SóProvas


ID
4831429
Banca
FCM
Órgão
Câmara de Queluzito - MG
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

A QUESTÃO  REFEREM-SE AO TEXTO A SEGUIR.


O homem que escreve cartas de amor


A principal agência de correios de Ho Chi Minh fica perto do Rio Saigon, na parte mais tranquila da cidade, onde os arranha-céus ainda não furam as nuvens e nenhuma motocicleta cruza as ruas zoando como um enxame de abelhas. Fica na frente da catedral de Notre Dame, em um prédio colonial antigo de 1886. Parece com os mercados antigos de Paris, pintado em cor de pêssego, com ventiladores zumbindo entre colunas ornamentais e a luz solar entrando por uma claraboia no telhado. É um lugar eterno – a mais bela agência de correio em toda a Ásia.


Duong Van Ngo, um homem forte de 77 anos, estaciona sua bicicleta à sombra dos plátanos, cujos troncos são pintados de branco como se usassem polainas. Ele saúda os vendedores de postais e atravessa os arcos com o relógio da estação. São oito horas, o início de seu dia de trabalho em uma manhã quente e úmida de fevereiro.


Ngo se senta na ponta de uma longa mesa de madeira, abaixo de um mural de Ho Chi Minh. Ele tira de sua mala dois dicionários e uma lista de códigos postais franceses. Depois, coloca uma fita vermelha em sua manga esquerda para ficar facilmente reconhecível e expõe o cartaz: "Informações e Assistência de Redação". 


Ngo é um mediador entre mundos - um escritor de cartas profissional do tipo que costumava existir antigamente. Ele escolhe cada palavra meticulosamente, formula as frases cautelosamente, burila o estilo da carta. Ele sabe como são importantes as palavras, e o mal que podem fazer. Ngo não apenas traduz, ele faz uma ponte entre as pessoas, aconselha-as e conforta-as, discretamente e com perfeita atenção à forma.


As funcionárias do correio chamam-no de o homem que escreve cartas de amor. Ele já provocou tantos casamentos, dizem, e é um poeta. Bem, diz Ngo, "talvez dois ou três casamentos. O amor em geral se esvai entre os continentes, com as duas línguas, duas culturas – você sabe. Não é fácil." 


Disponível em <https://noticias.uol.com.br/midiaglobal/derspiegel/2007/03/08/ult2682u383.jhtm> Acesso em: 4 nov. 2019. Adaptado.

“As palavras são organizadas para formar frases, que se tornam períodos e, por fim, um discurso a ser pronunciado ou um texto a ser escrito ou lido. Cada palavra desse conjunto textual adquire uma função no momento da comunicação verbal ou escrita” (BUENO, 2014, p. 106).

A esse respeito, leia o fragmento retirado do texto “O homem que escrevia cartas de amor”.

“Duong Van Ngo, um homem forte de 77 anos, estaciona sua bicicleta à sombra dos plátanos, cujos troncos são pintados de branco como se usassem polainas. Ele saúda os vendedores de postais e atravessa os arcos com o relógio da estação.”

As palavras grifadas, respectivamente, classificam-se em

Alternativas
Comentários
  • Gab : A

    “Duong Van Ngo, um(O artigo é a classe gramatical que geralmente antecede um substantivo, sendo variável em gênero e em número). homem forte de 77 anos, estaciona sua bicicleta à sombra dos plátanos, cujos(Pronome> Esse termo somente é utilizado no sentido de posse, fazendo referência ao termo antecedente e ao substantivo subsequente) troncos são pintados de branco como se usassem polainas. Ele saúda os vendedores de postais e atravessa os arcos com (Preposição é a palavra invariável que liga dois termos da oração, subordinando um ao outro.) o relógio da estação.”

  • Exemplos de preposições essenciais: a, ante, de, por, com, em, sob, até

  • GABARITO -A

    um homem forte de 77 anos

    ( Artigo indefinido )

    II) cujos troncos

    Cujo = Pronome relativo

    Indica ideia de posse

    Não pode ter artigo após o Cujo

    Mantém concordância com o consequente

    III) arcos com o relógio da estação.”

