a)Na palavra “saía”, o “i” recebe acento gráfico porque forma hiato com a vogal anterior, constitui sílaba e não está precedido de ditongo. Além disso, não é seguido de –nh.
CORRETO
b)O “i” da palavra “saía” está indevidamente acentuado, pois, em palavras paroxítonas, o “i” que forma hiato não recebe acento gráfico.
Errada, recebem acentos o i e o u quando formam hiato com a vogal anterior, isolados ou seguidos de s. (ex.:sa-í-da, fa-ís-cas.)
c)A palavra “herói” está indevidamente acentuada, pois não se acentua graficamente a vogal tônica dos ditongos abertos “ei” e “oi”.
ERRADA. Acentuam-se a vogal tônica dos ditongos abertos éi, éu, ói, de som abertos e seguidos ou não de s, recebe acento. (ex.: anéis, céu, dói)
d)As palavras “pôr” e “pôde” também poderiam ser grafadas sem o acento, pois as regras de ortografia em vigor consideram facultativos os acentos diferenciais.
ERRADA. As únicas palavras que permanece com uso OBRIGATÓRIO de acento diferenciado são: pôr(para indicar verbo), por (preposição). Pôde (verbo pretérito perfeito do indicativo) Pode (verbo presente do indicativo)
JÁ, PODE SER USADA DE FORMA FACULTATIVA (FORMA OU FÔRMA)
e)As palavras “pôr” e “pôde” não deveriam estar acentuadas, pois as regras de ortografia em vigor não preveem uso de acentos diferenciais.