SóProvas


ID
4893307
Banca
FAPEC
Órgão
UFMS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

“Ele saía para o trabalho todas as manhãs, antes de o sol nascer, e só voltava após o pôr do sol. Mal via os três filhos e a esposa, mas julgava ser seu herói, pois não lhes faltava nada. Naquela noite, ao retornar, pôde sentir, no entanto, possíveis efeitos de sua ausência constante. Dois dos meninos estavam sendo abordados por policiais, sob suspeita de tráfico de entorpecentes.” [Texto produzido pela Fapec especificamente para esta prova]

A alternativa que traz a informação correta sobre a respectiva regra de acentuação da(s) palavra(s) e seus pré-requisitos é:

Alternativas
Comentários
  • **Gabarito letra A

  • A- CORRETO

    B- Acentua-se hiato de I ou U seguidos ou não de S

    C- Oxítonas terminadas em ÉI, ÓI ou ÉU são acentuadas

    D- Apesar do acento diferencial não ser mais utilizado em muitas palavras após o novo acordo, os verbos "pôr" e "pôde" ainda levam esse acento.

    E- Vide comentário anterior.

    Gabarito A

  • Gabarito A

    Acentua-se os hiatos quando forem tônicos, quando aparecem sozinhos ou acrescido da letra S. Ex: Sa-í-da, lu-ís. Não Acentuam Hiatos após ditongo. EX: feiura, baiura. Ou seja depois dele vier de ditongo decrescente.

  • a)Na palavra “saía”, o “i” recebe acento gráfico porque forma hiato com a vogal anterior, constitui sílaba e não está precedido de ditongo. Além disso, não é seguido de –nh.

    CORRETO

    b)O “i” da palavra “saía” está indevidamente acentuado, pois, em palavras paroxítonas, o “i” que forma hiato não recebe acento gráfico.

    Errada, recebem acentos o i e o u quando formam hiato com a vogal anterior, isolados ou seguidos de s. (ex.:sa-í-da, fa-ís-cas.)

    c)A palavra “herói” está indevidamente acentuada, pois não se acentua graficamente a vogal tônica dos ditongos abertos “ei” e “oi”.

    ERRADA. Acentuam-se a vogal tônica dos ditongos abertos éi, éu, ói, de som abertos e seguidos ou não de s, recebe acento. (ex.: anéis, céu, dói)

    d)As palavras “pôr” e “pôde” também poderiam ser grafadas sem o acento, pois as regras de ortografia em vigor consideram facultativos os acentos diferenciais.

    ERRADA. As únicas palavras que permanece com uso OBRIGATÓRIO de acento diferenciado são: pôr(para indicar verbo), por (preposição). Pôde (verbo pretérito perfeito do indicativo) Pode (verbo presente do indicativo)

    JÁ, PODE SER USADA DE FORMA FACULTATIVA (FORMA OU FÔRMA)

    e)As palavras “pôr” e “pôde” não deveriam estar acentuadas, pois as regras de ortografia em vigor não preveem uso de acentos diferenciais.

  • Hiatos são acentuados quando tônicos, sozinho (ou precedido de S) formando uma sílaba, NÃO após ditongo e NÃO precedidos de NH.

    Gabarito A