SóProvas


ID
4866631
Banca
KLC
Órgão
Prefeitura de Campo Verde - MT
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Participação: palavra de ordem

    Volta e meia, a sociedade chama seus membros para participar. Participar de uma missa, de um torneio esportivo, de uma campanha de aquisição de agasalhos, etc. Participação, essa é a palavra de ordem. Porém será que já paramos para pensar nessa tal participação?
    Interessante reparar, antes de mais nada, que o ato de participar nunca é feito sozinho; não é um ato isolado de alguém que não tem companhia, mas algo que fazemos com os outros.
    O solidário, que está sempre disposto a participar, porta-se desta maneira: está em comunhão; vive ansioso pelo encontro; faz questão de trocar suas experiências de vida com os outros. Sabe muito bem que viver é acima de tudo con-viver. O solidário é companheiro; você já pensou sobre o significado dessa palavra? Ela vem do latim, cum-panere, e significa algo mais ou menos como “aqueles que comem juntos o pão da vida”. Logo, o companheiro, o solidário, é aquele que divide sua vida com os outros, aquele para quem a vida não é apenas uma co-existência com os outros, mas uma verdadeira convivência, um viver com os outros. [...]

(GALLO, Sílvio (coord.) Grupo de Estudos sobre Ensino de Filosofia. Ética e cidadania – caminhos da filosofia. 3. Ed. São Paulo> Papirus, 1998, p. 26.) 

Em “O mestre tem um quê de docilidade!”, o termo destacado tem a função de

Alternativas
Comentários
  • O artigo indefinido um substantiva a palavra "que" pertencente à outra classe gramatical.

    Ex: Ele possuía um andar lento e descontraído.

    "Andar" é originalmente um verbo, mas o artigo indefinido "um" o transforma em substantivo.

  • artigos ao lado de uma palavra faz a substantivação dessa.

  • o " que" foi antecedido de um determinante, por isso transformou-se em substantivo. Os determinantes podem ser: * artigo * numeral * pronome indefinido, demonstrativo e possessivo
  • Gab: letra C. "quê" foi substantivado pelo artigo indefinido. #bonsestudos

  • Os artigos podem substantivar qualquer palavra, ou seja, transformar qualquer uma delas em substantivo. Veja:

    O olhar dela me fascina inteiramente . (verbo substantivado)

    Era um azul maravilhoso. (adjetivo substantivado)

    Os milhões foram roubados do banco. (numeral substantivado)

    Ele disse um não bem grosseiro. (advérbio substantivado)

    Bons estudos!

  • quê - substantivo

  • A questão é de morfologia e quer saber a classificação do "quê" em “O mestre tem um quê de docilidade!”. Vejamos:

     .

    A) conjunção integrante. 

    Errado.

    Conjunção integrante: introduz oração subordinada substantiva. É mero conectivo oracional. As conjunções integrantes são representadas pelas conjunções "QUE" e "SE”. A oração pode ser trocada por "isso, nisso, disso". Ex.: Necessito de que me ajude. (= Necessito disso).

     .

    B) pronome relativo.

    Errado.

    Pronome relativo: introduz oração subordinada adjetiva. Exerce função sintática de sujeito, obj. direto, obj. indireto, complemento nominal, predicativo do sujeito ou aposto. A palavra pode ser trocada por "o qual, a qual, os quais, as quais". São pronomes relativos: que, quem, onde, o qual (a qual, os quais, as quais), quanto (quanta, quantos, quantas) e cujo (cuja, cujos, cujas). Ex.: O livro que li era péssimo. (que = o qual)

    "QUE" pronome relativo equivale a O(A) (S) QUAL (IS) Ex.: O livro que eu li é ruim. (que = O QUAL)

    "QUE" conjunção integrante equivale a ISSO / ESSE (A) Ex.: Estou certo de que você passará nas provas. (= Estou certo DISSO)

     .

    C) substantivo.

    Certo. "Quê", nesse caso, foi substantivado pelo artigo indefinido "um". Quando é substantivo, o "quê" indica "alguma coisa", sendo sinônimo de "algo, qualquer coisa, certa coisa e um tanto" e vem, normalmente, precedido de um artigo.

     .

    D) pronome explicativo.

    Errado. Não existe "pronome explicativo".

    Pronome: palavra variável em gênero, número e pessoa que substitui o substantivo, determina ou o acompanha, indicando-o como pessoa do discurso ou situando-o no espaço e no tempo. São classificados em pessoais, possessivos, demonstrativos, interrogativos, relativos e indefinidos e também podem ser classificados em pronomes adjetivos e pronomes substantivos.

     .

    E) artigo indefinido.

    Errado.

    Artigo: é uma palavra que antepomos aos substantivos para dar aos seres um sentido determinado ou indeterminado. Dividem-se os artigos em definidos e indefinidos.

    Artigos definidos: determinam de forma precisa os substantivos. São eles: o, a, os, as.

    Artigos indefinidos: indeterminam os substantivos, caracterizando-os de forma vaga, imprecisa e generalizada, sem particularizar e individualizar pessoas, objetos ou lugares. São eles: um, uma, uns, umas.

     .

    Gabarito: Letra C