-
GABARITO: ERRADO.
-
Em sua obra, Morton Deutsch, classifica o processo de resolução de disputa como construtivos e destrutivos.
Processo destrutivo é caracterizado pelo enfraquecimento ou rompimento da relação social preexistente à disputa em razão da forma pela qual é conduzida. A tendência desse tipo de conflito é expandir ou tornar-se mais acentuada ao longo do seu desenvolvimento. Dessa forma o conflito torna-se "independente de suas causas iniciais", assumindo uma feição de competição e cada parte busca ser o vencedor. Esse processo não permite a coexistência ou convivência das partes.
Já o processo construtivo tende a fortalecer a relação social já existente. As suas características são:
I) capacidade de estimular as partes a desenvolver soluções criativas que permitam a compatibilização dos interesses aparentemente contrapostos;
II) capacidade das partes ou do condutor do processo motivarem todos os envolvidos para que prospectivamente resolvamos questões sem atribuição de culpa;
III) desenvolvimento de condições que permitam a reformulação das questões diante de eventuais impasses; e
IV) disposição das partes ou do condutor do processo a abordar, além das questões juridicamente tutelados, todas e quaisquer questões que estejam influenciado a relação das partes.
Para Zamorra deve-se criar novos modelos para permitir a resolução de conflitos de forma pacífica, participativa e manter a relação já existente entre as partes, dessa forma tendendo ao fortalecimento do laço entre as partes.
Os modelos construtivos conhecidos hoje em dia são a Mediação e a Conciliação.
fonte: https://pcdonato.jusbrasil.com.br/artigos/330332981/teoria-do-conflito
-
Acredito, respeitosamente, que o problema está no improvisados
Abraços
-
De acordo com Deutsch, entre as características dos processos construtivos inclui-se a substituição das técnicas de resolução de disputas por procedimentos improvisados intuitivos.
Nunca nem vi, mas, meu raciocínio para certar a questão foi o seguinte:
Processo construtivo na resolução de conflitos remete a algo positivo e eficaz. Assim, "substituição" de técnicas não é algo que vem a agregar no sentido de termos à disposição um leque que seja o maior possível à solução dos imbróglios.
-
imbróglios
Que palavra bonita.
-
Ao longo da história a "mediação intuitiva" foi substituída por uma "mediação técnica".
-
Processos construtivos, segundo Deutsch, seriam aqueles em razão dos quais as partes concluiriam a relação processual com um fortalecimento da relação social preexistente à disputa.
Gab: ERRADO.
FONTE: http://www.tjrj.jus.br/documents/10136/3875556/teoria-conflito.pdf
-
Olá! Me chamo Ingrid, sou professora de Língua Portuguesa e Revisora de Texto. CORRIJO sua REDAÇÃO por um valor beeeeem legal! Tenho, além da correção individual, planos para um pacote de redações.
Vamos treinar REDAÇÃO! É fundamental para garantir sua vaga!!!
Me chama no whatsapp ----> 61 995320980
-
A questão requer conhecimentos acerca dos conceitos de conflitos e sua negociação para resolutividade
O conflito consiste em falta de entendimento, divergência ou discussão a respeito de determinado assunto, ideia ou ponto de vista que pode ocasionar discussões, choques ou impulsos comportamentais entre as partes.
Para sua resolutividade é necessário compreender que existem os aspectos psicológicos envolvidos que contribuem para o aumento da discussão ou sua finalização. Algumas pessoas podem motivar-se para aumentar o conflito, outras apenas querem resolvê-lo.
Deutsch citado por Laura & Mauro (2014), diz que são necessários uma série de atributos construtivos que visem a resolutividade dos conflitos, são eles (p.55):
- Capacidade de estimular as partes a desenvolverem soluções criativas que permitam a compatibilização de interesses aparentemente contrapostos.
- Capacidade das partes ou do condutor do processo de motivar todos os envolvidos para que prospectivamente resolvam as questões sem atribuição de culpa.
- Disposição das partes ou do condutor do processo de abordar além de questões juridicamente tuteladas, todas e quaisquer questões que estejam influenciando a relação das partes.
Existem também aqueles processos destrutivos, que impedem a resolução de conflitos (p.55):
- Polarização da relação social.
- Ausência de técnica de resolução de disputas (em regra, substituída por procedimentos ou intuitividade/improviso).
- Ausência de objetividade na condução dos procedimentos de resolução de disputas.
Nesse sentido, os procedimentos improvisados ou intuitivos são processos destrutivos, que impedem a resolução dos conflitos, não construtivos.
Gabarito da Professora: ERRADO.
Fonte:
Laura, C.A.S; Mauro, L.Noções de gerenciamento de crises e de conflitos no sistema prisional. Centro de apoio a distância da Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte: 2014. (on-line)