SóProvas


ID
4078684
Banca
CPCON
Órgão
Prefeitura de Itaporanga - PB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Após a leitura do artigo abaixo, extraído de Veja - 06/03/19, responda à questão.


AS UTIs ESTÃO NA UTI

Faltam vagas, médicos, recursos e medicamentos. O cenário dramático das unidades de terapia intensiva do país faz com que os profissionais muitas vezes tenham de escolher a quem ceder o leito

A unidade de terapia intensiva é uma estrutura hospitalar caracterizada pela capacidade de atender pacientes em estado grave ou potencialmente grave. Para cumprir sua missão, deve ser dotada de recursos humanos e técnicos de excelência para minimizar o sofrimento das pessoas, aliviar e proporcionar conforto, e sobretudo promover a cura. Com o aumento de expectativa de vida da população e a predominância de doenças crônicas como as principais causas de mortalidade, a necessidade de leitos de UTI hoje é crescente no Brasil, à semelhança da maioria dos países desenvolvidos. A questão é que o cenário da terapia intensiva está muitíssimo aquém das necessidades da população – tanto em números quanto em quantidade.

Estudo recente do Conselho Federal de Medicina demonstrou que menos de 10% dos municípios brasileiros oferecem esse tipo de leito pelo Sistema Único de Saúde (SUS): apenas 532 de 5570 municípios. De acordo com dados do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde, o Brasil tem quase 45 000 leitos de UTI. Desses, 49% estão disponíveis para o SUS e 51%, para instituições privadas ou de saúde suplementar. Também chama a atenção a distribuição irregular dos leitos: a Região Sudeste concentra 53,4% do total. A Região Norte tem apenas 5%. A falta de leitos e a baixa qualidade do atendimento em terapia intensiva são constatadas nos dois sistemas de saúde, mas o cenário dramático é mais visível no SUS, pois os hospitais privados têm maior disponibilidade de recursos humanos e tecnológicos, além de melhores instalações físicas.

O dia a dia de um intensivista no Brasil, em especial de um hospital público, é feito de desafios inimagináveis: devemos escolher a quem ceder o leito (o paciente em estado mais grave entre milhares de outros em estado grave); determinar quem é o paciente que deverá receber hemodiálise (pois não há hemodiálise para todos que precisam dela); deixar de administrar o antibiótico adequado (por ele não estar acessível no hospital); ter de utilizar o tratamento menos eficiente; deixar de caminhar com o paciente na UTI pois não há equipe de fisioterapia; restringir a permanência da família ao lado do paciente (Não há infraestrutura para isso); não possibilitar dignidade durante o processo de morte... São muitos nãos. Ao não dispormos de terapias intensivas avançadas, não estamos cumprindo o artigo 196 da nossa constituição – a saúde é direito de todos e dever do Estado – no momento mais difícil que uma família enfrenta [...]

Analise o comportamento dos verbos auxiliares que integram as locuções verbais em destaque nos fragmentos textuais abaixo elencados:


I- O cenário dramático das unidades de terapia intensiva do país faz com que os profissionais muitas vezes tenham de escolher a quem ceder o leito.

II- Para cumprir sua missão, (a unidade de terapia intensiva) deve ser dotada de recursos humanos e técnicos de excelência para minimizar o sofrimento das pessoas, aliviar e proporcionar conforto, e sobretudo promover a cura.

III- O dia a dia de um intensivista no Brasil, em especial de um hospital público, é feito de desafios inimagináveis: devemos escolher a quem ceder o leito (o paciente em estado mais grave entre milhares de outros em estado grave). [...]

IV- Ao não dispormos de terapias intensivas avançadas, não estamos cumprindo o artigo 196 da nossa constituição – a saúde é direito de todos e dever do Estado.


Dentre os verbos auxiliares (ter/dever/estar) o sentido de OBRIGAÇÃO é expresso na(s) proposição(ões) indicada(s) em:

Alternativas
Comentários
  • CUIDADO

    A questão não possui gabarito

    I- O cenário dramático das unidades de terapia intensiva do país faz com que os profissionais muitas vezes tenham de escolher a quem ceder o leito.

    Correta. A construção verbal "tenham de" exprime obrigação de fazer. O profissional tem de escolher, é obrigatório.

    II- Para cumprir sua missão, (a unidade de terapia intensiva) deve ser dotada de recursos humanos e técnicos de excelência para minimizar o sofrimento das pessoas, aliviar e proporcionar conforto, e sobretudo promover a cura.

    Correta. A construção "deve ser" exprime obrigação de atender a certa condição. A UTI deve ser dotada de recursos, é obrigatório.

    III- O dia a dia de um intensivista no Brasil, em especial de um hospital público, é feito de desafios inimagináveis: devemos escolher a quem ceder o leito (o paciente em estado mais grave entre milhares de outros em estado grave). [...]

    Correta. A construção "devemos escolher" exprime obrigação de optar por algo. O intensivista deve escolher a quem ceder o leito, é uma obrigação.

    IV- Ao não dispormos de terapias intensivas avançadas, não estamos cumprindo o artigo 196 da nossa constituição – a saúde é direito de todos e dever do Estado.

