e desenvolver este projeto. Com base nessa
situação hipotética, julgue o item a seguir.

Caso seja definido que o título do livro deva ser dourado, será necessário incluir, entre as etapas de produção da publicação, o processo relevográfico de impressão térmica denominado hot stamping.

Alternativas
Comentários
  • Correto.
    O processo de Hot Stamping é muito utilizado em trabalhos monográficos, trabalhos escolares, e arquivos. A impressão em Hot Stamping pode ser feita em livros de capa dura, ou mesmo em outro tipo de material, como papelão, calçados, ou artigos de couro.
  • Na verdade pode-se aplicar hot stamping em praticamente tudo hoje em dia


ID
397561
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Considere que a ECT possui diversos tipos de agências que, entre
próprias e franqueadas, somam mais de 12 mil, e que, para a
divulgação de um novo serviço de encomendas rápidas, seja
necessário produzir e enviar para cada uma delas alguns cartazes.
Considere, ainda, que o formato previamente definido dos cartazes
seja A2, e que, além do título, devam constar um pequeno texto
explicativo, a assinatura dos Correios e a marca desse serviço.
Considere, por fim, que, ocupando todo o fundo do cartaz, deva
haver uma fotografia em cores, cujo original é um cromo
(diapositivo) de formato 4 × 5 pol. A partir desses dados e
considerando a finalidade desse serviço, julgue os itens
subsequentes acerca das recomendações técnicas.

A assinatura dos Correios constante no cartaz deverá ser impressa em cores especiais, visto que somente as cores de processo não possibilitam reproduzir corretamente as tonalidades institucionais da marca.

Alternativas
Comentários

  • Amarelo e azul não são cores especiais.

  • Dependendo do amarelo e azul, podem ser sim cores especiais. Acredito que o erro da questão está em limitar as cores processo. O gamut do CMYK é bastante amplo. =)

  • Não há indícios na questão falando se são cores especiais ou não. Pelo que eu saiba não fazemos provas com um escala CMYK na mão. Além do mais consigo imprimir cores aproximada do vermelho da Coca-Cola mesmo sabendo que é uma cor PANTONE especial.

  • Em altas tiragens as cores, mesmo que muito bem ajustadas e calibradas, não ficam 100% iguais. E se a ideia é ter ter as cores institucionais, seria ideal usar cores especiais sim. 

    Ficou bem vaga essa questão.


ID
397564
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Considere que a ECT possui diversos tipos de agências que, entre
próprias e franqueadas, somam mais de 12 mil, e que, para a
divulgação de um novo serviço de encomendas rápidas, seja
necessário produzir e enviar para cada uma delas alguns cartazes.
Considere, ainda, que o formato previamente definido dos cartazes
seja A2, e que, além do título, devam constar um pequeno texto
explicativo, a assinatura dos Correios e a marca desse serviço.
Considere, por fim, que, ocupando todo o fundo do cartaz, deva
haver uma fotografia em cores, cujo original é um cromo
(diapositivo) de formato 4 × 5 pol. A partir desses dados e
considerando a finalidade desse serviço, julgue os itens
subsequentes acerca das recomendações técnicas.

Nessa situação, é adequado especificar que os cartazes devem ser impressos pelo processo ofsete, 4/4 cores.

Alternativas
Comentários
  • Errado

    4/4 Cores significa que seria uma produção "frente e verso" 

    No caso, como é um cartaz, é somente 4/0



ID
397567
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Considere que a ECT possui diversos tipos de agências que, entre
próprias e franqueadas, somam mais de 12 mil, e que, para a
divulgação de um novo serviço de encomendas rápidas, seja
necessário produzir e enviar para cada uma delas alguns cartazes.
Considere, ainda, que o formato previamente definido dos cartazes
seja A2, e que, além do título, devam constar um pequeno texto
explicativo, a assinatura dos Correios e a marca desse serviço.
Considere, por fim, que, ocupando todo o fundo do cartaz, deva
haver uma fotografia em cores, cujo original é um cromo
(diapositivo) de formato 4 × 5 pol. A partir desses dados e
considerando a finalidade desse serviço, julgue os itens
subsequentes acerca das recomendações técnicas.

Os seguintes suportes especificados seriam adequados para a impressão desse cartaz: papel couché L2 230 g/m², papel ofsete L1 120 g/m² e papel monolúcido 95 g/m².

Alternativas
Comentários
  • Papel couché L2 230 g/m² - ok

    Papel offset L1 120 g/m² - ok

    Já o papel monolúcido 95 g/m² é aquele papel branco, de baixa gramatura, brilhante de um lado e fosco do outro. Muito utilizado para embalar produtos alimentícios, principalmente pipoca e cachorro quente. Portanto, não é adequado a impressão de cartazes.

  • Couché L2 é revestido em ambos os lados, imagino que seja um gasto desnecessário uma vez que a impressão será 4x0.

  • Muito bom, parabéns.

  • Show!

  • Aprendi mais uma.


ID
397582
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

O Museu Correios necessita produzir uma pequena cartilha
de divulgação do próprio museu e da filatelia brasileira. Essa
cartilha será destinada à distribuição em escolas de ensino
fundamental de todo o país, e um dos objetivos de sua disseminação
é incitar as crianças a escrever e enviar uma pequena carta à ECT
solicitando uma “semente filatélica”, que consiste em um pequeno
conjunto de selos para as crianças iniciarem sua coleção. Essa
publicação será em formato editorial de gibi, com os conteúdos
expressos por narrativas em quadrinhos coloridos e com os
personagens especialmente criados para a publicação. As histórias
em quadrinhos, já finalizadas pelos ilustradores, compreendem
29 páginas desenhadas. Os originais dos desenhos do miolo estão
em outline P&B e a ilustração da capa já está colorida em
aquarela e nanquim. O formato acabado dessa publicação será de
169 mm × 223 mm e sua tiragem inicial, de dois milhões de gibis.

Com base na situação acima, julgue os próximos itens.

O original da ilustração da capa deverá ser submetido ao processo de seleção de cores para ser montado com as demais informações da capa, antes da geração das matrizes de impressão.

