SóProvas


ID
4091479
Banca
IBFC
Órgão
Prefeitura de Cruzeiro do Sul - AC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o texto “Como o conceito tradicional de masculinidade afeta os meninos?” dos escritores Tory Oliveira e Paula Calçade, para responder à questão a seguir.

Como o conceito tradicional de masculinidade afeta os meninos? (adaptado)

Deixar de dizer que ama um amigo, não poder abraçar quem se gosta, esconder seus sentimentos e não poder chorar. Para muitos meninos, essas são algumas das regras não escritas das masculinidades. Nascido dos debates sobre gênero, o conceito de masculinidades abarca as regras sociais delimitadas aos homens para que eles construam sua maneira de agir consigo, com o outro e com a sociedade. Muito cedo se aprende que a pena para quem não seguir um código estrito, que define a masculinidade, é ser visto como “menos homem”, associado à feminilidade, e, assim, estar vulnerável à violência e ao bullying dos pares.

    Segundo Marcelo Hailer, pesquisador do Núcleo Inanna de Pesquisas sobre Sexualidades, Feminismos, Gêneros e Diferenças, da PUC-SP, “A narrativa social valoriza homens brancos, heterossexuais, fortes, com condições econômicas favoráveis”. Para o pesquisador, a escola pode ser um campo de cobranças dessa performance masculina. A ausência de discussões sobre o impacto disso para meninos e meninas pode resultar em violência dentro do ambiente escolar. “Enquanto não houver debate nas escolas, esses valores vão continuar resultando em violência física e psicológica, porque não há outras alternativas para essas crianças lidarem com as angústias e dúvidas em outros lugares também”. 

    “A maneira como os garotos são criados faz com que aprendam a esconder os sentimentos por trás de uma máscara de masculinidade” afirma o psicólogo americano William Pollack no documentário “A Máscara em Que Você Vive” (2015). Disponível atualmente na Netflix, o filme introduz o debate sobre masculinidades de maneira acessível, mostrando como essa construção rígida do que é ser homem impacta a vida, a educação e a saúde de meninos. “Os homens têm dificuldade de expressar aquilo que sentem. Em geral, isso se dá por meio da violência: quando está triste, com raiva, quando sente medo ou insegurança, em todos esses aspectos, a violência é uma fuga muito grande. Temos uma dificuldade de entender os sentimentos e de lidar com eles de maneira não violenta”, explica Caio César Santos, professor de Geografia, youtuber e pesquisador de masculinidades desde 2015.

(Fonte: Nova Escola)

No trecho “Em geral, isso se dá por meio da violência: quando está triste, com raiva, quando sente medo ou insegurança, em todos esses aspectos, a violência é uma fuga muito grande.” Assinale a alternativa correta que classifica, sintática e respectivamente, os trechos grifados.

Alternativas
Comentários
  • “Em geral, isso se dá por meio da violência: quando está triste, com raiva, quando sente medo ou insegurança, em todos esses aspectos, a violência é uma fuga muito grande.”

    → Temos um respectivamente uma locução adverbial de modo imprimido uma circunstância ao verbo dar e um predicativo do sujeito que é uma característica do sujeito que está no predicado sendo atribuída pelo verbo de ligação ser.

    GABARITO. B

  • Assertiva B

    Adjunto Adverbial de Modo; Predicativo do Sujeito.

  • a violência é uma fuga muito grande

    A violência (sujeito) é (verbo de ligação). uma fuga muito grande (predicativo do sujeito).

    E só tem uma alternativa com essa opção

    Logo, B )Adjunto Adverbial de Modo; Predicativo do Sujeito.

  • A questão quer que assinalemos a alternativa correta que classifica, SINTÁTICA e respectivamente, os trechos grifados abaixo. Vejamos:

    “Em geral, isso se dá por meio da violência: quando está triste, com raiva, quando sente medo ou insegurança, em todos esses aspectos, a violência é uma fuga muito grande.”

     . 

    A) Locução Adverbial de Modo; Objeto Direto.

    Errado. "Locução Adverbial de Modo" não é classificação sintática, mas, sim, morfológica. O segundo trecho grifado não é objeto direto, mas, sim, predicativo do sujeito.

    Objeto direto: se liga diretamente a verbos transitivos diretos (VTD) e verbos transitivos diretos e indiretos (VTDI).

    Ex.: Comprei um dicionário de Língua Portuguesa. (“comprei” é verbo transitivo direto. “um dicionário de Língua Portuguesa” é o objeto direto)

     . 

    B) Adjunto Adverbial de Modo; Predicativo do Sujeito.

    Certo. "Por meio da violência" é adjunto adverbial de modo e "uma fuga muito grande" é o predicativo do sujeito.

    Adjunto adverbial: é sempre um advérbio ou uma locução adverbial. Caracteriza melhor a ação expressa pelo verbo, acrescentando ou especificando uma circunstância qualquer (modo, lugar, tempo...)

