SóProvas


ID
4132789
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

TEXTO 1


Ao entrarmos em contato com a música, zonas importantes do corpo físico e psíquico são acionadas – os sentidos, as emoções e a própria mente. Por meio da música, a criança expressa emoções que não consegue materializar com palavras.

Antes mesmo de nascer, o bebê já é capaz de ouvir. A partir do quinto mês de gestação, ele ouve as batidas do coração da mãe (além de todos os outros barulhos do organismo) e reconhece a sua voz. É na fase fetal que se forma a memória sonora das crianças, responsável por preparar o vínculo entre mãe e filho depois do corte do cordão umbilical.

Desde os tempos mais remotos, o homem percebeu todo esse potencial. Usando os materiais que tinha à disposição (pedras, ossos, madeiras, o próprio corpo e a voz), ele foi combinando sons e silêncios das mais diversas maneiras.

A música possibilita o desenvolvimento intelectual e a interação do indivíduo no ambiente social, contribuindo diretamente para o desenvolvimento cognitivo, linguístico, psicomotor e socioafetivo do aluno, independente de sua faixa etária. Através dela é possível transmitir não somente palavras, mas também sentimentos, ideias e ideais que podem ganhar grandes repercussões didáticas se bem direcionados. 

A E I O U… dabliú, dabliú, na cartilha da Juju”: quem já ouviu esse refrão na voz de Margareth Menezes nem suspeita que tais palavras foram extraídas da marchinha de carnaval composta em 1932 por Lamartine Babo e Noel Rosa, na música “A.E.I.O.U – A Cartilha da Juju”. De maneira bem-humorada, os autores mostram que, desde aquela época, havia uma preocupação com o sistema educacional no Brasil.

A ideia de representar o Brasil em música já era forte no projeto modernista de Mário de Andrade e Villa-Lobos, nas décadas de 1920-40, partindo do estudo do folclore para chegar a uma representação de brasilidade na música de concerto. Mas, a partir da década de 1950, quem assume a missão de representar o Brasil em música são os compositores populares, e o lugar que o folclore ocupava antes como depósito de autenticidade e originalidade passa a ser substituído pelo samba dos anos 20/30.

No ABC do Sertão, música composta por Luiz Gonzaga em 1953, o autor expressa o som autêntico do abecedário usado pelo povo nordestino. Foi a maneira que ele encontrou para homenagear e mostrar para o Sul que os seus conterrâneos tinham uma forma genuína – e não errada – de falar.

O Trenzinho do Caipira, uma composição de Heitor VillaLobos e parte integrante da peça Bachianas Brasileiras nº 2, é uma obra emblemática. A música se caracteriza por imitar o movimento de uma locomotiva com os instrumentos da orquestra. A melodia fez com que um dos nossos maiores poetas, o Acadêmico Ferreira Gullar, entrasse “em transe” (palavras dele), como se tivesse recebido um “choque mágico”, resultando na composição de um inspirado poema que se transformou na letra. Trata-se de um belo exemplo (e resumo) de como a linguagem da música, numa organização sistemática entre sons e silêncios, é capaz de comunicar sensações que ultrapassam nosso entendimento racional.

Arnaldo Niskier. Disponível em: http://www.academia.org.br/artigos/linguagem-da-musica. Acesso em 15/09/2019. Adaptado. 

Assinale a alternativa na qual as formas verbais estão corretamente conjugadas.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: B

    A) Seria incrível se todos os músicos brasileiros compossem (compusessem - pretérito imperfeito do subjuntivo) boas músicas.

    B) A música que entretém a moçada nem sempre é a de melhor qualidade. (Correta => a música entretém - presente do indicativo).

    C) Se músicos estrangeiros virem (vierem = pretérito imperfeito do subjuntivo do verbo ''vir'') ao Brasil, ficarão encantados com a nossa música.

    D) Se os músicos brasileiros fazerem (fizerem = pretérito imperfeito do subjuntivo do verbo ''fazer'') somente música de qualidade, serão imbatíveis.

    E) Os melhores artistas estrangeiros vem (veem = presente do indicativo do verbo ''ver'') o Brasil como um país promissor na música.

    Erros, avisem-me.

  • eu imaginei que moçada por ser coletivo, o verbo iria para o plural, mas estava enganado.
  • Assertiva B

    A música que entretém a moçada nem sempre é a de melhor qualidade.

