O Muro do México, como é conhecido o muro que divide a fronteira do México com os Estados Unidos, está sendo construído pelos Estados Unidos e tem por objetivo central estabelecer barreiras físicas de segurança entre os dois países. O argumento principal é a redução do fluxo migratório vindo do México para os Estados Unidos.
O muro começou a ser construído em 1991, mas foi no governo Bill Clinton com a “Operação Guardião" (1994) que a construção foi intensificada. O objetivo da operação era diminuir o fluxo de imigrações ilegais. Na mesma época, o Acordo de Livre Comércio da América do Norte tinha sido assinado, mas ele só se referia à parte econômica e foi responsável pelo aumento de fluxo de mercadorias assim como a saída de fábricas dos Estados Unidos para o território mexicano, em função dos menores custos.
O atual presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em campanha presidencial, prometeu que daria prosseguimento a construção de um muro fronteiriço com o México. A barreira física teria a extensão de 3200 km. Teoricamente, seria para proteger o país de imigrantes ilegais, criminosos e traficantes de drogas.
A grande questão que gira em torno da construção do muro de Donald Trump é o quanto eficaz o muro seria para os objetivos propostos, pois no contexto em que o projeto foi apresentado as estatísticas de apreensão de drogas e entrada de imigrantes estavam menores. A outra questão é que o custo da construção tem sido embargado em diferentes etapas ao longo do tempo.
A questão demanda conhecimento sobre a construção de barreiras físicas entre os Estados Unidos e México, políticas migratórias e a questão do tráfico de drogas entre Estados Unidos e México. Sobre o tema a alternativa correta é.....
A) INCORRETA – Segundo o Presidente dos Estados Unidos, a construção do muro impedirá a entrada de narcotraficantes e imigrantes que ingressariam no país. O Congresso Nacional aprovou parte do orçamento para a construção, mas que não é o suficiente para a construção todo do muro em sua totalidade.
B) CORRETA – Estima-se que a construção do muro custaria entre 12 a 40 milhões de dólares. O Congresso Nacional aprovou o orçamento de 1,6 bilhão de dólares. Entretanto, a lei aprovada permitiria apenas a construção de grades primárias e secundárias, planejamento de barreiras e compra de tecnologia de segurança. O presidente Trump chegou a cogitar a hipótese de que o México deveria pagar pelo muro. Entretanto, o acordo comercial que seria a contrapartida não foi aprovado pelo Congresso. A Agência Alfandegária e a Patrulha da Fronteira arcaram com os custos de parte do muro.
C) INCORRETA - É uma das propostas mais populares de Donald Trump, mas a sua construção tem sido dificultada pela falta de recursos. Ademais, os índices de imigração pela fronteira e apreensão de drogas na área do muro, que justificariam as verbas, estão diminuindo ao longo dos anos.
D) INCORRETA - O presidente Donald Trump defende que o muro deve ser construído para impedir a “invasão" dos imigrantes e a entrada de drogas no país.
E) INCORRETA – O presidente Donald Trump deu entrada no estado emergencial para conseguir utilizar os recursos do Departamento de Defesa para a construção do muro. Os democratas são parte da oposição ao governo e, não concordam com a construção do muro mas, liberaram 1,3 bilhão de dólares para a segurança da fronteira. Também acusam o presidente de fabricar uma crise conseguir desviar o dinheiro da área militar e assim ele estaria violando a Constituição.
Gabarito do Professor: Letra B.