-
A) "O engenheiro francês Jules Henri Fayol, foi um dos principais personagens da Teoria Clássica [...] (Não se separa sujeito de predicado)
B) "Os princípios do Fordismo foram amplamente difundidos não apenas nos Estados Unidos, mas em todo o mundo, tornando-se uma das bases, da organização do processo, de produção nas indústrias [...] (Igualmente à alternativa A, sujeito separado por vírgula de seu complemento é proibido)
C) "Apesar de sua atitude pessimista a respeito da natureza humana - já que considerava o operário como irresponsável, vadio e negligente - Taylor se preocupou em criar um sistema educativo baseado na intensificação do ritmo de trabalho em busca da eficiência empresarial e, em uma visão mais ampla, reduzir a enorme perda que o país vinha sofrendo com a vadiagem e a ineficiência dos operários em quase todos os atos diários." (GABARITO)
D) "Em seu livro "Administração de Oficinas" (1903), Taylor propõe, a racionalização do trabalho [...] (Novamente vírgula separando sujeito de predicado)
E) "A Teoria das Relações Humanas surgiu, como uma necessidade de humanizar e democratizar a Administração. [...] As pessoas eram tratadas apenas como uma ferramenta, para o processo produtivo."
(Nesse ponto, logo verifiquei haver um erro quanto à colocação das vírgulas, porém não sei classificar e explicar exatamente o erro. Acredito que no primeiro caso destacado haja erro por haver ali separação de oração adverbial CAUSAL, pois vejam: "A Teoria das Relações Humanas surgiu POR CAUSA DE uma necessidade...".
Já no segundo apontamento, o "para" parece-me ser uma preposição com valor semântico final sendo erroneamente separada pela vírgula, pois ela estabelece uma relação entre ferramenta que era utilizada para o processo de produção, portanto inadequada a separação.
Se alguém puder confirmar as dúvidas e meus apontamentos quanto a alternativa "E" ficarei grato.
Juntos somos mais fortes, BONS ESTUDOS!!!
-
Apenas complemento...
A maioria das questões sobre pontuação trabalham esse gabarito:
1) A vírgula não pode ser usada entre o sujeito e logo após o seu verbo.
– Todos os alunos daquele professor, entenderam a explicação.
2) A vírgula não pode ser usada entre o verbo e logo após o seu complemento (objeto direto, indireto (em forma de oração, inclusive)) ou predicativo do sujeito. – Os alunos entenderam, toda aquela explicação do professor sobre vírgula. – Os alunos precisam, de uma explicação detalhada sobre vírgula.
4) A vírgula não pode ser usada entre um substantivo e seu complemento nominal ou adjunto adnominal. – Todos os alunos, daquele professor entenderam a explicação.
5) A vírgula não pode ser usada entre a locução verbal de voz passiva e o agente da passiva. – Todos os alunos foram convidados, por aquele professor para a Feira.
F. Pestana.
Bons estudos!
-
"Apesar de sua atitude pessimista a respeito da natureza humana - já que considerava o operário como irresponsável, vadio e negligente - ,Taylor se preocupou em criar um sistema educativo baseado na intensificação do ritmo de trabalho em busca da eficiência empresarial e, em uma visão mais ampla, reduzir a enorme perda que o país vinha sofrendo com a vadiagem e a ineficiência dos operários em quase todos os atos diários."
Havia lido certa vez que, embora haja intercalação entre frases, deve-se manter a pontuação. Por exemplo, deixa eu tentar explicar melhor, nessa alternativa, ainda que a mais correta que as demais, ocorre um problema, já que tem uma intercalação com travessões, POR FAVOR. Caso você ou algum material seu fale sobre isso, não deixa de me chamar no PV.
Percebe que se não tivesse a oração causal entre as alternativa, então deveria ter uma virgula separando os períodos. Portanto, a meu ver, falta uma virgula nessa alternativa.. Fica estranho? Fica com total certeza, no entanto, quando pesquisei sobre isso, vi que um SINAL de pontuação não pode fazer função de dois ao mesmo tempo.
Fico à disposição no pvt. Qql erro ou dúvida.