GAB: E
A impressão calcográfica, também conhecida como talho doce, é um dos principais métodos de impressão de documentos de identificação do mundo. Isso da-se ao fato devido o processo necessitar de um aquecimento entre 40ºC e 50ºC para garantir o preenchimento dos grafismos da forma de impressão. Seu método de produção capacita um relevo característico.
Calcografia
Elemento gráfico de segurança de primeiro nível (identificação pelo público), obtido por meio da impressão direta da tinta sobre um substrato de polímero ou papel, utilizando chapa impressora (matriz), contendo a arte (grafismo) em cavidade, com profundidades de até 100 µm. A arte é desenvolvida em linhas e o resultado final da impressão apresenta a sensação tátil de relevo na área impressa.
Offset
Processo gráfico de impressão indireta que utiliza matrizes planas ou cilíndricas, ou seja, a matriz entintadora transfere a tinta para outra matriz, com revestimento de borracha, que recebe a imagem (arte) a ser impressa sobre substrato de papel ou plástico. O processo offset pode ser “seco” ou “úmido”, sendo diferenciado pelas matrizes. No offset seco a matriz possui camadas poliméricas de alturas variadas e a entintagem se localiza no topo do grafismo. No offset úmido a impressão se caracteriza pela matriz sem relevo, utilizando solução de molha (água), em que na área sem grafismo ocorre a expulsão da tinta, permanecendo depositada apenas na área do grafismo, a qual é transferida para o substrato de papel ou plástico.
Fonte: https://www.casadamoeda.gov.br/relatorio-de-sustentabilidade/2015-2016/pt/glossario.html