  • A - "Seria incrível se todos os músicos brasileiros compossem boas músicas." - COMO "SERIA" ESTÁ NO FUTURO DO PRETÉRITO DO INDICATIVO, FAZ-SE A CORRELAÇÃO COM O PRETÉRITO IMPERFEITO DO SUBJUNTIVO DO VERBO "COMPOR". POR SE TRATAR DE UM VERBO IRREGULAR, DERIVADO DO VERBO "PÔR", CONJUGA-SE ESTE NA 2ª PESSOA DO SINGULAR DO PRETÉRITO PERFEITO DO INDICATIVO, MENOS A TERMINAÇÃO EM "STE" (PUSESTE - STE = PUSE). NA TERCEIRA PESSOA DO PLURAL DO PRETÉRITO IMPERFEITO DO SUBJUNTIVO, TEMOS: SE ELES/ELAS PUSESSEM + O PREFIXO "COM" = COMPUSESSEM;

    C - "Se músicos estrangeiros virem ao Brasil, ficarão encantados com a nossa música." "FICARÃO", FUTURO DO PRESENTE DO INDICATIVO, FAZ A CORRELAÇÃO COM O FUTURO DO SUBJUNTIVO, DEVIDO A CONJUNÇÃO "SE". POR SE TRATAR DE UM VERBO IRREGULAR, BASTA CONJUGAR O VERBO "VIR", NA 2ª PESSOA DO SINGULAR DO PRETÉRITO PERFEITO DO INDICATIVO, MENOS A TERMINAÇÃO EM "STE" (VIESTE - STE = VIE). NA TERCEIRA PESSOA DO PLURAL DO FUTURO DO SUBJUNTIVO, TEMOS: QUANDO ELES/ELAS VIEREM;

    D - "Se os músicos brasileiros fazerem somente música de qualidade, serão imbatíveis." MESMA CORRELAÇÃO DA LETRA "C", AGORA COM O VERBO "FAZER". FIZESTE - STE = FIZE. NA TERCEIRA PESSOA DO PLURAL DO FUTURO DO SUBJUNTIVO, TEMOS: QUANDO ELES/ELAS FIZEREM;

    E - "Os melhores artistas estrangeiros vem o Brasil como um país promissor na música." TRATA-SE DO VERBO "VER" E NÃO "VIR". ASSIM, TEMOS: VEEM.

  • Dicas para resolução:

    Os derivados do ter e vir:

    a) Se eles Pusessem - Compusessem .

    ---------------------------------------------------------------

    b) Ele Entretém / eles Entretêm

    OBS:

    Os verbos “ter” e “vir”, na terceira pessoa do presente do indicativo, recebem acento apenas na forma plural: “ele tem”, “eles têm”; “ele vem”, “eles vêm”. Seus derivados recebem acento agudo no singular e circunflexo no plural: “ele detém”, “eles detêm”; “ele provém”, “eles provêm”.

    --------------------------------------------------------------

    c) Se músicos estrangeiros virem ao Brasil, ficarão encantados com a nossa música.

    Conjugue com o verbo ter

    Se eles vierem

    ---------------------------------------------------------------

    d) Se os músicos brasileiros fazerem somente música de qualidade, serão imbatíveis

    Fizerem..

    ----------------------------------------------------------------------

    e) Os melhores artistas estrangeiros vem o Brasil como um país promissor na música.

    VEM - SINGULAR

    VÊM- PLURAL

    ----------------------------------------------------------------------

    Jogue-me aos Lobos e eu voltarei Líder da Matilha!

  • GAB [B] AOS NÃO ASSINANTES.

    #NÃOÀREFORMAADMINISTRATIVA ! !

    #ESTABILIDADESIM ! !

  • c) vierem - futuro do subjuntivo, 3ª pessoa, plural

    d) fizerem - futuro do subjuntivo, 3ª pessoa, plural

    Correlações bem cobradas:

    (futuro do subjuntivo + futuro do presente do indicativo) Quando nós viajarmos, compraremos roupas novas.

    (pretérito imperfeito do subjuntivo + futuro do pretérito do indicativo) Se eu fosse rica, daria dinheiro aos pobres.

    decore isso: ver é vir/ vir é vier

  • O "seria", da primeira fase, se qualifica como futuro do pretérito.