Alternativas
Comentários
  • Correta!!! Exatamente o que deve ser feito!!!

    Os processos de impressão que registram tintas sobre um suporte, a partir de uma
    matriz montada numa máquina impressora, são classificados de acordo com as características da matriz de impressão.
      � matriz de impressão é a superfície mediadora entre o registro da chapa e o suporte (papel, tecido, etc.)As matrizes se caracterizam por apresentarem duas superfícies distintas: � (1) aquelas que depositam a tinta sobre o suporte e são denominadas áreas de grafismo e
    (2) aquelas que permanecem vazias (sem tinta) e são denominadas áreas de contra-grafismo.

ID
397585
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

O Museu Correios necessita produzir uma pequena cartilha
de divulgação do próprio museu e da filatelia brasileira. Essa
cartilha será destinada à distribuição em escolas de ensino
fundamental de todo o país, e um dos objetivos de sua disseminação
é incitar as crianças a escrever e enviar uma pequena carta à ECT
solicitando uma “semente filatélica”, que consiste em um pequeno
conjunto de selos para as crianças iniciarem sua coleção. Essa
publicação será em formato editorial de gibi, com os conteúdos
expressos por narrativas em quadrinhos coloridos e com os
personagens especialmente criados para a publicação. As histórias
em quadrinhos, já finalizadas pelos ilustradores, compreendem
29 páginas desenhadas. Os originais dos desenhos do miolo estão
em outline P&B e a ilustração da capa já está colorida em
aquarela e nanquim. O formato acabado dessa publicação será de
169 mm × 223 mm e sua tiragem inicial, de dois milhões de gibis.

Com base na situação acima, julgue os próximos itens.

No caso da ilustração em aquarela, o original deve ser avaliado, especialmente nas áreas de baixas densidades, que podem ocasionar problemas para impressão das retículas de menor tamanho de ponto. Caso seja necessário, deve ser solicitado ao ilustrador que refaça a ilustração, utilizando tonalidades menos aguadas.

Alternativas

ID
397588
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

O Museu Correios necessita produzir uma pequena cartilha
de divulgação do próprio museu e da filatelia brasileira. Essa
cartilha será destinada à distribuição em escolas de ensino
fundamental de todo o país, e um dos objetivos de sua disseminação
é incitar as crianças a escrever e enviar uma pequena carta à ECT
solicitando uma “semente filatélica”, que consiste em um pequeno
conjunto de selos para as crianças iniciarem sua coleção. Essa
publicação será em formato editorial de gibi, com os conteúdos
expressos por narrativas em quadrinhos coloridos e com os
personagens especialmente criados para a publicação. As histórias
em quadrinhos, já finalizadas pelos ilustradores, compreendem
29 páginas desenhadas. Os originais dos desenhos do miolo estão
em outline P&B e a ilustração da capa já está colorida em
aquarela e nanquim. O formato acabado dessa publicação será de
169 mm × 223 mm e sua tiragem inicial, de dois milhões de gibis.

Com base na situação acima, julgue os próximos itens.

Para imprimir esse gibi, é adequada a utilização do processo rotográfico, que, contudo, exige alguns cuidados no projeto, como não utilizar textos em corpo menor que dez e evitar usar textos em tonalidades compostas por cores CMYK.

Alternativas
Comentários
  • Errado.

    A rotogravura é um processo encavográfico que origina resultados de alta qualidade para grandes tiragens. Posso perfeitamente imprimir fontes pequenas e mesmo meio tom (retícula) através deste processo. É um processo uniforme, ótimo em vários suportes, como impressão em latinhas de  perecíveis (rótulos), revistas coloridas, displays plásticos, livros de alta tiragem, edições de luxo, etc.

ID
397603
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Cada vez mais são exigidos do designer gráfico conhecimentos
acerca de cor, tanto pelos aspectos psicológicos e de comunicação
quanto pelas tecnologias de reprodução. Acerca dos fundamentos
e da aplicação da cor em projetos de design, julgue os itens
subsecutivos.

A percepção das cores em um impresso deve ser considerada sempre como uma informação relativa, dado o fenômeno da interação cromática, e, por isso, são necessários e justificáveis os custos de provas de impressão.

Alternativas
Comentários
  • A percepção das cores em um impresso deve ser considerada sempre como uma informação relativa, dado o fenômeno da interação cromática, e, por isso, são necessários e justificáveis os custos de provas de impressão.

    Essas três informações em negrito são peças-chave da questão. A tinta, que produz a cor é uma informação relativa porque é durante a prova de impressão que se detecta problemas como: 
    - P.H. da tinta, que pode alterar a cor vista em meio físico, da cor vista em meio digital (não somente a diferença que acontece na transformação RGB para CMYK. Quem trabalha com impressão normalmente tem um monitor regulado para mostrar as cores da maneira mais próxima possível do formato CMYK).
    - a tinta pode ser demais e vasar/se misturar com as outras matrizes no papel. por exemplo: um detalhe em amarelo em um fundo azul, muito provavelmente vai ficar verde, se não houver a calibragem das cores. 
    -uma impressora desregulada não "casa" as camadas de cada tinta, causando um efeito sem foco quando uma cor requer o uso de 2 ou mais matrizes (C-M-Y-K).
    Por coisas assim, se justifica o gasto de rodar numa máquina de alta tiragem, uma só folha de cada parte do arquivo. O prejuízo de uma página compensa o prejuízo de 1000+ páginas impressas de forma errada.

ID
397624
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

O fechamento de arquivos para impressão demanda bom
conhecimento técnico sobre o fluxo de trabalho gráfico, a fim de
que possam ser configurados corretamente os parâmetros que
orientarão todos os sistemas do fluxo. A respeito do fechamento de
arquivos, julgue os itens a seguir.

Considere a seguinte situação hipotética.

A capa de um livro teria, além das cores de processo, a impressão de mais duas cores especiais; entretanto, o arquivo que havia sido convertido conforme o padrão PDF/X-1a foi recusado pela gráfica, que, por incompatibilidade com os equipamentos, exigiu o padrão PDF/X-3. Nessa situação, será necessário redefinir o leiaute da capa, excluindo-se as cores especiais (spot colors), não suportadas pelo padrão PDF/X-3.

