-
GABARITO: LETRA B
Art. 5º IV - É LIVRE A MANIFESTAÇÃO DO PENSAMENTO, sendo vedado o anonimato;
LETRA A - Art. 5º X - são invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito a indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação;
LETRA C - Art. 5º VI - é inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e a suas liturgias;
LETRA D - Art. 5º I - homens e mulheres são iguais em direitos e obrigações, nos termos desta Constituição;
FONTE: CF 1988
-
Questão exige do candidato conhecimento sobre os Direitos e Garantias Fundamentais, preconizados na Constituição Federal de 1988 (CF 88). Passemos a analise das afirmativas:
Alternativa “a": correta: “são invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito a indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação”, segundo o art. 5º, X, da CF/88.
Alternativa “b": incorreta: esse item exige conhecimento acerca do direito fundamental à livre exteriorização do pensamento. De fato, a CF/88 garante a liberdade de expressão, mas veda o anonimato. Isso porque a liberdade de expressão não é direito fundamental absoluto e pode afetar terceiros. A identificação daquele que exterioriza a opinião é crucial para a posterior e eventual reparação de dano. Conforme art. 5º, IV “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato”.
Alternativa “c": correta: o art. 5º, VI, da CF/88 dispõe que “é inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e a suas liturgias”.
Alternativa “d": correta: o art. 5º, I, da CF/88, assim determina: “Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes: I - homens e mulheres são iguais em direitos e obrigações, nos termos desta Constituição”.
GABARITO: B.
-
Vedado = proibido
Não fui eu que lhe ordenei? Seja forte e corajoso! Não se apavore, nem se desanime, pois o Senhor, o seu Deus, estará com você por onde você andar".
-
Queremos a incorreta;
B) A manifestação do pensamento é vedada.
→ Na verdade, o que é vedado é o anonimato e não a manifestação do pensamento.
art. 5º IV “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato”
GABARITO. B
-
( B )
ERRADA!
art. 5º IV é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato.
-
EM SE TRATANDO DA LIBERDADE DE CONSCIÊNCIA E CRENÇA, CONSIDERA-SE CONSTITUCIONAL LEI QUE AUTORIZE O SACRIFÍCIO DE ANIMAIS.
-
X- São invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurando o direito a indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação.
IV- É livre a manifestação do pensamento sendo vedado o anonimato
-
art. 5º IV É livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato.
-
É livre a manifestacao de pensamento e vedado o anonimato. Art. 5 insiso IV
-
A manifestação do pensamento é LIVRE, sendo VEDADO o anonimato!
Bons Estudos!
-
É livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato!
-
A questão exige conhecimento acerca dos direitos e deveres individuais e coletivos e pede ao candidato que assinale o item incorreto. Vejamos:
a) São invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas.
Correto. Aplicação do art. 5º, X, CF: Art. 5º, X - são invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito a indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação;
b) A manifestação do pensamento é vedada.
Errado e, portanto, gabarito da questão. Exatamente o oposto: a Constituição Federal assegura a manifestação do pensamento, porém veda o anonimato. Inteligência do art. 5º, IV, CF: Art. 5º, IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato;
c) É inviolável a liberdade de consciência e de crença.
Correto. Aplicação do art. 5º, VI, CF: Art. 5º, VI - é inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e a suas liturgias;
d) Homens e mulheres são iguais em direitos e obrigações.
Correto. Aplicação do art. 5º, I, CF: Art. 5º, I - homens e mulheres são iguais em direitos e obrigações, nos termos desta Constituição;
Gabarito: B
-
É LIVRE A MANIFESTAÇÃO DO PENSAMENTO, SENDO VEDADO O ANONIMATO.
-
ai ai ai... :/ vamos falar sério, banca? engraçado, eu não vejo essas questões debiloides no Tec Concursos.
-
Em relação a letra D : "homens e mulheres são iguais nós direitos e obrigações"
Não poderia ser essa uma contradição? Visto que uma obrigação do homem é o alistamento 'obrigatório " algo que não é recorrente a mulher!
-
Só é vedado o anônimato