SóProvas


ID
4141192
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

   Na década de 1990, quando o movimento internacional em defesa do meio ambiente ganhava força, o Rio de Janeiro foi sede de um evento chamado Eco 92, ou, para outros, Rio 92.
   Naquela época, foi criada a Agenda 21, documento que nortearia o planejamento de sociedades sustentáveis nas décadas seguintes. Mais que uma utopia, era um plano de ação pensado globalmente para ser aplicado planeta afora em escala nacional e regional.
   Parecia, naquele momento, que o mundo acordava para a necessidade de preservar recursos esgotáveis. O lema daquele momento era “pensar globalmente, agir localmente”.
   Demonstrando conexão com as pautas internacionais, o movimento olímpico assimilou a proposta e lançou sua agenda 21. Rapidamente, percebeu-se que a prática esportiva saudável dependia diretamente das condições ambientais. Ar, água, terra são o suporte para que atletas, olímpicos ou não, demonstrem suas habilidades.
    Os Jogos de Sydney, em 2000, foram chamados de os “Jogos Verdes”. Pela primeira vez na história, a pauta ambiental sustentava as ações tanto de candidatura como de realização dos Jogos. A baía foi despoluída, e as instalações foram projetadas para serem reduzidas e adequadas ao público de competições e shows posteriores. Adequar, reciclar e reaproveitar eram os verbos da vez. Naquele zoológico olímpico não caberiam elefantes brancos.
   A partir de então, o tema meio ambiente estaria presente não apenas nos Jogos Olímpicos, mas nas competições esportivas de forma geral. [...]
Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/colunas/katia-rubio/2020/01/toquio-2020-deve-manter-tradicao-olimpica-de-cuidar-do-meioambiente.shtml A18. Acesso em: jan. 2020. (Fragmento)

Em: “Demonstrando conexão com as pautas internacionais, o movimento olímpico assimilou a proposta e lançou sua agenda 21.”, o fragmento negritado expressa

Alternativas
Comentários
  • Gab : D

    Demonstrando conexão com as pautas internacionais, o movimento olímpico assimilou a proposta e lançou sua agenda 21.”, no texto em negrito temos uma noção de causa, por causa da demonstração de conexão com as pautas internacionais....

  • Embora o assunto "orações gerundiais" enseje polêmicas, acho demasiado forçoso classificar a oração em tela como causal.

    "Demonstrando conexão com as pautas internacionais, o movimento olímpico assimilou a proposta e lançou sua agenda 21.”

    Ora, seria de certo modo ilógico considerarmos que a demonstração de conexão com as pautas internacionais causou a assimilação da proposta e o lançamento de uma agenda 21 por parte do programa olímpico, sendo muito mais racional admitirmos que a ação do movimento olímpico, assimilando a proposta e lançando uma agenda 21, teve como consequência - ou ainda como finalidade - demonstrar conexão com as pautas internacionais.

    Que pese o fato de a maior parte da doutrina gramatical considerar possível apenas a existência de quatro tipos de orações adverbiais reduzidas de gerúndio (temporal, causal, concessiva e condicional), não sendo nenhuma delas consecutiva ou final, nada nos impede que uma oração gerundial assuma um sentido pontual dentro da construção do período, sem necessariamente ferir a norma culta.

    Em minha sincera opinião, tomo a presente oração como uma oração gerundial que exprime consequência, sentido majorado quando da troca de posição das orações.

    "O movimento olímpico assimilou a proposta e lançou sua agenda 21, demonstrando conexão com as pautas internacionais".

  • cadê os professores QC

  • o fato de QUE (CAUSA) 1ªparte Demonstrando conexão com as pautas internacionais fez COM QUE (CONSEQUÊNCIA) 2ª parte o movimento olímpico assimilou a proposta e lançou sua agenda 21.”, o fragmento negritado expressa

    Há claramente uma relação de causa e Consequência.

  • Desenvolvendo a oração apresentada no enunciado, teremos:

    “Como desenvolveu conexão com as pautas internacionais (causa), o movimento olímpico assimilou a proposta e lançou sua agenda 21.”(consequencia)

    Logo, é possível concluir que a oração em destaque é a causa do movimento olímpico ter assimilado a proposta e lançado sua agenda 21.