Alternativas
Comentários
  • Tanto no padrão PDF/X-1 quanto no X-3 são permitas cores spot. Elas simplesmente são impressas como cores adicionais às cores de seleção.
  • Acredito que a única forma de um arquivo ser incompatível, cor causa de cor, no formato PDF/X-1a, seria a presença de imagem/cor no sistema RGB. Até o momento foi a única diferença entre os formatos PDF/X-1a e PDF/X-3 que encontrei. é por isso que a questão se torna errada. o formato X-1a ACEITA cores especiais/spot, assim como o formato X-3. 

ID
397627
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

O fechamento de arquivos para impressão demanda bom
conhecimento técnico sobre o fluxo de trabalho gráfico, a fim de
que possam ser configurados corretamente os parâmetros que
orientarão todos os sistemas do fluxo. A respeito do fechamento de
arquivos, julgue os itens a seguir.

Entre as ações que não são permitidas no fechamento de arquivos para impressão PDF/X-3, incluem-se o posicionamento das páginas espelhadas (facing pages), unidas em uma única folha, e a realização da separação prévia de cores no arquivo PostScript.

Alternativas
Comentários
  • Alguém me explicaria essa questão? Qual a diferença do PDF/X-1 para o PDF/X-3? Sempre salvo em PDF/X-1 por ser compatível com as impressoras na maioria das gráficas.


ID
397630
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

O fechamento de arquivos para impressão demanda bom
conhecimento técnico sobre o fluxo de trabalho gráfico, a fim de
que possam ser configurados corretamente os parâmetros que
orientarão todos os sistemas do fluxo. A respeito do fechamento de
arquivos, julgue os itens a seguir.

A delimitação de áreas do impresso, nas quais haverá aplicação de verniz UV, deve ser feita, da forma mais precisa possível, na cor preta e em arquivo separado contendo as mesmas marcações de corte do impresso. Esses procedimentos são necessários porque a aplicação de verniz UV é realizada em processo serigráfico após a impressão e antes dos refiles.

Alternativas
Comentários
  • Correta!!!
    Refile é o processo de acabamento, de ajuste na fase final do projeto.
  • Ok, a informação da questão não está errada, mas a arte do verniz não precisa ser somente em preto. Basta ser em 1 cor "pura".
    Mal formulada... como outras tantas da área gráfica!
  • Eu também não concordei quando diz que o arquivo deve ser fechado na cor preta. Como em outras areas eles tentam pegar o candidato nos detalhes achei mal formulada a questão!
  • a questão sobre ser cor preta, tem seu ponto. e aplicação de verniz é pedido o uso de cor pura.
    Porém, quem já fez serigrafia sabe da importância de um desenho em alto contraste (papel branco, desenho preto), sendo a aplicação do verniz UV, um processo serigráfico, nada mais lógico que procurar ter o maior nível de contraste e definição possível no limite do desenho. Por isso o uso de preto. 

    porém, acredito hoje, que existam gráficas que apliquem o verniz em geral, que nem impressão offset (como se estivessem simplesmente aplicando uma camada de tinta especial, como um pantone), por isso o pedido de "cor pura".

ID
397687
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Considerando que o processo de impressão ofsete, preponderante
nas indústrias gráficas desde a metade do século XX, é fundamental
que o designer domine a aplicação das artes gráficas nos processos
de reprodução. Julgue os itens a seguir a respeito da produção
gráfica no processo de impressão ofsete.

As quatro cores primárias na impressão ofsete por seleção de cores são o amarelo, o ciano, o vermelho e o preto.

Alternativas
Comentários
  • As cores usadas no método de impressão do tipo offset são ciano magenta , amarelo mais o preto, mais conhecido como CMYK.
  • É isso mesmo, designerson, lembrando que as cores CMYK também podem aperecer como escala Europa.
    CMYK é a denominação dessa escala nos programas de origem norte-americana.
  • Errado! Preto não é uma cor primária. As impressões offset são feitas pelas cores primárias, ciano, magenta e amarelo + o preto que é para criar tons mais escuros e criar profundidade e sombra. O preto quase n é considerado cor.


ID
397690
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Considerando que o processo de impressão ofsete, preponderante
nas indústrias gráficas desde a metade do século XX, é fundamental
que o designer domine a aplicação das artes gráficas nos processos
de reprodução. Julgue os itens a seguir a respeito da produção
gráfica no processo de impressão ofsete.

Nas reproduções de meio tom em quadricromia, os ângulos corretos de aplicação das retículas do amarelo, do ciano, do magenta e do preto são, respectivamente, 90º, 45º, 75º e 105º.

Alternativas
Comentários
  • Os ângulos corretos são:

    Preto - 45°
    Magenta - 75°
    Amarelo - 90° ou 0º
    Ciano - 15°
  • O wikipedia diz o seguinte: Quando duas telas de pontos são sobrepostas, é possível que ocorra o fenômeno conhecido como moiré, produzindo efeitos visuais indesejáveis na impressão final. Para que isso seja evitado, variações de inclinação são aplicadas às telas de meio-tom, desalinhando os pontos de uma cor em relação aos de outra. Essas inclinações são indicadas em graus conforme a tabela ao lado.

    C 75° 15° 105°
    M 15° 45° 75°
    Y 90°
    K 45° 75° 15°
    Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/CMYK

ID
397693
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Considerando que o processo de impressão ofsete, preponderante
nas indústrias gráficas desde a metade do século XX, é fundamental
que o designer domine a aplicação das artes gráficas nos processos
de reprodução. Julgue os itens a seguir a respeito da produção
gráfica no processo de impressão ofsete.

Original a traço é qualquer original — um elemento gráfico ou uma ilustração — que seja preto chapado, sem gradação de tom.

Alternativas
Comentários
  • Correta!!!!!

    Original à traço sem gradação de tons, em preto e branco absolutos, a diferença de tons se obtém variando a extensão das superfícies desenhadas através de traços mais ou menos largos, mais ou menos afastados

ID
397699
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Ainda considerando o sistema ofsete e o processo de impressão,
julgue os próximos itens.

