A questão em tela aborda o assunto orações subordinadas e teremos que indicar qual o valor da oração abaixo. Nas alternativas temos 3 modalidades de orações: subordinadas adjetivas, subordinadas substantivas e subordinadas adverbiais. Vejamos os conceitos:
→ Oração subordinada adjetiva é aquela que tem valor de adjetivo, pois cumpre papel de determinar um substantivo (nome ou pronome) antecedente. Essa é introduzida pelos pronomes relativos que. quem, onde, o qual (a qual, os quais, as quais). cujo (cuja,cujas, cujos).
→ A oração subordinada substantiva é normalmente introduzida pelas conjunções subordinativas integrantes que e se. Pode trocar o "que" e "se" por ISSO.
→ Oração subordinada adverbial é aquela que tem valor de advérbio (ou de locução adverbial) e, por isso, exerce em relação ao verbo da oração principal a função de adjunto adverbial, exprimindo diversas circunstâncias: causa, condição, concessão, comparação, consequência, conformidade, tempo, finalidade, proporção.
“Laura era tão prestativa que todos a adoravam.”
Notem que a oração inicia com um "que" que pode ser trocado por "de modo que". Reparamos com isso que não pode ser adjetiva e nem substantiva já que não pode ser trocado o "que" por (o qual, a qual...) e nem por ( isso). Diante disso iremos analisar cada alternativa. Analisemos:
a) Adjetiva Restritiva.
Incorreta. Essa oração é iniciada por pronome relativo e não tem vírgula.Ex: Ela distribuiu às crianças os doces que estavam sobre a mesa.
b) Subjetiva.
Incorreta. Não pode ser substantiva, pois inicia com pronome relativo e não conjunção integrante. A conjunção integrante deve dar início ao sujeito. Ex: Consta (isso) que as contas de água e luz já foram pagas.
c) Adverbial Causal.
Incorreta. Indicam a causa do efeito expresso na oração principal: Não compareceu à reunião dos condôminos porque viajou. São introduzidas pelas conjunções subordinativas causais: porque, visto que. que. posto que. uma vez que. como (sempre anteposto à oração principal), etc.
d) Adverbial Consecutiva.
Correta. São introduzidas pelas conjunções subordinativas consecutivas: que (precedida de tal, tão, tanto, tamanho). de sorte que. de modo que, etc.
Como disse logo acima, o "que" pode ser trocado pela locução conjuntiva "de modo que", assim como outras de mesmo valor, pois está dando ideia de consequência.
Laura ser tão prestativa, consequentemente faz com que todos a adorem.
Referência bibliográfica.
CEREJA, William Roberto Conecte : gramática reflexiva / William Roberto Cereja,Thereza Cochar Magalhães.
GABARITO: D