    Ex.: Nós estudamos muito bem ontem no curso. (“muito” é adjunto adverbial de intensidade. “bem” é adjunto adverbial de modo. “ontem” adjunto adverbial de tempo. “no curso” adjunto adverbial de lugar.

     . 

    Predicativo: adjetivo ou expressão com função adjetiva localizada no predicado, que qualifica o sujeito ou o objeto. O predicativo pode expressar uma qualidade (alto, magro, bonito...) ou um estado (cansado, pensativo, triste...) do termo ao qual se refere.

    Predicativo do sujeito: quando o adjetivo se refere ao sujeito. Ex.: Os alunos são inteligentes. (“inteligentes” é o predicativo do sujeito, pois se refere ao sujeito “os alunos”)

    Predicativo do objeto: quando o adjetivo se refere ao objeto. Ex.: Eu comprei livros usados. (“usados” é o predicativo do objeto, pois se refere ao objeto direto “livros”).

     . 

    C) Locução Adverbial de Modo; Aposto.

    Errado. "Locução Adverbial de Modo" não é classificação sintática, mas, sim, morfológica. O segundo trecho grifado não é aposto, mas, sim, predicativo do sujeito.

    Aposto é um termo de caráter nominal que se junta a um substantivo ou a um pronome a título de explicação ou de apreciação. Vem isolado na frase, podendo aparecer entre vírgulas, parênteses ou travessões. Pode ser: explicativo, enumerativo, especificativo, recapitulativo, distributivo e comparativo.

     . 

    D) Adjunto Adverbial de Modo; Adjunto Adverbial de Intensidade.

    Errado. O primeiro trecho grifado é adjunto adverbial de modo. No entanto, o segundo trecho grifado não é adjunto adverbial de intensidade, mas, sim, predicativo do sujeito. São exemplos de adjunto adverbial de intensidade: "Temos nos esforçado muito.". "Os alunos estudaram bastante."

     . 

    Gabarito: Letra B

  • obrigado

  • ✅GABARITO B

    Em geral, isso se dá por meio da violência

    → Adjunto adverbial de modo (=se dá de que modo? por meio da violência);

    A violência é uma fuga muito grande.

    ➥ Temos o verbo de ligação "ser → é" e logo após o predicativo do sujeito, atribui uma característica ao sujeito.

    BONS ESTUDOS GALERINHA!!! EQUIVOCO MANDEM MENSAGENS PARA QUE EU CORRIJA OU APAGUE O COMENTÁRIO.

  • Eu só queria saber onde está o objeto do verbo "dar". Entendo que aquele "se" é índice de indeterminação do sujeito, que só se usa com verbos intransitivos ou transitivos indiretos e de ligação, porém, na frase, dá a sensação de que falta algo. Tem a ver com a função anafórica do pronome demonstrativo "isso", que faz referência a algo que já foi dito? Alguém pode desenvolver o raciocínio melhor? O verbo pode ser intransitivo caso o sentido já tenha sido citado antes na frase?

  • billy, nesse caso o 'se' não é índice de indeterminação do sujeito.

    o verbo dar nesse caso é pronominal, segundo o dicionário.

    verbo pronominal:

    dar no sentido de acontecer: a festa deu-se na semana passada

    eu sempre estudo com uma página de dicionário aberta, com ele vc pode ver todos os tipos de regência de um verbo, de acordo com os diferentes significados. Eu uso um que se chama dicio.

  • excelente! obrigado!

  • Complemento...

    Predicativo é o termo sintático que expressa estado, qualidade ou condição do ser ao qual se refere, ou seja, é um atributo. Normalmente aparece ligado ao sujeito por um verbo de ligação

    CUIDADO!

    Predicativo do sujeito: refere-se ao sujeito, caracterizando-o; não necessariamente aparece só com verbo de ligação:

    O ônibus da seleção chegou atrasado para o jogo.

  • Muito bom!

  • quase n respiro pra responder essa

  • Que satisfação acertar essa, meu Deeeeeus!

  • uma fuga muito grande - é predicativo do sujeito violência; por meio da violência - adjunto adn.

  • Muito bom

  • Muito bom marca uma questão tendo fundamento teorico para sua alternativa....

  • Cara mas tá escrito na letra da lei desse próprio artigo do estatuto que vc colocou que a venda é considerado proibido também, isso que não entendi agora.

  • Responde por contrabando pois não tem sanção penal com o tempo de pena a pagar descrito no artigo 26 do estatuto né ? Agora entendi.

  • Isso mesmo, Júnior. Apesar de proibido não há tipificação no estatuto do descaramento, respondendo por contrabando por não ter autorização para importar.

  • Isso mesmo, Júnior. Apesar de proibido não há tipificação no estatuto do descaramento, respondendo por contrabando por não ter autorização para importar.

  • Gabarito: B