Ao se realizar reproduções a cores, deve-se considerar que os papéis ásperos tendem a espalhar a luz e a distorcer a cor.

Alternativas
Comentários
  • Correto!!!!


    Neste caso o melhor é papel cuchê.
  • RESPOSTA: CORRETO

    No papel áspero a luz vai bater nos vários poros de direções diferentes e a luz vai sair difusa. No papel liso a luz bate na superfície plana e volta perfeitamente.

    CURIOSIDADE: se trocasse a palavra "luz" por "tinta" ou "pigmento", a resposta estaria errada. Papéis ásperos tem melhor absorção em relação aos lisos.


ID
407008
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Quanto a processos de impressão nas artes gráficas, julgue os itens subsequentes.

O processo offset é denominado impressão em relevo.

Alternativas
Comentários
  • A Impressão Offset é uma impressão planográfica, formada da impulsão entre água e gordura, em um processo indireto!

    Que o Sucesso seja alcançado por todo aquele que o Procura! 

  • GAB: E

    A impressão calcográfica, também conhecida como talho doce, é um dos principais métodos de impressão de documentos de identificação do mundo. Isso da-se ao fato devido o processo necessitar de um aquecimento entre 40ºC e 50ºC para garantir o preenchimento dos grafismos da forma de impressão. Seu método de produção capacita um relevo característico.

    Calcografia

    Elemento gráfico de segurança de primeiro nível (identificação pelo público), obtido por meio da impressão direta da tinta sobre um substrato de polímero ou papel, utilizando chapa impressora (matriz), contendo a arte (grafismo) em cavidade, com profundidades de até 100 µm. A arte é desenvolvida em linhas e o resultado final da impressão apresenta a sensação tátil de relevo na área impressa.

    Offset

    Processo gráfico de impressão indireta que utiliza matrizes planas ou cilíndricas, ou seja, a matriz entintadora transfere a tinta para outra matriz, com revestimento de borracha, que recebe a imagem (arte) a ser impressa sobre substrato de papel ou plástico. O processo offset pode ser “seco” ou “úmido”, sendo diferenciado pelas matrizes. No offset seco a matriz possui camadas poliméricas de alturas variadas e a entintagem se localiza no topo do grafismo. No offset úmido a impressão se caracteriza pela matriz sem relevo, utilizando solução de molha (água), em que na área sem grafismo ocorre a expulsão da tinta, permanecendo depositada apenas na área do grafismo, a qual é transferida para o substrato de papel ou plástico.

    Fonte: https://www.casadamoeda.gov.br/relatorio-de-sustentabilidade/2015-2016/pt/glossario.html


ID
407011
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Quanto a processos de impressão nas artes gráficas, julgue os itens subsequentes.

Flexografia é uma forma de impressão com chapa em relevo feita de borracha ou plástico macio.

Alternativas
Comentários
  • Definição perfeita da Flexografia, a Flexografia utiliza uma matriz relevográfica, é como se fosse um carimbo, muito utilizada para impressão em sacolas plasticas. 


ID
407014
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Quanto a processos de impressão nas artes gráficas, julgue os itens subsequentes.

O processo de impressão serigráfico não é indicado para a impressão de sinalização de rua, cartazes, placas e papéis de parede.

Alternativas
Comentários
  • A Serigrafia é um processo Empermeográfico, muito utilizado em camisas atualmente, mais pode ser utilizado em todos esses exemplos da questão.


    Que o Sucesso seja alcançado por todo aquele que o Procura! 


ID
407017
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Quanto a processos de impressão nas artes gráficas, julgue os itens subsequentes.

Nas artes gráficas, para reproduzir similarmente um original de tom contínuo, é necessário transformá-lo em uma imagem de meio-tom.

Alternativas
Comentários
  • Esses meios tons são chamadas de Retículas. (rede de pontos que decompõe  o original em tom continuo em numerosos pontos de tamanhos variados )


ID
407020
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Quanto a processos de impressão nas artes gráficas, julgue os itens subsequentes.

O papel cuchê é apropriado para impressão em cores.

Alternativas

ID
407071
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Com relação à diagramação de texto e imagem, julgue os itens seguintes.

A impressão em cores pode ser dividida em cor aplicada e quadricromia por seleção de cores.

Alternativas

ID
699007
Banca
FCC
Órgão
TRE-SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Sabendo-se que cada papel possui sua característica de printabilidade, a gráfica do TRE utilizou papel cartão Duplex e uma tinta Amarela Especial na impressão de uma embalagem. Porém, o impressor notou que o resultado estava mais escuro em relação à tiragem anterior, ainda que tenha mantido as mesmas condições de impressão. Esse problema está associado

Alternativas
Comentários
  • Eu não entendi, se foi mantida as mesmas condições de impressão, só poderia haver o problema caso o impressor não regulou a tinta corretamente ou houve alterações que afetem a qualidade do papel como mudança de fornecedor do duplex ou estocagem do papel.

  • O cartão duplex possui um revestimento branco (face onde se supõe a impressão) e seu verso de coloração marrom: "à iInterferência do verso do cartão que transpassa pela camada de cobertura do cartão" simplesmente não acontece.


ID
699016
Banca
FCC
Órgão
TRE-SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Atualmente, os equipamentos possuem diversos recursos de controle que ajudam a manter a fiel reprodução de um impresso, como é o caso do pré-registro. Esse recurso apresenta ao impressor a seguinte praticidade, com relação à furação das chapas:

Alternativas

ID
699019
Banca
FCC
Órgão
TRE-SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Na confecção de um trabalho impresso, o cliente poderá solicitar provas de como será produzido o seu produto, bem como a gráfica poderá utilizar-se delas como orientação durante seu processo. Assinale a alternativa que define, respectivamente, as Provas Contratuais, Provas de Cor e Boneco. ,

Alternativas

ID
699022
Banca
FCC
Órgão
TRE-SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Durante a impressão de um folheto a 4 cores, o técnico judiciário percebeu que há perda de detalhes nas imagens e nas áreas de textos. Levando em consideração que a fôrma é positiva, a medida que deve ser tomada na gravação para solucionar o problema será a de

Alternativas

ID
699025
Banca
FCC
Órgão
TRE-SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Em um trabalho de impressão de um folder a 4 cores, que está sendo produzido em uma máquina a 5 cores, o técnico judiciário notou que está ocorrendo o arrancamento de partículas da superfície do papel e, consequentemente, acumulando na blanqueta, causando pontos (caroços) no impresso.