    Incorreta. A construção "estamos cumprindo" exprime fato que ocorre no presente.

    Importante frisar que, quando diante de locuções verbais, os auxiliares "ter" e "dever", via de regra, exprimirão obrigação, ficando o campo semântico da possibilidade adstrito a verbos similares ao verbo "poder".

    Gabarito da banca na alternativa D

    Gabarito correto ausente.

  • Se você errou essa, então você acertou! hehe

  • A QUESTÃO TEM GABARITO DEFINITIVO PELA BANCA SIM, é letra "D" msm, conferi no site da cpcon

  • Thalles TRT

    Amigão, eu sei que a questão possui gabarito definitivo, o próprio qconcursos o indica, mas isso não muda o fato de que está incorreta e deveria ter sido anulada.

  • Verifiquei várias vezes , a única dentre aos VBs auxíliares a lV é meu gabarito ,letra C.

  • Galera, não vamos viajar! A questão tem gabarito sim; e é a letra D.

    CERTO. I- O cenário dramático das unidades de terapia intensiva do país faz com que os profissionais muitas vezes tenham de escolher a quem ceder o leito. Comentário: Troque o tenham de escolher por devem escolher, sentido de obrigação. Os profissionais não têm escolha de não fazer, eles têm o dever de ocupar o leito por alguém em estado grave.

    ERRADO. II- Para cumprir sua missão, (a unidade de terapia intensiva) deve ser dotada de recursos humanos e técnicos de excelência para minimizar o sofrimento das pessoas, aliviar e proporcionar conforto, e sobretudo promover a cura. Comentário: Deve ser dotada está com ideia de SUJESTÃO / CONSELHO. A unidade de terapia intensiva deve ser dotada de RH e técnicos de excelência ... Se a unidade de terapia intensiva não for dotada de RH e técnicos de excelência ela funcionará do mesmo jeito.

    ERRADO. III- O dia a dia de um intensivista no Brasil, em especial de um hospital público, é feito de desafios inimagináveis: devemos escolher a quem ceder o leito (o paciente em estado mais grave entre milhares de outros em estado grave). [...]. Comentário: Devemos escolher, não há obrigação.

    ERRADO. IV- Ao não dispormos de terapias intensivas avançadas, não estamos cumprindo o artigo 196 da nossa constituição – a saúde é direito de todos e dever do Estado. Comentário: Também não há sentindo de obrigação, não cumprir é igual a deixar de fazer algo.

  • Verbo dever = obrigação OU dedução OU conselho.

    Verbo dever indicando obrigação: você deve parar no sinal vermelho, caso não o faça levará multa.

    Verbo dever indicando dedução: João deve estar em casa, a luz está acesa.

    Verbo dever indicando conselho: João deve escolher se leva ou não o guarda chuva. Talvez chova!

    Devemos, eu também, se possível voltar ao texto ler e compreender o sentido da frase e não tomar por base a escrita literal da palavra.

  • Eu optaria por I e II

  • III- O dia a dia de um intensivista no Brasil, em especial de um hospital público, é feito de desafios inimagináveis: devemos escolher a quem ceder o leito (o paciente em estado mais grave entre milhares de outros em estado grave). [...]

    Entendo que essa III também está correta. Isso porque os intensivistas são OBRIGADOS a ESCOLHER a quem ceder o leito, porque a SITUAÇÃO (desafiadora) OBRIGA eles a tanto. Eles não têm escolha.

  • Gente, a questão simplesmente não tem gabarito.

    Não há alternativa disponível como correta.

    Há três textos de acordo com o solicitado na questão: I, II e III. A banca errou; simples assim. Provavelmente não houve questionamento com recurso , mas que a questão não tem gabarito é um fato

  • II-PARA CUMPRIR SUA MISSÃO ( DEVE SER DOTADA), ou seja, o requisito necessário é ter recursos humano e técnicos de excelência.

    Não vejo sugestão ou conselho como a colega Vitória afirma na sua explicação.

    Se seguirmos a sua lógica explicativa da assertiva I de trocar o "tenham de escolher" por "devem escolher" as opções II- "deve ser dotada" e a III- " devemos escolher", também estariam corretas.

    Questão bem polêmica, vamos pedir comentário do professor galera.

  • Concordo com o colega Ivan Lucas.

    Sobre o iten II: Para cumprir sua missão, (a unidade de terapia intensiva) deve ser dotada de recursos humanos e técnicos de excelência para minimizar o sofrimento das pessoas, aliviar e proporcionar conforto, e sobretudo promover a cura.

    Eu entendo que não é uma opção ter ou não ter . As UTIs tem que ter esses recursos.

  • O cenário dramático das unidades de terapia intensiva do país faz com que os profissionais muitas vezes tenham de escolher a quem ceder o leito. NÃO concordo. Acho que é a ideia é mais de uma conduta na qual não há muitas opções do que uma obrigação.

    EU OPTARIA POR II E III.

  • Seria melhor retirar as questões da banca CPCON, pois não servem como parâmetro de estudo.