    Com = Preposição.

    ----------------------------

    Bons estudos!

  • Um homem forte de 77 anos, não seria aposto de Duong Van Ngo? sendo assim, a palavra "um" não seria um numeral, pois já sabemos que homem que é?

  • GAB A

    Teve um pessoal que "confundiu" esse UM com numeral. Segue a dica:

    UM: artigo indefinido ou numeral

    Nestas férias eu consegui ler um livro.

    Nestas férias eu consegui ler só um livro.

    +No primeiro enunciado, precisamos compreender que a intenção do emissor foi de indicar a espécie do ser, ou seja, UM LIVRO (Algum livro) .

    +Já no segundo enunciado, temos que a ideia de quantidade se torna evidente, principalmente porque o termo em destaque se encontra acompanhado do termo "só" que poderia ser "apenas".

  • A questão é sobre conjunções e quer saber por qual das conjunções abaixo podemos substituir, sem prejuízo de sentido, a conjunção "pois" em “Mas o sorriso de quem sofre é ainda mais lindo, pois além de sofrer têm a capacidade de sorrir.”. Vejamos:

     

    “Duong Van Ngo, um homem forte de 77 anos, estaciona sua bicicleta à sombra dos plátanos, 

    cujos troncos são pintados de branco como se usassem polainas. 

    Ele saúda os vendedores de postais e atravessa os arcos com o relógio da estação.”

     

    A) artigo / pronome / preposição.

    Certo. "Um" é artigo indefinido. "Cujos" é pronome relativo. "Com" é preposição.

    Artigo: é a palavra que se antepõe ao substantivo para determiná-lo, definindo ou indefinido o ser nomeado por esse substantivo.

    Artigos definidos: determinam de forma precisa os substantivos. São eles: o, a, os, as.

    Artigos indefinidos: indeterminam os substantivos, caracterizando-os de forma vaga, imprecisa e generalizada, sem particularizar e individualizar pessoas, objetos ou lugares. São eles: um, uma, uns, umas.

     

    Pronomes relativos: retomam um nome da oração anterior (o antecedente) com o qual se relaciona, projetando-o em outra oração. São eles: que, quem, onde, o qual (a qual, os quais, as quais), quanto (quanta, quantos, quantas) e cujo (cuja, cujos, cujas).

     

    Preposição: palavra invariável que une dois termos, subordinando um ao outro.

    As preposições essenciais são: a, ante, após, até, com, contra, de, desde, em, entre, para, per, perante, por, sem, sob, sobre, trás.

     

    B) artigo / preposição / conjunção.

    Errado.

    Conjunção: palavra invariável que une orações ou termos semelhantes (de mesma função sintática).

     

    C) numeral / conjunção / pronome.

    Errado.

    Numeral: palavra variável que indica uma quantidade exata de pessoas ou coisas ou o lugar que elas ocupam numa série. Refere-se ao substantivo, dando-lhe ideia de número.

     

    D) numeral / pronome / preposição.

    Errado. Explicado acima.

     

    Gabarito: Letra A

  • Preposição essencial: sempre funciona como preposição.

    Exemplo: a, ante, de, por, com, em, sob, até...

    fonte : https://brasilescola.uol.com.br/gramatica/preposicao.htm

  • fiquei na duvida , se aquele 'um' era numeral.

  • “Duong Van Ngo, um homem forte de 77 anos, estaciona sua bicicleta à sombra dos plátanos, cujos troncos são pintados de branco como se usassem polainas. Ele saúda os vendedores de postais e atravessa os arcos com o relógio da estação.”

    artigo, pronome, preposição

  • O ''UM" pode ser artigo, numeral, e pronome indefinido.

    UM- artigo - pode trocar por outro artigo;

    UM- pronome-necessário um paralelismo com outro pronome indefinido;

    UM- numeral- o contexto especifica quantidade.

  • GAB A

    Numeral - encarregado de determinar a quantidade de pessoas, objetos, coisas ou o lugar ocupado numa dada sequência. Se você não ver nem sequência muito menos quantidade, não tem como se falar em numeral.

    Volte ao trecho novamente....