A medida que auxilia na solução desse problema, de modo que não prejudique a produção é,

Alternativas

ID
699031
Banca
FCC
Órgão
TRE-SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

A gráfica do TRE possuía dois equipamentos de impressão digital do mesmo fabricante e decidiu utilizar perfis ICC para os mesmos visando padronizar o resultado da impressão. Porém, percebia que ao realizar o mesmo trabalho nas duas máquinas o resultado não era o mesmo e isso acontecia também quando utilizava papéis com características diferentes. Isso ocorre porque

Alternativas

ID
699034
Banca
FCC
Órgão
TRE-SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Um trabalho reticulado foi impresso em uma máquina a 4 cores. Nas áreas de maior reticulado houve uma perda de detalhes fazendo com que se tornassem áreas de máxima. Após trocar de máquina para executar o trabalho e manter os mesmos insumos, o problema não ocorreu. A causa deste problema é

Alternativas

ID
699037
Banca
FCC
Órgão
TRE-SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Em trabalhos de alta tiragem, como uma revista grampeada a cavalo (canoa), muitas vezes a gráfica do TRE opta para que sejam produzidos em Duplo-Paralelo. Isto significa que o trabalho será

Alternativas

ID
699040
Banca
FCC
Órgão
TRE-SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Na impressão offset, é importante manter o equilíbrio entre água e tinta para obter uma impressão mais fiel. Nas atuais impressoras são utilizadas soluções de molhagem com álcool isopropílico como aditivo, pois o álcool tem a função de

Alternativas

ID
699043
Banca
FCC
Órgão
TRE-SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Ao confeccionar um orçamento de um trabalho 4 × 4 cores, a gráfica do TRE dispõe de três impressoras com características de formatos e velocidade de produção semelhantes, sendo uma 4 cores, uma 8 cores e uma 10 cores. A melhor opção para esta produção é imprimir em

Alternativas

ID
699046
Banca
FCC
Órgão
TRE-SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Em uma fôrma de corte e vinco, existem alguns componentes que auxiliam na impressão do corte, como por exemplo, pequenas borrachas expulsoras próximas às lâminas e pequenos picotes no fio de corte da lâmina de corte. O objetivo destes componentes no corte e vinco é

Alternativas

ID
699052
Banca
FCC
Órgão
TRE-SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Para imprimir um trabalho que receberá verniz UV reserva com aplicação em máquina, a blanqueta de verniz deverá ser recortada conforme a área que receberá o verniz UV. O posicionamento da imagem sobre a blanqueta que receberá o corte para a reserva do verniz deve ser

Alternativas

ID
699061
Banca
FCC
Órgão
TRE-SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Para um melhor rendimento da máquina impressora, é importante que sejam feitas as devidas regulagens de acordo com o fabricante. No conjunto impressor, com relação ao conjunto de entintagem, a regulagem é feita verificando a faixa de contato de cilindro para cilindro. Os possíveis problemas relacionados à má regulagem do conjunto de entintagem são:

Alternativas

ID
699064
Banca
FCC
Órgão
TRE-SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Atualmente existem máquinas de impressão offset com sistemas de molhagem convencional e sistemas de molhagem a álcool. Assinale a alternativa que melhor define as diferenças do sistema a álcool com relação ao sistema convencional:

Alternativas

ID
699067
Banca
FCC
Órgão
TRE-SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Durante a produção de um trabalho, acidentalmente a blanqueta ficou amassada. Após a troca da blanqueta, ao continuar o trabalho, o técnico judiciário notou que a impressão estava saindo com duplagem porque

Alternativas

ID
699070
Banca
FCC
Órgão
TRE-SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Um dos pontos a serem ajustados na guilhotina é a pressão do balancim para evitar o deslocamento e esmagamento das folhas. Os fatores que devem ser considerados para este ajuste são:

Alternativas

ID
699073
Banca
FCC
Órgão
TRE-SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Em um trabalho 4 cores frente que está sendo impresso em uma máquina 4 cores, notou-se um problema nas áreas de retícula com aspecto de uma cruz, conhecido por Moiré. Esse problema está associado à

Alternativas

ID
699076
Banca
FCC
Órgão
TRE-SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Durante a impressão de um folder 4 × 0 cores em uma máquina quatro cores, quando o operador estava acertando o registro da última cor, o registro encaixava na pinça mas não na contra-pinça. Esse problema ocorre porque

Alternativas

ID
699079
Banca
FCC
Órgão
TRE-SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Na impressão de um trabalho com fundo chapado na cor metálica e letras em preto, o técnico judiciário encontrou dificuldades ao imprimir a cor preta, pois apareciam áreas falhadas. O problema foi solucionado fazendo a cor preta como uma segunda entrada. A cor preta impediu a impressão com a cor metálica porque a

Alternativas

ID
820687
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Acerca de diagramação e planejamento gráfico e visual, julgue os
itens que se seguem.

Para assegurar um estilo de padronização gráfica, que representa a identidade de um veículo de imprensa, costuma-se utilizar os seguintes elementos gráficos: definição de caracteres tipográficos para o texto, título, aberturas, legendas; escolha de logotipos e selos de seções especializadas; definição de margens; uso de fios e vinhetas; uso de infográficos e ilustrações (fotos ou desenhos); boxes (quadros); distribuição de anúncios de publicidade; ligações foto-texto, texto-título, título-foto; uso da cor, criando combinações das cores.