    GABARITO: D

    "DESISTIR NUNCA; RETROCEDER JAMAIS. FOCO NO OBJETIVO SEMPRE."

  • Um pessoal está tomando a seção de comentários pra fazer militância contra a reforma agora. E está fazendo isso mentindo. Casal Concurseiro☕, apoie o que quiser, mas o governo não vai parar de precisar de funcionários quando a reforma for aceita, seu comentário é mentiroso, fake news.

  • FOCO!

    O cara não encerrou nem a leitura, não interpretou nem o texto direito, não usou seu portfólio de conhecimento de mundo, e quer socar gramática como justificativa de ter errado a questão.

    Triste.... Estude sobre a agenda 21, adquira conhecimento sobre o tema que a gramática se tornará auxiliar e não trará essa confusão toda que aqui alguns colegas estão apresentando.

    bons estudos na matéria de interpretação textual e leia sobre temas variados. Saia da decoreba. Tmj

  • GCM ABRANTES está errado. A agenda 21 foi a demonstração de que movimento olímpico está conectado com as pautas internacionais. Foi isso que aconteceu, não foi o contrário.

    Quem concorda com a interpretação dele e da banca, por favor responda: o quê demonstrou que o movimento olímpico está conectado com as pautas internacionais?

  • a questão está CORRETA: o agente é o mesmo, tanto na oração reduzida de gerúndio quanto na principal, a tradução causal é a seguinte:

    “Demonstrando conexão com as pautas internacionais, o movimento olímpico assimilou a proposta e lançou sua agenda 21.”

    Porque demonstrou conexão com as pautas internacionais, o movimento assimilou (...)"

    Ou seja, a CAUSA de ele ter ASSMILILADO foi o fato de ter demonstrado conexão com as pautas. O contrário não pode ser verdadeiro, ou seja, não pode ser verdadeiro que a CAUSA de ele ter DEMONSTRADO conexão foi o fato de ter assimilado. É uma questão de lógica.

    ____________

    Demonstrou conexão, já que assimilou. Não haveria coerência se "assimilou a proposta, já que demonstrou conexão"

    Uma vez que ela só assimilou a proposta porque demonstrou conexão com as pautas, talvez, se não tivesse demonstrado conexão, nem teria assinado.

    _________

  • ok, blz. Primeiro o movimento olímpico demonstrou conexão com as pautas e só depois assimilou a proposta. Blz. Então me explique: como o movimento olímpico demonstrou conexão as pautas? Como?!?

  • Esse vídeo me ajudou bastante: https://www.youtube.com/watch?v=FIKP7IRLjy4

    Lembrem-se:

    As orações adverbiais reduzidas de gerúndio só estabelecem relação de:

    condição

    concessão

    causa

    tempo

  • O problema das orações subordinadas reduzidas é que elas permitem inúmeras acepções. No caso em questão, a oração subordinada reduzida pode ser lida como uma oração de finalidade (para), causa (porque), ou mesmo modo. No caso em questão, levando em consideração o contexto mais amplo, trata-se de uma oração de finalidade. Fica claro, pelo contexto, que a oração subordinada possui relação de finalidade. O movimento olímpico lançou sua nova agenda para demonstrar conexão com as pautas internacionais. Poderiam colocar pessoas que entendem mais de gramática para revisar as questões.

  • ''O movimento olímpico assimilou a proposta e lançou sua agenda 21 por causa da conexão com as pautas internacionais''

  • pessoal quando comentar pelo amor de Jesus cristo ajude o proximo coloque o gabarito

    GABARITO: D

  • parem de bater boca e peçam comentário do professor, ué, seria ótimo ver a profª Isabel comentar essa questão.

    na minha opinião, se o verbo da oração reduzida não fosse "demonstrando" e sim "considerando", aí sim esse gabarito estaria correto. pra mim, demonstrar conexão com pautas internacionais não justifica assimilar proposta. seria mera consequência.

  • Demonstrando conexão com as pautas internacionais CAUSA

    CONSEQUÊNCIA

    movimento olímpico assimilou a proposta e lançou sua agenda 21

    notifiquem-me erros.