SóProvas


ID
4835809
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o texto para responder à questão:


A tecnologia contra o vírus

    Além de confrontar a humanidade, em nível pessoal e civilizacional, um dos efeitos da pandemia é transportar o futuro de um horizonte longínquo para o aqui e agora. Com o confinamento generalizado, a sociedade está sofrendo um choque de digitalização. Mas enquanto o mundo do trabalho e o do lazer têm tempo para se adaptar a esse futuro tornado prematuramente contemporâneo pela força de um vírus, aqueles que combatem este vírus com tecnologias como inteligência artificial (IA), robótica e big data precisam acelerar dramaticamente seus procedimentos para enfrentar a velocidade da sua disseminação. Afinal, além de permitir a continuidade do trabalho e das relações sociais, essas tecnologias podem fazer a diferença entre a vida e a morte no front de batalha. 
    Segundo a revista especializada em saúde STAT, a IA está sendo experimentada pelas redes hospitalares para pré- -examinar e instruir possíveis infectados; identificar pacientes de alto risco para que os médicos possam se antecipar proativamente; examinar profissionais de saúde na linha de frente; detectar a covid-19 e diferenciá-la de outras doenças respiratórias; prever quais quadros irão se deteriorar; rastrear leitos e equipamentos; acompanhar os pacientes fora do hospital; detectar a distância altas temperaturas e impedir que pessoas doentes entrem em espaços públicos; e avaliar respostas a tratamentos experimentais.
    Além disso, a IA pode acelerar a criação de remédios e vacinas, prever a evolução da epidemia, mensurar o impacto de políticas públicas e aprimorá-las para nos defender contra os surtos futuros que com toda probabilidade virão.
    Um rastreamento robusto do vírus é decisivo para frear os primeiros estágios de um surto e será decisivo para as estratégias de transição da quarentena para as atividades normais. O procedimento tradicional de rastrear e notificar os contatos de um infectado é lento, mas pode ser feito instantaneamente através da localização e dos dados dos celulares e de aplicativos para notificação de resultados positivos.
    Em tempos excepcionais, os processos regulatórios também precisam avançar em condições excepcionais. Como tudo o mais nesta pandemia, a chave está na agilidade. Assim como os tecnólogos estão acelerando seus processos de criação e produção de novas máquinas, as agências reguladoras, autoridades políticas e sociedade civil precisarão acelerar o processo de deliberação sobre o que é ou não aceitável. Como em todo avanço científico e tecnológico, as soluções virão por sucessivas tentativas e erros. A única atitude inaceitável é não tentar.


(Estadão. Opinião. https://opiniao.estadao.com.br, 20.04.2020. Adaptado)

O complemento nominal está semanticamente mais coeso ao núcleo, por representar uma construção derivada mediante a nominalização, fenômeno que não ocorre no adjunto nominal.

(Bechara, 2019)

Com base na explicação, há um complemento nominal corretamente destacado em:

Alternativas
Comentários
  • Letra B,

    ligado a um substantivo abstrato e complementa

  • letra B-

    a tratamentos experimentais: preposicionado; complementa o subs abstrato "respostas"

    CN= termo destinatário/paciente= respostas (vão resultar em) tratamentos .

  • GABARITO B

    .. e avaliar respostas a tratamentos experimentais. (2º parágrafo)

    Trata-se de Complemento Nominal ( CN )

    O CN se relaciona com substantivos ABSTRATOS, adjetivos , Advérbios.

    ELE SOFRE A AÇÃO.

    Não confundir com Adjunto > Somente se relaciona com substantivos ( Concretos ou Abstratos)

    PRATICA A AÇÃO.

    respostas a tratamentos experimentais.

    Respostas = Substantivo abstrato.

    Tratamentos experimentais sofrem a ação.

    Bons estudos!

  • 1 - Observa se o termo destacado está se ligando a um Substantivo EVIDENTEMENTE CONCRETO OU ABSTRATO ou ADJETIVO OU ADVÉRBIO

    2 - ELE É O ALVO OU ELE PRATICA

    ELE TEM OU ELE RECEBE

    Se for ALVO//RECEBE = CN

    Se ele TEM//PRATICA = A.A

    Complemento nominal completa nome de SUBSTANTIVO/ADJETIVO/ADVÉRBIO

    Lembrando que sempre depende da semântica.

  • É só analisar o sentido. Normalmente adjunto adnominal, termo acessório, não é necessário em uma oração. No entanto, o complemento nominal é imprescindível para completar o sujeito ou substantivo.

  • Complemento Nominal tem sentido PASSIVO. Adjunto adnominal tem sentido ATIVO.

    "Segundo a revista especializada em saúde STAT, a IA está sendo experimentada pelas redes hospitalares para pré- -examinar e instruir possíveis infectados (...); e avaliar respostas a tratamentos experimentais. (TRATAMENTOS EXPERIMENTAIS SÃO AVALIADOS)