Alternativas

ID
849847
Banca
VUNESP
Órgão
SPTrans
Ano
2012
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Sobre os processos de impressão, é correto afirmar que a

Alternativas
Comentários
  • Baseado na litografia, o sistema de impressão offset reproduz a imagem utilizando um processo químico de repelência de água e óleo. Ou seja, utilizando como matriz uma chapa metálica, a parte onde não tem imagem entra em contato com a solução de molha e a área de impressão (grafismo) recebe a tinta pastosa, portanto oleosa. Para completar o processo de reprodução, um cilindro revestido com uma manta de borracha, denominada de blanqueta, recebe o grafismo da chapa e transfere para o substrato. Este processo caracteriza o sistema como indireto, porque a matriz de impressão não entra em contato com o substrato.

     

    A matriz de impressão é uma chapa de alumínio que contém o grafismo e o contra grafismo quase no mesmo plano, por isso é chamada de planográfica.

     

    A gravação da chapa pode ser feita de duas maneiras:

    Convencional: gravação através de exposição de fotolito e revelação química;

    CTP (Computer to Plate): gravação da chapa com feixes de laser em uma platessetter que recebe as informações de gravação de forma digital.

     

    Fonte: https://www.portalchambril.com.br/artigos-tecnicos/impressao-offset/


ID
888079
Banca
IESES
Órgão
CRF-SC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

O tablóide é um formato de jornal, equivalente à metade do tamanho standard. O tamanho standard é de aproximadamente 50 cm por 30 cm, correspondente à:

Alternativas
Comentários
  • Paica: no sistema anglo-americano, medida tipográfica equivalente a 12 pontos e que corresponde a um sexto da polegada (aprox. 4,218 mm).

  • 1 polegada = 6 paicas = 72 pt = 25,4mm


ID
920533
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Os conceitos de design gráfico são colocados à prova no exercício
cotidiano do designer gráfico, em que um conjunto de habilidades
é necessário para a prática profissional, entre elas o desenho, a
fotografia, a reprodução gráfica, os sistemas de cor, a tipografia e
a composição visual. Com relação aos elementos envolvidos no
exercício cotidiano do design gráfico, julgue os itens subsequentes.

No Brasil, os cartazes são comumente impressos em meia- folha do formato BB, ou seja, em folhas de papel de 48 cm x 66 cm.

Alternativas
Comentários
  • A afirmativa está certa o papel BB tem 66×96.

    Fonte:


ID
920539
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Os conceitos de design gráfico são colocados à prova no exercício
cotidiano do designer gráfico, em que um conjunto de habilidades
é necessário para a prática profissional, entre elas o desenho, a
fotografia, a reprodução gráfica, os sistemas de cor, a tipografia e
a composição visual. Com relação aos elementos envolvidos no
exercício cotidiano do design gráfico, julgue os itens subsequentes.

Uma imagem de tom contínuo, como uma foto em preto-e-branco, é reproduzida na impressão ofsete pelo uso de retículas de meio-tom.

Alternativas
Comentários
  • Descreveu o processo do offset. Onde as retículas de cor jutamente com o fundo criam uma ilusão de ótica simulando um tom continuo.

ID
945418
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

O uso da cor tem grande importância no design, sendo um dos principais elementos visuais por sua capacidade de eliciar os sentidos. O designer deve considerar aspectos psicológicos, técnicos e estéticos ao desenvolver projetos de comunicação visual, em que a luz pode ser transmitida ou refletida. Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem.

Na impressão de quadricromia por seleção de cores, o ângulo da retícula da cor ciano é de 105º.

Alternativas
Comentários
  • Na impressão de quadricromia por seleção de cores, os ângulos das retículas são:

    Ciano: 105º

    Magenta: 75º

    Amarelo: 90º

    Preto: 45º


    CMYK

    105-75-90-45


ID
945421
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

O uso da cor tem grande importância no design, sendo um dos principais elementos visuais por sua capacidade de eliciar os sentidos. O designer deve considerar aspectos psicológicos, técnicos e estéticos ao desenvolver projetos de comunicação visual, em que a luz pode ser transmitida ou refletida. Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem.

Na impressão de quadricromia por seleção de cores, o ângulo da retícula da cor amarelo é de 45º.

Alternativas
Comentários
  • O ângulo do amarelo é o 0º


ID
945427
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

O uso da cor tem grande importância no design, sendo um dos principais elementos visuais por sua capacidade de eliciar os sentidos. O designer deve considerar aspectos psicológicos, técnicos e estéticos ao desenvolver projetos de comunicação visual, em que a luz pode ser transmitida ou refletida. Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem.

Na impressão de quadricromia por seleção de cores, o ângulo da retícula da cor amarelo é de 75º.

Alternativas
Comentários
  • Angulo de tela sistema de cor CMYK: C75°15°105°M15°45°75°Y0°0°90°K45°75°15°

  • Na impressão de quadricromia por seleção de cores, os ângulos das retículas são:

    Ciano: 105º

    Magenta: 75º

    Amarelo: 90º

    Preto: 45º

    CMYK

    105-75-90-45


ID
945433
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

A sociedade está sempre produzindo novas tecnologias, aprimorando produtos e sistemas e tentando inovar em novos campos de atividade. O designer precisa estar atento às novas tecnologias e, simultaneamente, ter o conhecimento de técnicas mais antigas, sempre com foco no enriquecimento da atividade de projeto. Considerando esse assunto e os múltiplos aspectos a ele relacionados, julgue os próximos itens.

A flexografia é um processo de impressão plana.

Alternativas
Comentários
  • "Flexografia é um processo de impressão gráfica em que a fôrma, um clichê de borracha ou fotopolímero, é relevográfica. O sistema pode ser considerado como um "bisneto" do carimbo. Usa-se tintas líquidas altamente secativas, a base de água, solvente ou curadas por luz UV ou feixe de elétrons. Uma de suas virtudes é a flexibilidade para imprimir os mais variados suportes, de durezas e superfícies diferentes."
    https://pt.wikipedia.org/wiki/Flexografia


ID
945442
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

A sociedade está sempre produzindo novas tecnologias, aprimorando produtos e sistemas e tentando inovar em novos campos de atividade. O designer precisa estar atento às novas tecnologias e, simultaneamente, ter o conhecimento de técnicas mais antigas, sempre com foco no enriquecimento da atividade de projeto. Considerando esse assunto e os múltiplos aspectos a ele relacionados, julgue os próximos itens.

