SóProvas


ID
4036573
Banca
FAU
Órgão
Câmara de Mato Rico - PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Saussure, 100 anos depois

Andreia Freire

“A língua não é um barco no estaleiro, mas um barco lançado ao mar”. Em 1916, a editora Payot publica em Paris o Cours de Linguistique Générale (Curso de Linguística Geral – CLG), obra póstuma atribuída a Ferdinand de Saussure, organizada e publicada por seus colegas – Charles Bally e Albert Sechehaye – com a colaboração de um dos seus alunos, Albert Riedlinger, e tendo como base os cadernos de estudantes que frequentaram os cursos sobre a Linguística Geral, oferecido por Saussure entre os anos acadêmicos de 1906/1907 a 1911. 
     A esse acervo incluíram-se também notas preparatórias pessoais do professor, encontradas depois de sua morte. Esse livro recebeu sua primeira edição brasileira em 1970. O Curso conheceu uma fortuna extraordinária para um texto de Linguística, já que foi amplamente reconhecido pelo seu valor para as Ciências Humanas. Exemplo mais conhecido dessa fortuna é o estruturalismo, movimento intelectual que ultrapassou os limites da Linguística para produzir efeitos no pensamento das Ciências Humanas, como por exemplo, na Antropologia e na Psicanálise.

Adaptação de https://revistacult.uol.com.br/home/saussure-100-anos
depois/ , acesso em 05 de out. de 2017. 

A expressão sublinhada, na oração abaixo, exerce a função sintática de:

“Em 1916, a editora Payot publica em Paris o Cours de Linguistique Générale (Curso de Linguística Geral – CLG), obra póstuma atribuída a Ferdinand de Saussure [...]”.

Alternativas
Comentários
  • Gab B

  • sujeito é editora payot.

    quem publica? a editora payot.

    JÁ CORTA AS ALTERNATIVAS A e E.

    Em 1916 não é um vocativo porque não traduz a ideia de "chamar alguém".

    CORTA A ALTERNATIVA D.

    Em 1916 publica

    publica em Paris.

    Ambos os termos se relacionam com o verbo publicar, haja vista que diz QUANDO FOI PUBLICADO e ONDE FOI PUBLICADO. Por isso trata-se de adjunto adverbial (junto ao verbo publicar)

  • GABARITO - B

    “Em 1916, a editora Payot publica em Paris 

    Em que período? 1916. = Adjunto adverbial

    Em Paris = Adjunto adverbial de Lugar.

  • [GABARITO: LETRA B]

    ADJUNTO ADVERBIAL - de acordo com os professores Celso Cunha e Lindley Cintra, é o termo de valor adverbial que, associado a um verbo, atribui-lhe alguma circunstância (lugar, tempo, modo, finalidade etc.) ou lhe intensifica o sentido. Além de poder modificar ou intensificar o sentido de adjetivos ou advérbios.

    O adjunto adverbial não indica apenas uma circunstância relativa à ação verbal. Pode, também, incidir sobre o adjetivo ou sobre outro advérbio.

    Todas as atrizes são muito criativas.

    Elas contracenaram brilhantemente.

    Nossos alunos foram muito bem nas provas.

    Nos exemplos acima, os adjuntos adverbiais muito e brilhantemente indicam circunstâncias atribuídas aos adjetivos criativas, ao verbo contracenarem e ao advérbio bem.

    CLASSIFICAÇÃO DO ADJUNTO ADVERBIAL

    A classificação dos adjuntos adverbiais é vasta e relaciona-se com as diversas circunstancias que podem ser atribuídas à ação verbal. Alguns valores como causa, condição, concessão, dúvida, finalidade, intensidade, modo, lugar, tempo, negação, afirmação, assunto, companhia, direção, instrumento, frequência etc. 

    FONTE: PORTUGUÊS PARA CONCURSOS - GRAMATICA ESQUEMATIZADA, INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS E QUESTÕES COMENTADAS.