Atualmente, existem duas tecnologias básicas de impressão digital: a eletrofotográfica e a litografia digital.

Alternativas
Comentários
  • Atualmente, existem três tecnologias básicas de impressão digital: a eletrofotográfica (impressão a laser), magnetográfica e a impressão a jato de tinta.

    fonte: David Bann (2010). Novo Manual de Produção Gráfica


ID
945487
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Acerca de fechamento de arquivo para mídia impressa em formato PDF, julgue os itens seguintes.

Nos arquivos em formato PDF para fins de impressão, todas as imagens devem estar integralmente incorporadas ao arquivo, em formato RGB (red/green e blue).

Alternativas
Comentários
  • Errado. O arquivo PDF é um conjunto de imagens das páginas, e as imagens estarão incorporadas diretamente em seu conteúdo.

  • cmky é o padrão de impressão

  • E no programa de hoje: "Mais uma resposta aleatória do Professor de Informática do QConcursos!"


ID
983944
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UNIPAMPA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Considerando os padrões de cores utilizados para impressão,julgue os itens que se seguem.


A utilização das cores especiais (cores spot) justifica-se apenas em caso de substituição das tintas cian, magenta, amarelo e preto.

Alternativas
Comentários
  • Cores spot são tintas especiais pré-misturadas utilizadas em lugar de tintas de cor (CMYK) de process ou além delas. Cada cor spot precisa de sua própria chapa na impressão


ID
983995
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UNIPAMPA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Considerando as novas tecnologias nos processos de impressão offset e impressão digital, julgue os itens subsequentes.


As tecnologias de software do processo convencional foram incorporadas ao processo digital, entretanto novos aplicativos foram e estão sendo desenvolvidos para flexibilizar ainda mais a utilização desses novos conceitos, como é o caso do Geotagging, um software que, entre outras funções, permite a impressão de mapas do endereço do destinatário.

Alternativas

ID
983998
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UNIPAMPA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Considerando as novas tecnologias nos processos de impressão offset e impressão digital, julgue os itens subsequentes.


A tecnologia CtP processless, ou sem processamento, permite a produção de chapas offset positivas, com pontos de primeira geração a partir da utilização de tratamentos químicos.

Alternativas
Comentários
  • Sem processamento significa que a chapa gerada não vai necessitar de banho de ácidos ou lavagem nem nada a mais, ou seja não será necessário um tratamento químico.


ID
984001
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UNIPAMPA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Considerando as novas tecnologias nos processos de impressão offset e impressão digital, julgue os itens subsequentes.


Na impressão offset, as tintas de cura por radiação ultravioleta são vantajosas quando é necessária a secagem rápida, porém apresentam a desvantagem de não permitir a impressão sobre substratos não absorventes, como plásticos e metais.

Alternativas
Comentários
  • Errado, pois uma tinta de cura por radiação ultravioleta é do tipo HEATSET, ou seja, precisa de calor para ser secada, assim não é de secagem rápida


ID
984004
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UNIPAMPA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Considerando as novas tecnologias nos processos de impressão offset e impressão digital, julgue os itens subsequentes.


A impressão digital, processo de impressão ágil comumente indicado para trabalhos com baixas tiragens, possibilita a impressão de malas-diretas com dados variáveis, produção de livros e revistas sob demanda, impressos transpromocionais, entre outros.

Alternativas
Comentários
  • § 2°. Obrigado, Andre.


ID
991243
Banca
IFPI
Órgão
IF-PI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Offset é o principal processo de impressão e se apresenta em duas modalidades – para médias e grandes tiragens. Imprime, praticamente, qualquer tipo de papel e alguns tipos de plásticos.Esta impressora para grandes tiragens é denominada Offset:

Alternativas
Comentários
  • Offset é um tipo de impressão Planográfica, desse fato já podemos eliminar três alternativas: Tipográfica, litográfica e Flexográfica, que são outro tipo de impressão, ficamos só com a alternativa C e D. Que são tipo de Offset, e para grandes tiragens é indicado a Rotativa, pela velocidade de  impressão.


ID
1091362
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

O aproveitamento do papel é uma das tarefas mais importantes para a produção de um impresso, uma vez que interfere diretamente no custeio do trabalho.

Para um correto planejamento dessa etapa da produção gráfica, é necessário que se desprezem as áreas de refile, uma vez que nelas.

Alternativas
Comentários
  • Tô achando o gabarito dessas questões do IBGE mto estranho.

  • Eu também. Para mim esta não seria a resposta correta.

  • Eu entraria com recurso! 


ID
1091365
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

O fechamento de arquivos é uma das operações mais importantes para o correto processamento de trabalhos gráficos. No Brasil, o padrão PDF/X é cada vez mais utilizado devido à sua confiabilidade e à larga gama de aplicações. Relacione os tipos de arquivos PDF/X com a característica que é típica do seu subset.

I - PDF/X-1a
II - PDF/X-3
III - PDF/X-4

P - Suporta a inclusão de elementos dispos- tos em camadas diferentes, e as áreas de transparência não necessitam ser rasterizadas durante a geração do arquivo PostScript ou a exportação direta em PDF.

Q - Suporta a inclusão de elementos dispostos em camadas diferentes, mas as áreas de transparência necessitam ser rasterizadas durante a geração do arquivo PostScript ou a exportação direta em PDF.

R - Não permite o uso de gerenciamento de cores, mas o per?l de saída deve ser de?nido (apesar de ser de uso opcional pela grá?ca ou birô).

S - Permite o uso de gerenciamento de cores

As associações corretas são:

Alternativas

ID
1153948
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Com relação aos software de criação de imagens para a produção gráfica digital, como Corel Draw, Adobe Photoshop e InDesign que são úteis para a concepção de produtos impressos, julgue os itens que se seguem.

O Adobe InDesign permite somente distribuir documentos em forma impressa, não sendo útil para a criação de matrizes, que ocorre na etapa de pré-impressão.

Alternativas
Comentários
  • Na verdade cada vez mais o InDesig vem ganhando recursos para a criação de publicações eletrônicas.


ID
1153954
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Com relação aos software de criação de imagens para a produção gráfica digital, como Corel Draw, Adobe Photoshop e InDesign que são úteis para a concepção de produtos impressos, julgue os itens que se seguem.

O Photoshop possui muitos recursos que podem ser implementados em vários meios de comunicação, sejam eles impressos, digitais, audiovisuais, entre outros.

Alternativas
Comentários
  • audiovisuais? o photoshop?

  • Sim, Patricia. Audiovisual. Vc pode exportar vídeo por lá. Pode inserir trilha e tudo mais. Acesse Window > Timeline.

  • Valeu Marcelo...uso há muitos anos mas nunca havia me deparado com esta função :)

ID
1154002
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Na pré-impressão, existem procedimentos convencionais que assinalam no projeto como ele deve ser executado, para que, após a impressão, saia como foi planejado. A respeito de algumas dessas convenções, julgue os itens que se seguem.

As linhas do traçado que indicam os textos de composição devem ser ilegíveis, para dar maior liberdade de criação na impressão do projeto.

Alternativas

ID
1154005
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Na pré-impressão, existem procedimentos convencionais que assinalam no projeto como ele deve ser executado, para que, após a impressão, saia como foi planejado. A respeito de algumas dessas convenções, julgue os itens que se seguem.

As figuras devem ser empregadas em seu tamanho exato, demarcadas por duas diagonais, identificadas por letras ou algarismos (retranca), ou ainda com desenho esquemático semelhante ao motivo dos respectivos clichês.

Alternativas

ID
1154008
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Na pré-impressão, existem procedimentos convencionais que assinalam no projeto como ele deve ser executado, para que, após a impressão, saia como foi planejado. A respeito de algumas dessas convenções, julgue os itens que se seguem.

No rascunho, de posse dos elementos que farão parte do projeto, buscam-se as melhores soluções de composição, com traços complexos, calculados com fórmulas matemáticas, para se determinar a posição exata de caracteres, ilustrações, cores, textos e demais elementos componentes do projeto.

Alternativas

ID
1154011
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Na pré-impressão, existem procedimentos convencionais que assinalam no projeto como ele deve ser executado, para que, após a impressão, saia como foi planejado. A respeito de algumas dessas convenções, julgue os itens que se seguem.

O programador visual ou diagramador deve fazer as principais indicações nos originais, em relação ao projeto, tais como caracteres escolhidos e tamanho adequado, entrelinhas, largura e altura da mancha gráfica, em medidas tipográficas.

Alternativas

ID
1154014
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Na pré-impressão, existem procedimentos convencionais que assinalam no projeto como ele deve ser executado, para que, após a impressão, saia como foi planejado. A respeito de algumas dessas convenções, julgue os itens que se seguem.

Para cada projeto de publicação, devem-se utilizar diagramas peculiares, pois existe um gabarito, que tem como limites o formato exato da publicação, que são específico, ou seja, próprio para jornal, outro próprio para revista, para livros, cartazes, fôlderes, banners, entre outros.

Alternativas

ID
1154065
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Considere a produção gráfica de um boletim impresso, de circulação interna em grande órgão público, conforme descrição técnica apresentada a seguir.


dimensão: 50 cm × 28 cm (aberto) – página: 25 cm × 28 cm
papel; 120 g – a definir < impressão: 2/2 (bicromia) <
páginas: 48 (incluindo capa)
acabamento: lombada canoa
tiragem: 2.000 exemplares.

Com base nas informações do texto apresentado, julgue os itens de 94 a 100.

O papel cuchê é o mais indicado para a impressão do boletim descrito, tendo em vista o seu custo ser inferior a outras opções como o papel offset, que também poderia ser utilizado nesse trabalho.

Alternativas

ID
1154071
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Considere a produção gráfica de um boletim impresso, de circulação interna em grande órgão público, conforme descrição técnica apresentada a seguir.

dimensão: 50 cm × 28 cm (aberto) – página: 25 cm × 28 cm
papel; 120 g – a definir impressão: 2/2 (bicromia)
páginas: 48 (incluindo capa)
acabamento: lombada canoa
tiragem: 2.000 exemplares.

Com base nas informações do texto apresentado, julgue os itens de 94 a 100.

O processo de impressão mais adequado para o trabalho descrito no texto é a flexografia

Alternativas

ID
1154074
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Considere a produção gráfica de um boletim impresso, de circulação interna em grande órgão público, conforme descrição técnica apresentada a seguir.

dimensão: 50 cm × 28 cm (aberto) – página: 25 cm × 28 cm
papel; 120 g – a definir
impressão: 2/2 (bicromia)
páginas: 48 (incluindo capa)
acabamento: lombada canoa
tiragem: 2.000 exemplares.

Com base nas informações do texto apresentado, julgue os itens de 94 a 100.

O aplicativo Adobe Ilustrator é o mais utilizado na produção de design editorial e na diagramação por meio de computadores.

Alternativas
Comentários
  • Qual seria o erro dessa questão?


ID
1154077
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Considere a produção gráfica de um boletim impresso, de circulação interna em grande órgão público, conforme descrição técnica apresentada a seguir.

dimensão: 50 cm × 28 cm (aberto) – página: 25 cm × 28 cm
papel; 120 g – a definir
impressão: 2/2 (bicromia)
páginas: 48 (incluindo capa)
acabamento: lombada canoa
tiragem: 2.000 exemplares.

Com base nas informações do texto apresentado, julgue os itens de 94 a 100.

O uso de fontes tipográficas serifadas é o mais indicado para a diagramação desse impresso.

Alternativas

ID
1154080
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Considere a produção gráfica de um boletim impresso, de circulação interna em grande órgão público, conforme descrição técnica apresentada a seguir.

dimensão: 50 cm × 28 cm (aberto) – página: 25 cm × 28 cm
papel; 120 g – a definir
impressão: 2/2 (bicromia)
páginas: 48 (incluindo capa)
acabamento: lombada canoa
tiragem: 2.000 exemplares.

Com base nas informações do texto apresentado, julgue os itens de 94 a 100.

Para maior conforto e eficiência de leitura, a coluna de texto deve conter aproximadamente 66 toques (caracteres e espaços).

Alternativas